fungo não... é Lernaea.. ajuda


Recommended Posts

boas a todos,

 

Primeiro quero dizer que este forum tem sido me ajudado bastante nas minhas duvidas de iniciante , mas estou com um problema que gostaria que me dessem alguma opinião, desde ontem que o meu Betta tem umas coisitas pequenas brancas "agarradas" ás barbatanas, penso que seja fungo e fui logo comprar um anti fungico(fungol da jbl) mas sinceramente nao tenho bem a certeza se será isso ou nao, ele esta quietinho a um canto e quase nao nada apesar de comer

 

Aquario:

ciclo do azoto feito, e ja tenho montado e com os peixitos há um mês e meio)

60L agua

pH 7.6

temp-28º (subi a temp desde ontem estava nos 24º)

tenho mais um pleco e uma betta femea

Editado por ossinhos

Paulo Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas a todos,

 

Primeiro quero dizer que este forum tem sido me ajudado bastante nas minhas duvidas de iniciante , mas estou com um problema que gostaria que me dessem alguma opinião, desde ontem que o meu Betta tem umas coisitas pequenas brancas "agarradas" ás barbatanas, penso que seja fungo e fui logo comprar um anti fungico(fungol da jbl) mas sinceramente nao tenho bem a certeza se será isso ou nao, ele esta quietinho a um canto e quase nao nada apesar de comer

 

Aquario:

ciclo do azoto feito, e ja tenho montado e com os peixitos há um mês e meio)

60L agua

pH 7.6

temp-28º (subi a temp desde ontem estava nos 24º)

tenho mais um pleco e uma betta femea

 

Hmm se tinhas uma temperatura tão baixa no aquario, e mudaste assim de repente, eu apostaria antes em íctio.. :/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos mais uma vez,

 

Alguma opinião seria uma ajuda pois já estou a tratar o peixe contra fungos, mas as coisinhas brancas estão na mesma nas barbatanas e não são pintas são um género de farripas pequenas, junto umas fotos pode ajudar apesar de não se ver bem.

Agardecia mesmo alguma ajuda.

 

dsc00011rbp.jpg

dsc00012nny.jpg

Paulo Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois. Realmente nao da para ver muito bem. Mas se me dizes que só tem nas barbatanas, então o mais certo é o peixe ter as barbatanas a apodrecer..

Deixo-te um link com descrição de sintomas e fotos de doenças, entre elas a que penso que seja. Clica nas imagens e vê se se assemelha ao que o teu betta tem.

http://www.andresroca.com/fotosdiscos/enfe...ntos.htm#indice

(PODREDUMBRE DE LAS ALETAS)

Espero ter ajudado.

 

cumps, e as melhoras po teu peixe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lernaea

 

Após bastante pesquisa, julgo ser isto que o meu betta têm ou seja uns pequenos"crustaceos" agarrados junto ás nadadeiras, dizem que uma solução salina é bom e depois retirar com uma pequena pinça, mas existe quem diga que retirar não é bom, alguma ideia como o melhor tratamento?

Paulo Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pequenos crustacios? serão parasitas ? Na verdade nunca passei por isso mas com a minha passagem por microbiologia indica que seja qual for o parasita a maneira como se fixam é de tal modo forte que ao arrancares com pinças temo que leves grande parte dos tecidos das barbatanas , talvez um tratamento conservador desparasitante e logo a adição de vitaminas de complexo b para recuperação dos tecidos , recomendo que isoles o peixe pois quando estes parasitas saiem se não mortos fixam-se a outros peixes... mas olha que tambem pode ser lymphocystis( muito dificil de curar necessita de intervensão cirugica ao remover partes das barbatanas doentes !!!) ou ichthyophthirius( ictio) se bem que pelo que descreveste parece-me a primeira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Iniciei tratamento com cyprinopur da sera, e tentei retirar alguns com pinça coisa que não aconselho apesar de ter lido que se devia fazer em bastantes sites de aquarof... pois é sofrimento para os peixes e para mim também, resta esperar agora que o cyprinopur faça o seu papel ou .... :tongue:

Paulo Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Outro remedio que podes administrar é o Waterlife Parazin.É o medicamento indicado para essa doença.

Cumps.

 

Queria agradecer pois realmente o parazin resultou o beta está livre dos "ancoras"... apenas esta com as barbatolinas starwars um bocado desfiadas mas em recuperação(espero) :thumbdown2:

 

 

mas tou com outro problema agora e após um mês apareceu-me no aqua principal um escalar com uma âncora gostaria de saber se não é melhor tratar o aqua todo ou devo retirar o escalar ?

é que o betta nem está neste aqua pois não sei como o verme chegou lá... mas poderá existir alguns ovos que estão a eclodir (pois o betta estava lá quando detectei os parazitas nele e foi logo retirado)sendo assim talvez tratar todo o aqua não?

Editado por ossinhos

Paulo Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais