tfncruz Publicado Maio 18, 2009 Publicado Maio 18, 2009 (editado) Boas! Precisava da vossa ajuda com o meu aquário... Esta é uma foto geral: Esta é uma foto da minha Limnofila Sessiliflora (com muito mau aspecto): Está é uma foto das únicas algas que o aquário tem (aqui, no vidro e nas anubias): Setup: Aquatlantis Ambiance 80x40x50 (+/- 150l) 2x28W(4500k + 6000k T5) + 1x55W(8500k PLL) CO2 caseiro Substrato fertil JBL proflora + areão + Dupla Ground Flora: Limnofilia sessiliflora Anubias nana musgo de java Althernantera reineckii Eleocharis parvula Echinodorus amazonicus Bacopa monnieri "Foxtail" Fauna: 1 Casal Kribensis 1 SAE 1 Ancistrus 4 Guppies 1 Labeo Bicolor 6 neons 3 tetras "nariz de bêbado" 4 corydoras O meu problema, basicamente, é não saber muito bem se estou a fazer a fertilização correctamente. Não gosto do aspecto da sessiliflora... as folhas novas nascem amarelas e as mais velhas ficam castanhas escuras... Ando a fazer as leituras todos os dias por volta das 15h (quando a luz acende) dos valores de NO3, PO4 e Fe. Normalmente são: NO3 10ppm Fe 0.2/0.1ppm PO4 1ppm Só que para conseguir manter o PO4 a 1ppm ando a adicionar diariamente 2,5ml de Seachem Phosphorus (acham isto normal?). Além disto fertilizo com micros diariamente (Ferropol 24) e 10ml de Seachem potassium de 2 em 2 dias. No fundo ando a tentar manter a relação N10 P1 K20. Outros valores: pH - 7.5, kH - 6, temp - 25º pf, esclareçam-me banana rock Editado Maio 18, 2009 por tfncruz Tiago Cruz avista.naocoisas.com
pedrioo Publicado: Maio 20, 2009 Publicado: Maio 20, 2009 Viva, parece-me que estas a dosear bem. Acho é que tens fosfatos baixos...certo que respeitam a tal relação que dizes mas se calhar seria melhor para as plantas meter mais fosfatos...tipo 0,5 a 1 ppm. Não falaste em micros. Fertilizas com micros? O co2 parece-me estar fraco...com esse kh para teres um co2 bonzinho devias ter o ph entre 6,8 e 7. De resto...até acho que as plantas estão bem. cumps Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
tfncruz Publicado: Maio 22, 2009 Autor Publicado: Maio 22, 2009 Boas! Fertilizo com micros todos os dias (Ferropol 24) e nas TPAs (Ferropol). A Limnophila já parece que está a mehorar. Acho que o problema pode ser luz a mais para elas... é possivel? Em relação ao CO2... também tenho esa ideia. Mas como é caseiro e é a primeira vez que faço a mistura, não sei como é que posso controlar isso sem estourar com a garrafa :S Cumps Tiago Cruz avista.naocoisas.com
pedrioo Publicado: Maio 22, 2009 Publicado: Maio 22, 2009 Viva, A grande maioria das plantas que tens são de baixa manutenção por isso não deverias ter problemas com o tratamento que lhes dás. O amarelo poderia ser falta de K ou de N...mas não é o caso. O que acho que pode estar a acontecer é as limnophilas estarem a ficar meias rosadas porque têm boa luz..é o que lhes acontece com bastante luz...e pensas que é carência mas não é. O co2 é fácil de controlar... o caseiro tem o fluxo constante. se quiseres maior concentração de co2 na água basta afundares mais o difusor. Areação também tira o co2..por isso se meteres menos ficas com mais co2 e vice-versa. tem cuidado com isso para não te afundar o ph e com ele os peixes :S cumps Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
tfncruz Publicado: Maio 24, 2009 Autor Publicado: Maio 24, 2009 Bem, as limnophilas parecem estar a recuperar... Já afundei mais o difusor e já tenho a saída do filtro a causar menos agitação na água. E entretanto acrescentei algumas plantas. Aqui fica uma foto do aquário: Outra com a identificação das plantas: Decidi criar um plano de fertilização semanal que é o seguinte (produtos Seachem e JBL): DOM | TPA 20% | 2,5 excel | 2,5 P | 5 K | 5 Ferropol | Ferropol24 4gotas SEG | 2,5 excel | 2,5 P | 2,5 Fe | Ferropol24 4gotas TER | Ferropol24 4gotas QUA | TPA 20% | 2,5 excel | 2,5 P | 5 K | 5 Ferropol | Ferropol24 4gotas QUI | 2,5 excel | 2,5 P | 2,5 Fe | Ferropol24 4gotas SEX | 2,5 excel | 2,5 Fe | Ferropol24 4gotas SAB | Ferropol24 4gotas Vamos lá ver como é que isto corre... este vai ser o meu ponto de partida. Espero conseguir criar uma rotina de fertilização sem ter que estar sempre a fazer testes... (e a gastar uma pipa de massa!) Se tiverem comentários/correcções a este plano, não hesitem!! Cumps! Tiago Cruz avista.naocoisas.com
pc_one Publicado: Maio 24, 2009 Publicado: Maio 24, 2009 Bem, eu não sou expert, mas de qualquer forma acho que as tpa´s de 20% semanalmente te bastam, senão vais acabar por despediçar fertelizantes.. Eu levei alguns meses a estabilizar o aqua mas agora posso-te dizer que tpa de 10% semanal mais adição para as perdas por evaporação, me estão a ser subicientes Fertelizo apeas com foosfatos e ferro mais o co2, os nitratos, o aqua tornou-se praticamente auto suficiente Boa sorte... PedroC.
glovy Publicado: Junho 2, 2009 Publicado: Junho 2, 2009 Olha pelo que vi a tua sessiflora parece me impecavel. Se achares que esta a ganhar uma coloraçao e por causa da luz como o pedro disse. Tenta podar a sessiflora o mais regularmente possivel para que o espaçamento entre os "andares" se reduza (espero que me tenha feito entender).Quanto à fertilização parece me que o esquema que estas a utilizar peca por excesso. Nao vejo nenhum planta de manutençao exigente. Parece me inclusivamente sobreviverias bastante bem sem o co2. De qualquer das formas nada a apontar. Assim ficas ja com as rotinas para pores umas plantas mais maricas. Nao resisto a fazer um comentario...Tens ai nariz de bebado, guppys e....um labeo bicolor??! Não sei como é esse mas todos, todinhos os que eu ja vi simplesmente arrasavam o resto da populacao do aquario. As maiores pestes na aquariofilia.
tfncruz Publicado: Junho 2, 2009 Autor Publicado: Junho 2, 2009 (editado) Bem, eu não sou expert, mas de qualquer forma acho que as tpa´s de 20% semanalmente te bastam, senão vais acabar por despediçar fertelizantes.. Tens razão... decidi fazer apenas uma TPA semanal de 40%. Para já está a correr bem... Olha pelo que vi a tua sessiflora parece me impecavel. Se achares que esta a ganhar uma coloraçao e por causa da luz como o pedro disse. Tenta podar a sessiflora o mais regularmente possivel para que o espaçamento entre os "andares" se reduza (espero que me tenha feito entender).Quanto à fertilização parece me que o esquema que estas a utilizar peca por excesso. Nao vejo nenhum planta de manutençao exigente. Parece me inclusivamente sobreviverias bastante bem sem o co2. De qualquer das formas nada a apontar. Assim ficas ja com as rotinas para pores umas plantas mais maricas. Nao resisto a fazer um comentario...Tens ai nariz de bebado, guppys e....um labeo bicolor??! Não sei como é esse mas todos, todinhos os que eu ja vi simplesmente arrasavam o resto da populacao do aquario. As maiores pestes na aquariofilia. A sessiflora já saiu dali e foi substituida por uma Hygrophila Corymbosa 'siamensis'. As outras plantas sofreram um bocado nos últimos dias... descuidei-me um pouco nas fertilizações e pronto... algas nas folhas . Já retomei a rotina de fertilização e já estão a recuperar. Mas vou fazer umas alterações a este esquema... até porque isto tudo com produtos da Seachem, bem... que rombo!! Vou passar a fertilizar com fertilizantes DIY que sai mais barato! Em relação ao Labeo.... hehe aliás... até te digo mais... neste momento, além do Labeo tenho 9 Barbos tigre! E nada de ataques violentos a ninguém Os Guppies têm as caudas inteiras, os narizes de bêbado andam tranquilos pelo aquário, e os outros, idem. Eu tenho uma teoria para isto... se tivermos um peixe que é agressivo e queremos que ele páre de massacrar os outros, só temos que colocar lá um que seja mais agressivo do que ele. Aí ele vai "baixar a bola". Neste aquário o Labeo não é o Rei, mas sim os Kribensis! O labeo parece um santo quando o Kribensis macho passa ao lado. hehe Como os Kribs não se metem com ninguém (vamos lá ver quando vier a primeira postura) está tudo pacifico. Claro que eu com estas teorias estou a correr riscos de ter um ringue em vez de um aquário........ vamos lá ver o que acontece no futuro. Editado Junho 2, 2009 por tfncruz Tiago Cruz avista.naocoisas.com
glovy Publicado: Junho 3, 2009 Publicado: Junho 3, 2009 (editado) looool! opah a tua teoria ate e engraçada e faz sentido so que eu ja vi esse filme tantas vezes. "ahh o gajo e um porreiro"..."achas que sim? e um santo!"...."nao faz mal a uma mosca!". So te digo assim se esse labeo se lembra de soltar a franga vai ser mocada da bravia no teu aquario. Mais, kribensis vs labeo hummmm....nao sei nao. Acho que quem leva na tromba e o kribensis. Figas pa isso nao dar (palavra censurada) (se der separas....mas ves primeiro um bocadinho pq tem piada). So para acabar, esses barbos tigres ja os vi a passar mal num aqua com bicolor. Quando te digo a passar mal quero dizer que olhava para a cara deles e via o desespero. Eles atras do tubo do filtro de cabeca pa baixo a borrarem se todos loooool. Editado Junho 3, 2009 por glovy
Recommended Posts