Duvida sobre ramirez


javac

Recommended Posts

Boas tenho um aquário de 60*30*30 pelo que li aqui o ideal seria comprar um apisto cacatuoide mas não encontro à venda onde moro, por isso estava a pensar num ramirez mas ouvi dizer que eles são muito sensíveis?! Falem-me das vossas experiências?

 

E se é possível manter apenas um ramirez com platy's e coridora albino!?

Editado por javac

Aquário em manutenção :computer003:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tenho um aquário de 60*30*30 pelo que li aqui o ideal seria comprar um apisto cacatuoide mas não encontro à venda onde moro, por isso estava a pensar num ramirez mas ouvi dizer que eles são muito sensíveis?! Falem-me das vossas experiências?

 

E se é possível manter apenas um ramirez com platy's e coridora albino!?

 

 

Olá poder até podes ter um casal de Rams , mas os platy´s estão a mais , porque o PH deles é alcalino e os rams é acido pelos 6,5 para baixo o que não os torna muito compativeis como companheiros de comunitário , um abraço.

 

 

jose Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, eu tenho um casal de rams e eles são sensiveis a mudanças bruscas de agua. não convem mudares o ph muito nem a temperatura. convem teres um casal de rams mas também podes ter só im. mas como eles são peixes timidos, se tiveres só um podesse sentir sozinho e ainda mais timido ficará, mas . . . . isto são ideias. agora não mistures platy's com rams, os ph são diferentes ( como o netmaniac disse ) . ou metes platy's ou rams mas isso agora são escolhas tuas eheh

 

espero ter ajudado com a minha opinião bigsmile

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas.

 

Tenho tido o ph do meu aquário a 6,4 sem químicos nem nada e não tenho sentido os platy's doentes, e comem bem...a minha preocupação é que quando faço TPA a temperatura desce sempre uns 3ºC, voltando depois para o normal. Quanto à timidez estava a pensar colocar casca de côco. Mas sendo assim eles sensíveis talvez desista da ideia.

Aquário em manutenção :computer003:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Como os ram são sensiveis,as alterações bruscas de parãmetros são a evitar. Pk não arranjas um reservatório para preparares a agua da TPA.? aquecendo a agua pra temperatura desejada e contrololando os pârametros, não corres o risco de haver oscilações.

 

Cump.

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

penso que não haja mal nenhum em a temperatura descer 3 ºC, até é bom, pois simula o aparecimento de "novas aguas", que é o caso da chuva, assim até agradecem :)

Em relação aos TPA´s, antes de colocar a agua dentro do aquário, mete a agua nova num recipiente com uma pedra difusora e respectiva bomba de ar, pois se não me engano ( os mais entendidos que me corrijam ), faz com que o cloro e todos os químicos que a nossa agua leva seja evaporado.

 

Se puderes em vez de agua da torneira, compra garrafões de 5L de agua mineral.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Cacatuoides nunca tive, mas penso que os rams serão mais sensíveis. Sensíveis a que? A doenças e variações de temperatura e pH. Variações de temp de 2 - 3 graus por dia parecem-me aceitáveis, mas mais que isso e eles ressentem-se ficando escuros, escondendo-se e quando a coisa foi muito dura ficam muito escuro mesmos que até os olhos passam de vermelhos a pretos. A variação de pH é faz o mesmo efeito. 0,2 de variação por dia parece-me aceitável e é o que já vi escrito pelo fórum.

 

Fazer a temperatura descer muito rapidamente tem outro efeito em peixes recém chegados... activa cistos de íctio que possam ter vindo com a água da loja... e aí se o peixe não está bem alimentado...adeus.

 

Para tpa vou-te dizer duas maneiras...uma é tirar da torneira com a temperatura certa misturando quente com fria num balde, adicionar anticloro e depois com uma mangueirinha de cerca de 1 cm de diâmetro fazer a mudança. Outra maneira é deixar a água a repousar para não teres que químicos para tirar o cloro e aquecer numa panela uma parte da mesma água e adiciona-la ao balde misturando com a fria até ter a temperatura desejada. Eu faço da primeira maneira e consigo bem colocar a água na temperatura certa apenas pondo a mão e comparando com a temperatura do aquário..não falha muito...e se falhar tentar sempre que seja por aumento de temperatura do que redução.

 

Quanto ao pH... eles adaptam-se mesmo muito bem ao pH de Lx...7,5 (pelo menos na minha zona e penso que seja o mesmo em Lisboa inteira) normalmente na loja já estão com esse pH... mas não sei com que pH é que vêm do criador. Para baixar o pH o mais simples parece-me ser adição de co2 que é muito fácil e barato....mas requer muito cuidado por causa das grandes variações. Por isso areação junto com co2 é o melhor que se pode fazer porque impede a concentração de co2 de baixar continuamente. Água mineral é uma solução porque tem pH baixo...mas é dispendioso...pouco prático e não é mesmo uma boa solução a longo prazo.

 

Eu prefiro os rams aos cacatuoides... mas é uma questão de gosto e de qualidade de exemplares disponíveis..há rams e rams....

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos comentários...o meu ph não varia muito está entre 6,4 - 6,6, quanto à temperatura mantém-se constante a 25ºC baixando apenas 3ºC a 4ºC quando feita a TPA, mas vou tentar misturar com agua quente para tentar evitar essa descida de temperatura.

Nas TPA uso sempre anti cloro da JBL ou aquasafe...

 

Vou mudar o layout do meu aquário para ver se faço mais esconderijos para se sentir mais seguro...depois disso faço de novo testes à agua e vejo se vou para á frente com isto, se o ramirez que comprar se safar ai compro outro para formar o casal.

 

Mais uma vez obrigado pelos comentários

Editado por javac

Aquário em manutenção :computer003:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais