O que acham deste Artigo?


Recommended Posts

Oi Marco,

 

Aproveitando a deixa ....

Explica lá como manter um mini reef sem escumador.

Ainda que comprendo existir nitidamente duas vertentes, pro e contra escumador, só quero ter uma ideia mais geral.

Preciso que descrevas promenorizadamente, isto é, quando falas de... por exemplo refugio ( o que é???).

 

Obrigado.

 

João Assunção

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens toda a razão, Marco... Peço desculpa :(

 

Aqui está ele: http://www.nano-reef.com/articles/?article=1

 

Complementado também por estes 2:

http://www.nano-reef.com/articles/?article=6

http://www.nano-reef.com/articles/?article=7

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

Bem o que deves fazer para suprimir o uso de escumador é arranjares maneiras de exportar os nutrientes de outras maneiras...

Essas outras maneiras são geralmente TPA´s, refugios de macroalgas e mangrooves e até alguns corais e tridacnas...

 

As TPA´s são trocas de águas parciais regulares e que devem ser feita com uma certa peridiocidade (5% 10% ou até 20% semana, mês) conforme as necessidades do aquario. Eu mesmo a utilizar escumador, faço sempre trocas de 10% semanais porque acho que devo tentar dar as melhores condições para os animais....

 

Os refugios são pequenas areas que podem estar por cima ou por baixo, na sump, ou até em um sexto vidro do aquario. Servem para se "cultivar" macroalgas (caulerpas, halimeda e outras) de maneira a que com o seu crescimento extraiam da água os nutrientes em excesso e que se tornam prejudiciais como fosfatos, silicatos, ferro, nitrato e outros....

Assim retira-se da água muitos nutrientes que serviriam para as microalgas.... no fundo usa-se macro algas para combater microalgas !

Mangrooves, são as plantas encontradas nos mangais e retiram também da água muitos nutrientes que já te falei....

 

Outras das maneiras, é usar e abusar de alguns corais e tridacnas que também retiram alguns nutrientes da água como por exemplo as Xenias e outros corais que gostam de águas mais ricas em nutrientes... muitos aquarios de colegas estrangeiros usam xenias nos refugios com bons resultados.... as trisdacnas está confirmado que parte da sua alimentação é constituida de derivados do nitrato e á quem diga que a falta de nitrato no aquario pode ser prejudicial para algumas especies de tridacnas...

 

espero ter ajudado, mas no fundo o que se quer é um equilibrio entre o que entra no aquario (em nutrientes) e o que se exporta para fora dele. Se ouver algum desequilibrio haverá problemas....

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Estou a perceber a ideia, mas ainda me resta uma duvida sobre o refugio.

 

Deve-se utilizar substracto(area de coral ou aragomite) no refugio?

Como se faz a dita "cultura" das macroalgas?

Quais as necessidades desta macroalgas? Luz?

Devemos utilizar mais animais nestes refugios?

 

Desculpa tanta questão, mas o dito refugio não ficou claro.

Obrigado.

 

João Assunção

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

1 - Podes usar qualquer um dos dois mas uma camada alta (10 cm) para desnitrificar também...

2 - È só deixa-las crescer e poda-las de vez em quando. Não se pode deixar que morram senão libertarão para a água os nutrientes de novo...

3 - Com luz flurescente já se consegue um bom resultado....

4 - Como te disse podes usar outros corais.... de resto a propria natureza se engarrega do resto... irá em pouco tempo surgir muita vida devido a falta de predação (peixes)...

 

não precisas pedir desculpas... o forum é para isso !! :D :D

... mais alguma coisa é só perguntares...

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais