Aequidens rivulatus


Recommended Posts

Aequidens rivulatus

(Günther, 1859)

 

 

3525600808_3e03d645b0_o.jpg

Macho Aequidens sp. "goldsaum"

 

 

Distribuição:

América do Sul Equador (Rio Esmeraldas); Peru (Rio Tumbes); Colômbia; Venezuela

 

Família: Cichlidae

Ordem: Perciformes

Classe: Actinopterygii

 

Nome da espécie/População:

Aequidens rivulatus

 

Parâmetros químicos da água:

Temperaturas 22º a 26ºC

Ph 6.5 a 8.0

dH 15-25

 

Alimentação:

Espécie omnívora que aceita facilmente qualquer tipo de comida em aquário. Para além dos granulados específicos para ciclídeos americanos de grande porte, a administração de artémia e larvas de mosquito é uma mais-valia. Adoram comer pequenos caracóis!

 

Dimorfismo Sexual:

A diferença de tamanho entre macho e fêmea é significativa e a barbatana dorsal e anal é mais alongada nos machos. Apesar de ambos os sexos apresentarem um padrão e cores muito idênticas, nos machos estas características realçam.

 

Tamanho Médio:

O seu tamanho em adulto ronda os 20cm para os machos e cerca de 15cm para as fêmeas.

 

Comportamento:

É uma espécie em que a sua personalidade não pode ser menosprezada. Comparativamente com outras espécies do género Aequidens, superioriza-se na agressividade e temperamento, pelo que a compatibilidade com outras espécies em aquário deverá ser bem estudada.

 

Reprodução:

Espécie ovípara, a fêmea escolhe preferencialmente uma pedra/rocha lisa para depósito dos ovos (que podem ser superiores a 200). Depois de fertilizados, os ovos eclodem após 3 dias, dando origem às pequenas larvas que se acomodam rapidamente entre as rochas. Rapidamente nos apercebemos da imensidão de crias que se apoderam do aquário, através de uma nuvem negra e enorme! O macho fica especialmente agressivo nesta fase, pelo que é aconselhável vigiar o seu comportamento, em particular com a fêmea. A reprodução desta espécie não é difícil, contudo, aconselha-se a separação do casal reprodutor para um aquário isolado, contendo somente umas quantas pedras lisas e amontoadas, ou, inclusive, um vaso de cerâmica. O desenvolvimento das larvas é notório e, assim que começam a nadar, devem ser alimentadas com náuplios de artémia (um autêntico festim, tanto para os pequenos como para os progenitores).

 

Tamanho mínimo do aquário:

Pelas características temperamentais anteriormente descritas, recomenda-se a sua manutenção em aquários com um volume mínimo de 250 litros.

 

Observações:

A espécie que actualmente mantenho e que consta da fotografia, é um exemplar F0, denominado por Goldsaum. Na realidade, a designação Aequidens sp. goldsaum será a mais adequada, uma vez que o verdadeiro Aequidens rivulatus (inicialmente identificado por Günther em 1859, no Rio Esmeraldas Equador) não aparece muito comummente em aquariofilia.

 

Escrito por Vera Basílio dos Santos © Copyright 2010 © [/color][/size]

 

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DE TODO O CONTEÚDO AQUI PUBLICADO NOUTROS CONTEXTOS, SOB PENA DE ACÇÃO JUDICIAL.

Editado por Vera Santos

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visitante
This topic is now closed to further replies.