TPA's diárias? Sim? Não?


Recommended Posts

Bom dia

 

Venho por este meio (tentar) abrir um debate acerca das TPA's diárias.

 

Para os mais atentos, tenho estado a fazer TPA's de cerca de 4L diários.

A bomba que retira a água 'suja', encontra-se na divisória da sump mais susceptível de ficar poluída.

Logo à vista, salta o aspecto limpo desta mesma divisória no que diz respeito ao vidro do fundo.

 

As camadas mais baixas do areão, continuam a ficar mais limpas.

As causas poderão ser estas TPA's diárias, aumento da capacidade de escumação, a Chaetomorpha ou mesmo os Mangues.

 

Pela ordem de introdução dos elementos acima referidos, e os efeitos que tiveram no sistema, a minha votação vai para o escumador.

 

(...)

 

Gostaria assim de ouvir as experiências daqueles que fazem desde há algum tempo TPA's diárias.

O que constatam a nível de qualidade da água?

Reposição de elementos vestigiais?

Cores dos corais?

etc...

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, a meu ver penso que é uma ideia espectacular!!!!

Somente não percebo como é que essas TPA´s são feitas... a níveis mecânicos / automáticos!

 

Penso que o que vais notar há primeira vista vai ser o caso de a água ser mais cristalina, o escumador não apanhar assim tanta porcaria, um grande crescimento nos corais e peixes e claro um aumento a nível das aiptásias ( não é certo claro o aparecimento de aiptásias )

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Filipe

 

Viva, a meu ver penso que é uma ideia espectacular!!!!

Somente não percebo como é que essas TPA´s são feitas... a níveis mecânicos / automáticos!

 

Dá uma espreitadela aqui no COADAS

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais