Iluminaçao / tapete


João Azevedo

Recommended Posts

Boas!

 

Estou com um aquário para montar com cerca de 100l ,40cm de altura, a largura e o comprimento não da para dizer ao certo pois o aqua tem uma lomba na frente :)

 

-Para começar gostava de saber que iluminação usar? tenho uma calha que pode albergar 2 lampadas de 60 cm,

(queria tentar fazer um tapete, mas também manter plantas mais altas)(sou completamente noob em iluminação, não sei os nomes técnicos e essas coisas xD)

 

-Como formar o tapete? que planta usar?

 

-plantas para médio e fundo plano?

 

 

Se pudessem esclarecer-me estas questões seria muito bom :P

desde já o obrigado :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Esse tipo de iluminação de lampadas de 60cm, se forem T8 têm 18w de potençia cada, se for T5 têm 14w.. o que em ambos os casos é uma iluminação muito fraca.. o que não te permite manter um tapete nem plantas que necessitem de iluminação média ou forte... apenas deves conseguir manter plantas de facil manutenção como anubias, fetos, camboba etc etc..

 

Devias tentar fazer um upgrade à iluminação.. mas para te ajudar precisava de saber mesmo o comprimento do aquario pelo menos para ter uma ideia!

 

Se for de 100cm podes instalar 3x39w T5 HO...

Se for de 80cm podes instalar 3x24w T5 HO ou 4x24w T5 HO...

 

Com estes tipos de iluminação ficas com uma boa iluminação que te irá permitir manter praticamente qualquer tipo de plantas...

 

O aquario tem tampa?? Se tiver podes tentar instalar as lampadas no interior da tampa.. caso não tenha tampa e tenhas uma calha de iluminação também podes tentar alterar a mesma... caso não tenha tamanho suficiente aconselho-te a comprares uma calha que tenha essa configuração ou mesmo que ao menos permita alterar!

 

Cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Esse tipo de iluminação de lampadas de 60cm, se forem T8 têm 18w de potençia cada, se for T5 têm 14w.. o que em ambos os casos é uma iluminação muito fraca.. o que não te permite manter um tapete nem plantas que necessitem de iluminação média ou forte... apenas deves conseguir manter plantas de facil manutenção como anubias, fetos, camboba etc etc..

 

Devias tentar fazer um upgrade à iluminação.. mas para te ajudar precisava de saber mesmo o comprimento do aquario pelo menos para ter uma ideia!

 

Se for de 100cm podes instalar 3x39w T5 HO...

Se for de 80cm podes instalar 3x24w T5 HO ou 4x24w T5 HO...

 

Com estes tipos de iluminação ficas com uma boa iluminação que te irá permitir manter praticamente qualquer tipo de plantas...

 

O aquario tem tampa?? Se tiver podes tentar instalar as lampadas no interior da tampa.. caso não tenha tampa e tenhas uma calha de iluminação também podes tentar alterar a mesma... caso não tenha tamanho suficiente aconselho-te a comprares uma calha que tenha essa configuração ou mesmo que ao menos permita alterar!

 

Cumps

 

Sim o aqua tem tampa, os suportes para as lampadas estão dentro da mesma, o aquario tem 80 cm de comprimento.

As lampadas que tenho actualmente sao as Aqua-glo 20w cada...

O que dizes? :/

Editado por João Azevedo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É muito pouco para fazeres um tapete, e as lampadas T8 já estão a ficar ultrapassadas pelo seu fraco rendimento comparado com as T5 HO

 

Como referi anteriormente, com essa iluminação consegues manter algumas plantas com requesitos baixos, mas tapetes é muito poucos Watts de luz!!

 

Consulta o site da tropica que tens lá muitas infos sobre varias plantas!!

 

Se quiseres alterar a calha... podes falar com o membro sergio caneca que ele percebe muito de iluminação... e explica-te o que deves fazer.. pois alterações em tampas é sempre bom teres ajuda para salvaguardar algum erro!!

 

Cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se puderes investir uns 70/80€ numa calha de iluminação em 2ª mão era o melhor, por exemplo a que eu já tive (e vou comprar uma de novo) de 2x55w era mais que boa, e o meu também leva 100 e poucos lts e ainda tem mais 5cms de altura que o teu.

 

Portanto, com uma dessas metes tudo o que quiseres aí dentro, podes montar um autêntico Jardim Botânico submerso sem probleas em termos de luz :)

O meu FEEDBACK

"Build a fire, a thousand miles away, to light my long way home..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para terem uma ideia o aqua é este:

 

DSC00495.jpg

 

Se for para modificar a tampa, penso que para lampadas maiores não da, se for só para alterar o tipo de lampada mantendo o tamanho das mesmas penso que já da :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes meter lampadas T5 de 24w, só tens de ter uns 5cm de espaço para meter mais 1x ou 2x lampadas!

 

Elas podem tocar na agua? : x

Editado por João Azevedo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos, mais daqui bocado eu posto a foto da minha tampa.

entertanto tenho outra duvida, acham que vale a pena usar uma base paa plantas por baixo do areão? se sim qual?

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

na minha opiniao esquecia a tampa do aquario e investia em uma calha ou com 3x25w T8 ou com 2x39w T5 esta ultima saírá um pouco fora do aquario 5cm nas pontas.

 

aquarios de 80cm o melhor e mesmo as lampadas T8 para a iluminaçao ficar toda ela uniforme sobre o aquario.

 

lampadas T5 de 24w sao boas para aquarios de 60cm , num aquario de 80cm as lampadas sao crusadas e a luz nao é toda ela uniforme, ficando a concentraçao maior de luz ao meio do aquario e as pontas com um desempenho menor. por experiencia propia.

 

eu seguiria para:

 

3x25w T8 ou 4x25w T8

 

ou

 

2x39w T5 ou 3x39w T5

 

abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

na minha opiniao esquecia a tampa do aquario e investia em uma calha ou com 3x25w T8 ou com 2x39w T5 esta ultima saírá um pouco fora do aquario 5cm nas pontas.

 

aquarios de 80cm o melhor e mesmo as lampadas T8 para a iluminaçao ficar toda ela uniforme sobre o aquario.

 

lampadas T5 de 24w sao boas para aquarios de 60cm , num aquario de 80cm as lampadas sao crusadas e a luz nao é toda ela uniforme, ficando a concentraçao maior de luz ao meio do aquario e as pontas com um desempenho menor. por experiencia propia.

 

eu seguiria para:

 

3x25w T8 ou 4x25w T8

 

ou

 

2x39w T5 ou 3x39w T5

 

abraço.

 

E essas t8 tem que comprimento?

 

cumps :discuss_gathering:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

apanham o aquario de ponta a ponta de 80cm

 

as lampadas devem de ter salvo erro 70 ou 75cm isto assim por cabessa, mas posso pesquisar.

 

esse tamanho era optimo :eusathink:

 

(ja fiz um esboço em 3D de uma possivel calha.. ate não ta mau eheh, posso por aqui prints se alguem quiser )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esse tamanho era optimo :eusathink:

 

(ja fiz um esboço em 3D de uma possivel calha.. ate não ta mau eheh, posso por aqui prints se alguem quiser )

 

fui ver e sim tens lampadas T8 de 25w com 75cm de comprimento.

 

para mim sao as ideias para aquarios de 80cm com 40cm de altura biggrin

 

abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fui ver e sim tens lampadas T8 de 25w com 75cm de comprimento.

 

para mim sao as ideias para aquarios de 80cm com 40cm de altura :(

 

abraço.

 

Mas se não conseguir por 3 vai dar barraca xD .. acaba por ser pouca iluminação :/ e mesmo com 3 será que consigo manter qualquer planta?

Editado por João Azevedo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Joao

 

Eu pensava melhor na opcao de tirar a tampa, o teu aqua é panoramico com uma calha (dita normal) acho que fica muito mal, mas isto sao opinioes minhas claro.

 

Cumps

Sergio

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Joao

 

Eu pensava melhor na opcao de tirar a tampa, o teu aqua é panoramico com uma calha (dita normal) acho que fica muito mal, mas isto sao opinioes minhas claro.

 

Cumps

Sergio

 

Tenho que ver melhor.. em termos de preço/estética/funcionalidade, por isso que gostava de ver mais opiniões..

 

cumps ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz este comentario pois eu sou a favor da estectica, e pessoalmente se os aquas teem tampas prefiro mantelas.

 

Cumps

Sergio

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz este comentario pois eu sou a favor da estectica, e pessoalmente se os aquas teem tampas prefiro mantelas.

 

Cumps

Sergio

 

Sim eu entendo o teu ponto de vista ;)

 

Mas uma coisa é certa aquela tampa não é muito pratica no acesso ao aqua.

Outra coisa que me alertaram para o uso das PLL é que ficam zonas do aqua com mais sombra, o que não é muito bom para as plantas enquanto que com t5/t8 irão iluminar todo o aqua.. mas não ponho de parte a hipótese das PLL só gostava de ver mais comentários :thumbup3:

 

Abraço Sergio :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo depende de como as coisas sao feitas.... e a solucao das T5 nao se adequa á tua tampa, podemos dizer assim a roda ja foi inventada logo nao é necessario tentar inventala novamente.....

 

Cumps

Sergio

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo depende de como as coisas sao feitas.... e a solucao das T5 nao se adequa á tua tampa, podemos dizer assim a roda ja foi inventada logo nao é necessario tentar inventala novamente.....

 

Cumps

Sergio

 

Eheh como já te disse.. Se fosse feito por ti iria para a tua opinião, mas agora feito por amadores( eu e meu pai), tem que ser pensado pois para fazer porcaria mais vale estar quieto :)

 

Volto a repetir que a solução PLL não esta posta de parte.

 

cumps :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais