Estiveirissima Publicado Abril 20, 2009 Publicado Abril 20, 2009 (editado) Boas, Tenho o meu primeiro aquário a ciclar há uma semana, tendo a seguinte descrição: Aquário: Dimensões: 60X34X38 cm Capacidade: 54l (de água) Suporte: Obra de arte do Tiago da Aquavitro Equipamento: Filtro externo - Tetratec Ex-400 Termostato – Eheim Jager 75W Iluminação - Resun D- 15W 1000K (Mais atrás) - Resun R-15W (Mais à frente) Valores testados: Ph: 7,0 / 7,5 Nh3: 0 Gh: 2 Temperatura - 25ºC Layout: Substrato fértil Areão preto 3 Pedras (basalto ) 1 Tronco Red Moorwood (DYI - principal +um ramo) Flora: - Feto de java - Anubias nana - Pogostemon helferi - Echinodorus bleheri Fauna: Um espada ananás macho (viúvo – a fêmea faleceu no dia seguinte) Que produtos químicos e como estou a usar 5 gotas diárias de Sera daydrops Cycle da Nutrafin (30 ml na primeira montagem, 15 ml nas TPA's) Neutralizador da Nutrafin (Apenas na primeira água, visto agora estar a usar água de furo, já quimicamente analisada em laboratório e de boa qualidade) TPA's de cerca de 20 % um vez por semana (nem sei bem se é só isto...) Problemas: 1º Para retirar a turvação da água juntei o carvão ao filtro sem lavar (não dizia nas instruções) - Consequência: ph subiu para 8,5 e a àgua ficou cinzenta Solução: retirei o carvão, troca de 70% da àgua 3 dias depois da montagem inicial (com a quantidade de cycle proporcional) 2º Flutuabilidade do tronco Consequência: arrancou algumas plantas Solução: replantação e fervuras diárias do tronco (ainda flutua um pouco mas voltei a colocar, preso com umas pedras, não sei se foi asneira) 3º Introdução de peixes Consequência: Moste de um peixe Erros possíveis : Má escolha de peixes, "mais olhos que barriga" (devia ter trazido só um), doença do peixe, água fria... Solução: tinha o termostato com dois graus de discrepância (2 graus a menos em relação ao real), voltei a regular (com a regulação máxima continua a marcar menos um grau que a temperatura real), retirei o peixe morto aspirei o fundo, fiz uma troca de 10 % 4º flocos semi transparentes após a adição do cycle Consequência: àgua com mau aspecto Solução: não tenho posto o producto 5º plantas com pontas transparentes acastanhadas Consequência: Parecem restar a morrer Erros possíveis: adaptação dificil (não é de estranhar), má qualidade das plantas, plantação inexperiente, falta de CO2... Solução:???? Deixo uma foto para que possam dar a vossa opinião Conto convosco ... pelo sim, pelo não, mandei vir do Amazon o livro "Aquarium for dummies" para ver se não faço tanta asneira e pergunta desnecessária. Um abraço! Editado Abril 22, 2009 por Estiveirissima Citar
fuzi Publicado: Abril 20, 2009 Publicado: Abril 20, 2009 boas o teu aqua esta muito bonito ,agora pelo que tenho visto por aqui é so deixares o ciclo terminar,relativamente a tua perda penso que talvez tenha um pouco a ver com isso. Boa sorte com um aqua e espera pela opiniao do ppl experiente Citar
Estiveirissima Publicado: Abril 25, 2009 Autor Publicado: Abril 25, 2009 Boas, Precisava da vossa ajuda... Também estou a ficar preocupada com a frequência e quantidade de àgua nas tpa visto que já ouvi e li diferentes opiniões... estou a trocar 10% a 15 % por semana, como ainda estou no ciclo... que vos parece? Citar
Jorge Oliveira Publicado: Abril 25, 2009 Publicado: Abril 25, 2009 Normal o peixe morrer e quantos mais meteres mais funerais fazes.Lê isto o tronco já que foi fervido devia ter ficado num recipiente até afundar mesmo,acontece bastantes vezes deixar a água amarelada e depois faz-se umas mudanças de água nesse recipiente e passado uma semana já se mete no aquário.Já agora que carvão foste meter no aquário? Citar O meu feedback
