A minha primeira vez na aquariofilia


rafaelvaladas

Recommended Posts

Ola a todos, desde ja quero agradecer ao Helder que me ajudou nesta aventura, visto que comecei porque ele me ofereceu um aquario, entao decedi aventurar-me nesta arte, e tem-me ajudado em tudo e muito do que eu sei à cerca da aquariofilia é graças a ele.

 

Tamanho aquário: 60*30*30 = 54l

Substrato: Akadama especial

Filtro: Filtro cascata/mochila (400l/h)

Termostato: 75W

Sistema de CO2 caseiro

 

 

Fauna:

Tenho ainda apenas 2 octocinculos, e 1 camarao que apanhei no rio, LOL

 

Flora:

Rotala rotundifolia

Heteranthera Zosterifolia

Limnophila sessiliflora

Red Lotus

Glossoestigma

 

 

Tenho apenas uma foto tirada com o telemovel, depois irei tirar com uma maquina com melhor definição. Espero que gostem! Abraço.

 

Este foi 1º dia em que recebi as plantas! Entretanto decidi mudar o layout =)

img001l.jpg

Editado por rafaelvaladas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a colocação das pedras parece-me bem, mas as plantas não deveriam de estar ao longo do vidro traseiro todo, entendes??? tipo tenta criar um layout tipo triangular que fica giro... já agora que iluminação tens??? Tens plantas que são bastante exigentes tipo a HZ e a glossostigma, em relação à luz... É que a glosso se não tiver boa luz começa a crescer para cima e não deve ser isso que queres...

 

Mas isto é apenas a minha opinião... Fizeste uma boa escolha em relação aos peixes, limpam bastante bem o aqua e não destroem tapetes lol, atenção a corydoras e plecos, levantam isso tudo...

 

Abraço e boa sorte, vai-nos actualizando

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a colocação das pedras parece-me bem, mas as plantas não deveriam de estar ao longo do vidro traseiro todo, entendes??? tipo tenta criar um layout tipo triangular que fica giro... já agora que iluminação tens??? Tens plantas que são bastante exigentes tipo a HZ e a glossostigma, em relação à luz... É que a glosso se não tiver boa luz começa a crescer para cima e não deve ser isso que queres...

 

Mas isto é apenas a minha opinião... Fizeste uma boa escolha em relação aos peixes, limpam bastante bem o aqua e não destroem tapetes lol, atenção a corydoras e plecos, levantam isso tudo...

 

Abraço e boa sorte, vai-nos actualizando

 

Quanto a iluminação julgo que não haverá problema, tenho uma lâmpada das Económicas que normalmente não se encontram no mercado corrente, de 65Watt que correspondem e 300 e qualquer coisa Watt de luz. Quanto a disposição das plantas, acho que estou a entender, mas também não estou a ver como as vou colocar, mas vou pensar nisso, Muito Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a colocação das pedras parece-me bem, mas as plantas não deveriam de estar ao longo do vidro traseiro todo, entendes??? tipo tenta criar um layout tipo triangular que fica giro... já agora que iluminação tens??? Tens plantas que são bastante exigentes tipo a HZ e a glossostigma, em relação à luz... É que a glosso se não tiver boa luz começa a crescer para cima e não deve ser isso que queres...

 

Mas isto é apenas a minha opinião... Fizeste uma boa escolha em relação aos peixes, limpam bastante bem o aqua e não destroem tapetes lol, atenção a corydoras e plecos, levantam isso tudo...

 

Abraço e boa sorte, vai-nos actualizando

 

Quanto à disposição das plantas tentei mudar um pouco, mas ainda nao consegui o resultado desejado, nao estou a ver que solução possa tirar daqui, sugestoes? Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

tá porreiro o aquario, acho que tás no bom caminho ;).

em relação as plantas, hum . . na minha opinião, punhas as pedras exactamente como estão mas no centro do aquario e as plantas punhas na parte de tras das pedras e também na lateral direita e esquerda. o espaço que sobra a frente deixas crescer um tapete fixe.

não sei se me expliquei bem mas espero ter ajudado

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

tá porreiro o aquario, acho que tás no bom caminho :thumbup3:.

em relação as plantas, hum . . na minha opinião, punhas as pedras exactamente como estão mas no centro do aquario e as plantas punhas na parte de tras das pedras e também na lateral direita e esquerda. o espaço que sobra a frente deixas crescer um tapete fixe.

não sei se me expliquei bem mas espero ter ajudado

abraço

 

Sim, realmente ate parece k seja uma boa opção também, puxar as pedras mais para o centro e dispor por exemplo a Rotala rotundifolia para traz da pedra a outra fica na mesma do lado direito um pouco mais composta,e a Lotus tica na mesma no centro entre as duas pedras, O que acham?

 

Obrigado djmanu pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, realmente ate parece k seja uma boa opção também, puxar as pedras mais para o centro e dispor por exemplo a Rotala rotundifolia para traz da pedra a outra fica na mesma do lado direito um pouco mais composta,e a Lotus tica na mesma no centro entre as duas pedras, O que acham?

 

Obrigado djmanu pela ajuda.

 

Sim sim, paracece-me bem, isto imaginando...

 

Põe lá isso em pratica e mostra-nos

 

Abraço

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora então, vamos la depois de umas alterações, parece-me um pouco melhor, apesar da qualidade das fotos acho que da para perceber. A glossoestigma e que é um bocado chato ainda se anda a soltar do solo e la tenho de andar eu a po-las de novo, é normal não é?

Mas deste resultado, acham um pouco mais harmonioso?

 

img011o.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu gosto, mas essa cabomba aí vai crescer que se farta, vais ter de andar sempre a apara-la, acho que ficava bem uma blyxas aí assim meias escondidas atrás das pedras...

 

 

Abraço

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu gosto, mas essa cabomba aí vai crescer que se farta, vais ter de andar sempre a apara-la, acho que ficava bem uma blyxas aí assim meias escondidas atrás das pedras...

 

 

Abraço

 

ó pereirinha, blyxas do petty né looool. ya mas ficava fixe rafaelvaladas, umas blixas ai atras:):smilecolros:. só um pensamento '' a lotus ao crescer não irá tapar as pedras???? '' '' se sim não seria melhor por a tras das pedras também?? '' assim as pedras sobressairiam . foi só uma ideia mas rafael, o aquario tá muito mais harmonioso assim. ficou ainda mais fixe. agora deixa as plantas crescerem mais que vai ficar 7 estrelas eheh.

fico feliz por te ter ajudado

qualquer coisa tamos cá sempre pa te ajudar.

vai pondo masé fotos do desenvolvimento :doofywave::):eusathink::):)

e FORÇA NISSO

 

abraço

djmanu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Glossoestigma é que é mesmo chata, por vezes la se solta uma ou outra, mas ja estou a ver "frutos", neste caso alguns rebentos =), pelo menos parece que esta andar tudo no bom caminho. Quanto as plantas vou tentar por agora nao colocar mais nada nem mexer em mais nada, para ver se fixam ao solo de vez, ainda está tudo muito. Obrigado pela ajuda de todos, vou dando noticias e postando mais fotos :puppydogeyes: verdinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ó pereirinha, blyxas do petty né looool. ya mas ficava fixe rafaelvaladas, umas blixas ai atras:) :puppydogeyes: . só um pensamento '' a lotus ao crescer não irá tapar as pedras???? '' '' se sim não seria melhor por a tras das pedras também?? '' assim as pedras sobressairiam . foi só uma ideia mas rafael, o aquario tá muito mais harmonioso assim. ficou ainda mais fixe. agora deixa as plantas crescerem mais que vai ficar 7 estrelas eheh.

fico feliz por te ter ajudado

qualquer coisa tamos cá sempre pa te ajudar.

vai pondo masé fotos do desenvolvimento :drool3::drool3::sorry::photo:#food

e FORÇA NISSO

 

abraço

djmanu

 

Blyxas do Petty??? nah... bem aquilo cresce que é uma coisa doida a serio ainda ontem lá estive e é qualquer coisa juro-te

 

Abraço e vai-nos actualizando Rafael

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Digam-me la uma coisa que tou para aqui a "majicar", será má opção se eu em vez de ter a pedra difurosa a libertar o co2 se o liga-se o tubo ao fundo do filtro cascata, o seja por baixo da cena que filtra. Será que nao faz efeito desejado? =/

Ajudem-me la antes de eu ir fazer asneira x)

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Digam-me la uma coisa que tou para aqui a "majicar", será má opção se eu em vez de ter a pedra difurosa a libertar o co2 se o liga-se o tubo ao fundo do filtro cascata, o seja por baixo da cena que filtra. Será que nao faz efeito desejado? =/

Ajudem-me la antes de eu ir fazer asneira x)

Obrigado.

 

 

Acho que não porque o efeito de uma pedra difusora (acho que até devias de ter um difusor) é difundir o co2 na água logo se tu colocasses "na cenas do fundo do filtro" não estavas a difundir nada...apenas a sairem bolhas enormes que irão subir à tona e não dá em nada...e ainda por cima a pedra difusora está a fazer com que a garrafa esteje sobre pressão se tu tirares a pedra difusora da ponta do tubo vais perdes todo o co2 que tinhas acumulado dentro da garrafa...e o tempo que a garrafa estava a fermentar ia ser muito menor...

 

Mas espera que alguem te diga algo mais concreto...

 

Abraço e espero ter ajudado

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto, acho que ja entendi, mas eu tambem tenho aqui uma cena que fiz nao sei se fará melhor o efeito desejado, mas digam de vossa justiça =)

 

img012.jpg

 

img013y.jpg

Isto foi o que eu vi num site à pouco tempo, é a caixa de um rolo de maquina fotografica com um pedaço de T-shirt, voces devem saber o que é, LOL

Será isto melhor que a pedra difusora?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja tenho mais 2 habitantes no aquario =), cmprei mais um octocinculus, e um escalar zebra, para perceber como ele se adapta, mas parece-me que se adaptou bastante bem colocei uns flocos n dia seguinte demanha e ele veio logo a cimo come-las =), quanto aquilo que tinha perguntado da pedra difusora Vs aquele difusor feito em casa, alguem sabes o que será melhor? Digam qualquer coisa, Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas. então como vai o aquario ?? hum difusores . . . é assim uma pedra difusora na minha opinião é sempre melhor, podes arranjar umas a 2€ ou ainda menos. se o difusor que fizeste em casa funcionar aproveitas e escusas de gastar €€ . tenta por o que fizeste a funcionar, se não der o efeito desejado compra uma pedra difusora :);)

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas. então como vai o aquario ?? hum difusores . . . é assim uma pedra difusora na minha opinião é sempre melhor, podes arranjar umas a 2€ ou ainda menos. se o difusor que fizeste em casa funcionar aproveitas e escusas de gastar €€ . tenta por o que fizeste a funcionar, se não der o efeito desejado compra uma pedra difusora :pompomgirl:;)

 

abraços

Pois, nao me expliquei bem, eu tenho os 2, LOl mas pronto ja percebi a ideia =)

Quanto ao aquario ainda nao mudou muito as plantas tao em desenvolvimento agora so tenho de esperar que cresçam, a glosso parece-me que está a andar no bom caminho, agora o novo habitante(Escalar Zebra) é que eu acho que nao aprecia tanta luz, mas vai mesmo ter de se habituar =). Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vai actualizando com fotos mes a mes para se notar alguma diferença :)

escalar? hum . . . não sei se teras um aquario relativamente pequeno para um escalar mas pode ser que ele se dê bem eheh ( e que não cresça muito também :) )

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, gostaria que me ajudassem numa pequena duvida, eu neste momento tenho no aquario 3 Octocinculus, uma serie(prai uns 12) de camaroes red cherry mas ainda sao todos muito pequeninos mal se vêem, e um Escalar. A duvida e a seguinte, gostaria de comprar um "Tubarao" a pedido da minha namorada que vai fazer anos e queria que lhe comprasse um, agora resta saber se realmente o posso por la juntamente com todos os outros peixes que ja la habitam. Obrigado aguardo respostas! Urgente :music_singguitar:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, gostaria que me ajudassem numa pequena duvida, eu neste momento tenho no aquario 3 Octocinculus, uma serie(prai uns 12) de camaroes red cherry mas ainda sao todos muito pequeninos mal se vêem, e um Escalar. A duvida e a seguinte, gostaria de comprar um "Tubarao" a pedido da minha namorada que vai fazer anos e queria que lhe comprasse um, agora resta saber se realmente o posso por la juntamente com todos os outros peixes que ja la habitam. Obrigado aguardo respostas! Urgente :music_singguitar:

 

Eu diria que não, não porque é um tubarão mas sim porque tens reds... já o escalar... deixa o crescer lol... mas tipo nunca tive nenhum tipo nem sei que especie estás a falar...os ph's necessários para menter todos os teus peixes são os mesmos???

Para não falar no tamanho que um tubarao pode atingir...

 

Mas espera que alguem te diga alguma coisa com mais certeza que eu, espero ter ajudado...

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, gostaria que me ajudassem numa pequena duvida, eu neste momento tenho no aquario 3 Octocinculus, uma serie(prai uns 12) de camaroes red cherry mas ainda sao todos muito pequeninos mal se vêem, e um Escalar. A duvida e a seguinte, gostaria de comprar um "Tubarao" a pedido da minha namorada que vai fazer anos e queria que lhe comprasse um, agora resta saber se realmente o posso por la juntamente com todos os outros peixes que ja la habitam. Obrigado aguardo respostas! Urgente :D

 

boas.

camarões com escalares???? hum . . . algo me diz que quando o escalar estiver mais grandito vai - te comer os camarões todos mas pode ser que não.

tubarão, na minha opinião não deves meter. alem de teres camarões , não convem meteres o tubarão porque já o escalar vai crescer muito e assim terias um aquario muito pequeno para 2 peixes grandes.

tenta comprar peixes com uma taxa de crescimento relativamente pequena é melhor .

é a minha opinião, mas acho mesmo que é o melhor que tens a fazer :bs_quesexclaim::):)

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.