Receitas co2 caseiro: duração??


Recommended Posts

Boas

 

Comecei recentemente com injecção de CO2 caseiro.

Já usei a função pesquisar.... mas continuo aqui com uma duvida

 

a minha receita é a seguinte:

num garrafao de 5 litros, coloco 2,5 litros de agua + 1 carteirinha fermipan + 200 gramas de açucar. misturo tudo muito bem e tá pronto.

 

notei que a receita não dura uma semana, pois inicialmente a produção é muito elevada e por isso mas gasta-se depressa.....

 

Alguem tem dicas para que a produção inicial não seja tão potente e a mistura dure mais tempo? devo mudar as proporções dos ingredientes?

 

Já agora para que serve o bicarbonato de sódio?será essencial?

 

Obrigado

Pedro Miranda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha receita, (e de muitos outros...) costumo usar uma garrafa de 1.5 litros com todos esses ingredientes que referenciou, mas uma caneca de café cheia de açucar...

 

Se voçê usa uma garrafa de 5 litros provavelmente devia de usar muito mais quantidade de açucar (talvez umas três canecas..). O que faz funcionar o Co2, é o consumo do açúcar pelos acidos, logo tem que ter quantidade suficiente de açucar para essa garrafa.

 

O tempo de duração costuma ser de duas semanas, seja ela o tamanho que for...

 

Aconselho vivamente, aos ingredientes, juntar, tambem, uma colher de chá de Bicarbonato de sódio, encontra-se nos supermercados junto ao açucar, e, tambem, afim de "controlar" o fluxo, poderá colocar uma pedra difusora na extremidade do tubo que injecta o Co2...

 

 

 

Boa sorte...

Claudiobruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Bicarbonato serve como catalizador da reacção, ou seja, nao interfere na reacção em sim, mas contribui para a duração da reacção. Isto pq com a produçao de CO2 o ph no interior da garrafa vai diminuir, ate que atinge valores incompativeis com as leveduras acabando estas por morrer. Assim com o bicarbonato aumentamos o efeito tampao da soluçao, prolongando o tempo de reacção devido à estabilidade do ph em valores compativeis com as leveduras.

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ois

 

Se queres muita produção de co2 metes mais fermento e menos açucar, se queres uma produção mais duradora metes mais açucar e mais bicarbonato.

 

Eu para uma garrafa de 2 litros meto uma carteira de fermipam, 500g de açucar e uma colher de sopa de bicarbonato, faço a mistura com agua que esteve em repouso pelo menos 24 horas por causa do cloro.

Posso dizer que a mistura assim dura-me pelo menos 1 mês.

O que foi nunca mais volta a ser....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ao ler este tópico e estando a preparar a introduçao de CO2 no meu aquário pergunto: já alguém experimentou usar esta técnica com gelatina? :oops:

 

http://www.plantedtank.net/forums/showthre...read.php?t=9916

 

Segundo o que se diz faz com que a produção de CO2 seja mais estável e duradoura. Como ainda não tenho qualquer experiência não consigo avaliar a alternativa, é verdade? alguém vê desvantagens?

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

possa nunca tinha visto essa da gelatina!!! ha malucos para tudo!!!

Quanto a minha recieta de CO2, usei a de 1 litro e meio, e ja ta acabar, durou 1 semana...ja ta muito fraquinha a saida de bolhas...

Agora vou afzer outra soluÇÃO, pelo que li, mais acucar e mais bicarbonato faz durar mais tempo ?

 

:oops:

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 anos depois...

Boa tarde a todos.

 

Eu tenho a tal garrafa de nutrafine que serviu me durante algum tempo com saquetas da nutrafine mas agora decidi parar visto custo ser elevado.

 

De tal modo gostaria de saber quantidade de acucar que devo adicionar a essa botija de nutrafine?

Sabendo que de fermipan devo por duas colheres de cafe + bicarbonato de sodio tambem com duas colheres de cafe .

 

 

 

CUmps

Vinay

Editado por vinayoni
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

comecei agora a injecção de co2 caseiro no meu aquário e a receita que usei foi:

  • 1 garrafa de 2 litros
  • 3 canecas de açucar
  • 2 saquetas de fermento Vahiné
  • 1 colher de chá de Bicarbonato de sódio

Está a bombar às mil maravilhas, agora vou ver o tempo que dura. Ah, esqueçam o fermento Fermipan porque está fora de circulação - Motivo: a Ramazzotti, empresa que o fabricava, abriu falência.

 

cumps...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aconselho a usar a mistura de gelatina :)

 

Aconselho também a usar uma outra garrafa, isto é, sai a mangueira onde se "produz" o Co2, para uma garrafa meia de agua (a mangueira deve ficar mergulhada dentro da água, e sai uma outra mangueira desta ultima garrafa ( a ponta da mangueira fica junto ao gargalo) para dentro do aquario! Assim evita alguma "nha nha" entrar no áquario!

 

Aconselho também a vedarem tudo, porque muito do CO2 perde-se através de fugas!

 

:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

boa noite,eu fiz essa mesma mistura acima mencionado,vedei bem a tampa e agora tou a espera que comece a expelir co2,mas essa ideia acima para filtrar o co2 tambem me parece muito bem,amanha com calma vou ver se arranjo dois recipientes de 2 litros mais fiaveis que as garrafas e fazer o sistema completo com um segundo recipiente para a filtragem do co2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.