pedras de argila


Recommended Posts

boas

alguem me sabe dizer se nao faz mal por pedras de argila no aqua?

ja li que nao faz mal,e tambem ja li que faz bem,tambem li que so muda os parametros da agua tornando-a um pouco alcalina!

obrigado e cumps.

Editado por ivo novato
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ivo,

O fundo do meu aquário é todo em argila, as construções são em argila, eu trabalho com argila... ou seja, cerâmica, é o teu caso?

A cerâmica é cozida em forno próprio (mufla), a pelo menos 800º a argila normal, ou 1400º a argila refractária. A cerâmica não se desfaz e se isso acontecer, como em alguns vasos caseiros (se calhar mal cozidos) não creio que faça aumentar parâmetros nenhuns, a argila é terra, cozida a essa temperatura fica muito pura, é utilizada nos filtros para as bactérias se agarrarem, embora haja quem defenda que é diferente, na minha opinião o que difere é apenas a côr, a argila normalmente é branca, vermelha ou ocre, no Norte usa-se a preta (castanha que cozida a preceito fica preta) a única que poderia alterar algum parâmetro seria a refractária, essa apresenta mais diversidade de cores porque é misturada para o efeito, tem outros minerais adicionados, no entanto, é dessa que tenho nos meus áquas, já fiz esconderijos para alevins (são mais sensíveis) actualmente tenho troncos e cavernas e só posso dizer bem, sou uma defendora da argila! :)

Aguarda, pode ser que alguém tenha uma opinião diferente!

 

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ivo,

O fundo do meu aquário é todo em argila, as construções são em argila, eu trabalho com argila... ou seja, cerâmica, é o teu caso?

A cerâmica é cozida em forno próprio (mufla), a pelo menos 800º a argila normal, ou 1400º a argila refractária. A cerâmica não se desfaz e se isso acontecer, como em alguns vasos caseiros (se calhar mal cozidos) não creio que faça aumentar parâmetros nenhuns, a argila é terra, cozida a essa temperatura fica muito pura, é utilizada nos filtros para as bactérias se agarrarem, embora haja quem defenda que é diferente, na minha opinião o que difere é apenas a côr, a argila normalmente é branca, vermelha ou ocre, no Norte usa-se a preta (castanha que cozida a preceito fica preta) a única que poderia alterar algum parâmetro seria a refractária, essa apresenta mais diversidade de cores porque é misturada para o efeito, tem outros minerais adicionados, no entanto, é dessa que tenho nos meus áquas, já fiz esconderijos para alevins (são mais sensíveis) actualmente tenho troncos e cavernas e só posso dizer bem, sou uma defendora da argila! :)

Aguarda, pode ser que alguém tenha uma opinião diferente!

 

Luisa Fonseca

boas e obrigado Luisa,mas quando falo em pedras de argila,sao bocados de pedra,parecidos com xisto,(e nao trabalho com esse tipo de material),a consistencia é que é muito diferente e nao as cozi a essas temp.apenas fervi umas quantas vezes,para ja eu utilizo-as com musgo de java no fundo do aquario,a cor das pédras sao cinzento para o verde secalhar é refractária(tenho de pesquisar nem conhecia a palavra lol)obrigado pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Argila refractária: Argila que adquire este nome em função de sua qualidade de resistência ao calor. Suas características físicas variam, umas são muito plásticas finas, outras não. Apresentam geralmente alguma proporção de ferro e se encontram associadas com os depósitos de carvão. São utilizadas nas massas cerâmicas dando maior plasticidade e resistência em altas temperaturas, bastante utilizadas na produção de placas refractárias que atuam como isolantes e revestimentos para fornos.encontrei tudo o que queria sobre argila aqui http://www.prof2000.pt/users/pedroneto/evt...rias_primas.htm.

e so percisei da palavra refractária,obgd luisa.

cumps

Editado por ivo novato
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.