Ajuda a identificar


Luis saleiro

Recommended Posts

Tenho estes 2 bichos há cerca de 1 ano.

Quando os comprei tinham 1.5 cm e eram pretos com pintas brancas e pontas de barbatanas brancas.

Desde há uns meses para cá têm vindo a desenvolver barbilhos e de vez em quando mudam de cor para, ora pintas, ora quase preto. E até já vi mudar de textura (sim, parece que o tipo está maluco mas é verdade, já o vi ficar com uma espécie de armadura couraçada)

O maior é dominante e o mais pequeno, que até aqui não tinha barbilhos, começou agora a ter também e a mudar também de cor (para malhas como o maior), pelo que desconfio que são dois machos. O que me deixa um pouco aborrecido, porque até agora sempre tive esperanças de ter um casal.

Mas deixo as imagens possiveis para uma ajuda na identificação. Uma coisa é certa, não deve ser nenhuma raridade.

O mais pequeno:

gallery_4505_1331_91182.jpg

O maior: (na altura estava malhado)

gallery_4505_1331_509961.jpg

Que dizem? São juvenis ainda, não são?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ancistrus sp. (Nariz Farfalhudo)

Seria a minha opção,embora nas fotos da ficha ainda sejam juvenis.Os meus são iguais aos teus mas tenho 2 machos :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Yap tiveste azar... Calharam te 2 machos...

 

O melhor é chamares lhes Ancistrus sp., como disse o José, porque primeiro nunca se sabe bem o que se compra nas lojas e em segundo, por vezes também é aquilo que eles escrevem lá. Eu acho que são Ancistrus cf. cirrhosus que foram os primeiros Ancistrus a serem comercializados para aquários, mas como nunca se tem a certeza, Ancistrus sp. está correcto :wink:

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, agora tenho a certeza de que são dois machos, embora um esteja mais desenvolvido do que o outro...

É pena.

Obrigado pela ajuda, é esse peixe mesmo. Então a pesquisa pelo nome de Ancistrus cf. cirrhosus (parece o nome de uma doença alcoolica) deu-me imagens iguaizinhas aos meus.

Obrigado a todos.

 

Não há ideia nenhuma de onde posso arranjar uma fêmea para trocar por um macho ou mesmo para comprar? Ninguém?

Ninguém tem por aqui nada nestes moldes?

Era giro ter um casal...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo sei o mais difícil é arranjar machos... lol por tanto dentro do azar tiveste sorte... Pode ser que alguém com mais do que 1 fêmea queira trocar!

 

A formação tardia dos barbilhos num dos machos deve ter a haver com a dominância do outro macho, pela idade ou apenas formação tardia como acontece na puberdade nos humanos :wink:

 

Boa sorte!

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também sofro do mesmo mal.Tenho 2 machos,mas creio que a sogra têm uma fêmea lá em casa e parece-me que a vou raptar :mrgreen:

Tenta ai o José que ele tem ancistrus para venda ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema é a distância, eu estou perto de Setubal :mrgreen:

 

Os teus machos são adultos? E não se perseguem? O meu maior persegue bastante o mais pequeno. Dá-lhe com cada corrida... E o aqua onde estão tem 1 metro de comprimento bastante plantado.

Deve ser normal mas não gosto de ver estes comportamentos no aqua. Para mim a aquariofilia é para ser relaxante e não motivo de stress.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema é a distância, eu estou perto de Setubal :medieval_mace:

 

Os teus machos são adultos? E não se perseguem? O meu maior persegue bastante o mais pequeno. Dá-lhe com cada corrida... E o aqua onde estão tem 1 metro de comprimento bastante plantado.

Deve ser normal mas não gosto de ver estes comportamentos no aqua. Para mim a aquariofilia é para ser relaxante e não motivo de stress.

 

Boas Luís

 

o Joaquim têm lá da minha criação cabecadura não sei se já se conseguem distinguir ! no entanto em próximo encontro da APK eu vejo se consigo te enviar alguma coisa ...ok ?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Desculpa José, mas qual o Joaquim que te referes?

 

ola luis como tinha dito na procura que os meus tinham metido ovos

ja meteram e ja nasceram os bebes ah 2 semanas

tenho 10 numa maternidade feita por mim os outros nao os consegui apanhar

vamos a ver se eles se safam

 

quando quiseres ca vir ver os bebes estas a vontade e so conbinarmos

 

fica bem

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola luis como tinha dito na procura que os meus tinham metido ovos

ja meteram e ja nasceram os bebes ah 2 semanas

tenho 10 numa maternidade feita por mim os outros nao os consegui apanhar

vamos a ver se eles se safam

 

quando quiseres ca vir ver os bebes estas a vontade e so conbinarmos

 

fica bem

 

 

Ah granda António, muitos parabéns pelas tuas crias.

Obrigado pelo convite, assim que conseguir dou-te um toque para ver ao vivo.

Entretanto não há fotos dos nascimentos para o pessoal ver?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais