Reef - Cubo 60


fkessler

Recommended Posts

Desde de que comecei na Aquariofilia, que sempre tive vontade de montar um Aqua. de água Salgada, mas pelo pouco que sabia e pelo que li sempre me pareceu demasiado complicado e caro.

 

Com as leituras que tenho vindo a fazer parece que talvez seja possível "por um pé na água salgada". Passo a explicar o meu objectivo:

 

1)Montar um aquario de pequenas dimensões - nada de 500, 700l (era um Homem morto, a minha mulher punha-me a dormir com os peixes na rua:)) Assim algo dentro dos 100 a 200 litros parece-me aceitável.

 

2) A patroa detesta os tradicionais móveis de aquarios e como tal, sendo que o aquario ficará na sala tem que ser algo bem pensado - !!! 1º problema ( sem movel não há SUMP)

 

3) A mais nova cá da casa (2 anos ) é louca por "PEXES" ou seja tem que estar a um nível que ela possa apreciar os peixes - ajuda a ter paz e sossego nesta casa.

 

Assim a minha ideia seria montar um cubo de 60x60x60 com uma base com não mais de 30Cms de altura para servir de suporte ao aquario.

 

Tenho lido bastante e sei que embora uma SUMP seja algo muito útil para um aquario, pode ser dispensada com os devidos cuidados. Não só porque não tenho muito espaço para a Sump, julgo tb não ter espaço para o material em tão pouca altura.

 

Será viável em aprox 200L dispensar a SUMP?

 

Estava a pensar que tendo que colocar um Escumador, no aquario poderia colocar um Deltec 500, criando uma caixa na parede traseira do aquario onde poderia colocar não só o escumador mas tb o termoestato.

 

Sendo um inciado nestas coisas gostava de saber se abdicando da SUMP e como mode de aumentar a filtragem e estabilidade do aquario se posso fazer um DSB (já li muitos a favor e outros contra)

 

Como não posso fazer tudo de uma vez quero fazer a lista de todo o material e queria a vossa opinião e ajuda pois até agora as únicas coisas que tenho +/- defindias são:

 

Aquario 60x60x60

Escumador (deltec 500 - se acharem que é o adequado)

2x100w

 

Agora preciso de saber que colocar para a circulação da água (bombas?!)

Iluminação, tende em conta que não posso pendurar do tecto, pois o aquario vai ficar baixinho

.. tudo o que acharem que faz falta

 

O budget é reduzido....

assinatura-forum_II.jpg


Moderador | Membro #:9

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas.

 

Podes montar esse aqua sem sump.

Eu não fazia uma "sump" traseira, pois vais roubas bastante espaço ao aquário. Eu colocava o termostato dentro do aquário, o mais escondido possível pela rocha, mas acessível. Colocava o escumador, sendo um MCE (de mochila), pendurado do lado de fora, na parte de trás. Bem colocado, a criança não vai mexer onde não deve.

O não teres sump, não implica trabalhos extra, fazes a manutenção normal.

De iluminação, colocava algo tipo 1x150w HQI + 2x 24w T5 ou mesmo 4x24w T5

A HQI ficava com 10000k e as T5 2 actinicas ou 2 actinicas + 2 de 15000k

Para a ccirculação, colocava 1 ou 2 Tunze 6025.

Sobre a DSB, é uma xmais valia, mas com o passar dos anos, chega a um ponto que satura e dá problemas, por isso, eu não colocava no aquário. Tenho falado com amigos que vale a pena colocar num refúgio, pois se começar a dar problemas, podemos parar o sistema e remorver a DSB para limpeza.

Rocha viva....já tens ideia? pensa em 15 a 20% do volume do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pela resposta.

 

Eu pelo que li e por alguma lógica tb acho que a SUMP pode ser dispensada desde de que seja tomada alguma atenção (faço TPAS nos meus aquas de agua doce todas as semanas).

 

Relativamente ao Escumador e ao termo, tinha pensado só em criar uma separação para ficar tudo dentro do aquario e nada do lado de fora. Sendo que não faço questão em ter os 210 uteis e que não me chateava nada ficar com um pouco menos para que fica-se tudo lá dentro.

 

A RV seria cerca de 30 a 40kg (mas tudo depende do budget, pois já vi um deltec 600 por 190€ usado mas neste momento a coisa não tá fácil para gastar dinheiro. Acho que vou fazendo aos poucos.

 

O termoestado estava a pensar usar 2 que tenho por cá da Jagger de 150W assim para alem de ter que sobre para os 200L sempre tenho uma segurança se um falhar.

assinatura-forum_II.jpg


Moderador | Membro #:9

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

eu tenho exactamente tudo isso que falas:

 

cubo de 60 cm

escumador externo de mochila mce600

termoestato dentro do escumador

2* tunze 6025

e tenho 8*24w de luz feito por mim.

 

e está tudo bem, não tenho sump e acho que até agora não fez falta. apenas faço trocas de agua todas as semanas.

 

como conselho não tirava espaço ao aquario pois irás ver que esse espaço faz falta para os peixes e corais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.