Cortiça prensada ou aglomerados de cortiça


Baixinho

Recommended Posts

Boas

 

a questão é a seguinte:

Pensei na possibilidade se usar uma fina camada de cortiça para prender o musgo, trocando a tradicional forma de se fazer uma parede de musgo, fazendo um espécie de sandwich com rede...

visto o musgo se agarrar muito bem, e a cortiça ser um producto natural, também seria mais facil podar a parede estimulando a fixação do musgo á placa tento uma parede densa e uniforme simulando mesmo uma parede ou uma pedra...

 

Agora pergunto...

Será que as placas que se vêm á venda tipo cortiça prensada ou aglomerados de cortiça levaram alguma espécie de cola ou ligante para fixar as aparas resultantes de exedentes, rolhas defeituosas, etc...?

 

neste site está um documento em PDF http://www.realcork.org/userfiles/File/Cad...co%20F%20PT.pdf que mostra que depois da granulação dos restos de cortiça, a mesma é misturada com aglutinantes... como podem ver na página 9 do documento.

 

Será que estes Aglutinantes são tóxicos para os peixes, camarões, caracóis ou até mesmo plantas?

 

cumps

Editado por Baixinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se não for cortiça natural tem colas....

 

e essas colas fazem mal aos peixes ou camarões?

 

se for uma cola natural talvez não haja problema...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

é só para relatar a esperiência que estou a fazer...

 

coloquei dois reds num cubo da vodafone com aqua do aqua deles com 3 bocados gradinhos(cada bocado cobre o fundo do cubo(para terem noção do tamanho de cada bocado)) de aglomerado/prensado de cortiça,

visto não ter usado um filtro optei por fazer TPA's diárias com água do aqua anterior deles...

 

1º dia: uma grande actividade dos dois reds, como que se tive-se uma alta concentração de amónia, sempre a nadar muito rápido.... muito provavelmente foi por terem mudado de aqua

TPA de 20% no fim do dia, não os alimentei

 

2º dia: ambos já tinham o comportamento normal, andavam a vasculhar no meio das placas de cortiça, um comportamento super natural

TPA 20% no fim do dia, não os alimentei

 

3º dia: comportamento idêntico ao do segundo dia....

TPA 30% no fim do dia, alimentei pouco, só com um floco para evitar picos de amónia...

 

4º dia: comportamento normal....

Não fiz TPA para ver a reacção, alimentei com um floco para evitar picos de amónia...

 

5º dia: comportamento normal....

não fiz TPA para ver a reacção e depois de já terem passado 2 dias sem TPA num aqua tão pequenos não ouve alteração no seu comportamento...

alimentei com um floco para evitar picos de amónia...

as placas de cortiça começaram a criar o tipico bolor transparente que costuma aparecer nos outros troncos...

 

6º dia: procedimentos anteriores normais, e comportamento dos reds normal, sem fazer TPA

 

7º dia: procedimentos anteriores normais e comportamento dos reds normal, sem fazer TPA

 

8º dia: procedimentos normais, comportamento normal... fiz uma TPA de uns 30%, tudo normal...

 

bem

até agora o teste tá a ter resultados positivos...

ao fim do 8º dia, o que concluo é que mesmo que o prensado ou aglomrado de cortiça, mesmo que leve colas ou ligantes, eles estando secos não interférem com a química da água..., conclusão dado que eles andavam em cima das placas e tipo andavam a vasculhar como que no aqua á procura de comida...

 

opineões venham...

Editado por Baixinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois é

 

já vai no 8º dia e tudo na boa, como se fosse um tronco normal...

 

secalhar não hé mesmo problema nehum em meter cortiça prenssado nos aquas...

 

já me disseram se não seria melhor ferver as placas antes...

eu acho que até pode ser pior pois pode libertar alguma cola ou ligante ou mesmo dissolver...

é preferivel meter logo dentro do aqua...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

a questão é a seguinte:

Pensei na possibilidade se usar uma fina camada de cortiça para prender o musgo, trocando a tradicional forma de se fazer uma parede de musgo, fazendo um espécie de sandwich com rede...

visto o musgo se agarrar muito bem, e a cortiça ser um producto natural, também seria mais facil podar a parede estimulando a fixação do musgo á placa tento uma parede densa e uniforme simulando mesmo uma parede ou uma pedra...

 

Agora pergunto...

Será que as placas que se vêm á venda tipo cortiça prensada ou aglomerados de cortiça levaram alguma espécie de cola ou ligante para fixar as aparas resultantes de exedentes, rolhas defeituosas, etc...?

 

neste site está um documento em PDF http://www.realcork.org/userfiles/File/Cad...co%20F%20PT.pdf que mostra que depois da granulação dos restos de cortiça, a mesma é misturada com aglutinantes... como podem ver na página 9 do documento.

 

 

Será que estes Aglutinantes são tóxicos para os peixes, camarões, caracóis ou até mesmo plantas?

 

cumps

 

Bom dia Baixinho,

Sobre o aglomerado de cortiça pois eu posso-te informar que na sua composição ele leva aglutinantes ou seja colas.

Mas existe um composto de aglomerado que é produzudo com aglutinantes alimentares ou seja colas com base aquosa.

Quanto á utilização de produtos reciclaveis na sua produção esta descansado que eles são todos tratados conforme as

normas impostas pelas organizações de saude.

Este ultimo tipo de placas estão certificadas como não toxicas, mas não te posso informar o tempo que elas resistem em

contacto com a agua a uma temperatura de 28º a 30º.

Se queres experementar este tipo de material eu sugeria ir á cortiça natural e fazer uma placa assim não tens aglutinantes

e nem colas.

Deixo esta dica porque eu trabalho com estes produtos. Mais alguma informação é só dizeres.

 

Japoneira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelo esclarecimento Japoneira

 

pois aí está o problema..

não sei como arranjar uma espécie de folha fina como as placas de cortiça com cola só que natural...

sabes onde arranjar?

visto a maioria ser para fazer cortiça será que também á uma zona em que se fá esse tipo de placas...?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais