RicardoBC Publicado Outubro 1, 2004 Publicado Outubro 1, 2004 Boas, Chegou finalmente o meu aquário! Depois de muito pensar, o que poderia fazer, cheguei à conclusão mais sensata dadas as condições que eu tinha e tirei da cabeça fazer um aquário de salgados. Por isso vou fazer um aquário de ciclideos. O que me levou a colocar este post trata-se de recolher ajudas vossas, sobre: -Areão a utilizar e quantidade. -Filtro ou filtros, ainda n sei. São perto de 450L uteis. -Qual o tipo de rocha -Iluminação já trazia 2 T8 da JBL, uma Solar e uma Nature. Penso que seja tudo, mas agradecia que me ajudassem pois amanha já quero ir comprar algum material. Obrigado Citar Cumprimentos, Ricardo Borges Carpinteiro APC #130
speeker Publicado: Outubro 1, 2004 Publicado: Outubro 1, 2004 Tens que especificar que tipo de ciclideos é que sao... É que se forem americanos convem teres uma agua mais macia e acida, se forem africanos precisas de uma agua mais dura e alcalina... Citar
RicardoBC Publicado: Outubro 1, 2004 Autor Publicado: Outubro 1, 2004 Obrigado Speeker, mas antes de pensar nisso, tenho de comprar os equipamentos e é nessa fase que estou. Preciso de ajudas para isso... Mas obrigado na mesma. Citar Cumprimentos, Ricardo Borges Carpinteiro APC #130
me163 Publicado: Outubro 2, 2004 Publicado: Outubro 2, 2004 Bem, apesar de partilhar da opinião do Speeker. Realmente tens de decidir que tipo de ciclídeos queres. Os diferentes tipos exigem condições de habitat bem diferentes e isso implica equipamentos com especificações diferentes. Daí que seja necessário pensar primeiro no biótipo e só depois no equipamento necessário. No entanto, aqui fica a minha sugestão, mesmo não sabendo que peixes vais querer manter. O filtro mais versátil e poderoso será de certeza uma sump. Se não quiseres construir uma à tua medida, podes comprar uma destas: Marineland Tidepool II com SOS Overflow http://www.marineland.com/products/consume...on_tidepool.asp Eu tenho um destes num aquário só de mbunas e tem-se portado lindamente. Podes usar a bomba de retorno com a potência que quiseres, logo o fluxo pode ser dimensionado pela capacidade dela. Isto é muito importante porque no caso dos Ciclídeos do Malawi, que fazem lixo como o raio, quanto mais água filtrares melhor, eu diria mesmo que o mínimo aceitável, dependendo do número de peixes, claro, seria filtrar a água 10X. No teu caso quereria dizer uma, ou várias bombas, totalizando 5000L/h. Isto porque tens de contar com o volume de água da sump. Comprei o meu Tidepool II na ebay.com e ficou por apenas 175€ já com portes. A bomba submersa custou cerca de 50€, e tem sido suficiente. O Tidepool II tem um filtro seco-húmido com três gavetas onde podes colocar as massas filtrantes que desejares e uma bio-wheel rotativa onde fica a maior colónia de bactérias em ambiente seco-húmido. A água é captada à superfície por um Overflow. Com a escolha da sump, podes esconder o termostáto lá, e isto fica tudo dentro do armário do aquário. Quanto ao areão, mais uma vez depende do biótipo. Se fores para os ciclídeos dos lagos africanos, Malawi, Tanganyika ou Victória, então a água dura é melhor mantida dentro dos parâmetros se utilizares areão coralino esmagado. Há quem use areia da praia com muito bons resultados. Aliás, a areia dá um aspecto mais natural. Tenta colocar 5 cm de altura de areão em todo o aquário. Deve ser suficiente. Quanto a rochas, convém que sejam o mais calcárias possível. Podes verificar isso utilizando vinagre na rocha. Se borbulhar é porque é calcária. Tenta também arranjar rochas arredondadas para que os peixes não se magoem nas arestas. Eu apanhei algumas rochas em rios e em praias e funcionam optimamente. Quando montares o tanque, coloca uma placa de esferovite com 10mm de espessura no fundo e coloca as rochas amontoadas sobre ela. Só depois deves aplicar o areão. Isto é muito válido para ciclídeos dos grandes lagos africanos, especialmente os Mbunas, que são uns escavadores de primeira. Se as rochas estiverem assentes sobre o areão, eles vão escavar por baixo e provocar derrocadas que te podem partir o tanque. Se por acaso optares por ciclídeos americanos ou mesmo dos rios africanos, então a água tem de ser mais macia e como tal deve ter mais troncos e plantas e pequenas rochas. Quanto ao areão, neste caso será diferente e a malta dos plantados pode dar-te uma melhor ideia do que é necessário. Mas lá está, tens de escolher primeiro o biótipo, para que não compres equipamento subdimensionado que depois apenas se revela como um desnecessário dispêndio de €uros. Boa sorte com o teu aquário e se precisares de mais algum esclarecimento, é só dizer. Saudações aquariofilas Citar
Recommended Posts