Bruno A. Cardoso Posted February 19, 2009 Share Posted February 19, 2009 Ola amigos... Venho com um certo nervosismo explicar a minha situaçao...entao é o seguinte: Ontem á tarde comprei um casal de kribensis ja formado e tal e desde a loja que a femea tinha o ventre com uma mancha vermelha/ameixa... ORa fiz uma habituaçao lenta e tal como sempre li e me aconselharam.... No aquario tenho duas tocas uma maior que outra feita de pedras (basaltos) e outra feita com as mesmas pedras mas mais pequenita... qual é o meu espanto quando cheguei a casa hoje tinha a toca maior toda escavada e tal e olhei la para dentro com a ajuda de uma lanterna e vi o casal bem juntinho a limpar o local e a fazer as suas escavaçoes... ora as perguntas vao começar: Quando é que sei que a femea teve as crias?? Quando é que devo começar a alimentar as crias?? É que nao vejo nada la para dentro da gruta nao sei se isso é problema ( o que e que acham??) Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack Link to comment Share on other sites More sharing options...
Silveirinha Posted February 19, 2009 Share Posted February 19, 2009 Boas, as crias quando começarem a ndar junto da toca debaixo do olhar dos papas, podes dar-lhes microvermes ou artemia recem nascida. Abraço Link to comment Share on other sites More sharing options...
Bruno A. Cardoso Posted February 19, 2009 Author Share Posted February 19, 2009 Boas, as crias quando começarem a ndar junto da toca debaixo do olhar dos papas, podes dar-lhes microvermes ou artemia recem nascida. Abraço ate la nao dou nada? coitados nao morrem á fome? Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack Link to comment Share on other sites More sharing options...
villa Posted February 21, 2009 Share Posted February 21, 2009 ate la nao dou nada?coitados nao morrem á fome? Os alevins alimentam-se do muco dos pais... Quanto mais pessoas conheço mais amo os animais... Melhores cumprimentos Villa Link to comment Share on other sites More sharing options...
Bruno A. Cardoso Posted February 21, 2009 Author Share Posted February 21, 2009 (edited) Os alevins alimentam-se do muco dos pais... Ah ta certo XD LOL Olhem para nao estar a abrir outro topico diga-me uma coisa.. Eu meto flocos nos kribensis mas apenas a femea come quando os flocos afundam... O macho ainda nao o vi a morfar alguma coisa... Eles podem estar assustados?? Sempre que eles estao a espreitar eu to a frente do aquario e apenas viro a minha cabeça e eles escondem-se.... éste comportamento é normal de ciclideos?? Que aconselham?? Edited February 21, 2009 by viper Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack Link to comment Share on other sites More sharing options...
Silveirinha Posted February 21, 2009 Share Posted February 21, 2009 Ah ta certo XDLOL Olhem para nao estar a abrir outro topico diga-me uma coisa.. Eu meto flocos nos kribensis mas apenas a femea come quando os flocos afundam... O macho ainda nao o vi a morfar alguma coisa... Eles podem estar assustados?? Sempre que eles estao a espreitar eu to a frente do aquario e apenas viro a minha cabeça e eles escondem-se.... éste comportamento é normal de ciclideos?? Que aconselham?? E normal sim, os meus tambem fazem isso. O meu macho não tanto pq ainda e novinho, e mais pequeno que a femea so para teres uma noção. Começa a dar larvas de mosquito, eles ai ja comem de certeza. Vai dando noticias.. Abraço Link to comment Share on other sites More sharing options...
Cláudia Araújo Posted February 21, 2009 Share Posted February 21, 2009 olá viper Parabéns pela aquisição! Não sei se estou a interpretar mal o que escreveste, mas dá-me a ideia que achas que já tens crias. Tem em conta que os kribensis são ciclídeos ovíparos, depositores de ovos (por teres tocas já estás preparado para eles), e ainda demora uns dias a eclodir, certo? O macho não comer, também é normal em tempo de habituação ao aquário, tenta lhes dar espaço (observa-os mais afastados, e sem lanterna, ok?) Boa sorte com eles Boa aquariofilia Link to comment Share on other sites More sharing options...
Bruno A. Cardoso Posted February 21, 2009 Author Share Posted February 21, 2009 (edited) obrigado pelas dicas, mas ainda nao tenho crias xD Hoje a femea esta na toca com o macho e a gruta de pedras por dentro ja se ve o fundo ^^ por isso deve ir a bom caminho... hoje passei por uma loja e comprei jbl grana clichlid com 10% de krill... O sr disse que estimulava na reproduçao e que era da linha premium ou seja qualidade superior ... é mais uma variedade que tenho... fica aqui o meu setup: Aquario: 60x30x35 Aquecimento: jager 75W Temperatura: 28 graus Flora: Vallisnerias giganteas, anubias, fetos de java.. Fauna: 4 corydoras, 2 ottos e 1 casal de kribensis alimentaçao: flocos de artemia, spirulina, cor e fortalecimento, tetra min, delicias do mar aos cubinhos, tenebrios cortados e por vezes couve tbm cortada... Parametros da agua: pH 7.2 kH 7 DkHº gH 14 DgHº Cl Sem cloro Fe 1,0 mg NO2 0,0 mg NO3 10 mg NH4/NH3 0,0 mg PO4 10mg que acham? Edited February 21, 2009 by viper Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ricardo Fonseca Posted February 21, 2009 Share Posted February 21, 2009 Boas... alimenta os alevins quando os vires a nadar livremente e não apenas quando os vires cá fora... por vezes são trazidos pelos pais e colocados num buraco escavado na areia... não os deves alimentar ainda nessa fase... eles ai não comem, alimentam-se do saco vitelino. Cumps e boa sorte... Cumprimentos Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272) http://aquaraf.blogspot.com Link to comment Share on other sites More sharing options...
Bruno A. Cardoso Posted February 22, 2009 Author Share Posted February 22, 2009 Boas... alimenta os alevins quando os vires a nadar livremente e não apenas quando os vires cá fora... por vezes são trazidos pelos pais e colocados num buraco escavado na areia... não os deves alimentar ainda nessa fase... eles ai não comem, alimentam-se do saco vitelino. Cumps e boa sorte... Obrigado ricardo... Acho que foi um falso alarme e como sou iniciante nos ciclideos talvez seja normal... Li que a femea quando tem ovos apresenta o ventre com um vermelho/roxo e como a minha tinha isso fiquei em alarme XD Mas ontem tbm li que so estará de barriga se estiver inchada, ora este ultimo ela nao apresenta...portanto quando for o dia D eu direi aqui alguma coisa XD Só espero fazer tudo direito, nunca tinha criado nenhum peixe Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts