Água da rede, do Lidl ou da fonte


Recommended Posts

Boas,

 

Sempre tive problemas com a água do meu aqua, e entretanto arranjei um truque:

 

A minha água da rede tem: ph 7,7; GH 40 mg/l; KH 30 mg/l, este ph era um problema para os discus logo misturar com água do Lidl.

Água do Lidl tem: ph 6; Gh 0; KH 0.

Com TPA misturadas funciona mas o KH sempre nos 30, solução Buffer para KH e cheguei aos 50, mesmo assim baixo.

 

Agora descobri uma fonte perto de casa que tem: ph 7,2; GH 120; KH 90.

O meu problema é que me disseram que a água era imprópria para consumo ( a mesma pessoa que mo disse diz bebe da quela água quase todos os dias), no entanto não existe nenhum aviso, uma placa a dizer que a água não é potável. Presumo que uma vez que não é tratada logo não é boa e dá prejuizo a câmara, mas não sei.

 

Testei também o NO2 e o NH3 e deu tudo 0. Precisava de saber se devo fazer algum teste especifo á agua da fonte, é que pretendo manter discus e não os quero perder, e a água da fonte tem um KH que me parece ser atractivo, permitia-me baixar o ph e depois mantê-lo nos 6,5 a 7, o que acham?

 

O meu aqua tem 260 l e as condições neste momento são estas: ph 7,2; no2 0; Nh3 0; GH 60; KH 40

 

Cumps

Vitor Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso ainda não experimentei turfa, mas como a tendecia da água é baixar o KH (tem sido sempre assim), será que a turfa me baixa o ph para o que o quero (6,5) e o KH também baixa e depois com um qualquer tpa acabo por matar tudo.

 

O que quero é aumentar o KH sem aumentar o PH (os quimicos aumentam os dois).

 

Por exemplo se tiver um KH alto (90 mg/l), e um PH 6,5, posso fazer um tpa de 30% com ph 7 ou 7,5 e não tenho problemas mas se o kh for baixo (quase que o tive a 10). A alteração de ph no aqua nesta ordem pode matar a fauna.

 

A turfa faz isso ? diminui o ph e aumenta o kh ?

 

Cumps

Vitor Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Aquilo que pretendes é o "Santo Graal" dos amantes de Discus, e parece-me

que a relação directa entre o Ph e o Kh invalida esses objectivo.

Nestas variáveis tens ainda que incluir a relação com o C02.

Editado por nunonovo

________________________________________________________

 

Nuno Novo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

William aida não coloquei turfa mas fiz o DIY do CO2 e tenho o PH a 6,8, parece estar a funcionar, senão vou para a turfa.

 

Entretanto continuo com a mesma duvida que no fundo é objecto deste tópico, excepto que acima disse que não existia placa de aviso mas de facto existe.

Vivo na Ramada junto a Odivelas, e descobri uma fonte que tem o aviso de água imprópria para consumo, fui lá buscar alguma e testei, os valores são os seguintes:

 

Teste Master Kit da Nutrafin

PH - 7

NO2 - 0 mg/l

NH3 - 0 mg/l

GH - 140 mg/l

KH - 80 mg/l

 

No3 - 20 mg/l feito com teste de fitas, não confio muito, mas os valores acima estavam identicos logo este também deve estar bem.

Parecem-me bons valores para o meu aqua (Discus).

O meu problema é se será necessário fazer mais algum teste para poder usar a água no aqua?

Será que a água se estivesse "inquinada" ou algo género isso não aparecia neste testes?

 

Cumps

Vitor Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, olha vou contar-te a minha experiencia com uma tpa feita com água duma fonte/mina...

O ph era excelente 6.0 a dureza também, não me lembro dos valores. E havia pessoas a consumirem a água á anos. Fiz também os testes do No2 e 3 e tudo bem. Pensei que estava tudo bem e fiz a tpa, 40%... Tinha platys, guppys, amano shrimps, neons e corys... Assim que acabei de por a água da mina comecei a ver os camarões a tentarem sair do aqua, passado uma hora só sobravam um neon e uma platy, foi o tempo que demorei a perceber que a água não era boa para o aqua e a fazer uma outra tpa com água da rede. Não arrisques. Agora tenho co2 diy, utilizo água da rede, sempre; e o ph anda sempre nos 6.8.

Se queres baixar mais o ph, utiliza turfa no filtro...

Espero ter ajudado. Ás vezes queremos poupar uns euros na água das tpas, mas depois quem paga são os peixes.

Fica bem...

Editado por William
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.