Dificuldades com PH e NH3/NH4


Recommended Posts

Boas

Antes de mais parabens pelo magnifico forum que aqui têm e pelos membros que por aqui andam, alguns que já tive o prazer de conhecer pessoalmente e outros apenas por conversa.

Eu não tenho muita experiencia na aquariofilia, apenas ando nisto á cerca de um ano.

Montei á pouco tempo um novo aquário para alem do meu principal e estou com algumas duvidas.

Já pesquisei por aqui e encontrei as mais variadissimas opniões sobre este assunto e daí decidi colocar um topico para o mesmo.

Neste momento o aquário não tem qualquer planta viva, apenas decoração artificial (eu sei que é mau....) tem um areão bastante grosso todo preto. O aquário tem uma bomba de 400 L/h onde tem carvão activado, lâ de vidro, esponja e uma bolas brancas que me recomendaram na altura na loja como sendo as melhores para os filtros. Isto está tudo imbutido no aquário.

Para alem disto possuo um filtro interior da Rena, apenas de esponja (não sei o modelo mas tem cerca de 20cm de altura e é azul) e tenho tambem uma bomba de ar.

O Aquário leva cerca de 90l de água.

Depois de efectuar alguns testes á agua fiquei algo alarmado pois os valores foram os seguintes:

PH - 7.5-8.0

NH3/NH2 - 0.5

NO3 - 0

NO2 - 0.5

CL - 0

Fe - 0

 

O que eu queria que me aconselhassem era na maneira de reduzir de imediato o PH para 6.5 e acabar com o valor de 0.5 de amónia.

Por favor, a quem puder, digam de vossa justiça e como deveria proceder.

Muito Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu jeito de resposta aos dois posts anteriores, e desculpem a minha ignorancia.

O Aquário já está com peixes á cerca de uma mês, aproximadamente 20 dias depois de o ter enchido e colocado as maquinas a funcionar.

O que me disseram na altura em que tinha a água meio esbranquiçada era que o aquário ainda não tinha ciclado. Neste momento a água está excelente e nunca ouve baixas, inclusivé já tive nascimentos de espadas e red cherry´s. Eu faço tpa´s semanais e utilizo azul de metileno antes da troca. Acondiciono a agua nova com Stress Coat antes de a colocar. Depois coloco Stress Zyme.

Muito obrigado pelo vosso tempo, é uma ajuda muito grande para mim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas: "azul de metileno" porquê? e para quê?

"Stress Coat": Sim nas mudanças de água para eliminar o cloro e metais pesados, embora muito pessoal nao use em aquarios já estabilizados.

"Stress Zyme": Só serve no inicio das montagens para começar o ciclo. Nao passa de umas bactérias que se vao fixar sobretudo no filtro e no substracto. Depois do ciclo terminado nao vale apena continuares a adicionar a nao ser que faças algo que possa matar as bacterias. Aí tens de recomeçar o ciclo e podes faze-lo com isso.

 

Que fauna tens no aquario? é que 7,5-8 de pH pode ser optimo para alguns peixes, depende sempre do que ai tens alem dos espadas e dos red cherys. podes ver que esse pH é bom para eles: Ficha Técnica Espadas

Essas bolas brancas que tens no filtro sao feitas de quê? consegues saber? tambem dava jeito saber o pH a que sai a água da torneira, pois às vezes essas sai já com um pH elevado, e tu nao tens plantas, troncos naturais, nem substrato fertil....logo nao tens nada a baixar o pH.

 

Quanto à amonia (NH3/NH4) está um pouco elevada, mas acho que é o ciclo que nao está bem feito ainda, e para mais nao sei se nao estás a diminuir parte das bactérias nitrificantes quando adicionas o "Azul de metileno". Este é usado sobretudo para combater o ictio e eu nao sei os efeitos secundários que possa ter no aquario, mas decerto que altera o equilibrio.

Excesso de peixes tambem pode fazer aumentar o NH3/NH4.

Como lavas as matérias filtrantes dos filtros? é muito importante saber isso tambem.

Cumprimentos, Nuno Pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo comentário

Tal como disse, neste momento o aquário está em funcionamento á quase 2 meses, 20 dias sem nada, apenas com Stress Coat, Stress Zyme e as materias filtrantes. Daí eu pensar que já ciclou.

A tua opnião sobre o azul de metileno é diferente de algumas que já tive, mas tem lógica. Ao matar as bactérias más, tambem mato as boas, nisso tens toda a razão.

Relativamente a baixar o PH, o que achas que pode ser o melhor a fazer. Está muito alto e não queria recorrer a quimicos.

Mais uma vez obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas: "azul de metileno" porquê? e para quê?

"Stress Coat": Sim nas mudanças de água para eliminar o cloro e metais pesados, embora muito pessoal nao use em aquarios já estabilizados.

"Stress Zyme": Só serve no inicio das montagens para começar o ciclo. Nao passa de umas bactérias que se vao fixar sobretudo no filtro e no substracto. Depois do ciclo terminado nao vale apena continuares a adicionar a nao ser que faças algo que possa matar as bacterias. Aí tens de recomeçar o ciclo e podes faze-lo com isso.

 

Que fauna tens no aquario? é que 7,5-8 de pH pode ser optimo para alguns peixes, depende sempre do que ai tens alem dos espadas e dos red cherys. podes ver que esse pH é bom para eles: Ficha Técnica Espadas

Essas bolas brancas que tens no filtro sao feitas de quê? consegues saber? tambem dava jeito saber o pH a que sai a água da torneira, pois às vezes essas sai já com um pH elevado, e tu nao tens plantas, troncos naturais, nem substrato fertil....logo nao tens nada a baixar o pH.

 

Quanto à amonia (NH3/NH4) está um pouco elevada, mas acho que é o ciclo que nao está bem feito ainda, e para mais nao sei se nao estás a diminuir parte das bactérias nitrificantes quando adicionas o "Azul de metileno". Este é usado sobretudo para combater o ictio e eu nao sei os efeitos secundários que possa ter no aquario, mas decerto que altera o equilibrio.

Excesso de peixes tambem pode fazer aumentar o NH3/NH4.

Como lavas as matérias filtrantes dos filtros? é muito importante saber isso tambem.

Cumprimentos, Nuno Pinto

 

Nuno muito obrigado pelo teu tempo.

O Azul de Metileno foi-me recomendado por uma pessoa. Disse-me para usar um pouco (metade da dose recomendada para a capacidade do meu aqua). Disse-me que iri irradicar qualquer doença bem como prevenia novas.

Pois, no aquário não tenho só espadas e red cherry´s. Tenho 4 Discus... e pelo que já li, para eles 6-6.5 é o ideal, nem que para isso me tenha q desfazer de outros peixes.

As bolas brancas não seio que são, mas foram bem caras (cerca de 15 ou mais euros) e são da JBL

Amanhã coloco aqui a informação toda que tenho a caixa em casa.

Quanto ao excesso de peixes, tambem pode estar ai a causa. Acho que tenho alguns a mais, mas depressa irei reduzir a população para outro aquário, o da minha namorada.

Quanto aos filtros, normalmente as esponjas dos 2 filtros passo por agua tépida bem, sem apertar muito a esponja. O carvão activado passo apenas por água tépida.

As bolas brancas não lavo sequer.

Troco a lã de vidro a cada tpa.

 

Obrigado pela ajuda de todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos por partes e nao é para te desanimar nem puxar as orelhas. Já vi piores por aqui...

 

Alguem mais entendido vai-te elucidar melhor, mas para já tens 4 discus em 90 litros...demasiado peixe para tão pouca água

 

-Os discus, alem de serem um bocado "porcos", precisam de +-50litros por peixe.

-Mesmo que ponhas só 2 discus, tens um sistema de filtragem deficiente para esse Aquario/Peixes.

-Depois como nao tens plantas naturais vai haver acomulação de nutrientes (NO3/PO4) isso depois de te livrares da amónia e dos nitritos.

- TPA's semanais com discus so se for num aquario bastante grande ou com poucos peixes. Ainda para mais com esses niveis de amonia, devias fazer pelo menos dia sim dia nao...25% +-

- Ao lavares as esponjas usa apenas a agua que tiraste do aquario na altura da TPA, isso é para nao matares as bacterias que se fixaram aí.

 

Agora maneiras de baixar o pH:

- Produtos proprios: medida temporária e dispendiosa pois a tendencia é voltar ao ponto onde estava

- Injecção de CO2: Boa opção para quando se tem plantas naturais, se nao é o caso...melhor esquecer

- Troncos naturais: Tem a tendencia de baixar o pH e dá um bom aspecto ao aquario

- Turfa no Fltro:nunca experimentei mas ha testemunhos positivos.

 

Agora o resto da fauna: os espadas nao me parecem a melhor companhia para discus, alem do pH optimo dessas duas especies serem bastante diferentes, a propria temperatura para os dois peixes sao diferentes entre outras coisas.

"Azul de Metileno", embora te tenham dito na loja o contrario, nao deve ser usado como prevenção para nada num aquario estabilizado. "Se nao está avariado, nao tentes consertar"

Cumprimentos e boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos por partes e nao é para te desanimar nem puxar as orelhas. Já vi piores por aqui...

 

Alguem mais entendido vai-te elucidar melhor, mas para já tens 4 discus em 90 litros...demasiado peixe para tão pouca água

 

-Os discus, alem de serem um bocado "porcos", precisam de +-50litros por peixe.

-Mesmo que ponhas só 2 discus, tens um sistema de filtragem deficiente para esse Aquario/Peixes.

-Depois como nao tens plantas naturais vai haver acomulação de nutrientes (NO3/PO4) isso depois de te livrares da amónia e dos nitritos.

- TPA's semanais com discus so se for num aquario bastante grande ou com poucos peixes. Ainda para mais com esses niveis de amonia, devias fazer pelo menos dia sim dia nao...25% +-

- Ao lavares as esponjas usa apenas a agua que tiraste do aquario na altura da TPA, isso é para nao matares as bacterias que se fixaram aí.

 

Agora maneiras de baixar o pH:

- Produtos proprios: medida temporária e dispendiosa pois a tendencia é voltar ao ponto onde estava

- Injecção de CO2: Boa opção para quando se tem plantas naturais, se nao é o caso...melhor esquecer

- Troncos naturais: Tem a tendencia de baixar o pH e dá um bom aspecto ao aquario

- Turfa no Fltro:nunca experimentei mas ha testemunhos positivos.

 

Agora o resto da fauna: os espadas nao me parecem a melhor companhia para discus, alem do pH optimo dessas duas especies serem bastante diferentes, a propria temperatura para os dois peixes sao diferentes entre outras coisas.

"Azul de Metileno", embora te tenham dito na loja o contrario, nao deve ser usado como prevenção para nada num aquario estabilizado. "Se nao está avariado, nao tentes consertar"

Cumprimentos e boa sorte

 

Muito obrigado pelos conselhos. É sempre bom alguem com experiência tentar ajudar os maçaricos.

Não vejo como um puxão de orelhas, até agradeço. Assim vou aprendendo qualquer coisa.

Eu tenho noção de que, 4 discus para este aquário é muito, daí ter comprado um 2º filtro para o aquário. Pelos vistos n chega.

Em relação ás tpa´s já me tinham avisado, vou começar a fazê-las dia sim dia não.

Relativamente á água, obrigado, não fazia ideia que se devia lavar com o que se tirava dos aquários.

No PH, vou optar então pela turfa pois com quimicos tambem sei que volta ao estado inicial passado algum tempo.

Já agora, se me é permitido, o que me aconselhas a ter dentro do filtro para alem da Lâ de vidro, do carvão e das tais bolas da JBL que amanhã coloco aqui o que são?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De nada, para isso cá estamos...

Eu escolhia um externo da Eheim ou da JBL.

Eu falo esses porque são os que tenho ouvido falar melhor, eu so tenho 2 aquarios e sao pequenos. Nao tenho espaço nem posses para um aquario que pensaria ser o minimo para discus (300L) Vou dizer ao membro Jorge Oliveira para dar uma vista de olhos neste topico pois acho que ele pode-te aconselhar melhor.

Boa sorte para essa aventura,

cumprimentos, Nuno PInto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já me ias "entalar" Nuno :mellow: mas estava a dar a "voltinha" por cá e li o meu nome e decidi ler o tópico todo.Há pessoas por ai que percebem muitissimo mais que eu,eu até me considero um iniciante que lê bastante.Tens ai bastantes erros,para começar o carvão no filtro.Apenas deve ser usado para remover restos de tratamentos que faças no aquário e ter em atenção que ele fica saturado e em vez de limpar a água liberta tudo o que armazenou.

Esse pH é mesmo mau para os discus e em vez de pensares noutro filtro pensa noutro aquário pois ai não têm hipotese de crescer devidamente.Embora não tenhas dito as dimensões mas é demasiado curto para eles.Deviam estar num aqua de 200L com 50 de largura e altura no minimo,claro para esses 4.Se não souberes a quanto sai o pH é dificil dizer se algo está a subir o pH ou se sai assim então segue-se para troncos etc como o Nuno disse.Mas para já fazia TPA de 25% diária e esquecia o azul metileno pois mata as bactérias do filtro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora muito obrigado a todos.

Neste momento optei então pela turfa, comprei TorMEC Activ da JBL.

As tais bolas que tenho são Filtax MicroMEC.

O carvão já era...

Relativamente ás trocas tambem me explicaram isso onde fui ontem, fazer a troca e limpar a esponja pequena, fazer outra e limpar a grande, só na semana a seguir.

Eu não quero utilizar nada quimico pois é uma solução temporária, aliás como tem toda a lógica. A minha água é de furo, sai com ph neutro. O Areão que tenho fá-lo subir então para estes valores.

Lá para sábado ou domingo coloco aqui o resultado dos novos testes que irei efectuar.

Já agora, sem serem plantas naturais, para eliminar amónia alguem tem alguma sugestão?

Obrigado a todos pela ajuda, tem sido muito importante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A turfa deixa nos 1ºs tempos depois vai voltar a cor natural. Mesmo esse amarelo que apareça acaba por ser benefico pois são os acidos humicos naturais.

 

Cumps

 

Já notei ontem esse tal amarelo, mas nada de preocupante.

Se é bom para os peixes, melhor.

Sabado ou domingo já vejo a quanto está o ph.

Obrigado a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.