Recommended Posts

O que acham da utilização de sal natural nos nossos aquas?

Encontrei à poucos dias à venda numa grande superficie este tipo de sal, recolhido numa salina portuguesa (não me recordo qual) e sem qualquer tipo de tratamento (so they say), a composição quimica indicada na embalagem era:

magnesio-370mg; calcio-210mg; potássio-170mg; ferro-0.51mg.

O preço: 50 centimos/kg banana rock

Não será uma boa maneira de abastecer os nossos aquas de forma BASTANTE económica sem correr os "riscos" da água natural, ou será que existe algum senão?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola!

 

vou citar deste artigo, que NMO faz parte de um conjunto de belissimas leituras - http://www.cichlid-forum.com/articles/aqua...arium_salts.php

 

Table Salt is nothing more than Sodium Chloride (NaCl). It comes in iodized and non-iodized forms. Aquarium Salt is very similar to table salt inasmuch as it is made of Sodium Chloride (NaCl) as well; however, it lacks anti-caking ingredients and iodine. Epsom Salt is Magnesium Sulfate (MgSO4). Marine Salt, on the other hand, is no simple recipe. Below is a listing of its constituents:

 

e não copiei a tal formula do sal marinho, porque tem mais de 50 linhas :wink:

 

Abraço

 

Nuno Lima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que acham da utilização de sal natural nos nossos aquas?

Encontrei à poucos dias à venda numa grande superficie este tipo de sal, recolhido numa salina portuguesa (não me recordo qual) e sem qualquer tipo de tratamento (so they say), a composição quimica indicada na embalagem era:

magnesio-370mg; calcio-210mg; potássio-170mg; ferro-0.51mg.

O preço: 50 centimos/kg  :wink:  

Não será uma boa maneira de abastecer os nossos aquas de forma BASTANTE económica sem correr os "riscos" da água natural, ou será que existe algum senão?

 

por acaso ja ha uns tempos tive essa duvida....pois nas salinas de rio maior comprei 50 kilos de sal a 3.5€

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não será uma boa maneira de abastecer os nossos aquas de forma BASTANTE económica sem correr os "riscos" da água natural, ou será que existe algum senão?
Se depois inserisses no aquário todos os outros elementos que a água natural e o sal sintético para aquário têm, se calhar até daria, mas duvido muito que fosse mais económico que água natural ou mesmo sal sintético para aquário.

 

O sal para aquário, não serve unicamente para "salgar" a água, se fosse só para isso então esse sal puro deveria dar. O sal que se compra para os aquários serve para preparar água o mais próximo possível com o mar (mal ou bem é esse o principal objectivo), adicionando-lhe umas dezenas de outros elementos que existem na composição da água do mar.

 

Repara no link que o nplima deixou, embora referente a água doce, para veres a infindável lista de elementos que podes encontrar na água. Se juntares apenas o sal puro a água pura, tens apenas o cloreto de sódio.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo, percebo esse argumento perfeitamente, mas o sal obtido nas salinas é sal puro (NaCl)? Como ele é obtido por evaporação, será que esses outros constituintes não permanecem, ou pelo menos alguns deles? É que não tou a ver a evaporar tudo menos NaCl, mas na sou quimico nem nada que se pareça e disto percebo muito pouco...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo, percebo esse argumento perfeitamente, mas o sal obtido nas salinas é sal puro (NaCl)? Como ele é obtido por evaporação, será que esses outros constituintes não permanecem, ou pelo menos alguns deles? É que não tou a ver a evaporar tudo menos NaCl, mas na sou quimico nem nada que se pareça e disto percebo muito pouco...

Eu também não sou químico nem percebo nada de quimica, mas a tua resposta está na tua própria pergunta:

 

Se dizes que é NaCl, como queres que todos os outros elementos estejam no NaCl?

Se é NaCl, é NaCl sem mais nada. :roll:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mau... :oops:

Ou é NaCl puro, ou não é! Se tem esses compostos, não é NaCl puro!

 

Até parece o anúncio da Frize :?

 

...mas é verdade. Mesmo que seja NaCl com esses compostos, faltam todos os outros.

 

Respondendo directamente à tua pergunta, juntando esse sal a água pura, não ficas com água própria ou sificiente para usar num reef.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, eu tambem gostava de experimentar mas não tenho equipamento disponivel para isso e não quero arriscar a colocar no meu, agora que isto parece estar a estabilizar e já com uns quantos seres lá dentro...

No entanto, tenho um amigo de Évora que encheu agora um aqua e, como por lá não existe material de salgada à venda, o homem decidiu experimentar o sal de salinas. Por enquanto só têm macroalgas e os testes são normais... Vou acompanhar aquela evolução com muuuuita atenção, se houver novidades aviso.

Daniel, vai avisando o que te acontece por ai...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No entanto, tenho um amigo de Évora que encheu agora um aqua e, como por lá não existe material de salgada à venda
???????

 

 

Existe sim.... home (como diria um bom alentejano), coloque o seu amigo em contacto comigo. Sou da zona de santarem mas trabalho e vivo ai durante a semana :oops:

 

cumps

salgados salgados :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi ...

 

por causa das duvidas e por curiosidade estou a testar o sal num cubo de 20 litros com caulerpa e camarões. Até agora está tudo vivinho, no entanto saliento que adicionei um pouco de essential elements da kent marine.

Daniel, então estas a testar o sal e acrescentas elementos traço? Assim acabas por não conseguir testar nada porque estás a complementar o sal... help

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, tambem concordo com o Marco... No entanto, por outro lado, se funcionar já temos uma solução mais barata do que o sal para aquario, mesmo tendo de acrescentar esse produto, deve continuar a compensar largamente...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi ...

 

por causa das duvidas e por curiosidade estou a testar o sal num cubo de 20 litros com caulerpa e camarões. Até agora está tudo vivinho, no entanto saliento que adicionei um pouco de essential elements da kent marine.

Daniel, então estas a testar o sal e acrescentas elementos traço? Assim acabas por não conseguir testar nada porque estás a complementar o sal... cheers

 

Marco coloco elements traço porque nao acredito que o sal sozinho consigo simular a agua do mar....uma tampa de elementos traço ainda dá para uma data de litros e custa e a embalagem nem e cara:P

Mesmo colocando elementos traço tenho verificado que a agua coralina que existia nas laterias do aqua desapareceu. E um discossoma que por la havia anda encolhido, hoje fiz uma muda com agua feita com sal instant ocean a ver se a coisa melhora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais