Tanque Elevado - Preciso de ajuda


Recommended Posts

Olá pessoal,

 

estou montando um tanque elevado para carpas e kinguios.

 

O projeto está só no papel por enquanto... mas em 15 dias no máximo os pedreiros já começarão a trabalhar, então preciso urgente de dicas, sugestões, etc.

 

A idéia é fazer um taque com altura de 80 cm (mais ou menos), 3 metros de comprimento por 60 centímetros de largura.

 

Estou enviando uma imagem para vcs entenderem melhor.

 

Terá uma parte coberta e área para o filtro.

 

Na parte da frente do tanque terá um vidro. Minha preocupação é com a vedação dele. Como posso fazer?

 

Como ele ficará no segundo andar da casa (em cima da garagem), tenho q garantir a vedação da estrutura. Qual é a melhor forma? Cimento com aditivos e depois pintar com tinta tipo Epox resolve? Isso irá alterar o PH da água?

 

 

projeto_tanque.jpg

 

 

Não quero ter muita manutenção depois. Por isso quer ver tudo antes de montá-lo.

 

Ahhh! Mais uma dúvida. Com esse tamanho de tanque, quantas carpas e kinguios posso ter?

 

Agradeço desde já!

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

então, esse tanque ficará na sacada (laje) de casa... em frente a sala.

Embaixo fica a garagem.

 

Meu medo é com a vedação, pois ficará encostado com a casa da vizinha.

 

Qual o melhor aditivo para a massa?

 

E o vidro, como posso vedá-lo?

 

Obrigada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá uma pessoa já me falou em fazer um projecto parecido mas mais terrestre, porque era feito na terra em que a frente do tanque seria de vidro.

Mas tambem surgio o obstaculo do isolamento e niguem arranjou uma solução tecnica porque o vidro alem de isolado tambem tem de suportar a torção e a preção.

Mas segundo o que eu sei sobre "vidros" para tanques é que não são vidros mas sim varias placas de "plastico" sobrepostas e polidas.

Outra questão era a limpeza do vidro porque nos grandes aquarios têm mergulhadores para fazer a limpeza e nos pequenos temos as escovas, e no lago como fazemos??

 

Agora alguém com reais conhecimentos de engenharia coloque aqui solucões mais cientificas.

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ariammarim

Seu lago/aquario terá +/- 600 litros (3,00 x 0,50 x 0,40).

Não aconselho colocar carpas, pois o volume é incompativel para elas. Pense nos Kinguios que vai ficar muito bom.

Para o primeiro Kinguio = 140 litros e + 40 litros por kinguio complementar logo = 140 + 40 + 40 + 40 + 40 + 40 + 40 + 40 + 40 + 40 + 40 + 40 = 580 litros.

Logo comporta bem 12 kinguios.

Quanto ao lago/aquario eu faria ele todo de concreto armado.

Quanto a fixação do vidro aconselho fazer um quadro com cantoneiras tipo L de aluminio e fixar este quadro quando da concretagem, para que ele ficasse totalmente preso e envolvido no concreto. Deve deixar pelo menos uns 3 cm no minimo em todos os lados para o futuro poio do vidro. Este seu quadro de cantoneiras de aluminio deve ter fixadores para ficar bem preso dentro do concreto.

Depois do concreto pronto, fixaria o vidro temperado com o mesmo tipo de silicone que é utilizado para fazer aquarios e sobre o silicone ainda usaria alguma argamassa especifica para utilização em tanques, dando o acabamento final.

Alonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal,

 

obrigada pela força!

 

Entao, Alonso, não entendi muito bem como posso fixar o vidro no concreto... posso deixar como se fosse uma "janela" e colocar o vidro por dentro?

 

Já me falaram para "concretar" o vidro direto na estrutura, pintar o concreto com tinta tipo Epox e padar silicone envolta do vidro. O que vcs acham?

 

E quanto ao filtro, quanto espaço deixo reservado para ele?

 

 

Desculpem, mas sou totalmente leiga no assunto! rs

 

Ah Alonso,

 

3 metros x 0,50 x 0,40, não seriam 1400 litros?

 

Me corrija se eu estiver enganada, por favor!

 

:)

 

 

Abraço

 

 

Abraços,

 

Maira

Editado por ariammarin
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal,

 

obrigada pela força!

 

Entao, Alonso, não entendi muito bem como posso fixar o vidro no concreto... posso deixar como se fosse uma "janela" e colocar o vidro por dentro?

 

Já me falaram para "concretar" o vidro direto na estrutura, pintar o concreto com tinta tipo Epox e padar silicone envolta do vidro. O que vcs acham?

 

E quanto ao filtro, quanto espaço deixo reservado para ele?

 

 

Desculpem, mas sou totalmente leiga no assunto! rs

 

Ah Alonso,

 

3 metros x 0,50 x 0,40, não seriam 1400 litros?

 

Me corrija se eu estiver enganada, por favor!

 

:smile2:

 

 

Abraço

 

 

Abraços,

 

Maira

 

Maira

 

Tente ver este Topico que acho vai lhe ajudar: http://vitoriareef.com.br/forum/viewtopic.php?t=6370

 

Quanto ao volume: 3,00 x 0,50 = 1,50

 

1,50 x 0,40 = 0,60 que em litros = 600 litros.

 

O vidro pode ser concretado ou ser fixado numa cantoneira de aluminio (tipo janlea) que esta sim seria concretada.

 

Quanto ao filtro veja este Topico: http://www.forumaquario.com.br/phpBB2/viewtopic.php?t=27743

 

Ele deve ter 10% do volume do lago. Como voce tem as medidas de 0,40 x 0,50 o comprimento do filtro deve ser no minimo 30 cm.

 

Qualquer coisa estou as ordens.

 

Alonso

Editado por alonso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Alonso,

 

muito obrigada pelas explicações... eu não tinha entendido como medir o volume de água!

 

Entao, conversando com o pedreiro ele também me deu essa opção de concretar o vidro mesmo.. então acho q vou fazer dessa forma. E isso pode ser feito nos 4 lados do vidro, né? (para que o vidro fique totalmente 'submerso')

 

Vou enviando fotos para vcs acompanharem passo-a-passo!

 

Obrigada pessoal, não sei o q seria do meu 'lago' sem vcs! rs

 

Abraços!

 

Maira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá,

em relação ao isolamento, não mates a cabeça nem gastes dinheiro em aditivos, mais tarde ou mais cedo irás ter problemas com a humidade, no fim do pedreiro acabar o trabalho, passa 2 camadas de fibra de vidro 450 gr, e no fim uma boa camada de gel isoftálico neutro e pões o pigmento da côr que queres, fico como uma piscina, nunca mais tens problemas, alguma duvida apita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá ariammarin

 

O teu Lago/Aquário irá pesar cerca de 2000Kg (penso que um pouca mais devido aos materiais que teráo de utilizar na construção das paredes e do fundo).

 

Aconselho-te a confirmares com o construtor da tua casa, ou com um técnico, se a laje do tecto da garagem tem capacidade para suportar estas cargas.

 

Para a fixação do vidro aconselho-te também a construires um aro/caixilho em aço inox que fica chumbado e vedado na parede do lago e depois recebe o vidro. Atenção que para a montagem do vidro, que deve ser laminado, tens de utilizar materiais flexíveis (silicones, vedantes em borracha etc) pois se a ligação do vidro ao caixilho for rígida ele pode partir dada a grande dimensão do vidro e o facto da laje se deformar com ao peso do lago e também devido às variações de temperatura.

 

Para a impermeabilização do lago deves utilizar uma solução bastante eficaz e duradoura do tipo telas de PVC, borracha butílica, pinturas à base de borrachas líquidas, fibra de vidro, etc., pois caso contrário terás um calvário de problemas de difícil solução.

 

Atenção que "concretar" ou "betonar" como se diz em portugues de Portugal, não vái resultar pois a impermeabilização não é possível, e o mais provável é o vidro partir-se logo que enchas o lago. Não deves deixar executar essa solução pois seguramente ela não vái funcionar.

 

Quanto à filtragem, deves rever o assunto pois o lago irá ter um volume de cerca de 1200 litros (3mx0,80mx0,50m).

 

Vái dando notícias

 

Desejo-te sucesso nesse projecto que deve ficar bem bonito.

Um abraço

Martins de Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal,

 

obrigada pela força!

 

Entao, Alonso, não entendi muito bem como posso fixar o vidro no concreto... posso deixar como se fosse uma "janela" e colocar o vidro por dentro?

 

Já me falaram para "concretar" o vidro direto na estrutura, pintar o concreto com tinta tipo Epox e padar silicone envolta do vidro. O que vcs acham?

 

E quanto ao filtro, quanto espaço deixo reservado para ele?

 

 

Desculpem, mas sou totalmente leiga no assunto! rs

 

Ah Alonso,

 

3 metros x 0,50 x 0,40, não seriam 1400 litros?

 

Me corrija se eu estiver enganada, por favor!

 

biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

 

Abraço

 

 

Abraços,

 

Maira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Maira

Observado informações em outras paginas verifiquei que o seu lago terá 0,80 x 0,60 x 3,00 que resulta em 1440 litros.

Anteriormente tinha identificado o registro de 0,50 x 0,40 x 3,00 o que resultou em 600 litros, o que deve ter levado voce a questionar se o calculo estava realmente correto.

Realmente o calculo estava correto, mas as medidas estavam erradas.

Um lago com 1440 litros é bem melhor.

Alonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais