pec04004 Publicado Março 16, 2009 Publicado Março 16, 2009 Bom dia a todos. depois de alguns problemas com alguns peixes que tenho adquirido resolvi montar um pequeno aquário para fazer quarentena e servir de aquário hospital. as dimensões do mesmo são de 60x30x40. com filtro externo do eihne (penso que é assim) mas não sei qual é o caudal do mesmo, embora seja suficiente para aquela aquário. a minha dúvida é a seguinte: o filtro era usado, assim como a matéria filtrante. neste momento tenho no filtro biobolas e ceramica e lá. coloquei água que retirei do aquário que montei à cerca de 3 meses e meio, pois já passou pelo ciclo de azoto, e porque precisei retirar uns peixes que tinha lá para os devolver/trocar numa loja, e como os peixitos já estavam ambientados à aquela água achei por bem utilizar a mesma. A questão que se coloca é, se uma vez que as matéria filtrante que serve para alojar as bactérias ter sido fervida, o cilco de azoto volta ao inicio??? outra dúvida que tenho é se deva ter matéria filtrante para o alojamento das bactérias neste aquário? Desde já obrigado. Desculpem se não estou no forúm certo. e caso se verifique p.f. movam-no para o local correcto. cump. Jorge Citar Jorge O meu aqua aqui!!!
Black Dragon Publicado: Março 16, 2009 Publicado: Março 16, 2009 Sim, volta ao principio. A partir do momento em que lavas as esponjas e outras meterias, com água que não as do aquario tás a remover as bacterias que la estavam, e a ferver nem 20% de bactérias ficam la, pois elas não aguentam altas temperaturas penso eu. De qualquer das formas, existem processos para acelerar o ciclo do azoto. Podes por exemplo usar substracto usado na montagem, podes por exemplo colocar as esponjas do filtro no aquario com agua ciclada, tipo 1 min, e retirar. Tanta coisa que pode ajudar a acelerar. Citar
Recommended Posts