matança de caracois


koyodu

Recommended Posts

Boas,

 

Penso que o método mais prático seja com as Anentome helena....

compras meia dúzia e botas lá para dentro, depois é só velas a trabalhar. chainsaw

 

 

Cumpriemtos,

Paulo Cabrita

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se diminuo a comida afecto tb os camaroes... Quanto a tirar à mão está fora de questão, e missão impossivel, os bótias estão fora de questão igualmente, crescem imenso e tb irao chamar aos camaroes um optimo petisco.

 

Quanto ás helenas nunca tinha ouvido falar nada sobre anquilar outros caracois... onde é que consigo arranjar isso cá por lisboa?

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na semana passada tanto a Naturline como a Aquaplante tinham.

 

Os preços diferiam pouco mais de um euro entre as duas.

 

Na mais barata eram por volta dos 3 euros.

 

Paulo :character0050:

PS: tenho 3 Helenas no meu aqua grande... mas a principal forma de reduzir os caracois é dá-los esmagados aos escalares.... ainda não consegui apanhá-las no "acto" para por umas fotos... uma forma de reduzir os caracois é procurar bem nos vidros e nas plantas os ovos e remover...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com as helenas vais lá, mas demora tempo.

Por isso, ou manual ou manual... não tens safa... eu tinha uma legião... reduzi a alimentação... e todos os dias ao ligar da luz, apanhos nas bordas do aquario e mas plantas flutuantes. Nos dias piores matava 40.....

Agora está mais controlado.. com cerca de 10.... que os escalares comem...

 

Quanto aos ovos vêm-se muito bem.

gallery_32732_1426_7117.jpg

 

A foto é feita com macro... e os ovos estão dentro de uma maternidade...

 

Boa sorte.

Paulo bigsmile

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que deves começar por analisar o problema da sua raiz, mata-los é o remedio mas qual é a causa de tantos caracois ??

A principal causa certamente é a abundancia de alimento, provavelmente estas a alimentar os camarões com comida a mais que acaba por ficar no fundo e alimantar os caracois.

Se começares por reduzir a quantidade de comida a população de caracois deve diminuir naturalmente e isto sem afectar os camarões, eu na minha bateria dou comer aos camarões de 2 em 2 dias ou 3 , desta forma eles tem que procurar e apanhar todos os bocadinhos que ficam no fundo, mesmo assim ha ca caracois e principalmente lapas !

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que deves começar por analisar o problema da sua raiz, mata-los é o remedio mas qual é a causa de tantos caracois ??

A principal causa certamente é a abundancia de alimento, provavelmente estas a alimentar os camarões com comida a mais que acaba por ficar no fundo e alimantar os caracois.

Se começares por reduzir a quantidade de comida a população de caracois deve diminuir naturalmente e isto sem afectar os camarões, eu na minha bateria dou comer aos camarões de 2 em 2 dias ou 3 , desta forma eles tem que procurar e apanhar todos os bocadinhos que ficam no fundo, mesmo assim ha ca caracois e principalmente lapas !

 

 

Olá costaazul, realmentalimento os camaroes todos os dias, mas mesmo que não o fizesse acho que os caracois não iam diminuir, afinar de contas é um aquario plantado, continuam a ter imensas reservas de algas etc... será que era essa mesmo a solução?

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

se são mesmo assim tantos podes experimentar a técnica de meter uma folha de alface numa garrafa de água... dizem que funciona. acho que basicamente é meter a folha na garrafa...desligar a luz..e passados algum tempo ir lá ver se ta a garrafa cheia de caracóis (tenho a ideia dos 10 min mas soa-me a pouco tempo para um caracol lol).

 

O que acho que funciona mesmo é remover manualmente...parecem muitos.. podes por isso pensar que é impossível.. mas se todos os dias tirares 20 ou 40... não tarde e notas a diferença.

 

Tentas resolver naturalmente reduzindo a alimentação já não sei... mas a alimentação para camarões certamente deve ser promover muito mais a reprodução dos caracóis do que umas alguinhas aqui e acolá.

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu optava por reduzir o comer,tive um boom de caracóis quando alimentava todos os dias os camarões.Passei a dar menos comer e eles foram desaparecendo,embora não sejam coisa que me preocupe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

E o que acontece no caso delas acabarem com todos os caracois? morrem de fome?

Qual o consumo de cada Helena?

 

Eu acho 3€ por um Helena acho um pouco caro... mas isso sou eu lol

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É caso de ires á parte "procuro" e fazeres lá o pedido que te aprece alguns membros a vender e conforme os preços decides a quem comprar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Sem dúvida que um excesso na população de caracois passa por um excesso na alimentação dada à Fauna.

Também depende do tipo de Caracol que estamos a falar, pois os Physas multiplicam-se muito mais que os Lymnaeas sp. ou os Planorbis Corneus. Mas mesmo os Physas, caso alimentemos a Fauna com conta peso e medida, não chegam a numeros que possam desestabilizar um aquário.

 

Um aquário quer-se uma reprodução fiel do que é um rio,lago,etc. Sendo assim, não devemos descartar um dos elementos que transformam um rio ou uma lagoa num ecossistema equilibrado. Os Caracois são essenciais no seu ambiente natural, e também são extremamente úteis num aquário, pois comem o excesso de comida que poisa no fundo, que de outra forma transformar-se-ia em amónia, comem o excedente de algas que poderia enfraquecer as plantas e limpam os vidros, mantendo o aqua mais belo. Oxigenam também o substrato remexendo-o, facilitando a vida às plantas.

 

E das espécies que encontramos nos nossos aquários, apenas as Marisa Cornuarietis e as Pomacea Caniculata comem plantas. Dos mais comuns, ou seja Physas, Lymnaeas e Planorbis Corneus, nenhum destes toca nas plantas, pelo contrário ainda ajudam comendo as plantas mortas que poderiam trazer mais amónia ao aquário. Em termos estéticos isso vai do gosto de cada um, mas eu acho os Caracois lindos, e trazem mais variedade e vida a qualquer aquário. Exterminá-los é retirar parte dessa vida, dessa variedade.

 

Portanto o ideal é colocar muito pouca comida, colocar o suficiente que possa ser consumido em poucas horas, falando num aqua apenas de camarões.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja agora uma duvida, os phisas não comem plantas? É que no meu aqua de camarões tenho uma praga de physas, tenho tambem ampularias, melanoides turbeculata e uns muito pequenos que não sei o que é mas tambem são praga, acontece que tenho as plantas todas roidas ( com furos ), qual destes é que andará a comer as plantas? Pelo sim pelo não comprei dois helenas na Mania dos Peixes para limpar os caracois mais pequenos.

 

Cumps.

Cumprimentos, Ricardo Vieira / Aquariofilia copo de Whisky
jpmartins Zaratrusca Hugo Monteiro ric17fcp
alvarenga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

A última coisa que experimentei para os caracois foi colocar um pedaço de cenoura crua.

 

Ao fim do segundo dia (além de alimentar os fundistas...) ao ligar a luz do aqua de manhã, estava completamente coberta de caracois.

 

Fui uma linda colheita. Os escalares adoraram.

 

O que parece é que qualquer vegetal depois de meio passado atrai os caracois. Seja alface escaldada, couve ou cenroura, tudo serve para atrair os caracois.

 

Eu até nem me importo muito com os caracois... mas a sua taxa de reprodução é fantástica e por outro lado embora goste de ter um habitat mais ou menos próximo do natural para os peixes, a maior parte destes caracacois não existem no seu habitat de origem.

 

Por outro lado sendo alguns destes endémicos à Europa a sua taxa de multiplicação em águas tropicais é exponenciada pelo calor. Tenho alguns destes caracois no meu lago a sua taxa de crescimento/multiplicação é verdadeiramente inferior (apesar da matéria organica presente no lago ser elevada).

 

http://perso.infonie.be/pomacea/limnaea_pt.htm

http://perso.infonie.be/pomacea/physas_pt.htm

http://perso.infonie.be/pomacea/planorbe_pt.htm

 

PauloA :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

o melhor a fazere ires a uma loja e pedires armadilha para caracóis.

são de plástico e poes antes de desligares as luzes.

desligas para a noite e quando chegares de manhã....tchanã........dezenas de caracóis presos...

as armadilhas são baratas...cerca de 5€

espero que ajude...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também tive esse problema num aquário de 60L que serve só para Red´s e de maternidade.

A solução oi diminuir a comida e aproveitar para esmagar os caracóis contra os vidros.

Além de os eliminar alimento os Red´s que os adoram...

Podes sempre aproveitar e dar num aquário comunitário depois de devidamente esmagados, claro!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Sem dúvida que um excesso na população de caracois passa por um excesso na alimentação dada à Fauna.

Também depende do tipo de Caracol que estamos a falar, pois os Physas multiplicam-se muito mais que os Lymnaeas sp. ou os Planorbis Corneus. Mas mesmo os Physas, caso alimentemos a Fauna com conta peso e medida, não chegam a numeros que possam desestabilizar um aquário.

 

Um aquário quer-se uma reprodução fiel do que é um rio,lago,etc. Sendo assim, não devemos descartar um dos elementos que transformam um rio ou uma lagoa num ecossistema equilibrado. Os Caracois são essenciais no seu ambiente natural, e também são extremamente úteis num aquário, pois comem o excesso de comida que poisa no fundo, que de outra forma transformar-se-ia em amónia, comem o excedente de algas que poderia enfraquecer as plantas e limpam os vidros, mantendo o aqua mais belo. Oxigenam também o substrato remexendo-o, facilitando a vida às plantas.

 

E das espécies que encontramos nos nossos aquários, apenas as Marisa Cornuarietis e as Pomacea Caniculata comem plantas. Dos mais comuns, ou seja Physas, Lymnaeas e Planorbis Corneus, nenhum destes toca nas plantas, pelo contrário ainda ajudam comendo as plantas mortas que poderiam trazer mais amónia ao aquário. Em termos estéticos isso vai do gosto de cada um, mas eu acho os Caracois lindos, e trazem mais variedade e vida a qualquer aquário. Exterminá-los é retirar parte dessa vida, dessa variedade.

 

Portanto o ideal é colocar muito pouca comida, colocar o suficiente que possa ser consumido em poucas horas, falando num aqua apenas de camarões.

 

 

De facto fizeste-me mudar a maneira de ver e encarar os caracóis de praga...mas, o entato acho que não se deve deixar esses números chegar ás centenas, dependendo do tamanho do aqua ...Eu por mim vou comprar umas Anentome helena pois tenho 99.9% de certezas de que não irá conseguir reduzir por completo uma praga de physas, pois no tempo em que 2 Anentome helena comem talvez 4 physas já nasceram 10 ou 20...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais