PROJECTO PRINCIPIANTE


glovy

Recommended Posts

Iniciei há um mês atrás a montagem de um aquario. Sou um principiante nestas andanças mas estou a ficar viciado neste hobby. Apesar de novato tenho consciência que tudo tem o seu equilibrio e que é preciso saber para fazer as coisas por isso tenho lido bastante (tanto quanto o meu tempo livre me permite). Eis o setup:

 

62x34x34 Blau (cercade 80 litros)

calha T5 3x24w (10 000 kelvins)

Filtro eheim 2213

Solo ADA amazonia

Substrato JBL (nao sei ao certo qual)

C02 pressurizado

 

 

Coloquei ha 2 dias duas corys panda que estão de boa saúde (são lindas e pequenas). Quanto à flora estou tão dedicado ao tapete de hemianthus cuba que não pensei ainda noutras plantas. Quero mesmo que o tapete resulte, por isso, preciso da vossa ajuda!!!

Sei que HC tem grandes exigencias ao nivel de luz e de c02. Acho que tenho tudo mas queria que me recomendassem bolhas por segundo horas de iluminação, fertilizantes (ainda não coloquei quimicos no aqua) para que daqui a uns meses tenha uma tapete persa verde fluorescente no fundo do meu aquario. Ensinei me a por fotos e eu ponho aqui umas do hardscape.

 

PS: quanto as corys nao ha crise pq elas sao demasiado pequenas para prejudicarem o crescimento da cuba. É na boa

 

Agradeço todos os comentarios e sugestoes, obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Estão muito boas as características, desde a escolha do filtro, iluminação e substrato... está tudo 5 estrelas.

 

A HC cuba não é assim tão exigente até porque é capaz de fazer pearling até mesmo sem adição de co2. A quantidade de co2 que tens de adicionar.. não faço por contagem de bolhas.. faço por relação do ph com kh. Nesta tabela consegues calcular a concentração de co2.

Para meteres fotos

A fertilização.. o melhor é mesmo comprares separadamente os micro e macronutrientes... se tiveres uma boa quantidade de peixes não deves precisar de adicionar nitratos nem fosfatos. Recomendava-te cloreto de potássio, magnésio, micros e ferro.

 

De resto... fico contente por estares a gostar deste hobby e espero que continues e evoluas muito... vai procurando coisas pelo fórum...descobre novas coisas... camarões...plantas..peixes... coisas boas.

 

outra coisa... ninguém é obrigado de forma alguma a te ajudar... todas as questões que fizeste podem ser facilmente respondias com uma procura no fórum. Uma coisa que vais aprender com aquariofilia é... ter paciência... podes aplicar esse conhecimento na vida... e na espera de respostas do pessoal do fórum. As pessoas gostam de ajudar mas não podes exigir que o façam... se exigires não dá

 

cumps fica bem

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem antes de mais queria que não me interpretassem mal. Quando disse que era indecente foi na brincadeira. Até porque nenhum de vocês tem a obrigaçao de responder a um chato como eu :D ...Achei muito interessante a tabela e queria agradecer desde já agradecer te pedrio. Tenho que comprar teste de kH que não tenho.

A minha água e que continua um bocado turva (tive um pequeno acidente a encher o aquario lol). De resto nada de mal acho e o filtro penso que tem capacidade suficiente para limpar a porcaria toda em pouco tempo. Não pus quimicos nenhuns, nada mesmo, o que pode explicar a minha agua nao estar ja cristalina. O que me aconselham?

 

So para terminar a minha ideia é por o tapete de cuba e umas plantas altas atras. Estava a pensar em rotala wallichi porque o vermelho ia contrastar bastante bem. Continuei sem perceber como coloco fotos (a vossa apreciação era importante para mim :D) apesar do teu link pedrio. Quanto a fauna estou a adorar as corys panda e depois logo se ve.

 

Muito obrigada a todos os que participam neste forum e que tanto ajudam quem começa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Não puseste químicos...muito bem..é sempre preferível deixar ao natural se possível... mas se tiraste a água da torneira e meteste logo no aquário... tens mesmo que meter anticloro, se não o cloro que vem na água vai matar todas as bactérias essenciais ao ciclo do azoto. Já sabes o que é o ciclo certo? se não souberes diz...ou procura logo. A turvez... pode ser que o filtro limpe...ou não.. o melhor é mesmo mudares a maioria da água com cuidado desta vez para não haver acidentes...em 15 minutos fazes isso com um balde...

 

Tens de ter cuidado com essa iluminação por causa de não te aparecerem algas. ou seja.. não abusar nos micros e no ferro nem nas horas de luz.. no inicio mete 8 horas. Começas por umas plantas se calhar um pouco exigentes para iniciar. A wallichii só fica vermelha em certas condições... ainda estou a tentar perceber exactamente quais... mas penso que esse substrato ajudará um pouco. convém meteres co2 para a wallichii.

 

quanto a meter as fotos... meti-te o link da procura.. e no 6º resultado da busca... aparece um post a explicar tudo tim tim por tim tim... se não descobriste é porque nem procuraste... não sei porque... habitua-te a faze-lo... faz maravilhas

 

qualquer coisa diz...

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Não puseste químicos...muito bem..é sempre preferível deixar ao natural se possível... mas se tiraste a água da torneira e meteste logo no aquário... tens mesmo que meter anticloro, se não o cloro que vem na água vai matar todas as bactérias essenciais ao ciclo do azoto. Já sabes o que é o ciclo certo? se não souberes diz...ou procura logo. A turvez... pode ser que o filtro limpe...ou não.. o melhor é mesmo mudares a maioria da água com cuidado desta vez para não haver acidentes...em 15 minutos fazes isso com um balde...

 

Tens de ter cuidado com essa iluminação por causa de não te aparecerem algas. ou seja.. não abusar nos micros e no ferro nem nas horas de luz.. no inicio mete 8 horas. Começas por umas plantas se calhar um pouco exigentes para iniciar. A wallichii só fica vermelha em certas condições... ainda estou a tentar perceber exactamente quais... mas penso que esse substrato ajudará um pouco. convém meteres co2 para a wallichii.

 

quanto a meter as fotos... meti-te o link da procura.. e no 6º resultado da busca... aparece um post a explicar tudo tim tim por tim tim... se não descobriste é porque nem procuraste... não sei porque... habitua-te a faze-lo... faz maravilhas

 

qualquer coisa diz...

 

cumps

 

Pois de facto não pus anti cloro. Que burrice. Meto agora? Hoje acho que vou fazer uma TPA 50%. As corys sobrevivem certo?

Estou consciente do que e o ciclo e como tenho o aquario ja ha um mes pensei que se ja tivesse ciclado, mas agora que me falas no anti cloro talvez nao esteja completo. Tou com medo que as panda morram.

 

Tou com 8 horas diarias. Quanto aos micros e ao ferro tenho que comprar. A cuba ja esta plantada e esta aparentemente muito saudavel sem ainda notar sinais claros de crescimento(esta plantada ha 3 dias pelo que acho que seja normal).

 

As fotos coloco as amanha... depois dizes me o que achas banana rock

 

PS: A wallichii é para mim uma incógnita. Tenho exemplo de um aquário que tem muito poucas condições e em que a wallichii cresceu imenso e está muito vermelha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

50% ao iniciar um aquário e sem condicionador não me parece que vá fazer lá muito bem ás corys.É preferível meteres a água em repouso em garrafões durante 36h enquanto não compras condicionador e depois podes fazer a TPA descansado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

50% ao iniciar um aquário e sem condicionador não me parece que vá fazer lá muito bem ás corys.É preferível meteres a água em repouso em garrafões durante 36h enquanto não compras condicionador e depois podes fazer a TPA descansado.

 

Thanks. Ja comprei anti cloro, fertilizante tropica N e P, lampada de 6500K (que a minha calha tinha três de 10 000, pu-la no meio das outras duas) uma pogostemon e rotalas sp.green. Mudei 25% da agua e pus a quantidade de anti cloro suficiente para retirar o cloro da agua nova. Ja limpei tambem as paredes do aqua com aquelas esponjas com iman. Espero que agua melhore e estas plantas comecem a crescer que nem umas desalmadas. A cuba ta a fazer pearling :mrgreen:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

falta-te o potássio... e o ferro... que embora já venha no fertilizante da tropica... vem em muito pouca quantidade.. apenas o suficiente para não haverem carências... mas diminuis a facilidade de as plantas ficarem vermelhas.

 

o magnésio... também é bom que arranjes mas a necessidade vai depender muito da quantidade que já vem com a água da torneira... com essa luz toda e com co2... elas vão pedir muitos nutrientes.. e se não tens todos rapidamente nessas condições de alto consumo vão mostrar carências.

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

falta-te o potássio... e o ferro... que embora já venha no fertilizante da tropica... vem em muito pouca quantidade.. apenas o suficiente para não haverem carências... mas diminuis a facilidade de as plantas ficarem vermelhas.

 

o magnésio... também é bom que arranjes mas a necessidade vai depender muito da quantidade que já vem com a água da torneira... com essa luz toda e com co2... elas vão pedir muitos nutrientes.. e se não tens todos rapidamente nessas condições de alto consumo vão mostrar carências.

 

cumps

 

Viva pedrioo

 

Por enquanto vou experimentar este fertilizante que apesar das lacunas acho que e um bom mix de nutrientes (escolhi o com N e P porque só tenho dois peixes que por enquanto sao minusculos, e ainda bem que assim é se não estavam me a esgravatar a cuba toda). Se necessario coloco os nutrientes em separado mas cheira me que isso exige uma sabedoria que eu sinceramente nao tenho (talvez um dia tenha). Visto que ele ta com estas condiçoes de alto consumo como tu dizes aconselhas me, eventualmente, a desligar uma das lampadas (tenho dois interruptores). Podia diminuir o apetitie das lampadas. O que achas? Actualmente estão 10 horas ligadas. Achas mal?

 

Relativamente ao vermelho deixa me que te diga que já vi aquários mais pobres que o meu em termos de condições e nutrientes a ficarem muitissimo vermelhos. As vezes, pelos exemplos maus e bons que conheço, começo a pensar se isto não será tudo uma questão de sorte. Existem, de facto, situações muito particulares.

 

Obrigada

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Não se sabe o que estará por debaixo do areão desses aquários... talvez uma coisa mais nutritiva do que se pensava.

 

Esse fertilizante é dito como bom. Ele já traz K também, mas muito pouco. Experimenta e se não notares carências.. menos mau. Se não podes sempre fazer isso que dizes de baixar a luz. Tenho ideia que o ideal será entre 8 e 10h... fica a teu critério agora..e das plantas também :lol:

 

Boa sorte

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Não se sabe o que estará por debaixo do areão desses aquários... talvez uma coisa mais nutritiva do que se pensava.

 

Esse fertilizante é dito como bom. Ele já traz K também, mas muito pouco. Experimenta e se não notares carências.. menos mau. Se não podes sempre fazer isso que dizes de baixar a luz. Tenho ideia que o ideal será entre 8 e 10h... fica a teu critério agora..e das plantas também :P

 

Boa sorte

 

cumps

 

N 1.34%, P 0.10%, K 1.03%, Mg 0,39%, S 0.91%, B 0.004%,

Cu 0.006%, Fe 0.07%, Mn 0.04%, Mo 0.002%, Zn 0.002%.

 

Esta e a composição do fertilizante. O que te parece? Não me parece mau em termos de K mas deixo os mais entendidos se pronunciarem. Vou lhe tirar o fundo branco que foi colado cuidadosamente mas formou umas bolhas estupidas depois de encher. Vou optar pela cartolina preta. Não faço ideia em relação aos peixes e não estou muito preocupado. Vao ser no meu aqua meramente decorativos. As plantas é que tem que ficar um abuso!! lol

 

Muito obrigada a todos.

 

Esqueco me sempre que no meu escritorio nao consigo aceder ao imageshack mas amanha coloco fotos sem falta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Isso vai depender essencialmente da quantidade de platnas que tens..e do seu consumo... mas 1% de K é bem pouquito... entao o ferro...:S

 

mas esse produto já está muito falado.. procura e vê os resultados que têm tido... mas tem atençao a ver se não deitam outras coisas...uso de substrato por exemplo.. pouca luz...

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Isso vai depender essencialmente da quantidade de platnas que tens..e do seu consumo... mas 1% de K é bem pouquito... entao o ferro...:S

 

mas esse produto já está muito falado.. procura e vê os resultados que têm tido... mas tem atençao a ver se não deitam outras coisas...uso de substrato por exemplo.. pouca luz...

 

cumps

 

Já tinha procurado tropica, tropica nutrition mas encontrei pouco. Encontrei muito mais sobre fertilizantes seachem do que tropica. Quanto ao uso de substrato não percebi :S eu tenho substrato JBL.

 

Quanto a flora digo te ja: 4 potes de cuba,2 rotala wallichi 1 pogostemon helferi e a outra variante de hemianthus que não é rasteira (não me lembro do nome) Todas as plantas têm 1 semana à excepção de um pote de cuba que plantei ontem lol Não te parece que por enquanto o solo tem os nutrientes suficientes para o crescimento? Já agora o pote de cuba que plantei ontem tem um verde diferente da outra cuba. É mais verde claro. A outra cuba escureceu um bocado. Isso pode ser sinal de carencia de algum nutriente em especifico?

 

Mais uma vez obrigada aqueles que me quiserem ajudar a ter um belo plantado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

isso de escurecer deve ser muito provavelmente algas...observa atentamente...também pode ser falta de qualquer coisa... O substrato da JBL penso que não tem macronutrientes...por isso eles têm que vir da água... e até as plantas começarem a se alimentar do substrato ainda vai demorar um pedaço...porque para lá chegarem as raizes têm que se desenvolver primeiro.

 

Mas aqui nesta secção... não estas a ter a atenção do ppl das plantas... pede a um moderador que te transfira para lá o post... ajuda muito mesmo teres mais opiniões

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

isso de escurecer deve ser muito provavelmente algas...observa atentamente...também pode ser falta de qualquer coisa... O substrato da JBL penso que não tem macronutrientes...por isso eles têm que vir da água... e até as plantas começarem a se alimentar do substrato ainda vai demorar um pedaço...porque para lá chegarem as raizes têm que se desenvolver primeiro.

 

Mas aqui nesta secção... não estas a ter a atenção do ppl das plantas... pede a um moderador que te transfira para lá o post... ajuda muito mesmo teres mais opiniões

 

cumps

 

Só para dizer que descobri o porquê da minha água amarelada no site da ADA:

 

AQUA SOIL -Amazonia Initial Stage Setup

Aqua Soil -Amazonia has been used as substrate material for growing aquatic plants. Aqua Soil - Amazonia is produced from natural black soil as a base material, and it is very effective for growing aquatic plants, but there is a case the aquarium water turns yellow at initial stage of aquarium setup, due to the property of humic acid, contained in the black soil. This is especially apparent right after the aquarium setup. Please maintain the aquarium layout with following points in mind.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Pois.. eu uso Africana...que supostamente não tem tanta matéria orgânica...deve ser por isso que não noto qualquer tingimento na água. Pode ser que isso desapareça... toma cuidado que li que a amazonica traz amónia...ou seja... precisas de ter boa filtragem... mete bastante areação para as bactérias terem muito oxigénio para ajudar a consumir.

 

Essa cor também pode ser do substrato da JBL...não?

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Pois.. eu uso Africana...que supostamente não tem tanta matéria orgânica...deve ser por isso que não noto qualquer tingimento na água. Pode ser que isso desapareça... toma cuidado que li que a amazonica traz amónia...ou seja... precisas de ter boa filtragem... mete bastante areação para as bactérias terem muito oxigénio para ajudar a consumir.

 

Essa cor também pode ser do substrato da JBL...não?

 

cumps

 

Não me parece que seja du substrato. Isso e filtrado muito rapido. O tingimento é claramente amarelo. Acho que é mesmo da amazonia. No site da ADA diz que o acido humico não traz problemas nenhuns. Estou a por 2ml por dia de tropica nutrition+ e um bocado de comida a mais. Pode ser que a coisa va ao sitio. Quero opinioes, comentarios e sugestoes. Abraços e cumprimentos a todos em especial ao pedrioo que tem sido uma belissima ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais