Postura de ramirezi, dúvidas...


nf98977a

Recommended Posts

Boas, esta noite fui presenteado no meu aqua comunitário de 240l( tenho 7 escalares juvenis/júniors, 7 corys, 16 neons, 3 danio zebra, 3 botia palhaço e 4 otos nesse aqua; bem como o casal de ramirezi), com uma desova do casal de rams. Foi a primeira vez, já andava desconfiado porque os via sempre muito juntos e quase sempre no mesmo local abrigado que tenho no aqua, originado pela junção duma anúbia num tronco. A minha dúvida é a seguinte, o que fazer com os ovos numa perspectiva de querer tentar levar esta postura a bom porto? Tenho várias hipóteses em mente:

 

- Mudar a folha onde estão os ovos para uma maternidade (com um pouco de musgo de java) dentro desse mesmo aqua, partindo do principio que os ovos já estão fertilizados(desculpem a nabice, mas não sei muito bem se os ovos já são postos fertilizados); e depois alimentar os pequenos com micro vermes, artemia recem eclodida e/ou comida liquida com artemia da JBL.

 

- Deixar os ovos eclodirem e depois tentar apanhar os alevins com uma seringa grande e pô-los na referida maternidade nas condições que já referi na hipótese anterior.

 

- Mudar a folha onde estão os ovos para outro aqua, mas que tem diferentes parametros de água e onde só tenho camarões red cherry, mas temo que os pequenos não aguentem a mudança brusca para outro aqua diferente.

 

Qual a hipótese mais viável? Ou será que há outras possibilidades que ainda não me ocorreram?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

se deixares com os pais o mais certo é serem papados os ovos ou alevins.

 

para eclodirem os ovos precisam de agua mole para não endurecerem e movimento de água para não ficarem fungados. Com água dura podem nascer também.. mas muito poucos. os fungos também podem ser reduzidos com azul de metileno ou folha de amendoeira. A maternidade de plástico tem os orifícios muito grandes.. eles saem...uma criadeira também não da...porque facilmente os peixes pousados no fundo são sugados.

o melhor mesmo é a ultima opção... meteres num aqua só para eles ou partilhado com camarões

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, os camarões não comem os ovos? E tenho também 5 otos no aqua para onde os estou a pensar mudar, também não dão problemas?

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se os deixas com os pais, nunca os vais ver nascer, são logo papados. Levar para um aqua com bons parametros e só para eles era a melhor solução

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Não acho que comam os ovos... no entanto não te dou garantias.... turfa ajuda muito a água a ficar mole. Folha de amendoeira para os fungos...

 

mas já se esta a fazer tarde... a postura já vai a meio... despacha-te

 

se quiseres podes por dentro de uma maternidade na mesma para proteger os ovos

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Os Rams são péssimos pais... é raro acertarem uma criação à primeira... costumam comer logo os ovos... após umas quantas posturas e mais experiência, eles podem voltar a comer os alevins...principalmente as fêmeas quando querem voltar a fazer nova postura...que é passado muito pouco tempo mesmo.

 

Por isso é que é preferível fazer a separação dos pais e ovos.

 

A turfa tem muito mais eficiência quando colocada no filtro. É própria para filtragem.

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Rams são péssimos pais...

 

Os Rams são péssimos pais exactamente porque há gerações e gerações que as estirpes de aquário, para melhorar a produtividade dos casais, os alevins e mesmo os ovos são retirados aos pais não lhes dando a chance de o serem... e a aprendizagem não é feita pelos alevins. A fêmeas habituam-se, geração atrás de geração, a fazer posturas sucessivas sem nunca terem que se preocupar com a prole (que aliás é maioritariamente cuidada pelo macho).

 

Duvido que com Rams selvagens isso aconteça... mas, espero, em breve darei notícias a esse respeito.

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tendo eu um casal formado, pelo menos assim parece; pois efectuaram uma postura. Qual o tempo provável que demorem a fazer nova postura?

E, já agora quanto tempo demoram os ovos a eclodir?

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso depende de uma data de variáveis que não é possível estimar... farão a nova postura quando lhes apetecer e quem disser mais que isto está a dar-te conversa.

 

Quanto ao tempo de eclosão dos ovos, ele está dependente da temperatura. A 29ºC (temperatura que desaconselho por acelerar demasiado o metabolismo de peixes que, já de si, têm vida curta) os ovos demoram perto de 2 dias a eclodir, aumentando o tempo consoante a temperatura for mais baixa.

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessária

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais