Co2 Aquaristic


Recommended Posts

Adquiri um sistema Co2 da aquaristic.

 

Tem uma válvula selenoide e 2kg.

 

O problema é o seguinte. Eu pus a funcionar tudo direitinho como indicado no manual, esteve sempre a funcionar direito. Hoje, reparei que debaixo da válvula anti-retorno, tinha um poçita de água, (bem pequena, nada de estar estragada e ter vindo água do aqua) e reparei que a tubagem que vem da botija para a válvula, fazia um som de berbulhar. Foi verificar e estava cedido. Isto na válvula da aquaristic, porque eu pus outra que já possuía, sempre tive 2 ao mesmo tempo.

 

A conclusão que cheguei foi,

 

Depois da selenoide fechar, cria-se uma enorme pressão na tubagem. Nessa pressão, há uma leakage na ligação da tubagem da botija para a válvula. Agora que já começou a debitar, já não faz tanto barulho, visto que a pressão diminuiu na tubagem, visto que há difussão, é lógico que faça menos barulho.

 

Já desapertei aquela rodela (do género das tubagens da Eheim) e voltei a cortar o tubo e a enfiar e apertei de novo.

 

O que fazer agora?

 

Retiro a válvula?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Substitui a valvula antiretorno e corta 1cm de tubo de cada lado a fim de garantires que não há fugas devido ao tubo alargar na ligação.

 

Podes também após tudo ligado arranjares uma tijela com agua e detergente da loiça e pincelar todas as ligações a fim de garantires que não há fugas.

Editado por miltonleopoldo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu fiz aquilo que o Milton me aconselhou.

 

Efectivamente o problema é que quando a válvula selenoide interrompe, durante o periodo de noite, a pressão que é criada é enorme e então quando se volta a ligar, apesar de a botija estar a debitar, se eu aumentar a pressão para 1 (tenho em 0.5) ela começa logo a debitar e depois posso baixar para 0.5 e ele continua feliz da vida. Contudo, não deveria ser assim, não deveria ter que colocar esta pressão extra todos os dias nem devia estar constantemente a mexer nas pressões e regulações.

 

Vou retirar este difussor e vou colocar um de vidro que já tinha anteriormente.

 

Alguém tem algum conselho?

 

Eu tenho 2 válvulas anti-retorno, uma funciona bem (só fica é cheia de água), a outra (que veio com o kit) tem uma fugazita nas ligações. Por mais que aperte, está sempre com uma fuga.

 

Será dessa fuga, que está a fazer com que a água faça retorno, e depois seja difícil voltar a debitar quando a selenoid liga?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A que veio com kit.. supostamente é toda de plastico preto... e que tal nas roscas da valvula anti retorno meter teflon....

 

Em relação ao difusor, bem... isso é simplesmente falta de afinação... supostamente o kit é suposto trabalhar a 0.8B e depois regulas a saida com a valvula de agulha.. ao mexeres na valvula de agulha tb vai alterar a pressão.. pode acomular como pode perder....

 

Resumindo tens de conseguir que fique estável.. ou seja entre 0.5 a 0.8 no redutor de saida e a regulação da valvula de agulha até que tenhas a quantidade de CO2 que necessitas.

 

Quando as solenoides ligam e destrancam.. é normal nos primeiros segundos largar mais ou menos CO2 dependendo da afinação que tenha.. mas passado alguns segundos volta ao normal!

 

Cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho a válvula de agulha toda aberta (até chegar aquele ponto onde se rodar mais do que aquele ponto, começo a ter Co2 a sair por aí.

 

Então aquilo que tenho de fazer é, manter a pressão nos 0.8b (é que no kit disse para começar nos 0.5b)?

 

E faço-o utilizando a válvula de agulha e não na de redutor de saída? É que eu tenho feito ao contrário. Nunca mexo na agulha e ando sempre a ajustar a de redutor de saída. É o inverso, estabilizar a de redutor e depois com a de agulha, acertar de vez?

 

Bem, amanhã vejo como é que ele reage às modificações que fiz hoje à tarde, antes de ler a vossa ajuda. Mudei as tubagens para umas mais maleáveis, mas ainda não pus a fita isoladora.

 

Amanhã porei.

 

Eu já compreendi o problema da água. Visto que havia e ainda há uma fuga na anti-retorno da aquaristic (não na válvula mas nas ligações entre a válvula e as tubagens), a pressão até à selenoide era bloqueada e estabilizada. Do aquário até à selenoide, onde há a tal fuga, a pressão saía por essa fuga e a água vinha direitinha a favor da alta concentração de dentro do aquário para fora dele onde há baixa concentração.

 

Não há nenhum desenho ilustrativo de como se montar um sistema pressurizado? Eu acho que tenho tudo direitinho. Montei tudo como o kit dizia. Se tivesse mal montado, a pressão não ficava direita, os manómetros estavam a zero ou o kit já tinha explodido com tanta pressão. O problema está nas tubagens.

 

Não percebo como é que vou conseguir isolar com a fita isoladora. Aquilo é tão fininho e pequeno, e a isoladora é enorme. Mas amanhã (hoje) tentarei.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Regulas o redutor de pressão para perto de 0.7 a 0.8 com a valvula de agulha fechada... depois vais abrindo lentamente até sair as bolhas que queres..

 

Se começar a acomular pressão a mais no redutor.. tipo 1bar.. baixas um pouco a pressão do redutor.. até ele estabilizar!

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.