aquario 600 litros um grande passo ou uma grande desilusão? ajuda


nuno_79

Recommended Posts

Surgiu-me mais uma duvida, sempre tive aquarios com filtros externos agora no novo e devido á litragem decidi usar sump, qual o material a usar? a sequencia mais acertada e onde encontrar as materias a bom preço?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 56
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Pois, se calhar é capaz de ser, como o aqua vai ter á volta de 550/600 litros o que me aconselhas a nivel de iluminaçao? e tendo em conta q as plantas vao ser de facil/media dificuldade a nivel de iluminaçao.

 

Pois isso agora... eu colocava ai uns 200w, pods é deixar a calha preparada para uns 300w, mais que isso acho desnecessario.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Senhores...

 

Fiquei viciado neste hobby a cerca de 1,5 anos e portanto ainda sou um novato...

Lí vários comentários nesse tópico e gostaria de expor minhas experiências...

 

Lições que aprendí até agora: (certas??)

 

1. Não existe receita perfeita para tudo nem para todos. Portanto, o nosso amigo do tal aquário de 600l vai ter que fazer o melhor possível e depois ir se adaptando as particularidades do seu aquário.

 

2. "Quanto menos interferimos no aquário melhor". Ao menos, concluí isso na prática... portanto, com bom senso(sempre) quanto menos coisas mudamos no nosso aquário...maiores as chances de tudo correr bem. Isso vale principalmente para química adicionada na água.(Eu não pingo nem uma gota de NENHUM produto que não seja água no aquário)

 

3. TPA's: Bem... depois de passar algum meses apanhando, decidí por um filtro biológico (aqueles que ficam dentro do aquário lá no cantinho, com cerâmica, perlon e carvão). Não tem a melhor estética, mas (pra mim) é EXTREMAMENTE SUPERIOR a todos os outros tipos de filtro que testei (Nunca tive SUMP, mas tive vários outros tipos de filtros; teóricamente muito mais sofisticados que o filtro que uso). Depois de passar a usar este filtro (o tenho a cerca de 8 mêses) estendí as TPA´s para cerca de 20% a cada 45 dias!!! Acompanho o PH para verificar eventuais efeitos dos nitratos... mas na prática, o PH está sempre nos 7,2. Meu aquário tem 200 litros . Não é um plantado, mas tem algumas plantas... e tudo corre muito melhor (inclusive a transparência da água) do que tinha antes com TPAs de 5% a cada dois dias (coisa que fiz nos primeiros mêses, enquanto comprava, fazia e testava novos filtros). Bem...com certeza...45 dias não é regra... mas é plenamente possível!! (E tenho como provar...rsrsrs)

 

4. Iluminação. Não posso falar muito sobre isso porque não tenho um plantado... mas posso dizer que se não vai fazer um aquário plantado (que é lindo por sinal!) podes se preocupar MUITO menos com a iluminação. (e será MUITO mais econômico!)

 

5. Quanto maior o aquário...menor o trabalho e melhor o resultado! Tenho um aqua de 200l, 1 x 50l, 1 x 30L, 1 x20L e 2 x 2l(betas). De longe... os aquas dos betas (2L) dão mais trabalho que o de 200l (trabalho...não despesa...claro!). Isto deve-se principalmente aos pequenos aquários não possuírem filtragem.... os aquários de 50L, 30L e 20L possuem filtragem... mas requerem mais TPAs. Mas o mais frequente (de 30L e 20L) tem TPAs a cada 15 dias aprox.

 

6. Com um aquecedor bem dimencionado + termostato... o consumo de energia não é significativo (bem... ao menos aquí em São Paulo.) Depois que a temperatura chega aos 28 ajustados... a manutenção da temperatura exige pouco do meu aquecedor.

 

Bem... dentre tudo isso que eu aprendí e tem dado certo (e espero que esteja correto) o principal é a regra de que quanto menos se interfere no mundinho que criamos... melhor!

Espero que ajude alguns....

 

Comentem por favor... estou aguardando a entrega de dois aquas de 360L que irão substituir o de 200 e o de 50... e seria bom se algum conhecimento inadequado que eu possua venha a ser corrigido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fim de semana passado em peniche, com a boa surpresa de o meu sogro estar a arrancar umas videiras antigas....é claro que aproveitei logo umas quantas(até de mais, nem devem caber no aquario, mas nada que uma boa escolha não resolva) agora o problema é que estao muito verdes, vou aproveitar as raizes, há algum processo que acelere a secagem das mesmas? é que estou a pensar iniciar a montagem do aqua lá para o meio do mes de junho mas estou a ver q se calhar nao posso contar com estas raizes, mesmo ao sol e com umas fervuras!!!!!!!! agrdeco a vossa opiniao.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que vou por de parte as rizes de videira para futuros layouts, forno, fervuras!!! para ja fica mais em conta comprar nas lojas obrigado pelas opinioes. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.