15lt de mar


bruno miranda

Recommended Posts

Boas pessoal.

 

Venho apresentar o meu novo menino, e mesmo pequenino :P

 

Este e o inicio da minha aventura nos salgados, espero que com sucesso e com muita duração.

 

Para começar deixo apenas algumas fotos, logo após a colocação de tudo no sitio, para a semana que vem fica a promessa de novas fotos e do setup completo.

 

Já agora um muito obrigado a D. Manuela e ao Paulo da loja Mundo dos Animais (Covilha) por toda a ajuda e apoio, não só neste aqua mas nos outros que possuo.

 

Pic_17176_4.jpg

 

Pic_17176_3.jpg

 

Pic_17176_2.jpg

 

Pic_17176_1.jpg

 

Fico a espera de comentários, opiniões e sugestões :D

Editado por bruno miranda
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Parece estar a ir bem, não gosto é do areão. Se metesses um com granulometria mais fina ficaria melhor. Também não gosto da luz que usas, não realça em nada a cor dos corais nem fica com a tonalidade de reef.

 

Mas sem o setup completo não te poderemos ajudar caso seja preciso.

 

 

Cump

Editado por Ricardo Ruffo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo Ruffo.

 

Obrigado pela resposta.

 

Quanto ao areão eu também gosto mais do fino, mas foi-me posto um ponto importante, o aquário e muito pequeno (30cm) e quando tiver uma bomba de circulação a funcionar, por mais pequena que seja, vai sempre levantar alguma areia, que vai torvar a agua... dai ter optado por este um pouco maior. Mas de qualquer maneira em principio do areão daqui a algum tempo, pouco ou nada se vai ver... :puppydogeyes:

 

Quanto a iluminação, de momento só tem uma lâmpada branca de 18w, estou a procura de uma calha para colocar iluminação led azul.

 

Já agora o setup, possivel.

 

SETUP

 

Dimensões: 35(comp)*25(alt)*20(lrg)

 

Filtragem: filtro de mochila, não sei litragem, já vinha no kit, mas e possível que seja substituido, faz muito barulho :confused4:

Aquecimento: 50w

Temperatura: 24º

 

 

Rocha Viva: aproximadamente 2,5 kg

 

Iluminação: calha com lâmpada PL de luz branca, 18w. Também fazia parte do kit, e será substituída, e com o acrescento de luz led azul(possivelmente, ainda em estudo).

 

Vivos:

 

2 ermitas, 1 patas azuis 1 patas verdes.

2 caracóis marinhos, não sei os nomes.

 

1 Glossodoris atromarginata

 

1 Doryrhamphus excisus

 

 

Zoanthus sp, não sei bem a subespécie.

 

2 actinodiscus, um branco e outro azul.

 

Pachyclavularia sp, greenstar.

 

Clavularia sp, não sei bem a subespécie.

 

Sabella spallanzanii, segundo consegui apurar...

 

Falta ainda o nome de um deles, o que esta junto da lesma, se me poderem ajudar com o nome, não so deste mas dos outros, caso estejam mal.

 

Já agora aviso que sou novo nos salgados, pelo que ha muito que desconheco, por isso desculpem a ignorancia.

 

Se tiverem alguma sugestão em relação a corais ou a qualquer outra coisa, ou criticas, não esitem em dizer.

Editado por bruno miranda
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Parabéns pelo teu Aqua. Está engraçado.

 

Indo agora há parte "técnica".

 

 

Tens aí um aquário que precisa de muitos cuidados. Atenção hás TPA's. Tens um filtro de mochila, ok.... para já não notas o mal que ele te está a fazer ao aqua mas daqui a uns tempos irás notar. Limpa de 2 em 2 dias o filtro se não queres ter problemas de maior. Tens uma opção muito mais viável, um escumador de mochila ( dos pequenos ). Assim podes tirar completamente esse filtro.

 

Em relação aos vivos.

 

Os corais estão aparentemente com saúde, nota-se a falta de luz. Segundo percebi esse teu candeeiro é uma pinça com uma lâmpada de 18w de 10.000k. Se são estas lâmpadas, podes adquirir umas que são metade azuis, e metade brancas, dando assim um tom de Reef ao aquário. O ideal seria colocar 2 candeeiros desses, com as referidas lâmpadas.

 

O Doryrhamphus excisus é um peixe que é complicado alimentar. Come principalmente a "micro Vida" que existe num aquário maturado, que ainda não é o teu caso, e come igualmente alguns parasitas de peixes. Ele está a comer alguma coisa ??

 

A "lesma" é um Nudibranquio, mais especificamente um " Glossodoris atromarginata ". Estes seres comem Esponjas ( que creio que não devem existir ainda no teu Aqua ), e na falta delas morrem de fome. Num aqua do tamanho do teu a morte de um Nudibranquio pode conduzir a um pico de amónia, e matar-te algumas coisas, como peixes e corais. Aconcelho-te a tentar encontrar nas lojas da tua zona, um alimento da Nature's Ocean para anjos, que literalmente são esponjas congeladas. Pode ser que ele lhe pegue ( muito difícil ).

 

Fico-me por aqui, vai dando noticias.

 

Começa por adquirir um escumador para o aqua, de mochila ou mm de pedra difusora, irá ajudar-te bastante nessa aventura.

 

Calculo que ainda não tenhas comprado testes, mas tenta verificar os parâmetros da água, plo menos os essenciais.:

 

Nitritos

Nitratos

Amónia

KH

PH

 

Abraço

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, obrigado pelos comentarios.

 

PLECOS, realmente já tinha pensado nisso, amanha já vejo o que se arranja, depois coloco fotos.

 

Joao Judicibus,

 

Em relação ao filtro também já tinha pensado nessa hipótese, há algum que queiras recomendar??

Já agora estou a pensar em por um casal de cavalos marinho, a informação que tenho e que não será muito importante o escumador, devido aos gostos particulares deste, confere?

 

Em relação a PL de dupla cor o problema e que este candeeiro e de apenas 2 pins de ligação e as PL de 4, logo não dá, caso contrario seria essa a solução. Há também a parte que pretendo manter a azul 24h/d, logo devo de optar por 2 candeeiros, mais propriamente led's azuis.

 

O Doryrhamphus excisus pelo que estive a ler sobre ele e realmente um peixe um pouco complicado, vamos ver. Quanto ao comer, já tentei mysis, mas são um pouco grandes. Agora estou a dar artemia congelada, que me parece ter pegado..., estou a espera de mais uns dias para confirmar se a esta mesmo a comer. Quanto a maturação do aquario, apesar de ter apenas duas semanas, tanto a rocha como a agua vieram de um aquário já montado a cerca de 3 anos, de resto onde estava o Doryrhamphus excisus, e ja começo a notar o aparecimento da tal micro vida, especialmente nos vidros laterais e nalgumas rochas. De qualquer maneira continuo atento, especialmente com ele...

 

Quanto a Glossodoris atromarginata, obrigado pela ajuda, realmente não sabia nada a respeito dela, amanha vou a loja buscar artemia congelada mais pequena do que a que tenho neste momento, por acaso da Nature's Ocean, para o Doryrhamphus excisus, e já vou perguntar pela tal comida para anjos.

 

Quanto aos testes, e verdade ainda não tenho muitos, mas tenho os essenciais, de qualquer maneira como a agua ja vinha bem maturada não me estou a preocupar muito com os restantes, e como já referi aqui, tenho o apoio da loja onde vou, e regularmente levo alguma agua para fazer la os testes que não tenho. Quanto aos que tenho estão bons, mas mais uma vez e tendo em conta o tamanho reduzido do aquário vou manter-me atento.

 

Cump.

Editado por bruno miranda
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

É sempre uma ajuda tendo a água e rocha bem maturada.

 

Escumador, tens os Rio Nano Skimmers, este já experimentei e é porreiro, depois tens é uns internos, da TMC e da Wave Marea ( são exactamente iguais ).

 

Talvez entre todos a melhor solução para ti seria o interno de pedra difusora, Shuran Pico, ou o Hang-on.

 

Abraço e vai dando noticias.

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Ca estão os fundos, o vidro não esta muito limpo, mas e só pra ver como fica... Azul ou Preto???

 

Pic_17176_13.jpg

 

Pic_17176_12.jpg

 

 

Já agora fica uma foto que gosto muito.

 

Pic_17176_11.jpg

 

 

Quanto a alimentação do Doryrhamphus excisus já estou a fazer criação de artemia, amanha ao fim do dia já tera muita artemia recem eclodida no aqua para ele comer :).

 

Cump.

Editado por bruno miranda
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Prefiro o fundo preto, mas de nada vale o fundo se não tiveres lâmpadas que façam realçar as cores do aquário. Porque o fundo preto basicamente serve para fazer o contraste com corais etc, mas como faltam essas tais lampadas não cria qualquer tipo de contraste.

Editado por Ricardo Ruffo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.

 

Pois realmente sem as luzes correctas não tem a mesma beleza, mas ando a tratar disso.

 

Entretanto o Doryrhamphus excisus anda imparavel, ele gostou da artemia e passa o tempo a caça no aquario :)

infelizmente a Glossodoris atromarginata acabou por falecer, já não cheguei a tempo... para a próxima já sei, foi pena ter de aprender assim.

 

Entretanto tenho mais duas novidades :D

 

Aqui fica a foto da primeira, uma Protula bispiralis, branca e vermelha.

Pic_17176_14.jpg

 

A segunda e um Pseudocheilinus hexataenia, depois de muitas tentativas falhadas la consegui uma miserável foto... ;)

 

Pic_17176_15.jpg

 

Cump.

Editado por bruno miranda
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas.

 

Esta aventura estava a ir bem até ver esse Pseudocheilinus hexataenia.

Atenção que não é nada bom teres peixes num sistemas desse, mesmo nada. Depois, se já tens um Doryrhamphus excisus ele passa a ter um concorrente na alimentação, pois o Pseudocheilinus hexataenia come também a bicharada do aquário, e ainda por cima de uma forma mais eficaz. Eu tirava o peixe e mtinha-me com o pipefish.

Sobre a alimentação do pipefish, eu estou a ter sucesso com ovas de lagosta, também da Ocean Nutricion. Come tudo até ficar de barriga cheia...literalmente.

 

O que posso dizer mais....os pipefish são da família dos cavalos marinhos, e estes são mais sensíveis que os restantes peixes, bem como nadam de uma forma mais lenta que os peixes, e devem de estar num aquário só de espécimes da mesma família (pipefish e cavalos marinhos), de forma a terem as mesmas oportunidades de alimentação, pois enquanto os peixes nadam depressa para comerem, estes não é bem assim.

 

Toma atenção à química da água, deves de controlar muito bem, e caso possas, faz TPAs semanalmente sem falhar uma, ou mesmo 2 por semana.

 

Agora, um pedido especial...toma cuidado com isso e trata bem do Doryrhamphus excisus, pois são peixes sensíveis e não pediram para estar dentro dos nossos aquários. Esse tipo de peixes são dos mais sensíveis e dos que mais gosto.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro.

 

Obrigado pelo comentario.

 

Quanto ao Pseudocheilinus hexataenia, foi posto no aqua pois a Pachyclavularia sp estava a ganhar uma espécie de algodão e foi-me dito que este é um bom peixe para tratar desse problema, o resultado e que não esta a ser bem esse... o dito cujo já vem comer a mão a ração que lhe dou mas do dito algodão nem se chega. Quanto a concorrência com o Doryrhamphus excisus até a data não aconteceu... como disse ele só me esta a comer a ração, enquanto que o Doryrhamphus excisus esta a comer, lindamente, a artémia recém eclodida que lhe estou a dar, nos dias em que coloco nova fornada no aqua ao apagar das luzes e velo a caçar noite fora ;)

 

Por acaso não conhecia essas tais ovas, mas vou investigar, para fazer um menu mais variado :P.

 

Quanto aos valores da agua estão a ser testados regularmente e aparentemente melhor era impossivel.

 

Já agora e por falar em cavalos marinhos, era mesmo essa a ideia para este aqua, um casal. :D, mas não tinha posto de parte a companhia de alguns peixes... principalmente com função de limpeza. Há algum que aches apropriado?

 

Quanto ao pedido especial :D, esses também são os que mais gosto, e por isso mesmo e a volta dessa família que quero montar o aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queres saber de peixes para colocares nesse aqua? Nenhum. Teres esse já é demais. O pipefish, ainda dá para remediar, visto serem animais que não têm necessidade de nadar bastante.

Se eu fosse a ti, não colocava mais nenhum...até vendia, trocava ou oferecia o Pseudocheilinus hexataenia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois. Compreendo o que queres dizer. Mas há mais peixes que não tem necessidade de nadar, peixes de fundo, os chamados de equipe de limpeza.

Quanto ao Pseudocheilinus hexataenia vou ver o que se pode arranjar.

 

Já agora o que achas em relação ao casal de cavalos marinhos?

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Bruno, não estás a compreender.

Existem peixes que não necessitam de muito espaço para nadar e dentro dos mesmos tens os que não necessitam de muito espaço para se movimentarem e os que necessitam.

Para mim, um aquário desses não deveria de ter nenhum peixes, era só corais e um camarão e pouco mais, mas nada de peixes. Tendo o pipefish, ainda é aceitável, agora colocar peixes....não me parece.

 

Espero que não fiques incomodado com a minha sinceridade, pois gosto de o ser e por vezes as pessoas não gostam, mas estou a dar o melhor concelho, a meu ver.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fica descansado. A tua sinceridade e bem vinda e agradecida, e com os mais experientes que aprendemos.

 

Desculpa insistir mas já agora aproveito a sinceridade.

 

O meu plano para este aqua era o Doryrhamphus excisus, que ja tenho, junto com um, dois, no maximo, cavalos marinhos e um camarao, achas minimamente plausível ou completamente descabido? para os 4 habitantes que acabei de referir.

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é nada boa ideia colocares os cavalos, eu mantinha apenas o pipefish.

O que vai acontecer é que eles, apesar de serem pacíficos, vão acabar por guerrear por território, pois o espaço é pouco.

Ainda existe, também, a possibilidade, remota, deles poderem ser agressivos na mesma, tendo espaço. Digo isto porque num aquário de 220lts, onde tenho o meu pipe, tive lá outro e eles às vezes andavam à batatada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando dizes que eles vão guerrear referes-te entre os cavalos e o pipe ou entre o casal de cavalos?

 

Compreendo o que queres dizer... vou procurar mais informação sobre o comportamento destes animais, há sempre a hipótese de me ficar por um aqua de corais com o pipe. :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Bem pessoal venho com mas noticias...

 

O Pseudocheilinus hexataenia já não esta no aqua, a parte má e que não esta la porque resolveu dar o salto, para o meio do chão. De manha quando acordei encontrei-o perto do aqua seco que nem um bacalhau. :shock4:

Pedro Conceição, decidi seguir o teu conselho... corais e um ou dois invertebrados.

 

 

Em relação a mais novidades:

 

A luz ainda esta em standby, embora já tenha encontrado o que preciso encontra-se esgotado no fornecedor, por isso so me resta esperar mais um pouco.

 

Como ainda não tenho luz decidi não comprar mais corais, não vale a pena estar a comprar para os ver a lutar por um pouco de luz...

 

Estou a preparar um pequeno projecto de DIY para fazer a reposição de agua da evaporação... quando estiver pronto e a funcionar coloco as fotos e os esquemas.

 

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E o pipe, como está?

 

Sobre o sistema de reposição, vê o que fazer, às vezes a ideia é boa, mas na prática existem muitos outros factores que não dá...qual é a ideia?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pipe continua óptimo, ele e o Pseudocheilinus hexataenia nunca fizeram concorrência um ao outro, talvez porque sempre alimentei o pipe a noite com artemia recém eclodida quando o Pseudocheilinus hexataenia já estava a dormir...

 

Quanto a ideia da reposição não e propriamente minha :P , encontrei num aqua do mesmo tamanho do meu num forum estrangeiro onde costumo procurar informação. Basicamente e um interruptor de nível de agua que faz disparar uma bomba de ar que por sua vez cria pressão num deposito, criando a movimentação da agua para dentro do aqua. Bastante simples, por agora ainda estou a comprar o material, mas assim que estiver pronto coloco as fotos, bem como um esquema para vocês verem. Mas posso dizer que se não quiserem um interruptor de nível muito bonito gastam no total uns 35€(contas por alto), se quiserem um todo boneco em alumínio despara logo para os 80€ :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas pessoal.

 

Estou com um problema com um dos corais, o Zoanthus

 

Pic_17176_16.jpg

 

 

Não sei bem se e normal, mas como podem ver parece que mirrou e tem estado a perder alguns pes bem como esta a ficar transparente nos pes, mais a cima podem ver a foto de quando o comprei.

 

Se me poderem ajudar.Obrigado

 

Agora as boas noticias...

 

Uma geral.

Pic_17176_17.jpg

 

E o novo coral que nasceu...

 

Pic_17176_18.jpg

 

Cumps.

Editado por bruno miranda
Link to comment
Partilhar nas redes sociais