pucarinho Publicado Março 6, 2009 Publicado Março 6, 2009 Boas Vejo-me obrigado a pedir ajuda dado que por muito que pesquise não consigo encontrar a razão... Ontem acusava amónia, mas em níveis "aceitáveis", no entanto os nitritos estavam a 1.6.. Fiz logo uma TPA de cerca de 40% e passadas 2 horas mais uns 20%.. Hoje a amónia estava praticamente a 0 e os nitritos na mesma...Fiz mais uma TPA de 40% Tenho o aqua há 5 semanas, uma semana sem paixes, uma semana com 2 peixes, mais uma semana com mais 3, e por aí adiante , calmamente.. Tenho 4 fetos de java, algum musgo de java, cabombas e lemna minor e mais 6 pés de outras plantas . Tenho uma biobox que já trazia cerâmicas e há cerca de 2 semanas adicionei mais 2 "packs" (que rpetendo usar noutro aqua brevemente), uso sempre nutrafin cycle e nutrafin plus nas TPA's, usei recentemente esha 2000, e depois de 2 dias de paragem flagyl... Pelo que tenho feito não encontro razão para o que se passa.. Será dos medicamentos? Agradecia quaisquer comentários. Abraços Fernando Pucarinho Citar Num aquário, um peixinho pergunta a outro: - Acreditas em Deus? - Mas é claro que acredito! Quem é que achas que muda a água?
npinto Publicado: Março 6, 2009 Publicado: Março 6, 2009 A unica explicação que me lembro é teres eliminado as bacterias com os medicamentos, nao sei porque os usaste, mas parece ser a hipotese mais credivel. TPA's (So por descargo de consciencia analisa a agua da torneira) Cumprimentos e a melhor sorte para o aquario Citar N.A.D.A. - NÚCLEO DE AQUARIOFILIA DO DISTRITO DE AVEIRO!
pucarinho Publicado: Março 6, 2009 Autor Publicado: Março 6, 2009 A unica explicação que me lembro é teres eliminado as bacterias com os medicamentos, nao sei porque os usaste, mas parece ser a hipotese mais credivel. TPA's (So por descargo de consciencia analisa a agua da torneira) Cumprimentos e a melhor sorte para o aquario Também me passou pela cabeça essa hipotese, mas de achar tão remota não tinha feito os testes, mas "por descargo de consciência" acabei de os fazer e 0, zero... Os medicamentos que usei foi para parasitas externos (os peixes roçavam-se) e parasitas internos (fezes brancas) no entanto quanto sei nenhum dos dois afecta as bactérias nitrificantes.. Agradeço a opinião no entanto!!! É pelo brainstorming e pela eliminação de hipóteses que chegarei à resposta ... Abraço Fernando Pucarinho Citar Num aquário, um peixinho pergunta a outro: - Acreditas em Deus? - Mas é claro que acredito! Quem é que achas que muda a água?
pucarinho Publicado: Março 6, 2009 Autor Publicado: Março 6, 2009 Boas Adicionas-te peixes durante a ciclagem, como é evidente tives-te de fazer TPAs para os manter vivos. O problema é que não é aconselhável fazer TPAs com o aqua a ciclar, as bacterias não estão só no filtro mas no areao , vidros etc. Ainda por cima colocas-te medicamentos na agua. Tens de ter paciência e continuar com os TPAs mas aconselho a fazeres só 10 % todos os dias até o ciclo acabar. Cumps Estou confuso... Bem, pelos visto sei muito menos do que pensava, pensava que o flagyl e o esha 2000 apenas afectavam as bactérias anaeróbicas, e que dado que as bactérias nitrificantes são aeróbicas, pensei que não haveria problema nessa área. Também (pelo que li) pensei que mais que 90% das bactérias estão no filtro, portanto as TPA's não seriam grande problema nesse aspecto, mas certo é que nas primeiras semanas apenas fiz TPA's semanalmente e os resultados de amónia e nitritos eram zero ou muito pouco acima disso... Pelos vistos mais dúvidas me surgem... Obrigado Ismenio ... Citar Num aquário, um peixinho pergunta a outro: - Acreditas em Deus? - Mas é claro que acredito! Quem é que achas que muda a água?
npinto Publicado: Março 6, 2009 Publicado: Março 6, 2009 Boas Adicionas-te peixes durante a ciclagem, como é evidente tives-te de fazer TPAs para os manter vivos. O problema é que não é aconselhável fazer TPAs com o aqua a ciclar, as bacterias não estão só no filtro mas no areao , vidros etc. Ainda por cima colocas-te medicamentos na agua. Tens de ter paciência e continuar com os TPAs mas aconselho a fazeres só 10 % todos os dias até o ciclo acabar. Cumps O problema é q com peixes lá dentro e nitritos tao altos, mais vale demorar mais uns dias a ciclar (auxiliar com algumas bacterias daquelas vendidas nas lojas) do que forçar os limites e perder peixes já sensibilizados com os tratamentos. A maioria das bactérias encontram-se no filtro e no areao, na agua existem algumas mas nao é um TPA de 30 ou 40% que vai por em risco o ciclo. De qualquer maneira é um jogo de paciencia e algum risco. Citar N.A.D.A. - NÚCLEO DE AQUARIOFILIA DO DISTRITO DE AVEIRO!
SCO Publicado: Março 6, 2009 Publicado: Março 6, 2009 Boas Acho que a malta se preocupa demais, quanto menos se mexer melhor, é a conclusão que chego. Não entendo como é que num aquario que ainda não está ciclado e estabilizado, já tem uma carga de medicamentos. Para mim era TPAs semanais de 30% e guardava os testes na gaveta durante um tempinho. A maioria dos testes serve para nos deixar preocupados. Cumps Citar Tanga540 Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt
Recommended Posts