NANO EXPERIÊNCIA


mlapa

Recommended Posts

Esta é a minha primeira experiência nano plantado, e a nivel de aquariofilia também num plano actual, visto há já muitos anos ter tido uma aquario de 200L.

 

Este projecto, tem como base um aquario com 30x19x27 dando uma capacidade aproximada a 15L brutos, utilizei akadama e uma camada muito superficial de uma areão que me pareceu com muito bom aspecto, o hardscape utilizado é um tronco e uma pequena rocha de lava.

 

As plantas utilizadas: Rotala rotundifolia, blyxia, riccia, anubia nana, e estou a espera de cuba para preencher o espaço entre o tronco e a pedra.

 

Tenho um termostato elite 25 e um filtro interno fluval.

 

Gostava que me ajudassem o mais possivel, pois existem de certesa muitas lacunas neste projecto, e já agora como se colocam fotos!!!! Desculpem a ignorancia.

 

Com o problema resolvido, já consigo colocar fotos, aguardo comentários.

 

 

gallery_33641_1372_549079.jpg

com cartolina em fundo

gallery_33641_1372_899193.jpg

sem cartolina

gallery_33641_1372_402121.jpg

acho que vou mudar a posição desta anubia, talvez a coloque no buraco do tronco

gallery_33641_1372_860690.jpg

rocha vulcânica com riccia plantada

gallery_33641_1372_410186.jpg

o habitante lá do sitio

 

 

Cumprimentos a todos

 

Mário

Editado por mlapa
Mário Lapa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem um comentário!!!

 

Se me poderem ajudar na iluminação que devo utilizar agradecia, pois é um campo que me trás bastantes duvidas apesar de já ter lido bastante, em relação ao CO2, sendo um nano haverá necessidade de de colocar um sistema. E se sim que tipo de sistema, caseiro ou algum especifíco para estas capacidades.

 

Obrigado

Mário Lapa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

também sou novata nestas andanças por isso não te posso ajudar com as tuas questões acerca de iluminação e tudo mais... prefiro não dizer asneiras, pois ainda estou a aprender!

 

Mas para colocares imagens podes fazer o upload delas nos teus albuns (aqui no fórum: painel de controlo) ou num "hosting" de imagens como o imageshack (inscreves-te e fazes upload das tuas imagens).

Depois no texto da mensagem colas o código da imagem!

 

Mas muito mais bem explicado tens aqui uma faq do fórum: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=23730.

 

Espero ter ajudado!!

Fiquem bem!

* * Sophyazinha * *

 

O meu 1º NanoAqua

As minhas tartarugas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

também sou novata nestas andanças por isso não te posso ajudar com as tuas questões acerca de iluminação e tudo mais... prefiro não dizer asneiras, pois ainda estou a aprender!

 

Mas para colocares imagens podes fazer o upload delas nos teus albuns (aqui no fórum: painel de controlo) ou num "hosting" de imagens como o imageshack (inscreves-te e fazes upload das tuas imagens).

Depois no texto da mensagem colas o código da imagem!

 

Mas muito mais bem explicado tens aqui uma faq do fórum: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=23730.

 

Espero ter ajudado!!

 

 

E muito, tenho o problema resolvido.

 

Obrigado pela ajuda.

Mário Lapa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta é a minha primeira experiência nano plantado, e a nivel de aquariofilia também num plano actual, visto há já muitos anos ter tido uma aquario de 200L.

 

Este projecto, tem como base um aquario com 30x19x27 dando uma capacidade aproximada a 15L brutos, utilizei akadama e uma camada muito superficial de uma areão que me pareceu com muito bom aspecto, o hardscape utilizado é um tronco e uma pequena rocha de lava.

 

As plantas utilizadas: Rotala rotundifolia, blyxia, riccia, anubia nana, e estou a espera de cuba para preencher o espaço entre o tronco e a pedra.

 

Tenho um termostato elite 25 e um filtro interno fluval.

 

Gostava que me ajudassem o mais possivel, pois existem de certesa muitas lacunas neste projecto, e já agora como se colocam fotos!!!! Desculpem a ignorancia.

 

Com o problema resolvido, já consigo colocar fotos, aguardo comentários.

 

 

gallery_33641_1372_549079.jpg

 

 

:) assim já vejo melhor!! Está fixe o aqua! e deverá ficar melhor! o habitante está é com uma cara assim meio F....!

Abraço

 

JV

 

 

com cartolina em fundo

gallery_33641_1372_899193.jpg

sem cartolina

gallery_33641_1372_402121.jpg

acho que vou mudar a posição desta anubia, talvez a coloque no buraco do tronco

gallery_33641_1372_860690.jpg

rocha vulcânica com riccia plantada

gallery_33641_1372_410186.jpg

o habitante lá do sitio

 

 

Cumprimentos a todos

 

Mário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

ora bem que tipo de iluminação tens????? se tens 15L brutos, tenta por uma lampada de 10w. e também se conseguires que a mesma teha 6500K era de top. vias logo as tuas plantas a bombar eheh e ficavas com a iluminação resolvida.

em termos de co2, acho que se puderes é sempre mais uma coisa de boa a inserir. com 15L não sei se compensará utilizar antes uma bomba de ar mas não tenho a certeza disso.

se tiveres €€€ compra um sistema mas acho que não compensa em 15 L mesmo . .. . . . . . . . .

portanto se quiseres por mete um DIY pequeno :)

agora a escolha é tua

( não compres o sistema co2 não compensa mesmo loool ) opinião

 

abraço & boa sorti

 

 

Manu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

ora bem que tipo de iluminação tens????? se tens 15L brutos, tenta por uma lampada de 10w. e também se conseguires que a mesma teha 6500K era de top. vias logo as tuas plantas a bombar eheh e ficavas com a iluminação resolvida.

em termos de co2, acho que se puderes é sempre mais uma coisa de boa a inserir. com 15L não sei se compensará utilizar antes uma bomba de ar mas não tenho a certeza disso.

se tiveres €€€ compra um sistema mas acho que não compensa em 15 L mesmo . .. . . . . . . . .

portanto se quiseres por mete um DIY pequeno :D

agora a escolha é tua

( não compres o sistema co2 não compensa mesmo loool ) opinião

 

abraço & boa sorti

 

 

Manu

 

Viva Manu

 

Tenho 11w com 6400K, 12 horas/dia, reparei que a riccia está mesmo a crescer, quanto ao co2, já ando a preparar o DIY, visto ja ter chegado à conclusão que é mesmo essencial.

 

obrigado

 

Abraço

 

mlapa

Mário Lapa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Manu

 

Tenho 11w com 6400K, 12 horas/dia, reparei que a riccia está mesmo a crescer, quanto ao co2, já ando a preparar o DIY, visto ja ter chegado à conclusão que é mesmo essencial.

 

obrigado

 

Abraço

 

mlapa

 

boas

então tá tudo 5******. embora eu reduzi - se o fotoperiodo para dez horas mas se tá fiixe deixa tar :D:):o

bem tem cuidado com o alguedo para não estragar essa beleza.

 

abraço

 

 

Manu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Alterações ao aquário

 

Alteração da localização das anubias, estavam sob o tronco, aproveitei as cavidades do tronco para as fixar.

 

Plantei cuba para ver se consigo formar um tapete.

 

Fixei a riccia na pedra vulcanica.

 

Fiz também uma receita caseira de CO2 para ajudar na evocução do plantado.

 

A nivel de fauna, tenho para lá uns quantos red´s e um cristal red, eram 2 mas um foi-se......

 

gallery_33641_1372_7737.jpg

 

gallery_33641_1372_892871.jpg

Mário Lapa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Preciso de uma ajuda!!!!!!

 

Estão a aparecer umas algas filamentosas a partir do substrato, tenho andado por aqui a pesquisar mas ainda não encontrei uma solução adquada ao problema.

 

Neste momento tenho a funcionar um filtro de cascata, utilizo florena como fertilezante, tenho 20w de luz durante 10 horas e a temperatura ronda os 25º

 

Se tiverem alguma solução agradecia que me ajudassem......

 

Obrigado

Mário Lapa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Preciso de uma ajuda!!!!!!

 

Estão a aparecer umas algas filamentosas a partir do substrato, tenho andado por aqui a pesquisar mas ainda não encontrei uma solução adquada ao problema.

 

Neste momento tenho a funcionar um filtro de cascata, utilizo florena como fertilezante, tenho 20w de luz durante 10 horas e a temperatura ronda os 25º

 

Se tiverem alguma solução agradecia que me ajudassem......

 

Obrigado

 

Tens testes de ferro ?

E de fosfatos?

Quais os valores de Nitratos e Nitritos ?

Deves reduzir o fotoperiodo par 8 h .....NÃO aconcelho de todo a colocação de um anti-algas....

Posta ai o que eu te perguntei para te poder ajudar melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

o aquario evoluiu bem. tenta reduzir o fotoperiodo para 10 horas.

consulta este site tens muita informação acerca de algas.

http://www.guitarfish.org/algae

 

tens aqui um topico com algumas traduções.

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=88418

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens testes de ferro ?

E de fosfatos?

Quais os valores de Nitratos e Nitritos ?

Deves reduzir o fotoperiodo par 8 h .....NÃO aconcelho de todo a colocação de um anti-algas....

Posta ai o que eu te perguntei para te poder ajudar melhor.

 

Olá

 

Realmente não fiz esses testes porque não os tenho, no entanto já reduzi a luz para 8 horas diarias.

E também deixei de dar o fertilizante.

 

Obrigado

Mário Lapa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

o aquario evoluiu bem. tenta reduzir o fotoperiodo para 10 horas.

consulta este site tens muita informação acerca de algas.

http://www.guitarfish.org/algae

 

tens aqui um topico com algumas traduções.

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=88418

 

 

Obrigado, têm bastante informação util.

Mário Lapa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Realmente não fiz esses testes porque não os tenho, no entanto já reduzi a luz para 8 horas diarias.

E também deixei de dar o fertilizante.

 

Obrigado

 

 

Muito pelo contrário......deves dar os fertilizantes, mas convinha teres os testes Pois sem os fertilizantes as plantas não vão crescer e não vão absorver os outros nutrientes tipo fosfatos e nitratos que se encontram na água e esses mesmos tal como a luz ficam na água disponíveis para as algas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Realmente não fiz esses testes porque não os tenho, no entanto já reduzi a luz para 8 horas diarias.

E também deixei de dar o fertilizante.

 

Obrigado

 

 

Muito pelo contrário......deves dar os fertilizantes, mas convinha teres os testes Pois sem os fertilizantes as plantas não vão crescer e não vão absorver os outros nutrientes tipo fosfatos e nitratos que se encontram na água e esses mesmos tal como a luz ficam na água disponíveis para as algas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.