Problema com plantado


lyn

Recommended Posts

Óla a todos, apesar deste ser o meu 1º tópico e de estar a dar os meus primeiros passos neste fantastico mundo..já li e pesquisei bastante e agradeço a esta grande comunidade pelo que aprendi e principalmente pela motivação que me dá ver os voçes grandes aquas :)

 

O problema é o seguinte, tenho dois aquarios. um que já velhinho que me deram por onde começei este bixinho, e outro que adquiri recentemente numa promoção de supermercado(45€ com td :unsure:). tirando a iluminação que era muito fraquita e tive que improvisar com lamapdas economicas ca de casa, deixo vos aqui o setup.

 

1º aquario

Setup:

Aquario Aquapor 52x26x29 (comp. larg. alt.) 40Lts ùteis + -

Calha que vinha com 2x lampadas (15 e 11 w economicas), uma delas inseridas por mim( não sei a marca )

Filtro interno Aquapor - 300L/h

Termostato da Scuba 100W

 

Difusor de Co2 caseiro

 

Substracto:

Areia

Akadama

Layout:

Tronco de videira (tratado em casa)

Pedras da praia

 

Flora:

Eleocharis Acicularis

alternanthera rosaefolia

echinodorus decumbens

hemianthus callitrichoides

Fauna:

4 Guppys

3 Plattys

1 Corydora

 

PH - 6.5 ,n sei os outros valores, inda nao comprei os testes

temp. 28º (tive que aumentar para 32º nestes ultimos dias devido a uma doença que os peixes apanharam, das pintas brancas, mas agora quase nao se nota)

 

 

 

O meu problema esta nas plantas, fiz a montagem a cerca de duas semanas e noto que elas estao a morrer, tenho a luz ligada cerca de 10h por dia e tambem adicionei um fertilizante liquido a uns dias

 

inicio da montagem

gallery_32734_1329_358956.jpg

 

primeiros dias

gallery_32734_1329_670905.jpg

gallery_32734_1329_383057.jpg

gallery_32734_1329_8276.jpg

 

Agora

 

gallery_32734_1329_615347.jpg

gallery_32734_1329_601126.jpg

gallery_32734_1329_269986.jpg

gallery_32734_1329_646369.jpg

gallery_32734_1329_517580.jpg

 

 

Aquario 2

 

Setup:

Aquario 40x20x20 (comp. larg. alt.) 15Lts ùteis + -

Calha com 1x lampadas (15 w)

Filtro interno - 200L/h

Termostato da aquapor 50W

 

Difusor de Co2 caseiro

 

Substracto:

Areia

Akadama

Layout:

 

Pedras

 

Flora:

 

Eleocharis Acicularis

alternanthera rosaefolia

(nao me lembro do nome da outra)

 

Fauna:

 

1 Betta

1 Peixe vermelho

 

PH - 6.5

temp. 25º

 

O outro aquário

 

gallery_32734_1329_178388.jpg

gallery_32734_1329_574445.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na primeira foto do lado esquerdo até ma pareceu ver um peixe de água fria.

Mas então tu metes CO2 e tens ligado um bomba de ar?Não faz qualquer sentido isso,se metes CO2 e depois O2 com a bomba um anula o outro :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, eu sou novo nisto, mas pelo que li na secção das plantas aqui no forúm isso é falta de nutrientes nas plantas. Dá uma vista de olhos nessa secção das plantas no forúm que têm lá umas imagens muito boas que te ajudam a identificar o problema das tuas plantas.

1-Nano c\ 1 betta, 2 cory, 4 tetra neons e 6 guppies

2- Aqua 60L a caminho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, obrigado pelas vossas respostas, tambem penso que tenha a ver com a luz. O substrato e so akadama e areia, ja adicionei um fertelizante liquido, a bomba de ar so a ligo a noite e o peixe vermelho metiu la qd montei o aqua so.

 

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na primeira foto do lado esquerdo até ma pareceu ver um peixe de água fria.

Mas então tu metes CO2 e tens ligado um bomba de ar?Não faz qualquer sentido isso,se metes CO2 e depois O2 com a bomba um anula o outro :music_singguitar:

 

8)

O CO2 não desaparece se lá meter O2...

O2 e CO2 não são sequer idênticos...

Um é um gás e o outro é outro (esta última frase não faz sentido né? :music_singguitar:)

Desculpe discordar do que diz, mas se não estou em erro acabou de dizer uma "babuzeira" :o

Cumps, Daniel

O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa sua "pergunta retórica" é algo confusa...

Explicar o quê? O CO2 é utilizada pela flora, e o O2 é utilizado por ambos, flora e fauna...

Quando escrevi aquele comentário, pesquisei antes de o dizer, há procura de algo que justificasse o que você disse... Não encontrei...

Consegue justificar a afirmação que fez? Porque não vejo como um gás pode anular outro... Estão lá os dois... Se se anulassem, um deles não estaria lá... O ar que respiramos tem O2 e CO2, certo? Então é porque não se anulam... Tal como existe o hidrogénio e o hélio, cada um com a sua função, também existe o O2 e o CO2.

O que eu disse até pode estar errado, mas no entanto fiquei intrigado com isto... ;)

Cumps, Daniel

 

P.S.- Posso tratá-lhe por "tu"? :mrgreen:

Editado por canhake

O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exijo até que me trates por tu :shock: isso do você faz-me confusão á cabeça :?

Mas dizes que as plantas consomem o O2 ?Ou consomem o CO2 e transformam em O2 ?Assim como a fauna consome o CO2 ?Se tal fosse morriam asfixiados,quantos casos não existe de excesso de CO2 no aquário em que os peixes vêem á superficie para poderem respirar?Se fosse como falas eles andariam super contentes com o CO2,ou então com uma boa "moca".Creio que estejas a fazer alguma confusão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mim parece-me que te falta muita coisa...

 

Luz, deves ter 0.7w por litro se quiseres um plantado.

 

CO2 entre 15 e 30ppm. Medes usando uma tabela de KH/PH que nao é muito certa mas serve para começar.

 

Deves manter os nitratos pelo menos nos 10ppm os fosfatos pelo menos a 1ppm e o potassio nos 20. Como nao consegues medir o potassio adicionas sempre a mesma quantidade que fosfatos que deve resolver.

 

Deves adicionar micros ou fazer TPAs semanais.

 

Se conseguires manter estes parametros vais ter uma selva em pouco tempo.

 

Nao precisas de meter ar... Totalmente desnecessário em plantados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção... O CO2 é consumido apenas pela flora, mas o O2 em consumido por ambas flora e fauna... As plantas precisam de O2 para respirar... Pouco mas precisam... Já deves saber que de noite elas consomem O2, mas de dia também... Só que a quantidade de O2 que produzem é superiro a que consomem... Daí não ser preciso ter bomba de ar num plantado...

Cumps, Daniel

O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.