Hypsophrys nicaraguensis


Recommended Posts

Hypsophrys nicaraguensis

(Günther, 1864)

 

 

3322541008_72f5f8b826.jpg

Macho

 

 

 

Distribuição:

América Central – Rio San Juan; Lago Nicarágua; Costa Rica

 

Nome da espécie/População:

Hypsophrys nicaraguensis

 

Parâmetros químicos da água:

Temperatura – 24º a 31ºC

Ph - 7.0 a 8.0

dH – 10-20

 

Alimentação:

Espécie omnívora que aceita facilmente qualquer tipo de comida em aquário. Contudo, aconselha-se a administração de comida vida (pequenos caracóis, por exemplo) ou mesmo comida congelada.

 

Dimorfismo Sexual:

Ao contrário do que estamos habituados, as fêmeas desta espécie são bastante coloridas e concorrem facilmente com a beleza dos machos, contudo, existem diferenças significativas que os distinguem facilmente. Os machos, para além de maior porte, possuem uma barbatana dorsal e anal bem desenvolvidas e pontiagudas com um padrão reticulado bastante marcado por pontos negros. A lista negra que atravessa o corpo desde o opérculo até à zona do pedúnculo caudal é uma constante em ambos os sexos, no entanto apresenta-se mais demarcada na fêmea.

 

 

 

3322556924_80847faf6b.jpg

Fêmea

 

 

Tamanho Médio:

O seu tamanho em adulto ronda os 20cm para os machos e 16cm para as fêmeas.

 

Comportamento:

Espécie bastante calma e pacífica que pode ser mantida com outros ciclídeos de temperamento idêntico. São caracterizados por apresentarem uma relativa timidez, mas com o tempo acabam por revelar-se exemplares muito sociáveis.

 

Reprodução:

Espécie ovípara, a fêmea deposita os seus ovos (podem chegar aos 300) num buraco escavado no substrato ou, em alternativa, directamente em grutas ou cavernas que se proporcionem no aquário. De referir que os ovos desta espécie não são aderentes, ou seja, não se fixam em qualquer superfície, tornando um pouco mais débil a defesa dos mesmos. De qualquer forma, os progenitores são defensores acérrimos da sua prole. Os ovos eclodem cerca de 3 dias depois da postura e as crias começam a nadar livremente por volta do 5º dia após a eclosão.

 

Tamanho mínimo do aquário:

Embora sejam exemplares pacíficos é aconselhável um aquário grande, com cerca de 300 litros. Em aquários muito pequenos, os nicaraguensis não exibem as suas maravilhosas cores e tornam-se muito inibidos.

 

Observações:

Os Hypsophrys nicaraguensis são ciclídeos fantásticos e com uma sociabilidade incrível. Infelizmente, os níveis de poluição do Rio San Juan, com extensão ao Lago Nicarágua, apresentam-se actualmente muito elevados e por essa razão urge a necessidade de preservação desta espécie (embora ainda não esteja incluída na lista vermelha da IUCN). A sua manutenção em cativeiro poderá tornar-se numa mais-valia no âmbito da sua protecção.

 

Autor:

Marco D’Oliveira Monteiro

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visitante
This topic is now closed to further replies.