Escolha de Lampadas


Recommended Posts

Boas

 

Back to the Salt Water biggrin

 

Bem a curto prazo vou voltar a montar um aqua salgado, mas vai apenas ser um nano como tive na primeira experiência na água salgada. 60x30x30

 

Neste momento tenho uma calha com uma PLL de 55watts mas tem 6500k. Com a ajuda do Sergio Caneca que me vai fazer um upgrade à calha, ficando assim com mais duas t5 de 24watts cada. Resultado final PLL 55watts com lampada de 10.000k, e duas t5.

 

Na parte das t5 é que tenho algumas dúvidas, que lampadas me aconselhariam para ficar com um espectro agradável no aquário? Penso que uma delas seria actínica, e a outra?

 

 

Thanks for all the help;)

Editado por Ricardo Ruffo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Eu usaria 2 t5 actinicas.

 

Tendo a PL de 55w ao meio e 2 x t5 24w nas "pontas" ficarias com uma luz agradável.

 

Digo isto pois a intensidade da PL de 55w irá sempre sobrepor-se muito a umas T5 de 24w....

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João

 

Pois, se calhar é melhor seguir o teu conselho, como a pl é de 55 watts seria melhor meter duas actínicas, para pelo menos dar algum efeito já que como disseste e bem a PL tem uma maior intensidade.

 

Assim seria PL 55 watts, e as duas actínicas 48watts.

 

Total da calha 103 watts, dá bem mais luz que o total de litros do aqua.

 

 

Abraço

Editado por Ricardo Ruffo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Ricardo.

Aproveito para responder à tua MP, à qual por falta de tempo ainda não respondi. De momento, não tenho nada montado. Está a duas semanas do início uma pequena montagem de 170 litros para depois dar lugar ao definitivo de 400 litros.

Quanto à tua questão, cada caso é um caso e os gostos não são iguais. Se a montagem que vais fazer fosse minha, eu optaría por : 1 x 55w PLL + 1 x 24w actínica + 1 x 24w 14.000K.

Sequência de iluminação:

1 - Acende actínica

2 - Acende PLL

3 - Acende 14.000K

No apagar, o inverso, deixando 30 minutos de intervalo entre cada lâmpada no acender/apagar.

Abraço,

Paulo

 

Ps - Se precisares de rocha morta, ( ex-viva da Indonésia ), para complementar com a viva, tenho para te dar. Apita.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo

 

Agora fiquei indeciso, tou a ver que vou ter que experimentar das duas maneiras a ver qual dos espectros fica melhor.

 

Depois quero ver esse 400 litros e se precisares de ajuda já sabes bigsmile

 

Obrigado pela oferta da rocha Paulo, depois temos que combinar dar aí um saltinho :bs_quesexclaim:

 

Abraço

Editado por Ricardo Ruffo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, na zona de Lisboa ou mesmo margem sul onde é que se pode encontrar à venda t5 actínicas?

 

Boas, Ricardo.

Vê aqui:

http://www.girafaonline.com/

Já lhes comprei várias coisas e nunca tive nada de negativo a apontar.

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Thanks Paulo, vou dar uma vista de olhos

 

Já agora, surgiu-me uma dúvida ao ver um post do João Judicibus, em que dizia que as lampadas de 10.000k dão um tom muito amarelo à àgua. Na PL 55watts escolho qual? 12.000k?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Não sei se consegues arranjar PL de 12.000k.....

 

No entanto, e como disse é apenas e só a minha opinião. Claro está que outros membros têm outras opiniões, e o que conta muito é o factor "gosto".

 

Ou seja, depende do teu gosto, até podes achar muito mais bonito o aqua só com 10.000k.

 

abraço

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim claro, depois tem a ver com o gosto. O tom que quero dar, é assim virado para o azul, mais ou menos como no aquário do André Silvestre.

Editado por Ricardo Ruffo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, para encontrar lâmpadas pl de 14.000 deve ser complicado. Mas quando tiver tudo montado depois vejo como gosto mais.

 

Já agora, possivelmente o aquário vai ter 60x40x30. 72litros duas sun sun 3000l/h deve ser demasiada circulação não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João e Paulo

 

A nível de corais quero manter um pouco de cada, mas com mais incidência nos moles.

 

Também pensei nas marea 2400l/h, porque pelo que tenho visto as sun sun têm dado problemas. Optaria pelas sun sun mais por uma questão estética e por se prenderem ao aqua através do íman. Mas dado esses problemas técnicos com as sun sun sou capaz de optar pelas marea.

 

E que tal uma wave marea 1000l/h e outra 2400l/h? Ou é mesmo melhor as duas 2400?

 

 

Abraços

Editado por Ricardo Ruffo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, já tenho cá duas marea de 2400l/h

 

Material já disponível:

 

Escumador read sea berlin air lift (Paulo ainda é aquele que me ofereceste :) )

Termostato

2 bombas wave marea

Iluminação faltam as actínicas

Aquário tenho cá um de 60x30x30, mas ando à procura de um 60x40x40 ou 60x40x30

 

 

O mais complicado de arranjar será a água. Penso que é € desaproveitado comprar sal e fazer a própria água, quando existem praias para o efeito. O pior é que não tenho bomba para a extrair do mar.

 

Mas depois logo vejo como fazer quanto tiver tudo pronto a receber agua, areia e a rocha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Ricardo,

O escumador ainda mexe ?????? Xiça !!

Quanto à àgua, vou combinar com o Hugo para irmos buscar com bomba. Também vou precisar de uns litros valentes,..... uns 350 / 400. Depois digo-te alguma coisa.

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo

 

Ah pois, ainda mexe o escumador e quando tiver montado ainda vai mexer melhor!

 

Ok Paulo, então quando souberes mais ou menos o dia em que vão, diz-me qualquer coisa :).gif' class='bbc_emoticon' alt=':)' />

 

Afinal o aqua que possivelmente ia comprar de 60x40x30 o user já não o tem. Então estou à procura de um com as medidas que referi no post anterior.

 

Há umas semanas pedi um orçamento à vidromoldura para um de 60x40x40, que ficava em 49€ um preço bastante apetecível, mas entretanto a ver se encontro mais barato aqui pelo forum, senão opto por mandar fazer na vidromoldura.

Editado por Ricardo Ruffo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo

 

Pde um orcamento aqui se correr mal o link diz que eu ajudo, teem bons preços.

 

Cumps

Sergio

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro e obrigado :)

 

Nunca vens tarde, bons conselhos são sempre bem-vindos :)

 

 

Ponto da situação:

 

Ainda não tenho o aqua, tenho andado a pedir orçamentos à vidromoldura e o mais certo é mandar fazer lá. A areia já a tenho, 10 kg de Nature's Ocean - Sugar Size Live Sand.

 

Falta-me mesmo só o aqua e a água(que vou fazer a recolha com o Paulo) para arrancar com o projecto.

Em relação à iluminação, falta só colocar as actínicas na calha. Mas essa parte já tenho encaminhado com o Sergio Caneca.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já decidi qual a medida do aquário, amanhã faço a encomenda à vidromoldura com um preço muito bom ;)

 

Medidas 60x50x40 120 litros

 

Os 50 de largura já tem mais espaço de manobra para o layout.

 

 

Que acham das medidas?

Editado por Ricardo Ruffo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo,

 

Acho que as medidas estão excelentes!

Normalmente o pessoal aposta mais em aquários com pouca largura em relação à altura e depois ficam limitados em termos de layout, indo inevitavelmente para os paredões de rocha.

 

Pessoalmente, sou apologista de aquários com medidas proporcionalmente equilibradas e prezo sempre uma maior largura em relação à altura ou, na pior das hipóteses, largura igual à altura, para se poder ser mais criativo e ter maior espaço de manobra quando for altura de fazer o layout. Por isso e em relação ao teu aquário, qualquer coisa entre 60*40*40 e 60*55*40 acho uma boa aposta, ficando a perspectiva cada vez mais próxima de um cubo raso.

 

Já agora, porque não consideraste as Nano Stream mais fracas em vez das Wave Marea?

Para além das primeiras ficarem estéticamente melhores ( não são tão monos e têm um formato mais atractivo), a circulação criada seria bem mais eficiente.

 

Por último, sugeria que criasses um tópico da montagem do aquário ou então dares continuação a este. ;)

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André

 

Foi precisamente por essas limitações na largura que escolhi pelo menos 50. Nos aquários que tive anteriormente, tanto de água salgada como doce tinham sempre essa limitação e via-me aflito para conseguir criar um layout agradável.

Nesta montagem vou apostar também em utilizar menos rocha para não ter aquele efeito paredão. Também sou adepto dos layouts com um pouco menos de rocha para ter o tal efeito harmonioso.

 

Em relação às bombas, de início pensei nas nano esticamente mais bonitas e com um fluxo melhor, mas surgiu a oportunidade das Marea em que pelo preço de uma comprei duas, tive que aproveitar.

 

Sim, hei-de abrir um novo tópico da montagem do aqua, quando tiver os materiais todos e pronto a arrancar crio o tópico :character0050:

 

 

Abraço

Editado por Ricardo Ruffo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais