HUMUS MINHOCA


So_SiMpLe_

Recommended Posts

Boas!

 

Após fazer pesquisa cheguei á conclusão que é algo controverso o uso de humus de minhoca.

 

Alguns dizem que torna o aquario num mar de algas, outros falam de um modo mais optimista do assunto!

 

Contudo a conclusão que chego é que é provavelmente um componente muito importante para um bonito plantado, assim como CO2, luz, etc!

 

Agora, esclareçam-me por favor:

 

Num NANO provavelmente a quantidade de humus a utilizar será mínima, pois como é sabido, menos litros de água, mais rápido o impacto de qualquer alteração de parametros (nutrientes neste caso).

 

Será que num nano a quantidade de humus é posta na mesma estequeometria que num aquario de por exemplo 200 litros?

 

Por exemplo, num cubo de vodafone, a quantidade seria muito pouca mesmo certo?

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu usei no meu cominitario e nas baterias e acho que com muito bom resultado, claro que não usei o humos como substrato mas apenas uma camada fininha 0,5cm +- por baixo do areao inerte, a principal função foi servir de alimento para as plantas e não cobrir o fundo com aquilo.

Acho que para um nano quaisquer 5 ou 6 colheres de sopa cheias serve bem, coberto com uma camada de areão .

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que é a mesma coisa meteres humus num aquario de 200 L e num nano...ta bem que num de 200L tens mais agua e mais humus, mas num nano tens menus humus mas tambem tens menus agua portanto é igual :arrow:

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se estriveres preparado para lidar com um aquario com bastantes nutrientes...ou se quiseres fazer um plantado para pouco tempo (criar barreira de areia)...podes utilizar humus... de resto não aconselho.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais