Quando parecia tudo resolvido...


Pereirinha

Recommended Posts

Boas pessoal, bem quando a blyxa finalmente pareceu estar a melhorar,

 

gallery_21175_1255_116752.jpg

 

 

 

 

 

gallery_21175_1255_91264.jpg

 

gallery_21175_1255_50835.jpg

 

 

surgiu-me outro problema as minhas HZ estão num lastima, não sei o que se passou foi de um momento para o outro poderá ser falta de Nitratos??? É que tal como me sugeriram comecei a fertilizar e as plantas assimilaram tão bem os nutrientes que agora estou sem Nitratos nenhuns vou ter que comprar...

 

Ficam umas fotos para ver se me podem ajudar

 

gallery_21175_1255_103827.jpg

 

 

gallery_21175_1255_98959.jpg

 

gallery_21175_1255_79314.jpg

 

 

gallery_21175_1255_2955.jpg

 

 

E como podem ver a stellata que está mesmo ao lado está impecavel... por isso não acho que podeese ser falta de nutrientes mas quem sou eu para dizer isso???

 

Alguem tem um link onde se possa ver as "doenças" das plantas???

 

Abraço a todos e espero que me ajudem, não queria perder as plantas

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Pereirinha

Qual os niveis de PO4 que tens?

 

Fertelizas com potassio tambem?

 

Sim fertilizo com k desde o 1º dia, nitratos tive sempre altos tipo 15ppm, os fosfatos andavam sempre baixos por volta dos 0.5ppm e quando decidi fertilizar com fosfatos as plantas absorveram tudo nitratos e fosfatos, ontem repus 2ppm de fosfatos mas ainda não fiz o teste...

 

mas achas que poderá ter a ver com os fosfatos???

 

Abraço e obrigado

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim fertilizo com k desde o 1º dia, nitratos tive sempre altos tipo 15ppm, os fosfatos andavam sempre baixos por volta dos 0.5ppm e quando decidi fertilizar com fosfatos as plantas absorveram tudo nitratos e fosfatos, ontem repus 2ppm de fosfatos mas ainda não fiz o teste...

A mim parece-me um desiquilibrio na fertilizaçao... 15ppm de nitratos nao me parece um valor alto ate podia estar a 20ppm... quanto aos fosfatos tenta mante-los por volta de 1.5 - 2 ppm...

e quando decidi fertilizar com fosfatos as plantas absorveram tudo nitratos e fosfatos,
mas achas que poderá ter a ver com os fosfatos???

 

O que faz as plantas consumirem os nitratos é o potassio e por sua vez os fosfatos vao atras...por isso seria bom reduzires um pouco a fertilizaçao do potassio...

 

É bom sinal as plantas estarem a consumir os macros mas tens e de acertar na fertelizaçao...

Como e uma montagem ainda muito resente nao me parece haver alarme, tens de corrigir a fertilizaçao com cautela ate estabilizar...

 

Esta é a minha opiniao, seria bom esperares por mais algumas e ver qual a melhor opçao...

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pereirinha

 

a hz é uma planta que se recente bastante, depois de plantada e enquanto nao enraizar tem tendencia a se ir um pouco a baixo mas depois com as podas continuas e fertilizaçao adequada ela vai ao sitio tal como as outras.

 

coisas que ela mais gosta é Azoto , FE e Potassio e temperatura a nao mais que 25ª e luz quanto baste.

 

como ja te indicaram acerta esses nutrientes em desiquilibrio e vai podando essas partes velhas e replantando os rebentos que estejam em melhor estado. :bs_quesexclaim:

 

abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal obrigado pela ajuda, acho que já descobri o mal disto tudo, os nitratos, porque para além das plantas se tarem a ressentir começaram a aparecer as primeiras algumas e depois de algumas pesquisa descobri que as BGA (a alga que me apareceu) aparece com a falta de nitratos... Há motivos para alarme??? Só ficou ontem sem os ditos, hoje a noite o Petty já me vai arranjar... Acham que ao estabilizar os nutrientes a alga se vai embora ou deverei ter algum especial cuidado???

 

Tenho trocado 2 baldes de agua todos os dias...

 

Abraço e mais uma vez muito obrigado pela ajuda

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e depois de algumas pesquisa descobri que as BGA (a alga que me apareceu) aparece com a falta de nitratos...

 

Desengana-te que isso nao e verdade... eu nao tenho fallta de nitratos nem nunca tive e elas andam aqui, umas vezes mais que outras...ainda nao consegui descobrir a verdadeira causa destes vidrinhos verdes...

 

Há motivos para alarme??? Só ficou ontem sem os ditos, hoje a noite o Petty já me vai arranjar... Acham que ao estabilizar os nutrientes a alga se vai embora ou deverei ter algum especial cuidado???

 

Como te disse poderas controlar o consumo de nitratos reduzindo a fertilizaçao de potassio... como disse o Krypticall e uma planta que se resente bastante por isso nao te deves geril por uma so planta mas sim pelo geral...o resto vai com o tempo...

 

Acham que ao estabilizar os nutrientes a alga se vai embora ou deverei ter algum especial cuidado???

 

Desaparecer nao desaparecem...podem e nao se ver tanto...tambem fazem parte do ecosistema e como deves saber as algas nao nos dao descanço, e sera sempre a nossa grande luta nos plantados... por isso meu amigo na hora do tpa cartaozinho de multibanco e raspa, raspa...

 

Se fertelizas com ferro deves reduzir ou mesmo parar por uns dias... a nao ser que notes alguma carencia acentuada nas plantas por falta de ferro, o que nao me parece para ja...

 

Mais uma vez te digo que devias esperar por mais algumas opinioes e veres qual se encaixa melhor no teu aquario...

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desengana-te que isso nao e verdade... eu nao tenho fallta de nitratos nem nunca tive e elas andam aqui, umas vezes mais que outras...ainda nao consegui descobrir a verdadeira causa destes vidrinhos verdes...

 

Pois eu li na revista Bioaquaria que uma das razões era essa e como é a que se encaixa melhor no sucessdido no meu aquario por isso é que disse o que disse entendes??? outras razões são filtros mal limpos e má circulação da água...

 

Como te disse poderas controlar o consumo de nitratos reduzindo a fertilizaçao de potassio... como disse o Krypticall e uma planta que se resente bastante por isso nao te deves geril por uma so planta mas sim pelo geral...o resto vai com o tempo...

 

Pois pois, nisso tens razão, e o resto parece ir tudo mais ou menos mas, como deves imaginar, não gosto de ver a HZ assim... é uma planta muito bonita e gostava de a reproduzir...

 

Desaparecer nao desaparecem...podem e nao se ver tanto...tambem fazem parte do ecosistema e como deves saber as algas nao nos dao descanço, e sera sempre a nossa grande luta nos plantados... por isso meu amigo na hora do tpa cartaozinho de multibanco e raspa, raspa...

 

Se fertelizas com ferro deves reduzir ou mesmo parar por uns dias... a nao ser que notes alguma carencia acentuada nas plantas por falta de ferro, o que nao me parece para ja...

 

Mais uma vez te digo que devias esperar por mais algumas opinioes e veres qual se encaixa melhor no teu aquario...

 

Um abraço

 

Pois desaparecer acredito que não desapareçam... espero não ter que ter que recorrer a quimicos, tipo florish excel, vou tentar repor os nitratos e depois vou levar a fertilização toda certinha, não fertilizo com ferro para já, estou a pensar começar para realçar mais o vermelho da stellata mas porque que dizes que devia de parar de fertilizar com ferro (se fertiliza-se), só mesmo a titulo de curiosidade...

 

Abraço e muito obrigado

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

---------------------

Editado por Pereirinha

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desengana-te que isso nao e verdade... eu nao tenho fallta de nitratos nem nunca tive e elas andam aqui, umas vezes mais que outras...ainda nao consegui descobrir a verdadeira causa destes vidrinhos verdes...

 

boas nao estarás a confundir GDA com a BGA que o pereirinha falou ??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas nao estarás a confundir GDA com a BGA que o pereirinha falou ??

 

Ops... desculpa realmente o Pereirinha estava a falar de cyanos...e assim sendo tem razao no que diz a cerca da falta de nitratos...

 

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ops... desculpa realmente o Pereirinha estava a falar de cyanos...e assim sendo tem razao no que diz a cerca da falta de nitratos...

 

Um Abraço

 

 

Ah bem me parecia lol... Já sou um entendido ahah lol...

 

Já cá tenho os nitratos amanha já vou molhar as mãos... depois dou noticias...

 

Abraço e obrigado pela ajuda

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As GBA aparecem sucessivamente nos vidros por falta de fosfátos..

 

AS BGA aparecem por descontrole de NO3 (nitratos) tanto valores elevados como baixos...

 

Se o NO3 for elevado, também costumam juntar-se filamentosas.

 

A Hz é uma planta que mostra facilmente sintomas de algo estar mal.. dai ela ficar negra facilmente... que pode ir desde a falta de luz, a falta de nutrientes!!

 

Cumps

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As GBA aparecem sucessivamente nos vidros por falta de fosfátos..

 

AS BGA aparecem por descontrole de NO3 (nitratos) tanto valores elevados como baixos...

 

Se o NO3 for elevado, também costumam juntar-se filamentosas.

 

A Hz é uma planta que mostra facilmente sintomas de algo estar mal.. dai ela ficar negra facilmente... que pode ir desde a falta de luz, a falta de nutrientes!!

 

Cumps

 

Boas, obrigado godlike eu acho que já dei com o gato e já os remediei, penso eu, tinha 0 de fosfatos e 0 de nitratos, adiccionei 1,5ppm de fosfatos e 15ppm de nitratos, vamos lá ver, agora é só acertar com a fertilização... Quanto tempo demora a "diluir" na coluna de agua o que eu adicionei agora??? Vou voltar a fazer testes depois do almoço para ver...

 

Abraço e obrigado

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, já fiz os testes e tenho tudo como suposto 1.5 ppm de PO4 e 15ppm de Nitratos, acham que estes valores estão bem ou deveria subir a algum deles???

 

Agora dizei-me uma coisa que faço com a HZ ela à partida torna a rebentar não é??? Mas ela está cheia de folhas escuras que faço??? Retiro as mais escuras???

 

Abraço e agradecia resposta...

 

Muito obrigado pela ajuda até agora prestada

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, já fiz os testes e tenho tudo como suposto 1.5 ppm de PO4 e 15ppm de Nitratos, acham que estes valores estão bem ou deveria subir a algum deles???

 

Agora dizei-me uma coisa que faço com a HZ ela à partida torna a rebentar não é??? Mas ela está cheia de folhas escuras que faço??? Retiro as mais escuras???

 

Abraço e agradecia resposta...

 

Muito obrigado pela ajuda até agora prestada

 

Boas.

Tens de podar a HZ .... essas pontas pretas não estão ai a fazer nada ...poda isso e se for caso disso replanta os melhores pés.

Se estás à espera que a planta se "regenere" ... esquece ... essas folhasvelhas táo mortas .... tens de rapidamente de as tirar/podar a HZ.

Só asssim vais criar condiçoes para a planta crescer com força e saudável.

Em relação aos valores de macros .... 1,5 po4 e 15 ppm NO3 ... pá .... tens o aqua montado "à meia duzia de dias" ... achas mesmo que as plantas já estão numa faze de consumir esses valores de macros ?????

Na minha opinião isso são valores para aquários "maturados" em que as plantas estejam já a consumir e devidamente enraizadas ..... e com co2 e boa iluminação.

Boa Sorte para o teu aqua ... e para a HZ ... e poda isso rápidamente.

Abraço

Editado por canito
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim o que o canito disse é verdade.. poda as pontas da HZ que estiverem escuras ou em melt... rapidamente a planta vai criar rebentos novos.

 

Em relação à fertilização devias ter começado mais por baixo.. Tipo NO3= 5ppm e PO4=0.5ppm e depois ias fazendo testes para ver qual era o consumo diário e assim aumentavas ou diminuias os ppm nas fertilizações!

 

Cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim o que o canito disse é verdade.. poda as pontas da HZ que estiverem escuras ou em melt... rapidamente a planta vai criar rebentos novos.

 

Em relação à fertilização devias ter começado mais por baixo.. Tipo NO3= 5ppm e PO4=0.5ppm e depois ias fazendo testes para ver qual era o consumo diário e assim aumentavas ou diminuias os ppm nas fertilizações!

 

Cumps

 

Obrigado pessoal, ok vou fazer isso vou já podar a HZ e agora vou deixar elas assimilarem estes nutrientes que pus agora já está feito... depois vou então tentar manter esses valores que vocês falam (NO3= 5ppm e PO4=0.5ppm), mas então porque que quando os aquarios estão maturados se deve aumentar às fertilizações??? As plantas depois de bem "ambientadas" consomem mais nutrientes, é isso???

 

Abraço a todos e muito obrigado pela preciosa ajuda

 

PS: Canito, cá no Porto fez tudo ponte no carnaval ainda não tive disponibilidade de ver os preços das lampadas onde queria porque esteve tudo fechado, mas se calhar já não as vou trocar porque a Glosso está a crescer bem, mas a titulo de curiosidade amanha vou saber os preços das lampadas e digo-te alguma coisa à mesma...

 

Abraço

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pessoal, ok vou fazer isso vou já podar a HZ e agora vou deixar elas assimilarem estes nutrientes que pus agora já está feito... depois vou então tentar manter esses valores que vocês falam (NO3= 5ppm e PO4=0.5ppm), mas então porque que quando os aquarios estão maturados se deve aumentar às fertilizações??? As plantas depois de bem "ambientadas" consomem mais nutrientes, é isso???

 

Abraço a todos e muito obrigado pela preciosa ajuda

 

PS: Canito, cá no Porto fez tudo ponte no carnaval ainda não tive disponibilidade de ver os preços das lampadas onde queria porque esteve tudo fechado, mas se calhar já não as vou trocar porque a Glosso está a crescer bem, mas a titulo de curiosidade amanha vou saber os preços das lampadas e digo-te alguma coisa à mesma...

 

Abraço

 

Tu próprio respondes-te à tua questão .... ;)

Logicamente, existe outros factores que influenciam um maior consumo de nutrientes por parte das plantas .... plantas de crescimento rápido ... consomem mais nutrientes .... e depois .... mais luz ... injecçao de co2 .... tudo aumenta o consumo das plantas. Num aquario "equilibrado" com as plantas a cresceram "alegres e saudáveis" os nives de fertilizaçao tem que ser superiores .... por isso é sempre preferivel fertilizares "por baixo" e depois à medida que as plantas se forem "adaptando" , vais subindo gradualmente os niveis de fertilização.

Em relação aos consumos de macros ... ao inicio é importante fazer alguns testes ...po4 e no3 .... pois só assim vais conseguir saber qual o consumo do teu aqua e plantas. Depois tambem depende muito da quantidade de fauna que tiveres no aqua ... ;)

Em relação às lampadas ... apenas te dei a minha opinião .... :D ... mas se notas que o glosso tá a crescer bem ... então tens razão ... o melhor .... é não inventar ... e por isso essas lampadas servem .... :D

A hz ..... é uma planta que retira quase todos os nutrientes da coluna da água ..... pontas pretas .... em principio eu diria que é falta de nutrientes ... eu por ex .... exprimentaria cortar/podar a planta e fertilizar com meia dose de micros e ferro .... depois é uma questão de observares os novos rebentos da planta.

Mas tambem já vi ... que estás utilizar o "humus de minhoca" ... e como eu desconheço qual o efeito desse substrato .... ;)

Abraço .... e vai actualizando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, bem finalmente arranjei um bocadinho de tempo para vir cá tem sido tudo muito à pressa, mas cá vai, as fotos da minha poda, foi sem dó nem piedade, digam o que acham, fiz bem ou mal???

 

 

 

gallery_21175_1255_93063.jpg

 

 

Tipo só deixei mesmo o que estava verdinho de resto foi tudo para o lixo, não se fiz bem mas... já está feito...

 

 

Já agora fica o registo do estado actual das blyxas (um pouco desfocadas as fotos)...

 

gallery_21175_1255_23023.jpg

 

gallery_21175_1255_63404.jpg

 

gallery_21175_1255_5781.jpg

 

Pronto e está tudo mostrado...

 

Agora peço a vossa opinião...obrigado

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Pessoalmente, acho que fizes-te bem.

Tinhas a HZ em muito mau estado .... agora é esperar pelos novos rebentos.

A hz é uma planta que cresce rápido .... portanto.... não tarda vais começar a ver novas folhas.

Vai actualizando.

 

ps- pá .... porque razão enterras tanto as plantas ???? ;)

Tens ai uma blyxa que está toda enfiada no areão .... :doofywave:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Pessoalmente, acho que fizes-te bem.

Tinhas a HZ em muito mau estado .... agora é esperar pelos novos rebentos.

A hz é uma planta que cresce rápido .... portanto.... não tarda vais começar a ver novas folhas.

Vai actualizando.

 

ps- pá .... porque razão enterras tanto as plantas ???? ;)

Tens ai uma blyxa que está toda enfiada no areão .... ;)

 

 

Pah é como te disse à pouco, não tava habituado a akadama, mas mal chegue a casa revejo isso...

 

Abraço

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais