Femea kribensis possivelmente gravida


Recommended Posts

Ola amigos...

Venho com um certo nervosismo explicar a minha situaçao...entao é o seguinte:

 

Ontem á tarde comprei um casal de kribensis ja formado e tal e desde a loja que a femea tinha o ventre com uma mancha vermelha/ameixa...

ORa fiz uma habituaçao lenta e tal como sempre li e me aconselharam....

No aquario tenho duas tocas uma maior que outra feita de pedras (basaltos) e outra feita com as mesmas pedras mas mais pequenita...

qual é o meu espanto quando cheguei a casa hoje tinha a toca maior toda escavada e tal e olhei la para dentro com a ajuda de uma lanterna e vi o casal bem juntinho a limpar o local e a fazer as suas escavaçoes...

ora as perguntas vao começar:

 

Quando é que sei que a femea teve as crias??

 

Quando é que devo começar a alimentar as crias??

 

É que nao vejo nada la para dentro da gruta nao sei se isso é problema ( o que e que acham??)

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

as crias quando começarem a ndar junto da toca debaixo do olhar dos papas, podes dar-lhes microvermes ou artemia recem nascida.

 

Abraço

 

ate la nao dou nada?

coitados nao morrem á fome?

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os alevins alimentam-se do muco dos pais...

 

Ah ta certo XD

LOL

 

Olhem para nao estar a abrir outro topico diga-me uma coisa..

Eu meto flocos nos kribensis mas apenas a femea come quando os flocos afundam...

O macho ainda nao o vi a morfar alguma coisa...

Eles podem estar assustados?? Sempre que eles estao a espreitar eu to a frente do aquario e apenas viro a minha cabeça e eles escondem-se....

éste comportamento é normal de ciclideos??

Que aconselham??

Editado por viper

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah ta certo XD

LOL

 

Olhem para nao estar a abrir outro topico diga-me uma coisa..

Eu meto flocos nos kribensis mas apenas a femea come quando os flocos afundam...

O macho ainda nao o vi a morfar alguma coisa...

Eles podem estar assustados?? Sempre que eles estao a espreitar eu to a frente do aquario e apenas viro a minha cabeça e eles escondem-se....

éste comportamento é normal de ciclideos??

Que aconselham??

 

E normal sim, os meus tambem fazem isso. O meu macho não tanto pq ainda e novinho, e mais pequeno que a femea so para teres uma noção.

Começa a dar larvas de mosquito, eles ai ja comem de certeza.

 

Vai dando noticias..

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá viper

Parabéns pela aquisição!

Não sei se estou a interpretar mal o que escreveste, mas dá-me a ideia que achas que já tens crias. Tem em conta que os kribensis são ciclídeos ovíparos, depositores de ovos (por teres tocas já estás preparado para eles), e ainda demora uns dias a eclodir, certo?

O macho não comer, também é normal em tempo de habituação ao aquário, tenta lhes dar espaço (observa-os mais afastados, e sem lanterna, ok?)

Boa sorte com eles

Boa aquariofilia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelas dicas, mas ainda nao tenho crias xD

 

Hoje a femea esta na toca com o macho e a gruta de pedras por dentro ja se ve o fundo ^^ por isso deve ir a bom caminho...

hoje passei por uma loja e comprei jbl grana clichlid com 10% de krill...

 

O sr disse que estimulava na reproduçao e que era da linha premium ou seja qualidade superior ...

é mais uma variedade que tenho...

 

 

fica aqui o meu setup:

 

Aquario: 60x30x35

Aquecimento: jager 75W

Temperatura: 28 graus

Flora: Vallisnerias giganteas, anubias, fetos de java..

Fauna: 4 corydoras, 2 ottos e 1 casal de kribensis

alimentaçao: flocos de artemia, spirulina, cor e fortalecimento, tetra min, delicias do mar aos cubinhos, tenebrios cortados e por vezes couve tbm cortada...

 

Parametros da agua:

pH 7.2

kH 7 DkHº

gH 14 DgHº

Cl Sem cloro

Fe 1,0 mg

NO2 0,0 mg

NO3 10 mg

NH4/NH3 0,0 mg

PO4 10mg

 

que acham?

Editado por viper

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas... alimenta os alevins quando os vires a nadar livremente e não apenas quando os vires cá fora... por vezes são trazidos pelos pais e colocados num buraco escavado na areia... não os deves alimentar ainda nessa fase... eles ai não comem, alimentam-se do saco vitelino.

 

Cumps e boa sorte...

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas... alimenta os alevins quando os vires a nadar livremente e não apenas quando os vires cá fora... por vezes são trazidos pelos pais e colocados num buraco escavado na areia... não os deves alimentar ainda nessa fase... eles ai não comem, alimentam-se do saco vitelino.

 

Cumps e boa sorte...

 

Obrigado ricardo...

Acho que foi um falso alarme e como sou iniciante nos ciclideos talvez seja normal...

Li que a femea quando tem ovos apresenta o ventre com um vermelho/roxo e como a minha tinha isso fiquei em alarme XD

Mas ontem tbm li que so estará de barriga se estiver inchada, ora este ultimo ela nao apresenta...portanto quando for o dia D eu direi aqui alguma coisa XD

Só espero fazer tudo direito, nunca tinha criado nenhum peixe :?

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais