Que mini-ciclideo escolher???


RastejantE

Recommended Posts

Boas pessoal...

 

Então a situação é a seguinte, eu vou montar em principio esta semana um "cubo" de 40 por 40...

 

A ideia será fazer um mini-plantado, e criar nele um casal de ciclideos anões...

 

Já tive em tempos no meu comunitário um casal de Apistos Agassizzi e sinceramente fiquei a adorar os belos dos peixes...

 

No momento estou a pensar novamente em Apistos, mas aceito ideia para outros ciclideos anões...

 

Os que andei a pensar até agora são:

 

- Apistogramma gephyra

 

- Apistogramma nijsseni

 

- Apistogramma bitaeniata

 

Digamos que quero pequenos dentro dos anões... do estilo, algo no máximo com 5cm...

 

Isto será pra "misturar" com uma colónia já bem enrraizada de red's, um pequeno cardume de corys (em principio pygmaeus), 1 ou 2 LDA 25 e talvez um pequeno cardume pra dar um pco de vida... Pode eventualmente vir a ter também uma ou outra ampulária e uma ou outra neritina natalensis...

 

Alguém tem ideias para um peixe que respeite as caracteristicas que disse???

 

Do que andei a ver esses foram os q mais me agradaram, mas.... (há sempre um mas) pode-me ter passado ao lado outro peixito bem bacano e gostava q caso achem que deixei alguma hipotese bem porreira de lado me digam...

 

De ter em atenção q estou a pedir isto, pois ainda nem tenho o aquário montado... Ou seja, falta montar... plantar... ciclar... meter os red's... deixar a vegetação aumentar e criar mtas zonas seguras pra eles, a colónia aumentar em BOM numero... e só dps dos red's terem uma colónia bem grande e bastantes locais onde se esconderem, só aí pensar realmente em comprar o casal...

 

Tou a perguntar já isto, para quando acolher o casal, conhecer o melhor possível a espécie, as suas caracteristicas e afins... Afinal de contas, quero poder dar-lhes as melhores condições possíveis...

 

Um abraço e desde já obrigado pela ajuda... []'s

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epah neste momento ñ está montado ñ posso falar muito em relação a isso, mas pela experiencia com os outros, será a rondar os 6.5 de PH...

 

Um abraço... []'s

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu abdicaria do gephyra por exigir águas um pouco mais ácidas que essas e por não ser muito habitual haver stock de aquário dessa espécie no mercado. Ap. bitaeniata é uma boa escolha, dependendo da população ou se é stock de aquário, para quem já tem alguma experiência com anões, ao nijessini eu optaria pelo primo menos exigente e mais fácil de encontrar o Ap. panduro. De resto tens muito mais opções, como o borelli, p.ex., que também não cresce muito.

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É assim o valor que dei de PH se mudar em relação ao que eu disse será pra mais ácido e nunca para mais alcalino...

 

Uso água de osmose... e no meu aquário de invertebrados por ter lá um tronco está um pco mais ácida a água, o que ñ dá lá muito jeito aos caracóis, mas com um suplemento de decalcit eles lá andam tds contentes...

 

Algum dos que eu disse é demasiadamente territorial a ponto de poder ser agressivo por exemplo para corys e companhia?

 

Vou pesquisar sobre o q me disseste...

 

Um abraço... []'s

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todos eles são territoriais, particularmente quando acasalam... mas nesse campo os Apistos peruanos tendem a ser mais territoriais que os outros.

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou falar pela experiencia q tive, os Agassizzi são territoriais, mas sempre achei q fosse algo soft, do estilo, o territorialismo dele, acaba por ser apenas na "caverna" dele e pco mais...

 

Será q por o aquário ser apenas 40x40, pode tornar-se demasiado pequeno pra um casal conviver com as outras espécies q referi???

 

É esta a razão para querer um peixe o mais pequeno possivel, para o espaço (40x40) ser um pco maior pra ele...

 

Outra coisa Ricardo, que quiseste dizer com isto: "Ap. bitaeniata é uma boa escolha, dependendo da população ou se é stock de aquário, para quem já tem alguma experiência com anões"

 

Dependendo da população??? Cm assim? Dsc mas ñ percebi mesmo... Sorry...

 

Não sei pq acho bastante graça à femea do panduro... eh eh eh

 

Um abraço... []'s

 

PS: Acabo de abrir o tópico a falar do aquário e chegou mesmo agora material da Alemanha pró aquário... eh eh eh

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dependendo da população??? Cm assim? Dsc mas ñ percebi mesmo... Sorry...

 

O Ap. bitaeniata é uma espécie com bastante difusão geográfica, havendo numerosas populações diferentes da espécie. Dentro dessas populações há umas mais difíceis, outras mais tolerantes, isto falando em selvagens ou descendência directa de selvagens. Se se tratarem de exemplares de longa genealogia de aquário, em princípio são mais fáceis de manter.

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, ok... Já percebi a ideia...

 

É que ñ tinha percebido mesmo o que querias dizer com o q disseste...

 

Tenho q me informar um pco mais sobre isso...

 

Brigadão pela ajuda!!!

 

Um abraço... []'s

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bitaeniata são bastantes fáceis de manter se já tens alguma experiência com Apistos, mesmo os Selvagens.

 

Já pensas-te em Mikrogeophagus ? Os Altispinosa também são peixes muito engraçados de se manter pelo seu todo, e bastante resistentes.

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só por curiosidade aqui na nossa zona (Sintra) existe alguma loja que costume ter estes "meninos" para venda?

 

Ou para os ter tem que ser através de alguma importação?

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário

Cumprimentos,

 

Francisco P.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bitaeniata são bastantes fáceis de manter se já tens alguma experiência com Apistos, mesmo os Selvagens.

 

Já pensas-te em Mikrogeophagus ? Os Altispinosa também são peixes muito engraçados de se manter pelo seu todo, e bastante resistentes.

Mas pelo q percebi da MP a colónia de red's ia-se num instante né?

 

Pedi pra me vires dar a opinião aqui no tópico por causa disso mesmo, pra teres uma nocção do que era pra fazer...

 

Do estilo um "cubo" de 40x40 devidamente plantado e com bastantes esconderijos... Mas lá está, um cardume de corys, em principio um pequeno cardume também pra andar pelo aquário, um ou dois LDA 25, um caracol ou outro e uma colónia de red's devidamente enrraizada...

 

Ou seja, no final o habitat seria pró casal, mas devidamente habitado... Com peixes pra tratar de algas, peixes pra tratar de excesso de comida, camarões pra fazerem o seu belo papel de limpeza e um cardumezinho pra dar mais um pco de vida... e claro um ou outro caracol pra ajudar no combate às algas...

 

Isto claro está, que a funcção de limpeza dos peixes e camarões será apenas cm complemento à sua alimentação especifia de que disponho, à base de pastilhas e granulados... Não quero de todo limita-los aos "restos"...

 

Queria básicamente criar condições para todos habitarem em "harmonia"...

 

Por exemplo falando do agassizzi que foi a espécie q tive, ele era territorial, mas ñ sei se por estar num comunitário, ñ achei assim tão territorial quanto isso... Do estilo era só um territorialismo que lhe dava algum "estilo" e ñ própriamente uma loucura desenfriada por afirmar que o espaço era seu...

 

Era engraçado ver ele e o beta que eu mantinha na altura no mesmo comunitário, a mandarem umas corridinhas um no outro pró seu lado do aquário... Mas das vezes que vi, nunca se chegavam a tocar... ficando sempre a uns 20 cm's de distancia... Básicamente eles já sabiam onde era o seu canto, então qd entravam no do outro já iam preparados pra fugir... LoLoL

 

Gostei de ver o territorialismo soft, o engraçado é q nunca tinha tido apistos e nem conhecia o peixe nada demais, comprei um casal relativamente barato pois o dono da loja ñ os conseguia vender, então fez-me um valente desconto e ensinou-me o básico para o manter... Acabei por ficar a par dos Discos com uma paixão grande pelo seu comportamento...

 

Um abraço e dsc aí o testamento... LoL []'s

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só por curiosidade aqui na nossa zona (Sintra) existe alguma loja que costume ter estes "meninos" para venda?

Ou para os ter tem que ser através de alguma importação?

 

Ainda só os vi na Aquaplante em Benfica, pareciam a "olho nu" bastante saudaveis, recomendo uma visita apesar de não saber se ainda os têm mas é uma questão de ligar para lá.

 

 

 

Na altura da reprodução irás notar uma agressividade mais acentuada, principalmente a quem se aproxime demais de onde não deve, tive uns Cacatuoides Selvagens que rebentaram as barbatanas a umas Corydoras...

Um mini cardume de Tetras será suficiente, até porque irão sentir-se acompanhados, já notei várias vezes que sentem-se mais á vontade acompanhados.

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um mini cardume de Tetras será suficiente, até porque irão sentir-se acompanhados, já notei várias vezes que sentem-se mais á vontade acompanhados.

 

Se não fosse um amigo de Peniche e tivesses ido ouvir este teu amigo na última Convenção da APC tinhas ouvido a explicação para isso... ó caramelo! fight banana rock :ph34r:;):lol: :lol:

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não pude mano, sabes bem porque.

 

Sabes bem que queria ter assistido de pé á palestra, mas pronto, quando tivermos juntos já sabes o que quero ouvir banana rock

 

 

 

Quanto ao facto, explicação com fundamento e exacta não dou mas noto perfeitamente isso, quer na companhia quer no dispersar de agressividade, descarregam nos neons ou pelo menos bem tentam mas os "azulinhos" são rápidos hehe

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta.

 

Ainda não fui ver de uns anões para o meu aquário porque primeiro tenho que tirar de lá os camarões, senão era uma vez uns red cherry :music_singguitar:

 

Já tinha pedido uns concelhos e até foi o Ricardo Fonseca que me tinha aconcelhado a comprar Cacatuoides ou Borelli, por serem dos apistos mais fáceis de manter, mas andei a fazer umas pesquisas e também fiquei com a ideia que os Altispinosa era relativamente fáceis de manter.

 

Embora não sejam estes os meus apistos favoritos, mas tem que se começar por baixo e ir ganhando experiência. Gosto bastante dos trifasciata e dos panduro e bitaeniata.

Cumprimentos,

 

Francisco P.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema é que quando se começa nos Apistos queremos todos, pois cada um tem um ponto que nos fascinada.

 

Os Altispinosa são bastante fáceis de manter, diria até fáceis demais e se lhe ofereceres comida com Beta caroteno, ( por exemplo: spirulina, artémia, em vegetais... cenoura, beterrabana, abóbora, espinafre, agrião, (...)) as cores deles tornam-se bastante mais salientes, e vivas, eu faço uma papa caseira á base de vegetais para o fim.

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois lá isso é verdade, os que referi como os que gosto mais tem apenas como base a beleza do peixe não o comportamento pois nunca tive nenhum deles. Contudo os trifasciata estão mesmo no topo da minha lista, acho um peixe magnifico.

 

Obrigado pela dica da alimentação :music_singguitar: Se os chegar a adquirir depois tenho que lhe pedir a receita eheh

 

 

 

Ao invés de um mini cardume de tetras se colocar um mini cardume de Corydoras Pigmaeus há problema??

Editado por Francisco P.

Cumprimentos,

 

Francisco P.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não. A diferença é que as Corydoras são peixes de fundo, zona de Apistogrammas, logo se houver agressividade as Corydoras sofrem um pouco, tenho algumas num comunitário com metade das barbatanas...

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Chega ao ponto de mandar barbatanas pra metade do tamanho??? :character0050:

 

Não há nenhum mais simpático??? É que o agassizi que eu tive ñ era assim... Lá mandava umas corridinhas mas ñ chegava a dar mm a trinca própriamente dita...

 

Outra das coisas que me está a deixar lixado é os red's... é que os meus red's têm mesmo que ir pró novo aquário...

 

Um abraço... []'s

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixa-me uma colóniazinha... Consegues alimentar os alevins de Apistogrammas aproveitando controlas a "praga" :character0050:

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas será que eles apenas controlam o aumento dos red's??? Será que ñ me extinguem os red's do aquário??? O problema é esse...

 

Eu já esperava que eles mandassem uns red's pró buxo, mas ñ me apetece lá mt que me mandei a colónia toda... Só um controlo e ñ extinção...

 

Um abraço... []'s

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema foi que eu comprei greens cm sendo Caridinas e afinal são Neocaridinas... Ou seja, tenho q tirar os Red's o mais rápido possivel...

 

Em relação às Caridinas Japonicas, eu cheguei a ter no comunitário várias Caridinas Japonicas incluindo com o casal de Agassizzis e sempre foi na boa!

 

Um abraço... []'s

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Camarões com apistos... bom, os meus apistos, sempre que introduzi caramões, mesmo os amano, acharam uma excelente ideia e fizeram um mariscada.

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais