ciclideos 60 litros


Recommended Posts

Setup:

 

Aquário Oitavado (57,5 x 34,5 x 34,5)

60 litros totais uma média de 50 a 55 litros utilizados

 

Iluminação BOYU

10 w Blue Light

10 w Sun Light

 

Termostato com Aquecedor

100 W ( fabricante eu não lembro )

 

2 _ Filtro Interno ( Elite Stingray 15 ) e ( Litwin 30 )

 

CASCALHO

3 k Aragonita

2 k alimeda

 

ROCHAS

7 a 9 k Não sei o nome da pedra

 

 

ABTANTES:

 

1 _ Pseudotropheus Zebra Super Red ( zebra laranja )

 

3 _ Labidocromis Yellow ( Labidocromis caeruleus )

 

2 _ Metriaclima Lombardoi ( Kenyi )

 

1 _ Pseudotropheus Socolofi

 

2 _ Lamprologus Brichard

 

1 _ Jack Dempsey Electric Blue

 

1 _ Cascudo Tigre Comum

 

1 _ Peixe Faxineiro ( Limpa Vidro )

 

1 _ Elongatus R. ( Foi o nome na qual me foi vendido mais com base em pesquisas não é esse peixe mais deixo algumas fotos dele quem souber me dizer o nome correto agradeço desde já)

 

Pretendo adicionar no mesmo 1 casal de papagaio adulto e plantas.

 

Alguém sabe me dizer se posso por algumas plantas e quais???

 

OBS: Sou novo no ramo e gostaria de saber se estou indo pelo lado correto com os meus ciclideos.

Aceito criticas e soluções para melhorá-lo.

 

Abraço a todos.

Editado por Arthurmoreno
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Arthur,

 

Os peixes que referes estão todos em 50 litros brutos? Utilizando uma expresão nacional: "Os peixes estão que nem sardinha em lata!" São todos exemplares jovens correcto? Um Jack Dempsey adulto, mal tem espaço para se virar nesse aquário. Os ciclídeos do Malawi, são também bastante bélicos e a maioria nem sequer convém ser mantida num aquário dessas dimenções. Vou admitir que vieste colocar este post na secção do Tanganyika por gostares dos peixes deste lago. Fica apenas com os Neolamprologus brichardi, que são bastante prolificos, e em menos de nada tens o aquário cheio de pequenos peixes (talvez seja necessário arranjar mais um ou dois exemplares para deixar formar casal).

Em relação à filtragem é insuficiente tendo em conta o quão subrepovoado está o aquário. O filtro Elite tem muito pouco volume de matéria filtrante e o litwin é apenas uma bomba de circulação (tens alguma esponja anexada)?

Plantas que se aconcelham para aquários de ciclídeos africanos são plantas rubustas como Vallisneria, Ceratophyllum, Microsorium ou Anubia, mas convém aumentar um pouco a iluminação (20W devem chegar).

Quanto aos papagaio, a pergunta já está respondida, mas vou acrescentar que não são uma espécie. São um híbrido inviável, raramente capazes de produzir descendência, para além das malformações causadas por "falta de comunicação" entre ambos os códigos genéticos.

 

Sem querer ser chato, repito a mensagem: Esse aquário, como está, está inviável.

 

cumprimentos,

Tiago Navarro

Editado por BlackLotus
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Arthur.

 

Concordo a 200% com o Lotus, só por causa do "Jack" precisavas de um aqua de 300L, os ciclideos são agressivos e territoriais, por tal motivo necessitam de um aqua entre 100L e 150L.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É mais uma questão de espaço do que litragem, ciclideos africanos necessitam de bastante espaço e se pretendes ficar antes com o malawi, precisas pelo menos de 120 cm de frente de aquário, já pra não falar na amónia, nitritos e nitratos que deve haver por aí! Se pretenderes antes os Tangas, esse aqua dá pra os Brichardi, no entanto depressa ficará lotado quando eles começarem a reproduzir! Se pretendes ficar com esse aqua o melhor será fazeres um mono-espécie de conchiculas que é que melhor se adapta a esse aqua!

Respondendo à tua pergunta se estás a ir no caminho certo, a minha resposta é não. pra voltares ao caminho certo primeiro começa por te desfazeres dos peixes que não pertençam ao biotopo que pretendes, começando por esses cascudos e Limpa-vidros... pesquisa bastante antes de avançares pra seja o que fôr, (à excepção de reduzires essa população, que é urgente) e não tenhas medo de perguntares antes de tomares decisões, por que nós estamos aqui pra te ajudar a achares o caminho certo e por por isso que agora é preciso dizer "não"...

 

Cumps.

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Arthur,

 

Os peixes que referes estão todos em 50 litros brutos? Utilizando uma expresão nacional: "Os peixes estão que nem sardinha em lata!" São todos exemplares jovens correcto? Um Jack Dempsey adulto, mal tem espaço para se virar nesse aquário. Os ciclídeos do Malawi, são também bastante bélicos e a maioria nem sequer convém ser mantida num aquário dessas dimenções. Vou admitir que vieste colocar este post na secção do Tanganyika por gostares dos peixes deste lago. Fica apenas com os Neolamprologus brichardi, que são bastante prolificos, e em menos de nada tens o aquário cheio de pequenos peixes (talvez seja necessário arranjar mais um ou dois exemplares para deixar formar casal).

Em relação à filtragem é insuficiente tendo em conta o quão subrepovoado está o aquário. O filtro Elite tem muito pouco volume de matéria filtrante e o litwin é apenas uma bomba de circulação (tens alguma esponja anexada)?

Plantas que se aconcelham para aquários de ciclídeos africanos são plantas rubustas como Vallisneria, Ceratophyllum, Microsorium ou Anubia, mas convém aumentar um pouco a iluminação (20W devem chegar).

Quanto aos papagaio, a pergunta já está respondida, mas vou acrescentar que não são uma espécie. São um híbrido inviável, raramente capazes de produzir descendência, para além das malformações causadas por "falta de comunicação" entre ambos os códigos genéticos.

 

Sem querer ser chato, repito a mensagem: Esse aquário, como está, está inviável.

 

cumprimentos,

Tiago Navarro

 

 

OLA TIAGO.

SÃO TODOS PEIXES JUVENIS. QUANTO AO JACK ESTA COM 11 cm ELE NÃO VAI FICAR NESSE AQUA ELE VAI PARA OUTRO JUNTO COM UM OSCAR.....A FILTRAGEM DO AGUA ESTÁ APARENTEMENTE PERFEITAPOIS A DUAS SEMANAS NÃO LIMPO O AQUA E NÃO TEM RESIDUOS DE SUJEIRA E A AGUA ESTÁ CRISTALINA NO FILTRO ELITE ENXI ELE DE LÃ E CARVÃO ATIVO E NO LITWIN COLOQUEI LÃ E CERAMICA........A ILUMINAÇÃO APARENTE TBM ESTÁ BOA

 

SÓ NÃO APRENDI A POSTAR FOTOS AKI NO FORUM ASSIM QUE APRENDER COLOCO TODAS.

 

BRIGADO PELAS DICAS TIAGO

ABRAÇO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Arthur.

 

Concordo a 200% com o Lotus, só por causa do "Jack" precisavas de um aqua de 300L, os ciclideos são agressivos e territoriais, por tal motivo necessitam de um aqua entre 100L e 150L.

 

cumps

 

OLA DAVI !

 

 

COM RELAÇÃO AO JACK ELE NÃO VAI FICAR NESSE MESMO AQUA VAI IR PRA OUTRO JUNTO DE UM OSCAR TIGRE

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É mais uma questão de espaço do que litragem, ciclideos africanos necessitam de bastante espaço e se pretendes ficar antes com o malawi, precisas pelo menos de 120 cm de frente de aquário, já pra não falar na amónia, nitritos e nitratos que deve haver por aí! Se pretenderes antes os Tangas, esse aqua dá pra os Brichardi, no entanto depressa ficará lotado quando eles começarem a reproduzir! Se pretendes ficar com esse aqua o melhor será fazeres um mono-espécie de conchiculas que é que melhor se adapta a esse aqua!

Respondendo à tua pergunta se estás a ir no caminho certo, a minha resposta é não. pra voltares ao caminho certo primeiro começa por te desfazeres dos peixes que não pertençam ao biotopo que pretendes, começando por esses cascudos e Limpa-vidros... pesquisa bastante antes de avançares pra seja o que fôr, (à excepção de reduzires essa população, que é urgente) e não tenhas medo de perguntares antes de tomares decisões, por que nós estamos aqui pra te ajudar a achares o caminho certo e por por isso que agora é preciso dizer "não"...

 

Cumps.

 

 

OLA BMMSILVA !

 

O AQUA ESTÁ MUITAS TOCAS MUITAS MESMO TEM EM MEDIA 2 A 3 TOCAS PARA CADA PEIXE....NENHUM DELE FICA PARADO MAIS DE UM MINUTO DENTRO DO AGUA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

GOSTARIA DE SABER COMO POSTAR FOTOS AKI NO FORUM

 

 

E GOSTARIA TBM DE SABER DESSES MEUS ABTANTES QUAIS EU POSSO MANTER E QUAL DEVE SER RETIRADO

 

LEMBRANDO A TODOS QUE O jack....cascudo tigre......limpa vidros

 

 

JÁ ESTÃO SENDO RETIRADOS

 

 

AGRADEÇO DESDE JÁ

 

ABRAÇOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo Arthur,

 

Esse aquário está lotado. O que devem fazer é manter apenas uma espécie e das que nele já se encontram a mais indicada para as dimensões do mesmo é, como já referimos, N. brichardi. A água estar cristalina não significa que esteja em condições. Lembra-te que o problema não está propriamente na porcaria, mas sim em resíduos da sua decomposição que são tóxicos para os peixes e solúveis na água. Isto significa que deves ter alguma periodicidade na limpeza das matérias filtrantes, considerando a quantidade de detritos produzida por esses peixes, para que não se tornem uma fábrica de nitratos.

 

Para postar fotos, vê este tópico: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=23730

 

boa sorte,

Tiago Navarro

Editado por BlackLotus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OLA BMMSILVA !

 

O AQUA ESTÁ MUITAS TOCAS MUITAS MESMO TEM EM MEDIA 2 A 3 TOCAS PARA CADA PEIXE....NENHUM DELE FICA PARADO MAIS DE UM MINUTO DENTRO DO AGUA

 

Olá Arthur!

Acho que não entendeste o que quis transmitir no meu post!

 

Desliga o Caps Lock, sff, normalmente na net isso quer dizer que se está a gritar!!! :medieval_mace:

 

Cumps!

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo Arthur,

 

Esse aquário está lotado. O que devem fazer é manter apenas uma espécie e das que nele já se encontram a mais indicada para as dimensões do mesmo é, como já referimos, N. brichardi. A água estar cristalina não significa que esteja em condições. Lembra-te que o problema não está propriamente na porcaria, mas sim em resíduos da sua decomposição que são tóxicos para os peixes e solúveis na água. Isto significa que deves ter alguma periodicidade na limpeza das matérias filtrantes, considerando a quantidade de detritos produzida por esses peixes, para que não se tornem uma fábrica de nitratos.

 

Para postar fotos, vê este tópico: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=23730

 

boa sorte,

Tiago Navarro

 

 

ola tiago

 

já esta sendo providenciado os teste para o aqua....tava sem grana sai do trampo mais consegui com a mamis vou fazer todos os testes e volto a postar os resultados pra todos.....

conversei com um primo meu e ele fai ficar com 6 peixes desse agua alem dos outros 3 que já estavam para sair totalizando tudo de 13 que tenho atualmente irei ficar apenas com 4 ou 5.....só que ele me pediu pra dar um tempo de uma semana no maximo uma semana e meia para que ele arrume o agua nas condições corretas para os peixes.

 

agora uma outra pergunta com no maximo 4 ou 5 peixes nesse aqua eu poderia ficar?

 

abraço tiago volto aki com os resultados pra vc ok!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Arthur!

Acho que não entendeste o que quis transmitir no meu post!

 

Desliga o Caps Lock, sff, normalmente na net isso quer dizer que se está a gritar!!! :medieval_mace:

 

Cumps!

 

 

 

ola bmmsilva!

 

me desculpa pelo mal entendito das minhas letras é que eu não sabia que tinha isso sempre falei com todos dessa maneira agora eu vou mudar.

 

com relação a espaço do aqua já vão sair do aqua 8 ou 9 peixes. eu vou ficar com 4 ou 5 no maximo.. assim que sair estou pensando em retirar pelo menos metade da quantidade que tenho de pedra ou retirar tudo e tentar fazer esse esquema que vc me disse pq ai a litragem ficaria mto maior eu iria ganhar ai uns 5 litros retirando as pedras.

 

eu só não sei como fazer esse esquema de conchiculas vc poderia me explicar como fazer isso ou me mandar alguma foto para que eu possa entender?

 

obrigado e me desculpe novamente pelo mal entendido

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado tiago

 

aki as fotos do aqua recem montado e nessa primeira foto não tem todos os abtantes citado no topico

Pic_17612_1.jpg

a iluminação....estou pensando em deixar só lampadas rosas

Pic_17612_2.jpg

essa com a iluminação....tem um frenatus e uma coridora ambos albinos nessa foto pois no dia a minha irmão queimou a bomba do aqua ao lado mais lembrando que não tem nenhum desses dois peixes nesse aqua ficou nesse por algumas horas só até ir a loja e compra outra

Pic_17612_3.jpg

frenatus albino....zebra laranja.....e o elongatus R. que tenho quaze certeza de que não é esse pexie me foi vendido por esse no se alguém solber o real nome por favor me falem O.K.

Pic_17612_4.jpg

Pic_17612_5.jpg

brichardi na sua toca de pedras que não sei o nome

Pic_17612_6.jpg

Pic_17612_7.jpg

jack ainda não consegui pegar uma foto nítida dele

Pic_17612_8.jpg

jack e brichardi na toca

Pic_17612_9.jpg

yellow e um pedaço do socolofi

Pic_17612_10.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

jack

Pic_17612_11.jpg

socolofi

Pic_17612_12.jpg

elongatus R. e Yellow

Pic_17612_13.jpg

lombardoi

Pic_17612_14.jpg

zebra laranja....yellow....socolofi e eu

Pic_17612_15.jpg

Pic_17612_16.jpg

Pic_17612_17.jpg

Pic_17612_18.jpg

 

aqui estão as fotos que eu tenho desse aqua

amanhã posto mais coisas sobre meu outro aqua...me deparei com uma dança de acasalamento do meu casal de papagaio hoje enquanto arrumava a casa tá mto tarde hoje preciso durmir

 

até mais pessual

 

 

comentem

dicas e algumas soluções na qual ainda não foram citadas.

 

abraço a todos

Editado por Arthurmoreno
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá pessual...

 

atualizando os testesque.

tinha cabado os testes de nitritos e nitratos...só comprei até agora o de amonia e dureza.

 

 

resultado dos testes

 

AMONIA_____0

 

DUREZA_____5 semi dura

 

criticas e sugestões serão muito bem vindas

 

obrigado

 

abraço a todos

Editado por Arthurmoreno
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OLA DAVI !

 

 

COM RELAÇÃO AO JACK ELE NÃO VAI FICAR NESSE MESMO AQUA VAI IR PRA OUTRO JUNTO DE UM OSCAR TIGRE

 

Ena..., vejo que adoras esse tipo de peixes, realmente são um bom desafio, além de serem lindissimos.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OLA DAVI !

 

 

COM RELAÇÃO AO JACK ELE NÃO VAI FICAR NESSE MESMO AQUA VAI IR PRA OUTRO JUNTO DE UM OSCAR TIGRE

 

Ena..., vejo que adoras esse tipo de peixes, realmente são um bom desafio, além de serem lindissimos.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ena..., vejo que adoras esse tipo de peixes, realmente são um bom desafio, além de serem lindissimos.

 

Abraço

 

 

 

ola davi!

 

gostar de aquario é uma erança de familia...eu adoro pelo desafio que é ter um desses... meus planos são cuidar bem de alguns para me adaptar ao mundo aquatico pois quero montar um mini reef e não quero fazer feio com o reef.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Ola pessual !!!

 

AGORA SIM....podemos dizer que tenho um TANGA....nada d que temos assima nste topico existe hoje!!

 

Andei a pesquisar sobre os peixes e como posso mante-los nmo aqua com uma segurança maxima sem me preocupar... fiz meus calculos de 1 litro para cada centimetro de peixe pequeno e com 2 para peixe maior.

 

Novo setup:

 

Aqua........50x25x35 esse aqua esta aki só até o meu ficar pronto que mandei fazer 55x35x35

 

Filtro..........1 max care caniter filter 360L/H pequeno mais mto eficiente e um fitro externo elite hush 20 400L/H

 

Cascalho........areia rosa fina

 

Rocha........... marinha importada para almentar o PH

 

Iluminação........ainda não está certo mais no momento com luz branca 6500K

 

 

Fauna: todos juvenis

 

 

3.......ocelatus gold

 

2.......bemba red

 

2.......ikola kaiser

 

 

 

OBS:

 

Os BEMBA já estão para sair do aqua pois estou pensando no acasalamento e não quero hibridos no aqua.....estou pensando em por 1 ou 2 LELEUPI.....A iluminação estou pensando em deichar com 16000k ou 24000k com lampadas actinica...E querendo por um filtro UV o que vocês acham da ideia???

 

Estou fazendo as trocas de 5 em 5 com agua de poço artesiano por conta de alta quantidade de calcio e minerio para melhor qulidade da agua dos filhotes

 

mais tarde eu posto algumas fotos do aqua

 

abraço a todos

 

criticas e sugestões serão muito bem vindas

Editado por Arthurmoreno
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Andei a pesquisar sobre os peixes e como posso mante-los nmo aqua com uma segurança maxima sem me preocupar... fiz meus calculos de 1 litro para cada centimetro de peixe pequeno e com 2 para peixe maior.

 

... mandei fazer 55x35x35

Olá Arthur!

Esses calculos de 1cm de peixe por litro de água em Tanganyikas não são válidos, o que conta é o espaço para os territórios, e nesse espaço os unicos que podes mantes são os Occelatus!

 

Tropheus precisas de um mínimo de 120cm de comprimento.

 

Não te quero desanimar, mas mais uma vez precisas de reformular essas ideias sobre o que pretendes!

Alguma coisa pergunta...

 

Abraço

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais