Parotocinclus jumbo LDA25


wesley_boy

Recommended Posts

Boas..

 

A minha questão se alguem me conseguir ajudar é ..

 

Tenho 2 parotocinclus jumbo LDA25 que se apresentam de boa saude, um deles mais activo que o outro ( mas tambem já li que pode ser normal) , só que agora um deles deu em "enterrar se na areia" quase passando despercebido.. Tenho no fundo areia de silica!

Terá algum problema? Será normal? ...

 

Se alguem me conseguir ajudar agradeço bastante..

 

Cumps

Editado por wesley_boy

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sim é completamente normal os LDA25 enterrarem-se na areia. E normalmente é para isso mesmo, passar despercebidos. Pode haver alguma razão para isso, tipo algum dos outros habitantes andar a implicar com ele ou pelo simples facto de tu chegares junto do aquário... Mas acho que não tens de te preocupar muito.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sim é completamente normal os LDA25 enterrarem-se na areia. E normalmente é para isso mesmo, passar despercebidos. Pode haver alguma razão para isso, tipo algum dos outros habitantes andar a implicar com ele ou pelo simples facto de tu chegares junto do aquário... Mas acho que não tens de te preocupar muito.

 

Cumps

 

Boas.. Em principio não é de ninguem a implicar com eles ( ele ).. E se calhar é como dia o Sr. Jorge Oliveira.. deve de ser falta de tocas.. :medieval_mace:

 

 

 

Tocas existem?Parece-me que não :P

Se eles tivessem tocas não andavam por ai a abrir buracos.

 

 

Boas.. Pois penso que terá toda a razão.. a unica coisa que tem é talvez um " coco " mas que nunca o vi utilizar..

Qual será a melhor maneira de poder resolver isso? .. é que sinceramente não consigo ver como arranjar maneira de colocar uma " toca no meu aqua..

Qualquer sujestão é bem vinda..

Já agora.. mas faz mal a saude do peixe?

O link para o meu aqua é este..

O meu aquario

 

caso queiram comentar o ou fazer algum tipo de sugestão..

 

Obrigado pelas ajudas..

Editado por wesley_boy

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sr. Jorge?Já me estás a tratar mal :medieval_mace:

A mim acontece-me algo parecido mas com o meu pleco,é que arranjar uma toca para um bixo de 33cm não é brincadeira mas ele vai sempre para ao pé dos troncos,agora arranjei um com uma entrada grande e ele já se vai safando.Mas o meu ancistru teimou que quer fazer buraco por baixo de um tronco e não adianta eu dar voltas ao tronco que ele vai sempre para o mesmo sitio.No teu caso eu tentava pousar o tronco que tens em cima de uma pedra a ver se ficava tipo um buraco entre o tronco e a pedra,não sei se me fiz entender :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sr. Jorge?Já me estás a tratar mal :P

A mim acontece-me algo parecido mas com o meu pleco,é que arranjar uma toca para um bixo de 33cm não é brincadeira mas ele vai sempre para ao pé dos troncos,agora arranjei um com uma entrada grande e ele já se vai safando.Mas o meu ancistru teimou que quer fazer buraco por baixo de um tronco e não adianta eu dar voltas ao tronco que ele vai sempre para o mesmo sitio.No teu caso eu tentava pousar o tronco que tens em cima de uma pedra a ver se ficava tipo um buraco entre o tronco e a pedra,não sei se me fiz entender :?

 

Ok...

Penso que sim..

Alias como está no meu link do aqua, a proxima ideia será tentar colocar um tronco mais do lado direito do aqua.. A ver se consigo que se crie um " buraco entre o tronco e a areia...e talvez assim ele já consiga "esconder se "..

Vamos ver se consigo resolver um pouco o " problema" dele... :medieval_mace:

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas..

 

Algo de estranho se passou... omg;):(

Hoje de manha quando sai de casa.. olhei o meu aquario.. e estava tudo perfeito com os meus dois LDA 25 ...

Tirando a parte de como tinha perguntado ser normal eles enterrarem se na areia..

Agora quando cheguei... tinham morrido os dois.. :(:( ..

Fiz uma bateria de testes... e tudo normal.. todos os valores dentro dos parametros normais..

Que poderá ter acontecido? ...

Será de realmente não terem " tocas" onde se refujiarem? Entraram em stress? .... Não imagino que possa ter acontecido com eles..

Eu como tenho poucas algas alimentava os com NovoPleco da JBL com Spirulina..

 

Alguem tem alguma ideia do que poderá ter acontecido????... Todos os outros peixes estão bem..

 

 

Obrigado desde já..

E eu que gostava tanto dos meus L.... :wub:;)

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nenhuma ideia? ... surprised;)

 

visto que tens bastante luz ( pareceu-me pelo menos ) e se ja tens o aquario ha algum tempo estavél não vejo grandes hipoteses para terem morrido , reparaste se tinham feridas redondas? Com muita luz os peixes-gatos de natureza nocturna procuram tocas , talvez possam ter brigado entre si para competir por uma toca , estes peixes são resistentes por isso ( e se dizes que todos os testes estão normais) descarto uma mudança abrupta das condições da agua , talvez stress provocado pela falta de tocas e muita luz .... mas coloca aqui os teus valores da agua que talvez possa haver mais alguma coisa aliada ao stress , alguns parametros não idiais ? ps - ja os tinhas ha muito tempo , viriam doentes da loja ? dois pitbuls morrerem assim acho que não é normal...

Editado por Filipe_cruz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

visto que tens bastante luz ( pareceu-me pelo menos ) e se ja tens o aquario ha algum tempo estavél não vejo grandes hipoteses para terem morrido , reparaste se tinham feridas redondas? Com muita luz os peixes-gatos de natureza nocturna procuram tocas , talvez possam ter brigado entre si para competir por uma toca , estes peixes são resistentes por isso ( e se dizes que todos os terstes estão normais) descarto uma mudança abrupta das condições da agua , talvez stress provocado pela falta de tocas e muita luz .... mas coloca aqui os teus valores da agua que talvez possa haver mais alguma coisa aliada ao stress , alguns parametros não idiais ? ps - ja os tinhas ha muito tempo , viriam doentes da loja ? dois pitbuls morrerem assim acho que não é normal...

 

No3 40Mg / l

No2 <0.1 mg / l

Kh 5 gotas

Nh3 Nh4 0Mg /l

Gh 6 gotas

Ph 7.5 / 8 .. ( talvez algo alto..)

Feridas não tinham, e sim realmente tem bastante luz e pouco sitio escuro para se esconderem...

Um deles já o tinha a cerca de 2 meses, e o ultimo ai a talvez 15 dias..

 

Agradeco todo o tipo de ajuda.

 

Obrigado.

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E já agora para uma proxima vez qual será a melhor maneira de criar tocas dentro de um aquario igual ao meu.. ?? sem que se pareca algo não tao natural...

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E já agora para uma proxima vez qual será a melhor maneira de criar tocas dentro de um aquario igual ao meu.. ?? sem que se pareca algo não tao natural...

 

eu utiliso casca de cortiça , tenho uma especie de tronco oco num dos cantos do aquario , onde vivem alem do plecostomos três botias palhaço , o unico problema desta , a meu ver claro, é que flutua e por isso tens de a ancorar de alguma maneira , eu coloquei uma pedra lá dentro . Não terás os teus N03 um pouco altos ? alem do ph claro , mas se tiver proximo dos 8. Será da areia do aquario , ou talvez da agua da tua zona , esse ph não é muito bom para plantas... ja agora um kh 5 e um gh 6 o teste de ph está correcto? deveria estar mais baixo , penso eu ...

Editado por Filipe_cruz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu utiliso casca de cortiça , tenho uma especie de tronco oco num dos cantos do aquario , onde vivem alem do plecostomos três botias palhaço , o unico problema desta , a meu ver claro, é que flutua e por isso tens de a ancorar de alguma maneira , eu coloquei uma pedra lá dentro . Não terás os teus N03 um pouco altos ? alem do ph claro , mas se tiver proximo dos 8. Será da areia do aquario , ou talvez da agua da tua zona , esse ph não é muito bom para plantas... ja agora um kh 5 e um gh 6 o teste de ph está correcto? deveria estar mais baixo , penso eu ...

 

 

Boas...

Realmente o meu Ph nunca ando nos 8 .. anda sempre por volta dos 7.5 .. não sei que lhe deu..

O No3 segundo o site da SERA .. é um valor que pode ser considerado normal..

Tenho que exprimentar com um outro teste de Ph a ver se o resultado é igual..

Já agora o PH tem intreferencia nas plantas? È que tou a pensar colocar Co2 caseiro ... e sei que irá baixar um pouco o PH..

 

Tenho que ver se consigo arranjar maneira de arranjar umas tocas para eles...

Em realação a areia... penso que não terá nada a ver.. mas..

 

Obrigado pela ajuda..

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

Realmente o meu Ph nunca ando nos 8 .. anda sempre por volta dos 7.5 .. não sei que lhe deu..

O No3 segundo o site da SERA .. é um valor que pode ser considerado normal..

Tenho que exprimentar com um outro teste de Ph a ver se o resultado é igual..

Já agora o PH tem intreferencia nas plantas? È que tou a pensar colocar Co2 caseiro ... e sei que irá baixar um pouco o PH..

 

Tenho que ver se consigo arranjar maneira de arranjar umas tocas para eles...

Em realação a areia... penso que não terá nada a ver.. mas..

 

Obrigado pela ajuda..

o co2 baixa o ph , pelo menos dizem que sim , eu só agora é que ando a experimentar isso a serio , a turfa baixa e estabiliza o ph pode é escurecer um pouco a agua ...

a maior parte das plantas da-se melhor num ph acido entre 6-7,( pelo menos a nivel das raizes)

eu no meu aquario tenho 12,5 N03 e tou a ver se o baixo... com tpas e muita limpeza ( tenho um aquario com 14 anos ,entre outros vazios, e nunca mais lhe tinha ligado) banana rock

se a areia for de pequeno diâmetro com uma boa percentaghem de elementos calcarios começa a reagir com a agua do aquario ... aumento de ph e estabiliza-o la no alto - e só passado algum tempo é que ela reage

Sempre que puder ajudar dispõe a vontade..

cumprimentos filipe cruz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o co2 baixa o ph , pelo menos dizem que sim , eu só agora é que ando a experimentar isso a serio , a turfa baixa e estabiliza o ph pode é escurecer um pouco a agua ...

a maior parte das plantas da-se melhor num ph acido entre 6-7,( pelo menos a nivel das raizes)

eu no meu aquario tenho 12,5 N03 e tou a ver se o baixo... com tpas e muita limpeza ( tenho um aquario com 14 anos ,entre outros vazios, e nunca mais lhe tinha ligado) :happy:

se a areia for de pequeno diâmetro com uma boa percentaghem de elementos calcarios começa a reagir com a agua do aquario ... aumento de ph e estabiliza-o la no alto - e só passado algum tempo é que ela reage

Sempre que puder ajudar dispõe a vontade..

cumprimentos filipe cruz

 

Boas...

Vou optar pelo Co2 para tentar baixar o Ph.. que já me sai da torneira bastante alto..

A areia que tenho não tem nada de elementos calcarios.. é totalmente inerte segundo o que me disseram..

 

Penso entretanto pq morreram.. e eu não liguei uma coisa a outra, pq como andavam enterrrados em baixo da areia, não liguei..

Acho que é icitio que os atacou tal como a outros peixes que agora se comecou a notar.. mas como a minha areia era branca se calha nunca me passou pela cabeca que as pintas poderiam ser icitio.. e não restos de areia.. (estupidez minha) ..

 

Mas penso que poderá ser por ai que aconteceu algo...

 

Obrigado

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho NO3 a 140 e os peixes andam todos felizes da vida,tenho é bastantes algas.Ou tinha na ultima montagem.Eles podem ter morrido por causa do pH,de estar tão alto ou da subida do pH.É que estando os testes todos normais não estou a ver a causa.Tocas podem ser troncos sobrepostos ou ocos.Ou até mesmo xistos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho NO3 a 140 e os peixes andam todos felizes da vida,tenho é bastantes algas.Ou tinha na ultima montagem.Eles podem ter morrido por causa do pH,de estar tão alto ou da subida do pH.É que estando os testes todos normais não estou a ver a causa.Tocas podem ser troncos sobrepostos ou ocos.Ou até mesmo xistos.

 

 

Boas...

Poderá ter sido os tais pontos brancos que eu não liguei? Icitio... ?

 

Tenho que para a proxima tentar umas tcas.. :sign_welcome:

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

Poderá ter sido os tais pontos brancos que eu não liguei? Icitio... ?

 

Tenho que para a proxima tentar umas tcas.. ;)

 

Mesmo com ictio não vejo que as primeiras baixas fossem os l , geralmente são mais resistentes ... a maior parte.. só se ja estavam doentes á algum tempo mas penso que notavas( se calhar ja tinham os tais pontos brancos e não notaste). a subida repentina de ph tb é mais provavél , como há acidose tb há a alcalinose ( penso que se pode chamar assim) ambas mortiferas para os peixes , quanto a n03 acima de 50 penso ja começar a ser toxico para os peixes ,não como os nitritos,mas a longo termo ... mas ha quem tenha opiniões diferentes não vou discutir , embora muitos nitratos para mim sejam indicativos de mudar a aguinha ou filtro maior ...Nitratos são produto da decomposição da amonia e do nitrito pelas nitrobacter , ou seja dos excrementos dos peixes e restos de comida , especialmente se deres comida congelada , ou viva.

O ictio tem de ser já tratado , mas como ja estas no forum apropriado para isso... ( pessoalmente não penso que o tetra contraick seja muito bom.. há quem ponha um pouco de sal na água... com conttraick eu aumento um pouco mais a concentração em vez de 5 dias com 5 ml por cada 20L ponho mais um terço 7ml)

cumprimentos filipe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe..

 

 

Realmente houve mais baixas... 3 guppys... e uma molly ( a molly está num aqua aparte a fazer tratamento e parece bem melhor ) os guppys é que não aguentaram, e parecia mesmo icitio.. Mas de vez em quando a inexpriencia leva nos a cometer alguns erros..

Eventualmente o Ph alto.. tenho mesmo que iniciar o Co2 para baixar o Ph .. senão não consigo baixar.. :)

Em relação ao restos dos testes parecem me tds bem..

Agora realmente eles no site da SERA dizem que o nivel de No3 não é elevado... ( realmente penso que podia estar mais baixo) ! Vou tentar manter os niveis mais baixos..

Em relação ao filtro tenho um eheim 2213, mas acho que tem pouca " pressão" ... amanha vou desmontar as mangeiras e as torneiras a ver se há algum contratempo.. os repuxos não passam ai dos 5 cm.. parece relativamnte pouco.

vamos ver no que dá..

 

De resto todos os outros peixes estão de boa saude... e contentes,até os Greens e os Reds..

 

Obrigado pela ajuda,

 

Angelo

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epa ictio ataca quase todos os aquarios , pelo menos uma vez na vida .. Os grandes culpados são algumas pessoas de certas lojas de peixes que , caso fossem responsabilizados por danos materiais ( que se justificam), já não vendiam peixes em más condições de saude , embora acredito que seja dificil manter os tempos de quarentena antes de vender -há que fazer dinheiro-.

De futuro aconcelho a usar o pequeno aquario com apenas filtro de esponja e bomba ar - baratissimo - e termostato , de modo a fazer sempre uma quarentena de pelo menos uma semana antes de introduzir peixes no aquario. o aquario sem nada lá dentro e com a mesma agua do aquario maior .

Serve tanto para quarentena como de hospital, isto se já não o tiver assim e caso seja ,peço desculpa...

Agora referiu que esta a usar contraick , experimente o esha exit parece-me mais indicado e mais eficaz , os medicamentos da tetra são um pouco como os testes , caros e pouco fiaveis..

Com os melhores Cumprimentos Filipe Cruz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao c02 , utilizando a receita aqui presente nos foruns tem um metodo eficaz , uma colher de cha de bicarbonato de sodio , uma de fermento de padeiro biologico , uma chavena de chá de açucar , um litro de agua , tudo misturado numa garrafa de litro e meio , com a tampa furada com um tubo de ar e uma pedra difusora na ponta- tendo atenção em não deixar o tubo em contacto com a mistura da garrafa e tudo bem vedado com ajuda de cola na ligação tubo-tampa.

Mas pode usar turfa granulada em sacos dentro do filtro .

Quanto ao filtro pode estar a necessitar de limpeza , aconcelho a limpar de 15 em 15 ou pelo menos mensalmente. Não se esqueça de abrir a area do impeler do filtro e limpar os depositos de algas e detritos e vai ver que isso começa logo a parecer um rio ...

Com os melhores cumprimentos filipe cruz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O outro aqua pequeno está montado e pronto a levar peixes..

Tem termostato,filtro interno,plantas, e areia e cascalho.. era para fazer uma montagem com camaroes...mas entretanto aconteceu isto.. e olha optei por fazer lá parte do tratamento..

Na proxima vez que algo aconteça ( espero que não) mas vou utilizar esha 2000 e o exit.. Alias estive a ler que de vez em quando umas gotas de esha 2000 não faz mal a nada.. que até ajuda a limpar a agua..

Em relação ao filtro hoje tratei dele.. limpei as mangeiras com um escovilhão, limpei tudo e ao principio continuava igual, mas dps comecou a funcionar prefeitamente agora está como deve de ser... love you alias.. até é demais.. lol..

 

Já agora dissestes algo q não entendi..

 

Não se esqueça de abrir a area do impeler do filtro e limpar os depositos de algas e detritos e vai ver que isso começa logo a parecer um rio ...

O que é o impeler? o meu filtro tem isso? ...

Desculpa mas não sei mesmo o que é ou chamo lhe de outra maneira!

 

O Co2 vou tentar agora... tenho aqui tudo pronto para isso.. vamos lá ver que acontece..

 

Obrigado desde já pelas preciosas ajudas que tens dado!

 

P.S. Épa se faz favor trata me por tu.. :lovewait:

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa mas escrevo sempre assim :lovewait: .

Esse aquario hospital não deve ter areão e plantas,deve ser mesmo vazio. (mas por agora deixa...)

Por uma simples razão , os medicamentos ficam retidos nos elementos decorativos e podem provocar problemas varios como o de sobredosagem...

O impeler , é uma pequena turbina que fica dentro da cabeça do filtro , tem uma tampa que deve ser uma rosca de algum tipo , se a abrires consegues ver a helice com um iman redondo(impeler) , isto sai para fora (com jeitinho) e limpa-se a porcaria .

Epa tenho todo o gosto em ajudar , comecei neste vicio há quinze anos e só recentemente e que o ando a recuperar, e mesmo com tanto tempo ando a fazer muita porcaria ( por esquecimento)

Dispõe sempre, tens aqui o contacto no forum e podes mandar mp se tiveres duvidas, quem me dera que quando comecei nisto tivesse as ajudas deste forum , teria poupado centenas de contos...

um abraço Filipe Cruz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem duvida que a net e os foruns, e especialmente como tu que se dispoe a ajudar quem menos sabe , são uma grande ajuda...

 

Em relação ao "Hospital" tens razao.. sem duvida que pode haver problema pelo que explicas..

E sim, já sei que peça estas a falar.. não sabia era desse nome..

Em relação ao Co2 já ta feito...vamos ver no que dá..

 

Obrigado!

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais