pH alto


Maçarico

Recommended Posts

Boas pessoal...

 

Tenho o meu áqua montado faz 2 semanas, quase 3, set up- 150x50x60 algumas pantas adquiridas no leilão do forum, dois troncos, areão negro e areia, 3 pedras vulcânicas e outro tipo de rochas mais pequenas. Tou com alguma dificuldade em baixar o pH, tenho agua do poço que sai com o pH a 7, e agora tenho-o a 7.8 / 8 mais ou menos. Queria baixa-lo para a casa dos 6,5 / 7 o que ainda é alguma coisa, o que me aconselham?

 

Estou a pensar em retirar as pedras mais pequenas que tenho, porque acho que são calcárias, mas isso não me deve resolver o problema, as vulcânicas julgo que não fazem subir o pH, ou fazem?

 

Pode ser do areão, mas agora substituir o areão quando as plantas estão a começar a desenvolver é complicado, não queria recorrer a químicos, pois tenho receio em utilizar, mas se o tiver que fazer, os produtos para baixar o pH das piscinas é possível utilizar no aqua? Não fará mal aos peixes? Que outros produtos posso utilizar?

 

Se retirar as rochas e colocar outro tronco, acham que é suficiente.

 

Há outra coisa, já tenho co2 caseiro a bombar hà quase 2 semanas, que também ajuda a baixar o pH, verdade? mas a verdade é que os niveis de pH não se alteraram desde o segundo dia, 7.8.

 

Para este tipo de pH 7.8 plantado, que peixes me aconselhariam?

Neons é impossivel, verdade? Gosto de ve-los em cardume, e como o áqua é grande queria ter alguns.

 

Bom, vou esperar pelas vossas respostas.

 

NF

 

Obrigado

Editado por Maçarico
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 57
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas pessoal...

 

Tenho o meu áqua montado faz 2 semanas, quase 3, set up- 150x50x60 algumas pantas adquiridas no leilão do forum, dois troncos, areão negro e areia, 3 pedras vulcânicas e outro tipo de rochas mais pequenas. Tou com alguma dificuldade em baixar o ph, tenho agua do poço que sai com o ph a 7, e agora tenho-o a 7.8 / 8 mais ou menos. Queria baixa-lo para a casa dos 6,5 / 7 o que ainda é alguma coisa, o que me aconselham?

 

Estou a pensar em retirar as pedras mais pequenas que tenho, porque acho que são calcárias, mas isso não me deve resolver o problema, as vulcânicas julgo que não fazem subir o ph, ou fazem?

 

As pedras calcarias sobem o ph....as vulcanicas não. Logo deverias tirar as calcarias.

Pode ser do areão, mas agora substituir o areão quando as plantas estão a começar a desenvolver é complicado, não queria recorrer a químicos, pois tenho receio em utilizar, mas se o tiver que fazer, os produtos para baixar o ph das piscinas é possível utilizar no aqua? Não fará mal aos peixes? Que outros produtos posso utilizar?

 

Os productos para baixar o ph nao devem ser muito utilizados e a maior parte deles so faz efeito durante uns dias,.

Se retirar as rochas e colocar outro tronco, acham que é suficiente.

 

Depende se o areao for calcario nao faz muito efeito..mas em principio o ph esta alto devido as rochas calcarias.

 

Há outra coisa, já tenho co2 caseiro a bombar hà quase 2 semanas, que também ajuda a baixar o ph, verdade? mas a verdade é que os niveis de ph não se alteraram desde o segundo dia, 7.8.

 

Sim, o co2 ajuda a baixar o ph.

 

Para este tipo de ph 7.8 plantado, que peixes me aconselhariam?

 

Nao to a ver assim nenhuns que nao te coman as plantas, mas tens peixes do lago Malawi, e do Tangawinka

Neons é impossivel, verdade? Gosto de ve-los em cardume, e como o áqua é grande queria ter alguns.

 

Neons vao morrer mal os puseres vao morrer pois nao vao aguentar com esse ph...Bom, vou esperar pelas vossas respostas.

 

NF

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É das pedras, tira-as as todas (excepto vulcanicas), seca-as, raspa um pouco a superficie e deita vinagre se borbulhar devolve á natureza são calcárias e vão fazer subir o ph.

 

PS. Não as deites no lixo senão obrigas os homens a carregar pedras. LOL

 

 

Cumps

Vitor Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

;) LOL

 

tenho um problema, tenho uma delas (pedra) agarrado a um tronco, ele flutua e não consigo prende-lo ao fundo, as outras vou tratar de as tirar de imediato.

 

E fica descansado que não as deito para o lixo.

 

Tanks

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei o tamanho do tronco mas já li aqui algumas ideias, por exemplo aparafusar uma tampa de um cd por baixo. A tampa fica por debaixo do areão e segura o tronco é só preciso ter cuidado com o parafuso para não corroer.

Vitor Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não dá para meteres algo a empurrar o tronco para baixo,tipo algo de plástico entre o tronco e a tampa?Mas se é grande ainda vai demorar um bom bocado a não flutuar.Sobre as pedras concordo com os restantes membros.Em breve irás ter o pH nos 6.5 sem problemas,esse tronco vai-te baixar o pH mas só se tirares as pedras calcárias,claro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O co2 nao te deve baixar mto o PH por ser um aqua grande e o co2 nao e suficiente(digo eu que nao percebo nada, ate posso estar dizer uma barbaridade, lol, so estou tentar ajudar).O meu que e de 60*30*40 o PH nao baixava dos7.5, ja tinha tentado de tudo turfa tinha um tronco e nada, porque o areao que tenho tem conchas trituradas, mas logo que coloquei o co2(caseiro) baixou, mas tenho que o ter quase a superficie(1 a 2cm) para ficar nos 7, senao baixa pelo menos para os 6.6 e talvez mais, mas como tenho guppys nao e nada aconselhavel para eles mantenho nos 7, sem problemas esta estavel a 2 semanas.

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já resolvi (coloquei uma tampa de uma lata de substrato preso ao tronco por baixo), tirei todas as pedras calcarias e agora é esperar para ver se realmente era das pedras, grande trabalheira, atá ás 4h da manhã, hehe, tive que tirar algumas plantas e voltar a plantar.

Só espero que resulte, logo à noite já vou fazer o teste para ver como está,(um dia é suficiente para medir o pH?)

De qualquer das formas obrigado pelas dicas.

 

NF

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mim o CO2 caseiro meteu-me o pH abaixo de 6 no aquário de 300L,o pH sai da torneira a 6.5.Sem as pedras e com CO2 e o tronco vai descer :music_singguitar:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, tou um bacado abatido, depois de tanto trabalho a retirar todas as pedras, e a mudar um pouco o layout do aqua, o pH continua alto, 7.8

Será que é cedo para os testes, mas mudei quase metade da agua porque já não tinha onde a guardar (400l) e mesmo assim o pH continua elevado.

Será que é do areão?

O substrato é composto por 10kg Sera Floradepot e 10kg de Tetra Plant e por cima o areão preto com uma parte de areia branca.

O areão foi comprado numa florista não sei o nome.

Não queria mudar todo novamente, estou a entrar em desespero.

Se não baixar nestes próximos dias vou ter que optar por quimicos e não queria.

Alguém me pode dar umas dicas do que fazer?

 

Obrigado

 

NF

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as vezes eu baixo o PH com aqua da fonte que tem um Ph muito baixoexperimenta,conheço varias pesoas a fazer o mesmo.

eu tenho a agua da torneira com PH 7,5 e da fonte com 3,em 60 ltr faço um TPA de 10 ltr e fico com Ph de 6,8-7,0. :medieval_mace:

CAI_logo.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois mas o meu de 400l não é fácil de todo, e não quer dizer que não volte a subir novamente, porque tenho a agua do poço que estou a utilizar para o aquario, em que o pH sái a 7 e ele sobe-me, mesmo com dois troncos.

Já não sei o que fazer

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois mas o meu de 400l não é fácil de todo, e não quer dizer que não volte a subir novamente, porque tenho a agua do poço que estou a utilizar para o aquario, em que o pH sái a 7 e ele sobe-me, mesmo com dois troncos.

Já não sei o que fazer

que tipo de areao e aquel branco???? :medieval_mace:

CAI_logo.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É areia, comprei numa loja especializada e disseram-me que não subiria o pH.

Achas que pode ser da areia?

 

 

Se a areia for como dos filtros da piscinas nao sobe, se for da praia ou algo assim ja sobe...

 

cmps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é de praia e disseram-me que não fazia subir.

desculpa mas eu acho que e da areia branca que tens,na loja podem dizer muita coisa

tira um pouco da areia e experimenta na outra agua para ver se sobe(agua da torneira,faz o teste depois colocar a areia depois dum tempo faz o teste outra vez)

 

 

PS:e so uma ideia

CAI_logo.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tiraste as pedras calcárias e o pH continua a subir tens algo calcário ai dentro.Faz o teste com o jastreb te disse,tiras água de onde costumas tirar,metes numa bacia e metes lá areão.Passado 4h ou no dia seguinte medes a ver se subiu.Se subiu é disse senão segues para outra coisa a ver o que te anda a subir o pH.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.