Montagem de um nano reef


Recommended Posts

Ola

Ontem comecei o meu aqua no qual apenas introduzi areia viva "sugar sise" e agua salgada natural (vou introduzir rocha viva durante esta semana), mas depois de encher o aquario parecia mais que tinha posto leite lá dentro.

Isto é normal?

Quanto tempo demora a agua a ficar cristalina?

Apenas tenho uma koralia nano a fazer a circulação da água e o termostato ligado.

Abraços

Paulo Rocha

Editado por pjorgerocha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

acho que vais precisar de um escumador se não me engano, contudo a agua pode tar assim porque encheste o aquario e as particulas que possam tar na areia subiram e agora tem de acentar. vai ver a outros aquario salgados o equipamento que precisas para teres isso 5 *****. já agora deixa depois aqui o setup do aquario :lol:

 

 

abraço

 

 

Manu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

acho que vais precisar de um escumador se não me engano, contudo a agua pode tar assim porque encheste o aquario e as particulas que possam tar na areia subiram e agora tem de acentar. vai ver a outros aquario salgados o equipamento que precisas para teres isso 5 *****. já agora deixa depois aqui o setup do aquario :lol:

 

 

abraço

 

 

Manu

 

este aquario não vai ter escumador apenas rocha viva a fazer a filtragem

 

o setup do aquario vai ser este

 

aquario com 45x25x25

circulação Koralia nano 900l/h

termoestato jager 25w

2,5 kilos de rocha viva

3 kilos de areia viva tamanho sugar sise

2 calhas blau 36w 50/50 branca e azul

 

quanto a corais e fauna ainda está em estudo, e esta fase de estudo já leva pelo menos uns 2 meses a consultar muitos foruns porque quero que este projecto não seja uma desilusão mas sim uma grande alegria #food

 

abraços

Paulo Rocha

Editado por pjorgerocha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esse aquario têm praí 30 litros + - não têm??

acho que mesmo para nano está pequeno de mais, acho eu mas posso tar enganado. se a rocha viva vai fazer a filtração ela faz a filtração biologica. eu estava - me a referir a filtração de particulas em suspensão na agua como pó e areia ou coisas do genero.

 

abraço

 

 

Manu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esse aquario têm praí 30 litros + - não têm??

acho que mesmo para nano está pequeno de mais, acho eu mas posso tar enganado. se a rocha viva vai fazer a filtração ela faz a filtração biologica. eu estava - me a referir a filtração de particulas em suspensão na agua como pó e areia ou coisas do genero.

 

abraço

 

 

Manu

 

eu sei que tem uma litragem pequena para um salgado mas pelo que tenho consultado com tpas certinhas e rigorosas consigo levar isto para a frente e pelo que tenho lido nos foruns portugueses tambem estou á espera de muitas opiniões que vão contra aquarios destas dimensões.

Mas vou criar um topico onde vou registar o dia a dia deste aqua para ouvir mais opiniões e aprender muito com todos.

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

és de paredes - porto???

sim com tpa´s certinhas consegues chegar lá, já tive um plantado de 8 Litros e safei - me looool imagina. a trocar agua 1vez por semana loool. portanto consegues na boa.

 

abraço

 

Manu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

és de paredes - porto???

sim com tpa´s certinhas consegues chegar lá, já tive um plantado de 8 Litros e safei - me looool imagina. a trocar agua 1vez por semana loool. portanto consegues na boa.

 

abraço

 

Manu

 

ehehe sou da parede mas perto de lisboa e sim com este volume as tpas tornam-se mais faceis :P

abraços

Paulo Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A água estar assim é normal, pois o sugar size é bastante fino e faz com que fique particulas na água. Terás de esperar uns dias para isso assentar. De qualquer maneira, eu não optava por essa areia, mas por outro mais grossa, pois vais ter sempre areia a voar, de vez enquando.

 

este aquario não vai ter escumador apenas rocha viva a fazer a filtragem

aquario com 45x25x25

Sendo assim, não podes falhar as TPAs, de preferência 2 por semana de 10%.

 

circulação Koralia nano 900l/h

Chega perfeitamente.

 

termoestato jager 25w

Pelo tamanho ser igual ao de 50w, eu colocava o de 50w.

 

2,5 kilos de rocha viva

Eu colocava mais 1Kg para a coisa ficar melhor.

 

2 calhas blau 36w 50/50 branca e azul

São 2 de 18w cada, certo? Tens uma boa iluminação dado a litragem do teu aquário.

 

quanto a corais e fauna ainda está em estudo, e esta fase de estudo já leva pelo menos uns 2 meses a consultar muitos foruns porque quero que este projecto não seja uma desilusão mas sim uma grande alegria :P

Se queres que a coisa corra bem, pensa em colocares corais e invertebrados. Exclui os peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo em pleno com o Pedro Conceicao. So iria acrescentar que sem escumador ficarias muito mais tranquilo se tivesse um refugio. Como não me parece que vas por ai o bom seria ter alguma macro-alga dentro do aquário mas a Caulerpa e a Chaetomorfa pode dar-te problemas pelo que pensa ter um pouco da Halimeda. Vai competir pelo cálcio com a alga coralina e alguns corais que possas vir a ter mas sendo uma alga, no período de luz do aquário sempre te vai consumindo algum CO2 e outros nutrientes e libertar algum oxigénio.

Com tão pouca agua e sem escumador, não podes mesmo falhar as mudas parciais de agua.

Quanto a “habitantes”, alem dos corais, pensa em camarões (Lismatas) e pouco mais.

Há alguns peixes indicados para “nanos” mas não recomendo num tão pequeno pois seria como condena-los a prisão perpetua numa jaula so por serem bonitos. Ainda assim, se quiseres ser o carrasco do peixe (no fundo todos somos) poderás pensar num Gobiodon okinawae como este http://www.aquahobby.com/marine/b_Gobiodon_okinawae.php

 

Com mais informacoes nestes endereços

http://en.microcosmaquariumexplorer.com/wi...llow_Clown_Goby

e

http://www.liveaquaria.com/product/prod_di...amp;pcatid=1441

 

Tens aqui a informacao sobre 32 “nano-peixes” mas penso que te devias ficar apenas pelo atrás referido

http://www.liveaquaria.com/product/aquariu...s.cfm?c=15+2124

 

Cumprimentos

Paulo Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A água estar assim é normal, pois o sugar size é bastante fino e faz com que fique particulas na água. Terás de esperar uns dias para isso assentar. De qualquer maneira, eu não optava por essa areia, mas por outro mais grossa, pois vais ter sempre areia a voar, de vez enquando.

 

este aquario não vai ter escumador apenas rocha viva a fazer a filtragem

aquario com 45x25x25

Sendo assim, não podes falhar as TPAs, de preferência 2 por semana de 10%.

 

circulação Koralia nano 900l/h

Chega perfeitamente.

 

termoestato jager 25w

Pelo tamanho ser igual ao de 50w, eu colocava o de 50w.

 

2,5 kilos de rocha viva

Eu colocava mais 1Kg para a coisa ficar melhor.

 

2 calhas blau 36w 50/50 branca e azul

São 2 de 18w cada, certo? Tens uma boa iluminação dado a litragem do teu aquário.

 

quanto a corais e fauna ainda está em estudo, e esta fase de estudo já leva pelo menos uns 2 meses a consultar muitos foruns porque quero que este projecto não seja uma desilusão mas sim uma grande alegria :)

Se queres que a coisa corra bem, pensa em colocares corais e invertebrados. Exclui os peixes.

 

quanto á areia já está no aquario por isso pelo menos por agora vou mante-la.

sim são 2 calhas da blau cada uma com 18w metade branca metade azul

sim vou por mais 1 kilo de rocha viva mas neste momento vou comprar apenas 2.5 kilos

quanto á fauna daqui a 1 mes logo vejo

obrigado pela tua resposta

abraços

Paulo Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ehehe sou da parede mas perto de lisboa e sim com este volume as tpas tornam-se mais faceis :)

abraços

Paulo Rocha

 

ah looool desculpa.

pronto o pedro conceição e o rolim já te estão a dar uma ajuda pintarola. eu como só tenho plantado não tenho aquas de agua salgada gosto de ver os iniciantes nisto para compreender tudo direitinho e quem sabe futuramente construir o meu próprio reef eheh.

portanto vai fazendo as trocas de agua e assim que puderes posta fotos do mini reef :)

good luck

 

abraço

 

 

Manu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais