Phelsuma Paradise!


zorro

Recommended Posts

aqui está o meu novo projecto para um trio de phelsuma dubia ...

 

vou apresentar a sequência de fotos da montagem do terrário :D

 

de início estava assim ... com plantas (feto marisa, tillandisia cyanea e aquela do tipo relva que não sei o nome ...)

 

4.jpg

 

depois de colocar o bambu natural ...

 

6.jpg

 

7.jpg

 

depois ... coloquei mais plantas (fittonia, selaginella e ficus pumila)

 

9.jpg

 

15.jpg

 

12.jpg

 

e aqui está o meu phelsuma dubia ...

 

100_3708.jpg

Editado por zorro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Guilherme,

 

Também eu sou um entusiasta de phelsumas.

 

Se me permites e sem qualquer tipo de pretensiosismo e apenas com o intuito de ajudar a melhorar a qualidade de vida dos teus geckos, faço alguns reparos ao teu novo projecto.

 

A configuração/dimenções do terrário não são apropriadas para este tipo de geckos que como sabes são arborícolas, pelo que o terrário deveria ter mais altura que largura/profundidade.

 

Quanto às plantas, elas estão muito bonitas e até parece um "jardinzinho", talvez para dendrobates, mas não são apropriadas para estes nem outros phelsumas.

 

O que eles necessitam e como já foi sugerido, é de plantas altas aonde eles se possam "esconder" camuflar, porque como são territoriais além de que a maioria dos dubia serem de origem selvagem, muitos deles oriundos da Tanzania e por isso de muito mais dificil adaptabiliade, existe sempre alguma conflitualidade entre eles (macho e femeas) e entre elas pelo que (e como tens duas fêmeas), deves arranjar maneira de criar espaços aonde não se consigam ver uns aos outros, porque senão vão estar sempre em stress com as graves consequências que dai possam advir, como por exemplo agressões e a falta de apetite.

 

As plantas devem de preferência poder suportar o peso dos animais para que possam servir de apoio à sua deslocação, como por exemplo as "linguas de sogra" algumas orquideas e canas de bambo (verdes das que se vendem nas froristas e nas lojas dos chineses), de entre outras.

 

Necessitam também de mais canas de bambo e ou lianas verticais e uma ou duas horizontais. Nas canas podes abrir alguns orificios de modo a que eles possam entrar, para uma eventual fase de procriação.

 

Para melhorares o aquecimento/iluminação sugiro-te que ponhas um pequeno projector de 12 V de 10 ou 20 W num dos cantos anteriores a apontar para umas das canas horizontais de modo que eles possam ir aquecer-se na zona que mais lhes convier em termos de temperaturas. Porque como arboricolas que são o calor deverá vir de cima. Para evitares algumas queimaduras com esse projector, deves envolve-lo muma rede metálica zincada muito fininha, tipo mosquiteira.

 

Quero, desde já, desejar-te a maior das sortes com este teu novo projecto e que consigas ter muitos sucessos com esses fantasticos animais.

 

Cumprimentos,

Atílio Mendonça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas ... obrigado pelas criticas e conselhos ... o phelsuma está a adorar o habitat que está equilibrado e ele anda a comer mesmo bem desde que chegou ao seu novo terrário ... ficou com cores muito mais bonitas dos que as que quando me chegou às mãos :ph34r:

 

é mesmo lindo, tem a cauda azul forte e manchas rosas nas costas :D ... agora não tenho é a certeza se é macho ou fêmea???

 

relativamente ao territorialismo esta espécie não tem nada a haver com os phelsuma madagascariensis grandis que são mesmo territoriais/agressivos, os dubia vivem em pequenos grupos de 1 macho e 2 femeas ou mesmo em casal sem haver disputas, apenas defendem o território com movimentos mas nada de mordidelas ... relativamente aos esconderijos o terrário possui muitos apesar de não parecer tem mesmo muitos (só mesmo observando ao vivo)!

 

cumps ;D

Editado por zorro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.