O meu 1º aquário.


darkace

Recommended Posts

  • 2 semanas depois...

Infelizmente fui atacado por uma praga de algas daquelas pretas filamentosas.

 

Por erro meu na semana passada depois da muda de agua, esqueci-me de colocar o fertilizante e toma lá algas com fartura.

 

Não foi tudo mau, pois isso levou-me a tomar coragem para me dedicar a uma fertilização como deve de ser e então fui comprar os testes de PO4 e Ferro que eram os que me faltavam e fui medir os parâmetros, verificando que tinha o Fe e PO4 a 0.

 

Como tinha o fertilizante da Nutrafin o Plant Grow que é muito forte em Fe decidi desde logo fertilizar com esse, o que me repôs os níveis de ferro para valores aceitáveis.

No dia seguinte fui logo comprar Potássio, Fosforo, Azoto tudo da seachem, tendo tambem comprado o Trace.

 

Não comprei logo o excell porque estava à espera de uma encomenda da aquaristik onde vinha o mesmo.

 

Comecei então a fertilizar, notando desde logo uma estagnação no crescimento das algas ao fim de dois dias.

 

Finalmente na quinta feira chegou a encomenda, tive então a atacar as algas com o excell nesse mesmo dia, e na sexta feira.

 

No fim de semana tive de sair e não pude fertilizar, mas mesmo assim quando cheguei no Domingo fiquei maravilhado com a regressão da quantidade de algas, e o vigor com que as plantas cresceram no fim de semana.

 

Realmente a fertilização diária compensa, não só pelo gozo que dá ter de se estar a controlar os parâmetros todos nesta fase inicial até se definir as necessidades das plantas, como pelo resultado que este dá a nível do desenvolvimento das mesmas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :)

Ta a ir bem o aqua eheh ;)

Podes dizer quais foram os preços desses produtos? é que tou agora a montar um aqua e não queria que as algas me apanhassem desprevenido :P

 

cumps ;) e força com isso , vai botando fotos ^^

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vai um update.

 

Uma foto das malandras mas elas ao de morrer muito em breve.

algas.jpg

 

Esta pedra na quinta feira passada estava completamente verde, nesta foto já se notam algumas melhorias.

algas2.jpg

 

Esta planta tem estado a crescer que nem uma doida, já tendo atingido o topo de aquário.

IMG_0071.jpg

 

Aqui já se nota alguma evolução no crescimento da eleocharis parvula. Tenho de lhe dar uma poda a ver se ela ganha força.

IMG_0073.jpg

Editado por darkace
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :)

Ta a ir bem o aqua eheh ;)

Podes dizer quais foram os preços desses produtos? é que tou agora a montar um aqua e não queria que as algas me apanhassem desprevenido :P

 

cumps ;) e força com isso , vai botando fotos ^^

 

Obrigado pelo comentário.

 

Podes encontrar estes produtos aqui nos patrocinadores do fórum.

Ficam por volta dos 6/7 € cada fraco de 100ml, e penso que por volta dos 8/9€ os de 250ml.

Existe muita diferença de preço nalgumas lojas, é uma questão de procurares bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim senhor, está muito bonito. :D

a cada foto que tiras ele vai ficando mais bonito

olha diz uma coisa, o teu filtro interno qual é a marca e como o conseguiste fixa-lo ao aquario?

é que eu acho que tenho um igual mas não consigo fixar no aquario... :mrgreen:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim senhor, está muito bonito. :D

a cada foto que tiras ele vai ficando mais bonito

olha diz uma coisa, o teu filtro interno qual é a marca e como o conseguiste fixa-lo ao aquario?

é que eu acho que tenho um igual mas não consigo fixar no aquario... :mrgreen:

 

Obrigado pelo comentário.

 

Este filtro já vinha com o aquário. Trouxe um encaixe próprio, ficando preso numa calha superior do mesmo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo comentário.

 

Podes encontrar estes produtos aqui nos patrocinadores do fórum.

Ficam por volta dos 6/7 € cada fraco de 100ml, e penso que por volta dos 8/9€ os de 250ml.

Existe muita diferença de preço nalgumas lojas, é uma questão de procurares bem.

 

Ok obrigado :D

 

Bonitos escalares :mrgreen:

 

Cumps :medieval_mace:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo comentário.

 

Este filtro já vinha com o aquário. Trouxe um encaixe próprio, ficando preso numa calha superior do mesmo.

 

ok. obrigado na mesma. :mrgreen:

vou ter que inventar aqui uma "marosca" qualquer para fixar o filtro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma actualização.

 

Adicionei mais uma planta, a Rotala wallichii.

O combate às algas, vai no bom caminho, as algas verdes já desapareceram quase todas e as filamentosas pretas também já se notam melhorias, em alguns locais estão todas vermelhas e noutros já desapareceram.

 

IMG_0103.jpg

 

Aqui vai uma geral.

 

IMG_0109.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma actualização.

 

Adicionei mais uma planta, a Rotala wallichii.

O combate às algas, vai no bom caminho, as algas verdes já desapareceram quase todas e as filamentosas pretas também já se notam melhorias, em alguns locais estão todas vermelhas e noutros já desapareceram.

 

IMG_0103.jpg

 

Aqui vai uma geral.

 

IMG_0109.jpg

 

Boas Darkece!

Adoro o teu aquário está espectáculo, lindo! :yahoo: PARABÉNS

O meu aquário tem dimensões 80x30x40, plantado e comunitário.

Também tenho a Rotala wallichii, mas a minha infelizmente está a perder-se, pois tive e ainda tenho alguns caracois que tem destruido as folhas, mas principalmente as da Rotala ;)

Se tiveres alguma ideia que me possa ajudar a recuperar esta planta, agradeço! :)

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Darkece!

Adoro o teu aquário está espectáculo, lindo! :yahoo: PARABÉNS

O meu aquário tem dimensões 80x30x40, plantado e comunitário.

Também tenho a Rotala wallichii, mas a minha infelizmente está a perder-se, pois tive e ainda tenho alguns caracois que tem destruido as folhas, mas principalmente as da Rotala ;)

Se tiveres alguma ideia que me possa ajudar a recuperar esta planta, agradeço! :)

Obrigado!

 

Obrigado pelos comentários.

Em relação à planta, a minha experiência não é muita, visto só a ter à cerca de uma semana, mas até ao momento têm se estado a aguentar muito bem, no entanto já algum crescimento.

Eu notei uma grande diferença na saúde das plantas, a partir do momento que comecei a fertilizar diáriamente, com todos os fertilizantes em separado.

Não sei qual o tipo de fertilização que estás a fazer, mas pela informação que tenho esta planta é bastante exigente, em termos de luz e fertilização.

Podes sempre colocar abrir um tópico na secção das plantas que lá certamente te indicarão a melhor forma de procederes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos comentários.

Em relação à planta, a minha experiência não é muita, visto só a ter à cerca de uma semana, mas até ao momento têm se estado a aguentar muito bem, no entanto já algum crescimento.

Eu notei uma grande diferença na saúde das plantas, a partir do momento que comecei a fertilizar diáriamente, com todos os fertilizantes em separado.

Não sei qual o tipo de fertilização que estás a fazer, mas pela informação que tenho esta planta é bastante exigente, em termos de luz e fertilização.

Podes sempre colocar abrir um tópico na secção das plantas que lá certamente te indicarão a melhor forma de procederes.

 

Obrigado, Darkace ;) pela ajuda!

Vou aceitar o teu conselho e colocar o tópico, para que me possam ajudar em relação à planta.

Continuação de uma boa evolução das tuas plantas :yahoo:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

 

Desta vez vou actualizar o post somente para dar novidades do meu aquário, não tenho feito nenhumas alterações em termos de fauna e flora, somente o meu casal de etroplus maculatus tem tratado do layout, pois eles é que mandam no aquário, e decoram o mesmo como querem, mas é por uma boa causa, como podem verificar nas fotos em baixo.

 

IMG_0235.jpg

 

IMG_0238.jpg

 

Esta é uma espécie bastante curiosa e que recomendo vivamente, pois tem um comportamento único, interagindo bastante connosco, por exemplo odeiam que eu vá mexer nas plantas, chegando a me atacar os dedos, pinça, seja o que for, agora então com a postura nada nem ninguém se pode aproximar daquela zona do aquário.

 

Espero que tenha sorte e que nasçam alguns desta postura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Aqui vão mais algumas fotos dos bichinhos.

Espero que gostem.

 

Tetra Serpae

abril01.png

 

CAE

abril02.png

 

Guppy-Já é de criação neste aquario

abril04.png

 

Etroplus maculatus sem medo das fotos

abril05.png

 

L-190

abril06.png

 

O monstro das pastilhas de fundo

abril07.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.