Estiveirissima Publicado: Abril 25, 2009 Autor Publicado: Abril 25, 2009 Normal o peixe morrer e quantos mais meteres mais funerais fazes.Lê isto o tronco já que foi fervido devia ter ficado num recipiente até afundar mesmo,acontece bastantes vezes deixar a água amarelada e depois faz-se umas mudanças de água nesse recipiente e passado uma semana já se mete no aquário.Já agora que carvão foste meter no aquário? Por acaso já tinha lido... O tronco ficou de molho 3 semanas e fui sempre mudando a agua trocando com agua quente, mas estava mesmo muito seco pois enquanto esteve na agua esteve sempre preso com pedras para estar totalmente submerso e mesmo assim ainda flutuava um pouco no final. O peixinho meti só para ajudar o ciclo ... mas com a mariquice de não estar um sozinho truxe 2... lol... o que restou está muito saudavel ate agora, e só penso colocar mais peixes lá para meio ou final de Maio, sempre um de cada vez! Quanto ao carvão... meti o que vinha com o filtro... mas esse problema já foi mesmo ultrapassado. Devia ter lavado o carvão antes de o colocar no filtro para sair aquele excesso de pó. A duvida agora é mesmo se estou a fazer as TPA deforma correcta, e se é tão normal assim as plantas estarem meio estragadas. Obrigada pelo apoio. Citar
Jorge Oliveira Publicado: Abril 25, 2009 Publicado: Abril 25, 2009 Eu tive um caso com um tronco que andou quase 1 mês para não flutuar as TPA's faz 10% a 20% por semana,mas conforme a fauna.Até diria para fazer diária porque não tens o ciclo feito mas sem saber os valores da amónia e nitritos não posso dizer nada,pois sem esses testes não sabes se o ciclo está feito ou não.Sobre as plantas não percebo nada mas podem estar agora a adaptar-se ou então com carências.Tenta a secção das plantas que eles lá dominam isso Citar O meu feedback
pinhel Publicado: Abril 25, 2009 Publicado: Abril 25, 2009 Eu tive um caso com um tronco que andou quase 1 mês para não flutuar as TPA's faz 10% a 20% por semana,mas conforme a fauna.Até diria para fazer diária porque não tens o ciclo feito mas sem saber os valores da amónia e nitritos não posso dizer nada,pois sem esses testes não sabes se o ciclo está feito ou não.Sobre as plantas não percebo nada mas podem estar agora a adaptar-se ou então com carências.Tenta a secção das plantas que eles lá dominam isso Como sabemos que o ciclo está feito? Citar
Jorge Oliveira Publicado: Abril 25, 2009 Publicado: Abril 25, 2009 Quimica da água - Ciclo do azotoEste é um factor muito importante que a maioria dos novatos descura. O ciclo do azoto é o responsável pela manutenção de todas as condições de vida no aquário. No fundo o que o ciclo faz é converter a amónia resultante da urina dos peixes e dos processo de decomposição em nitritos e posteriormente em nitratos. Esta conversão fica a cargo de bactérias que no inicio de vida de um aquário não existem ainda em quantidade suficiente e que precisam de tempo para se estabelecerem. O ciclo inicia-se normalmente colocando UM peixe no aquário e monitorizando os niveis de amónia, nitritos e nitratos. O ciclo termina quando após ter existido um pico de amónia, seguido por um de nitritos , a amónia e os nitricos atingem valor 0 e os nitratos apanham um pico. Ler não custa,tinha colocado o link mais acima.Embora eu prefira meter flocos a peixes. Citar O meu feedback
darkfixe Publicado: Abril 26, 2009 Publicado: Abril 26, 2009 olha nao ponhas mais nenhum peixe ok,dirante as duas primeiras semanas so agua e pores lá comida para peixes ok ,depois faz uns tpa poucos mas faz durante 2 em 2 dias ok ,passado as 2 semanas poem lá um peixe ou de agua quente ou de agua frias ok,deixas estar mais umas semanas até atengires os parametros que desejas para as espeçis que pretendes ok estuda bem os peixes que lá vais meter para não teres mais peixes mortos ok Citar A VIDA É COMO O MAR TANTO LEVA COMO TRAZ
RuiRP Publicado: Maio 4, 2009 Publicado: Maio 4, 2009 Na verdade o problema é a falta de conclusão do ciclo. É sempre melhor adicionar alguns flocos. De peixes, pelo menos passado cerca de duas semanas, apenas um peixe relativamente resistente (P.Ex: Corydora, CAE, SAE). Agora olha, calma nisso que na aquariofilia é preciso muita calma! Quando a água maturar, e os níveis de amónia, nitritos e nitratos chegarem ao pretendido, vai acrescentando alguma fauna, Pouca de cada vez, e força nisso... boa sorte e vamos ver esse desenvolvimento Citar
Recommended Posts