Nova aventura


Cristina_

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Olá amigos dos salgados

 

Tomei a decisao de me aventurar neste magnifico mundo dos salgados.

Tenho vindo a "cuscar" os vossos topicos e fotografias e fico encantada com as cores e vida dos vossos lindos aquarios,com peixes magnificos um autentico pedaçinho do mar!

 

Como aquariofilista responsavel que sou sei que tenho muuuuuito que aprender, tenho muito que ler e que estudar ( e que poupar...) este projecto ainda só agora esta a dar os primeiros passos.

 

Assim gostaria que alguma alma caridosa me pudesse dizer mais ou menos quanto rondam os orçamentos, para uma coisa média.Poucos peixes, poucos corais, um bocadinho de tudo mas nada de estravagante, até porque só agora estou a começar nos salgados.

 

Muito obrigada e continuem o vosso lindo trabalho, parabens a todos sem excepçao!

 

 

cumps

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Olá amigos dos salgados

 

Tomei a decisao de me aventurar neste magnifico mundo dos salgados.

Tenho vindo a "cuscar" os vossos topicos e fotografias e fico encantada com as cores e vida dos vossos lindos aquarios,com peixes magnificos um autentico pedaçinho do mar!

 

Como aquariofilista responsavel que sou sei que tenho muuuuuito que aprender, tenho muito que ler e que estudar ( e que poupar...) este projecto ainda só agora esta a dar os primeiros passos.

 

Assim gostaria que alguma alma caridosa me pudesse dizer mais ou menos quanto rondam os orçamentos, para uma coisa média.Poucos peixes, poucos corais, um bocadinho de tudo mas nada de estravagante, até porque só agora estou a começar nos salgados.

 

Muito obrigada e continuem o vosso lindo trabalho, parabens a todos sem excepçao!

 

 

cumps

 

arranjas kits a 500/600 euros,

 

se vires o meu tópico

 

- http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=119590

 

verás que pode ir pra cima desses valores.

 

cumps

Editado por DiogoSeguro
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Boas, se comprares separado vai ser melhor a meu ver!

 

Pois os kits na maior parte das vezes não vão ser úteis para o bom funcionamento do aqua ou então podem vir a ser bons kit´s mas algo dispendiosos...

 

Para te tentarmos ajudar, deverás dizer que litragem pretendes do aquário, se pretendes ter sump ( um aquário há parte, coloca-se normalmente debaixo do principal, com finalidade de se esconder equipamentos ( como temos o caso de: escumador, termostáto, bio-balls, carvão activo, reactores cálcio e/ou kalk, água de osmose,etc...))

 

Que corais pretendes ter, duros / moles?

 

 

De início custa em termos monetários, depois é sempre a abrir...

 

 

:)

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

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Olá,

 

bem a minha ideia era uma coisa nao muito grande,talvez um cubo aí a rondar os 100L, por volta dessa litragem, apesar de saber que quanto menor é a litragem mais dificil é estabilizar os parametros.

 

Depois a questao da sump, eu sei que há bons projectos sem sump, mas parece-me que ia ser uma grande ajuda se optasse por uma.

 

Adorava ter um pouco de tudo, poucos peixes(2 ou 3) corais duros, moles, uma estrela...enfim uma pequena amostra.

 

entao? qual veredicto final?

 

cumps e obrigada

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Viva, 100 litros penso que é um pouco arriscado para pricipiante! Mas como dizes que és uma aquariofilista responsável penso que vale a pena avançares com essa litragem,( desde que depois não falhes nas TPA´s... ) ou então para pensares melhor em aumentar a litragem para 200 litros, vais ver que não é assim tão grande.. Um cubo dessas dimensões vai-se tornar difícil para formular um bom layout, visto que vai ser simétrico, um aqua quanto mais fundo for melhor vai ser para contruires o layout do mesmo!

 

Ainda bem que optaste por sump, visto que escondes a maior parte do material nela bem como aumentas a litragem... para o aqua de 100 litros tenta teres uma sump de 50 a 80 litros, para um aqua de 200 litros tenta teres uma sump de 100 a 150 litros!

 

Peixes, podes colocar 2 palhaços e um cirugião!

 

Corais duros precisas de comprar reactor de cálcio, esse reactor é algo dispendioso... e precisas de uma boa calha.

 

Se comprares reactor de cálcio não precisas de reactor de kalk!

 

Os reactores podes comprar DIY ( do it yourself ) há quem faça uns bons a um preço bastante atractivo...

 

Precisas de comprar um densímetro para veres a salinidade da água!

 

Bombas de circulação, podes comprar 2X tunze 6025 ( cada uma tem 2500 litros hora, pode ser outra marca mas é o que aconselho podes optar por sunsun)

 

Termostáto 200w

 

Escumador, faz orçamentos / marcas

 

Rocha viva, cerca de 20 a 30 kgs

 

 

 

Podes comprar um aqua usado, se tiver já sump e estrutura melhor...

 

Compra as coisas com calma antes se avançares pergunta aqui que alguém te vai ajudar, não tenhas pressa porque não vai ser bom neste hobbie!

 

 

Vai a lojas e pede orçamentos...

 

 

P.s. : dá aqui uma vista de olhos, http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=33109

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

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olá

 

vou ver melhor as medidas e pensar no de 200L,eu faço sempre TPA semanais de 40% nunca falho,mas apesar de tudo vou sondar aí uns maiorzitos porque se for como os de agua doce a pessoa fica sempre com o bichinho do aqua maior.

Bem vou por maos à "leitura" porque tenho muito que aprender. Estas dicas foram optimas. Muito obrigada

 

 

cumps

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Viva, ok força nesses " estudos " alguma dúvida mete aqui para que te possamos ajudar!

 

Obrigado pela tua opinião sobre o meu aqua... :thumbup3:

 

 

Ele agora está um pouco diferente!

 

 

Força nisso :(

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

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Boas Cristina

 

Em primeiro lugar, se estas a começar vai com calma, muita calma. Toda essa calma poderá te poupar muito dinheiro evitando compras de impulso de que te podes vir a arrepender.

 

No teu perfil não esta a identificação da localização. Por exemplo, se viveres junto da costa e num local sem poluição isso poderá te poupar muito dinheiro quanto as mudas de agua. E se fores daquelas pessoas que vive junto da praia e ao fim do dia gosta de ir com os amigos tomar uns aperitivos nos bares a beira mar até podes convencer alguns amigos a irem contigo buscar agua de dois em dois dias (cinco a dez porcento da agua do aquário) e com isso ate podes dispensar o escumador (com corais duros SPS não convém dispensar).

 

Eu já fiz uma experiencia num aquário de 100© x 40(l) x 50(a) com 2 ou 3 anos sem escumador e funcionou e nem tinha cuidado com as mudas de agua mas “sacrifiquei” um terço do aquário para ter macro-algas. Tinha 2 oceallaris, um gobi amarelo de pintas azuis (Cryptocentrus cinctus) em simbiose com um camarão Alpheus, alguns lismatas seticaudatas para comerem restos de comida, um Sarcophyton com cerca de 30cm de diâmetro, vários Rodactis, uma pequena pedra com alguns Zoanthus e uma Caulastrea (coral duro) com várias cabeças e que cresceu nesse ambiente.

O Areão era grosso, para facilitar as “construções” do Alpheus, o que também não se recomenda. A calha era uma de 4 lâmpadas Power Compact (PL). Não tinha caixa depuradora (“sump”).

Foi sorte? Não sei…

Pretendia verificar se era possível ter um bom aquário sem gastar muito dinheiro e funcionou. Resistiria mais tempo? Não sei…

Não recomendo a ninguém montar um aquário destes mas que funcionou lá isso funcionou…

 

Por outro lado deves ver se queres gastar pouco agora e depois pagar o resto a “prestações” ou gastar mais agora e pagar menos depois. Digo isto quanto a consumo das bombas. Tenho algumas antigas com pouco fluxo e muito consumo quando hoje se arranja bombas que segundo os fabricantes são de muito baixo consumo. Se o aquário for pequeno também não precisas de fluxos muito fortes.

 

Cuidado com os cubo “verdadeiros” porque não te recomendo um aquário muito alto tipo 80x80x80 mas já seria um caso a pensar um de 80x80x40 ou 50 (e eu iria mais para o de 40) Com mais de 60cm de altura pensa em lâmpadas HQI. Entre 50 e 60 não sei mas com 50 ou menos podes perfeitamente ir para T5 num aquário de corais duros mas talvez devas evitas SPS.

Há muitos aquários de propagação que se ficam pelos 30cm e até menos. Penso que há muitas vantagens em aquários baixos. Eu tenho um quase cubo com mais de 60cm de altura porque estou a espera de um dia o montar com cavalos-marinhos que gostam de nadar em altura. Para todos os outros procuro sempre aquários com menos de 50cm.

 

Quanto as dimensões, tenta o mais largo possível com muita movimentação de água a superfície. Além da melhor disposição da rocha viva também te vai potenciar as trocas gasosas com o ambiente evolvente. Dependendo dos peixes, não adianta um aquário muito alto para a maioria das situações. Se não for dos altos podes usar as T5 que espalham mais a luz e não necessita de ser tão forte e também não aquece tanto como a HQI. Penso que podes pensar numa HQI de 150W por uma área de 60x60cm no máximo (mas terás que confirmar estes parâmetros porque posso estar errado) quando podes ter um aquário de 90x60 com 4x39W em T5 (156W) ou um 60x60 com 4x24W (96W).

Depois tens as PL (Power Compacts) para aquários só de peixes ou com corais moles e um ou outro duro. E finalmente as calhas de LEDs mais económicas (será atendendo à necessidade de LEDs?) e com menos produção de calor. Dizem os construtores que com um período de vida de 50000 a 100000 horas. Será? As lâmpadas económicas também dizem ter um período de vida longo e em 2005 e actualmente na qualidade de Administrador do Condomínio do prédio onde estou a residir tenho investido nesta lâmpadas em fundem com muita facilidade. Não conheço ninguém com uma calha de LEDs à tanto tempo pelo que nenhum aquariófilo me confirma esses dados. No próximo fim de semana vou a Lisboa e quero ir ao FishPlanet (em Benfica) porque me disseram que está lá um aquário com peixes e corais utilizando apenas iluminação com calhas de LEDs. Em Portugal estão a usar calhas de 5 ou duplas com 10 LEDs e são caras mas dizem que compensa pelo período de vida útil dos LEDs atendendo à necessidade de mudar HQIs ou outras. Ainda estou muito céptico quanto a esta alternativa porque além das caríssimas SOLARIS não sei se as outras são mesmo viáveis. Duvido muito. Acho que devemos aguardar. Dizem que trará muita poupança quanto ao consumo energético. Será? Vamos esperar por outras opiniões…

Dizem os entendidos que deves ter 1W por litro mas penso que em muitos casos podes ir aos 0,5W por litro desde que evites os SPS no aquário.

Ainda quando à iluminação por LEDs da SOLARIS podes/deves ler este artigo

http://www.advancedaquarist.com/2006/8/review2

Eu gosto do efeito das HQIs nomeadamente no caso de um aquário com água cristalina e área branca que produz um bonito efeito dentro do aquário e ate no tecto onde se pode ver a sombra da ondulação.

Importa ainda referir que há corais com mais necessidade de luz que outros. Tens que conhecer as suas exigências e por os menos exigentes no fundo (alguns terá que ser mesmo assim) e os mais exigentes no cimo. E aqui importaram também a altura do aquário porque num pouco profundo com luz muito forte não te permitirá ter os que requerem menos luz a menos que os ponhas numa zona protegida por rocha. Eu tenho um LifeTech R390 (90cm) com uma HQI de 150W em metade do aquário e corais duros e moles e na outra metade sem iluminação está um “Sun-coral” (Tubastrea áurea como esta http://www.freshmarine.com/sun-orange-coral.html) e uma gorgónia (Diodogorgia nodulifera como esta

http://www.liveaquaria.com/product/prod_di...mp;pcatid=1519).

Os outros aquários estão com T5 e PL.

 

Além das dimensões do aquário e da iluminação tens que pensar no escumador. Quanto mais potente melhor. Mas atenção ao que metes lá dentro. No fundo em aquariofilia de recife tudo depende do que metes lá dentro. Por exemplo deves procurar ter muita circulação dentro do aquário mas se tiveres um aquário de cavalos marinhos já tens que evitar o excesso de circulação. Bom… há muitos cavalos marinhos em aquários de recife mas será adequado? Eu penso que para eles se deve ter pouca circulação de água, pouca luz e muitas gorgónias e/ou caulerpa ou então acroporas mortas. Mas voltemos ao escumador. Há corais que precisam de muito alimento na água e excesso de escumação pode ser mau para eles. Mas o principio será quanto mais potente o escumador melhor.

Convém ter em atenção que os há muito potentes mas com grandes consumos energéticos. A “seahorseshop” está a lançar este em Portugal (com desconto de lançamento) por cerca de 300Euros e diz que consome apenas 12W. Eu não conheço e por isso prefiro não comentar e esperar por ouvir alguém melhor habilitado para o comentar. Aqui fica o endereço:

http://www.seahorseshop.com/store/product_...roducts_id=1208

A questão do escumador vai depender muito da carga orgânica no aquário. Podes ter um aquário com poucos peixes a funcionar bem com um escumador pouco potente ou eficiente o que não faz dele um bom escumador mas suficiente para esse aquário. Atenção ao investimento pois sendo elevado convém ter presente a questão da manutenção. Em Setembro comprei um RedSea Priz pro por 80Euros mas partiu uma peça na turbina e fiquei a saber que foram descontinuados (a marca deixou de os fazer) e pediram-me 50Euros por uma peça nova mas acabei por conseguir uma “parecida” no FishPlanet por menos de 20Euros. Só que comprei logo duas porque não sei o que me espera e corro o risco de o ter que “encostar” por falta de peças.

 

Além do aquário, da iluminação e do escumador ainda falta a questão da circulação. Precisas de muita circulação para corais duros SPS e de pouca para actinodiscus. Assim ou optas por uns ou por outros ou num aquário grande podes tentar criar diferentes zonas. Eu gosto de actinodiscus e já tive mas perdi-os por excesso de circulação porque na altura não tinha a mínima ideia da influência deste factor nesse tipo de coral. Eu tenho várias bombas MaxiJet 1200 mas consomem muito. Comprei as nano-stream da Tunze e partiram todas mas eram as da primeira geração e penso que entretanto esse problema foi corrigido. Gosto particularmente do facto de terem um suporte magnético que permite tê-las a qualquer altura sem caírem como me aconteceu muito com as bombas de ventosas que deves evitar. Tenho bombas mais potentes que consomem mais de 60W. A SEIO tem umas boas bombas de circulação, as Wave-marea e com ventosas que dizem ser muito boas mas eu prefiro o suporte em plástico no próprio aquário para as ter a superfície ou o magnético para zonas mais baixas. Quanto às SEIO, podes ver aqui com vários tipos de suportes

http://www.marinedepot.com/ps_AquariumPage..._taam_seio.html

Quanto ao consumo será diferente porque neste caso penso que esta com um tipo de corrente diferente (EUA).

Tens muitos tipos de bombas neste endereço

http://www.marinedepot.com/ps_AquariumPage...mps__index.html

mas atenção à corrente pois que nos EUA será diferente da nossa.

A respeito dos consumos da “Wave-marea”, segundo esta loja “on-line” que não conheço (“www.underwater-shop.com”) a de 1000 l/h consome 1,7W a de 2400 l/h consome 5W e a de 3200 l/h consome 15W. Há mais mas de 5W para cima já me parece exagerado. Eu tenho uma de 10000 l/h que faz 52W (um exagero). Mas também tenho de 2400 e parece-me um bom fluxo se o consumo for mesmo aquele. E para um aquário pequeno será mais do que suficiente. O que parece estar na moda será as VorTech MP40 e 20

http://www.seahorseshop.com/store/product_...roducts_id=1126

com consumos de 9 a 28W ou

http://www.seahorseshop.com/store/product_...roducts_id=1125

com consumos de 6 a 18W

Haja dinheiro. Mas, mesmo sem as conhecer nem ninguém que tenha, reconheço terem um ponto muito bom a favor delas que é a bateria possível de adquirir para garantir 30h de funcionamento para uma ou 15h para duas em caso de falha na corrente eléctrica.

 

Depois tens a questão da caixa depuradora (vulgo “sump”) que pode ficar por baixo para optimizar o espaço (mas por exemplo a Aquamedic utilizou muito o sexto-vidro no Perculas fazendo a caixa depuradora atrás)

 

Além da questão técnica quanto a equipamentos, depois terá que ver o tipo de substrato e a rocha viva. Quanto a substrato recomendam mais o “sugarsize” (muito fino) por não permitir tanto a passagem de matéria orgânica para o seu interior mas com alguns contras como seja a “voar” muito com o fluxo das bombas mas por outro lado bom para certos animais como nassarius, algumas estrelas do mar brancas e muito úteis para revirar o areão e também para as Valencianas. No fundo um tipo de areão bom para as equipe de limpeza que podem ser necessárias mas na minha opinião representam a “negação” do “reef” original e verdadeiro embora em aquariofilia já ninguém as dispense. Mas esta questão da “equipe de limpeza” ser anti-recife fica para discutir noutra ocasião, retém apenas que será bom tê-la contrariamente ao que eu defendo.

Quanto a rocha, quanto mais porosa melhor. E por aqui se percebe que a razão 10 a 20 por cento do volume de água em peso (tipo aquário de 300 litros com 30 a 60Kg) será meramente indicativa pois eu já vi comprar uma pequena pedra de 12 quilos que na minha opinião não tinha grande utilidade. O ideal será coral morto já devidamente curado e com muito tempo de aquário. Dizem os entendidos que sabem disto (contrariamente a mim que não percebo nada mas gosto de opinar) e com quem eu concordo que a melhor rocha viva será a que resulta de Heliopora coerulea (Blue Fire Coral http://www.arkive.org/blue-coral/heliopora...ge-G26484.html) morto. Tenho alguma e gosto muito mas parece difícil de encontrar em Portugal. Mas também gosto de pedras grandes e normalmente compro de outros tipos de coral morto. Só por curiosidade, o Héliopora coerula também existe vivo como podes ver aqui http://www.peteducation.com/article.cfm?c=...78&aid=2313

A rocha viva mais utilizada e referida como de melhor qualidade parece ser a de Fiji mas não conheço.

 

Quanto a compras penso que deves ver a pagina dos classificados. O Fórum será um local de discussão sobre certos assuntos. Além de partilhar opiniões também se ajuda os iniciantes para evitarem erros cometidos pelos mais experientes e ajudar numa maior e mais rápida evolução para mais cedo passarem a ser também “experts” e melhor participarem na discussão dos assuntos e assim se evoluir melhor e mais depressa.

Mas tudo isto custa dinheiro e há quem esteja disposto a arriscar com novas experiências mas será mais fácil se poderem vender o que já não precisam e que pode ser muito útil para quem inicia e que assim poderá comprar melhor ou maior pelo mesmo valor ou poupar para outras situações. Por exemplo se em vez de comprar um escumador APF600 por 400Euros o puder comprar em segunda mão por 250 já fica com mais 150Euros para um melhor sistema de circulação ou iluminação. Mas convém conhecer bem os preços do material porque por vezes há quem tenha comprado em lojas caras ou tenha sido “levado” pelo lojista e depois venha a reflectir, consciente ou inconscientemente, esse erro no valor da venda aqui no Forum. Por exemplo poderás encontrar Wave-mareas 2400 à venda em lojas “on-line” por cerca de 25Euros e em loja de porta aberta por mais de 40 e por isso em segunda mão podem andar de 10 a 12 até 25 ou 30Euros. Pessoalmente penso que um valor de 20Euros (no máximo) será bom mas há aqui no Fórum quem esteja a vender por menos. Há muito bom material à venda no Fórum e por vezes a muito bom preço. Podes começar por ai e na dúvida procura falar com quem saiba (que certamente não serei eu).

Quanto a vivos, no caso dos corais se comprares “frags” (ou “mudas”) no Fórum saberás que será quase garantidamente de aquacultura pelo que não foram retirados no recife. Com peixes será mais complicado por quase não haver criadores em Portugal. Com compras de aquacultura, além de preservar o recife terás mais garantias de que não foi sujeitos a químicos nefastos (tipo cianeto) e que está mais “habituado” à vida em cativeiro pelo que será mais fácil a adaptação ao teu aquário.

 

Se conseguiste ler tudo até aqui, espero que com esta monumental seca tenhas obtido alguma informação útil para ti.

 

Resumindo, primeiro que tudo define o tipo de população que pretendes e estuda a sua compatibilidade. Por exemplo não podes misturar certas espécies de peixes palhaço pois haverá garantidamente mortes. Há peixes que comem outros peixes e invertebrados. Há peixes que comem corais. Depois de determinares as espécies que pretendes podes começar a escolher o aquário e o equipamento. Procura que seja sempre o mais largo possível. Em função das espécies escolhes a iluminação e a circulação.

 

Em função de tudo isto será possível termos uma ideia dos custos que envolve a tua escolha mas primeiro teremos que saber qual foi quanto a peixes, corais e tamanho do aquário.

 

Cumprimentos

Paulo Rolim

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Olá Cristina

 

Ontem esqueci-me de falar noutro equipamento importante, o Refugio, embora para mim, tal como a equipe de limpeza, represente uma negação do Recife original. Mas temos de reconhecer a sua importância e utilidade num ambiente fechado como os aquários de nossas casa. Em primeiro lugar porque durante o período de iluminação vai consumir CO2 existente na água (e que a acidifica provocando diminuição do Ph) e libertar Oxigénio que melhora significativamente o potencial Redox. Em segundo lugar, as plantas do refúgio vão consumir nutrientes existentes na água e que além de poderem ser prejudiciais vão ainda contribuir, e muito, para o proliferar de algas no aquário. Além destes benefícios directos terás ainda o facto de o aglomerado de macro-algas promover a existência e reprodução de pequenos organismos (“camaroesinhos” e outros) que ficam protegidos dos seus predadores e que se alimentam de muitos restos de comida que ficam retidos nas macro-algas. Esses pequenos habitantes além de procederem ao consumo desses restos de comida por vezes “descuidam-se” e vão na corrente até ao aquário e servem de festim a muitos dos habitantes (peixes e invertebrados). Representam um importante alimento porque, sendo vivo, enquanto não for consumido não fica a deteriorar-se e por outro lado tem mais a ver com a vida na natureza promovendo o instinto predador e obrigando os peixes a “fazerem” pela vida com exercício que só lhes faz bem.

Inicialmente foram utilizados em água doce para evitar que os peixes herbívoros comecem as plantas mas nos últimos anos passaram a fazer parte dos aquários de recife pelas razões já apresentadas.

Quanto à forma e localização inicialmente estava junto ou mesmo integrado na caixa depuradora mas dizem alguns entendidos, a tem lógica, que os pequenos animais ao serem apanhados pelas bombas de retorno ao aquário são transformados em “papa” e chegam mortos ao aquário pelo que, se não forem logo consumidos vão contribuir para a “poluição” e degradação da qualidade da água. Nos EUA existem muitos em acrílico (com grande vantagem por não serem pesados) tipo “mochila” que são acoplados ao próprio aquário. O ideal penso que seria um Refugio um pouco mais alto do que o aquário com uma bomba no aquário a enviar água para o Refugio e depois de passar pelo Refugio a retornar ao aquário por simples queda o que fará com que o pequenos seres apanhados na corrente cheguem vivos ao aquário. Outra vantagem para manter o Ph estável será utilizar um ciclo de iluminação invertido em relação ao do aquário ou seja com luz apagada no Refugio quando está acesa no aquário e acesa no Refugio quando está apagada no aquário porque assim ajuda a prevenir as quebras nocturnas no Ph. Claro que num Recife de corais duros longe da mão humana não há macro-algas por escassez de nutrientes na água e de sedimentos devido às fortes correntes o que potencia um Ph elevado mesmo sem as macro-algas mas há zooxantelas nos corais logo haverá fotossíntese durante o dia com libertação de O2 e consumo de CO2 o que não ocorrerá durante a noite e eu pergunto “Será que durante a noite o Ph nos Recifes não baixa?” Talvez não devido à grande massa de água mas não sei… Mas isto seria matéria para desenvolver noutra situação. Aqui haverá apenas a reter que se possível deves ter um Refugio. Não sendo obrigatório e indispensável mas será muito útil.

 

Cumprimentos

Paulo Rolim

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Olá Rolim!!

Bem antes de mais obrigadissima pelas tuas dicas, optimas por sinal, e pela paciencia!

 

Pois olha ja desisti do projecto do cubo...é melhor ser rectangular, pelo que tenho lido.

 

Agora ando toda entusiasmada com as sumps que tenho visto! Há cada projecto!! Cada um mais expectacular que os outros...! Mas o pessoal aqui é profissional..eu que quase nao sei pregar um prego(lol) tenho de ver se peço ajuda!

 

Sou de telheiras...com muita pena nao tenho o mar ao pé de mim.

 

Só uma questao, estes aquarios têm autonomia sufienciente para nos ausentarmos por quanto tempo?É que já li que ha pessoas a adicionar produtos todos os dias.Como é que voces fazem nas ferias?

 

 

Cumps :discuss_gathering:

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Olá Cristina

Por exemplo, quanto a caixas depuradoras (“sump”) podes ter uma onde esteja o Refugio como por exemplo esta

http://www.aquacave.com/refugium-30-by-aqu...itats-1049.html

 

Pessoalmente penso que, se for possível, ficas melhor servida com uma caixa depurador por baixo do aquário, dentro do móvel, e com um Refugio por cima do aquário, pelas razões já indicadas.

 

Quanto a seres de Telheiras, não está mal. Por exemplo eu estou a mais de 30Km do mar o que complica um pouco. Penso que estejas a falar de Telheiras em Lisboa o que significa que facilmente encontras pessoal para ir buscar água salgada. Conheci um membro aqui do Fórum, o Sr.Melo Ribeiro que infelizmente desistiu por razões de saúde, que ia buscar a água à margem sul a uma praia que conhecia e de que gostava muito. Mas em Lisboa há muitos membros a ir buscar água ao Cabo Raso apesar de já terem surgido alguns problemas com a Policia Marítima por conta de situações legais pouco claras quanto a recolha de água no mar e está em causa se será necessário ou não licença. Tens por aqui pessoas muito experientes como o Luís Rodrigues e o Pedro Conceição que te podem melhor elucidar (Administradores do Fórum).

 

Claro que, a essa distância, já não será fácil ir todos os dias ou dia sim dia não mas pelos menos para as mudas semanais ou quinzenais já será viável e poupas bastante em sal e água de osmose. E já não será boa ideia dispensar um bom escumador.

 

Quanto à manutenção em férias, eu sou um felizardo pois que em Coimbra a minha mãe vai a minha casa tratar dos peixes e repor água doce e em casa da minha esposa na Damaia (arredores de Lisboa) a minha sogra ou o meu cunhado também vão assegurando a manutenção nas nossas ausências.

 

Quando falar de férias será uma semana, uma quinzena, um mês ou dois meses de férias tipo estudante?

Dependendo da população do aquário pode ser fácil assegurar a manutenção numa ausência de quinze dias ou mais recorrendo a alguns equipamentos.

Quanto a alimentação tens os alimentadores automáticos como estes para alimentos sólidos:

http://www.seahorseshop.com/store/product_...products_id=751

http://www.seahorseshop.com/store/product_...products_id=947

http://www.seahorseshop.com/store/product_...products_id=896

 

Variam de formato e marca mas haverá à venda em quase todas as lojas de aquariofilia.

Há alguns peixes que precisam de ser alimentados diariamente e há até quem defenda que mais do que uma vez ao dia (alguns gostam de andar constantemente a “pastar” nas rochas) mas por norma não há qualquer necessidade de alimentação diária e podem passar dois ou três dias sem receberem alimentação no aquário porque depois de devidamente estabilizado (alguns meses) haverá sempre alguma alga ou pequeno organismo nas rochas que servirá de alimento. Neste caso deves procurar saber quais os mais exigentes e evita-los. Por exemplo um desses peixes será o lindíssimo Mandarim (Synchiropus splendidus) como este

http://www.liveaquaria.com/product/prod_di...&pcatid=551

que gosta de passar muito tempo nas pedras à procura de pequenos crustáceos que “suga” dos buracos e que segundo a opinião geral só sobrevive com Refugio por só comer alimento vivo. Verdade, mas eu tenho um comprado em São Domingos de Rana que me garantiram estar a comer alimento congela e era verdade porque foi comprado em 2005 e alimentado até hoje com comida congelada (Artemis, Misys e Cyclops) num aquário sem Refugio. No entanto, para longos períodos de ausência haverá certos peixes a evitar mas a maioria deles resiste bem com o alimentador automático.

 

O mais importante nas ausências de quem faz a manutenção será a reposição de água doce mas se não tiveres ninguém para o fazer (mãe, sogra, irmão, cunhado, vizinho de confiança…) deves recorrer a equipamento técnico como este à venda nos classificados deste Fórum

Tunze Water Lever 5017 Controller

http://www.bubbles-shop.com/loja/product_i...products_id=760 Preço: 100€ neste endereço

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=120188

ou este

Artigo 9 - Osmo Regulador DELTEC Aquastat 1000 aqui

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=119679 por 70€

ou este

Artigo 4 - Deltec Aquastat 1000 à venda aqui

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=117133 (Artigo 4 – Aquastat 1000) por 80€

Nunca usei nenhum equipamento similar mas penso que têm uma sonda que deves ajustar no aquário ou na caixa depuradora quando a salinidade está correcta e depois ter um reservatório com água de osmose onde está uma bomba ligada à sonda. Quando baixa o nível da água a sonda detecta e acciona a bomba (permitindo passagem de corrente eléctrica) que irá repor água até ao nível pré determinado e corta a corrente quando atingir esse nível.

Quanto a automação, poderá ver mais casos, e bons, aqui:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showforum=77

Tens por exemplo o COADAS aqui

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=111530

que está muito bom mas envolve muita bricolage e muitos conhecimentos técnicos de electrónica que eu não tenho.

 

Quanto a produtos há quem defenda que o essencial será Cálcio e Magnésio e os necessários tamponadores (“buffer”) para estabilizar o Ph nos 8,1 a 8,3 e a dureza da água (Kh) e que os restantes produtos como Iodo e Stroncium só servem para intoxicar os corais. Eu uso de tempos a tempos sem qualquer controlo e nunca deu problemas mas não estou a falar de duros SPS. Penso que o Iodo será importante para os camarões principalmente quando mudam de carapaça. Os elementos traço (“Trace Elements”) são importante para as algas (e macro-algas de tiveres refugio) e se os corais possuem algas então penso que será necessário repor estes elementos. Outros produtos utilizados são as vitaminas e aminoácidos. Há muito pressão das empresas e lojas para vender e por isso vão-te sugerir muita coisa que pode não servir para nada…

Mas tudo isto seria motivo para muitas discussões que podem não levar a resultados conclusivos. Penso que o mais importante será a experiencia que resulta da experimentação, ou seja vai adicionando alguns produtos e se os habitantes reagirem bem, sem exageros, vai adicionando. O pior será a acumulação de químicos na água que a dada altura pode ser muito complicada de solucionar.

Penso que o mais importante será manteres o Ph estável, o Kh e o cálcio e magnésio dentro dos parâmetros recomendados. Além disso respeitar as mudas de água, que devem ser o mais frequente possíveis e aqui sim escolher um sal de qualidade e adequado. Por exemplo algumas marcas já vendem sal que dizem ser próprio para água de osmose. Quanto ao resto, continuo a defender que os elementos traço são importantes e nomeadamente se houver marco-algas. A SERA já vende este produto em dois conjuntos diferentes de componente conforme os que forem mais necessários.

Num aquário de peixes, camarões, estrelas do mar, corais moles e duros menos exigentes se ficarem 15 dias ou mesmo um mês sem adição de químicos não lhe fará mal nenhum e até pode servir como “desintoxicação”. O importante será uma muda de água antes de ires de férias, uma logo no regresso e a manutenção do nível (reposição) durante a ausência.

 

Será sempre importante alguém ver de tempos a tempos se está tudo em ordem como seja escumador e bombas de circulação a trabalharem (uma bomba pode “pifar” com algas ou um peixe sugado para o seu interior) assim como o sistema de iluminação. Haja dinheiro e hoje em dia já há sistemas computorizados com módulos SMS que permitem avisar para o telemóvel se alguma coisa deixar de funcionar. Em alternativa a estes sistemas caros há quem saiba o suficiente para os construir mais ai eu estou completamente de fora. Penso que o fundamental será não te preocupares com as férias desde que possas assegurar a correcta reposição de água doce.

 

Cumprimentos

Paulo Rolim

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Só uma questao, estes aquarios têm autonomia sufienciente para nos ausentarmos por quanto tempo?É que já li que ha pessoas a adicionar produtos todos os dias.Como é que voces fazem nas ferias?

 

 

Ola Cristina

A respeito desta duvida, ainda nao vi no Forum nenhum topico especificamente so sobre isto mas pode haver. Ha muita informacao dispersa sobre a materia na resposta de varios Membros.

Se quiseres uma lista de procedimentos directa, sem ter que procurar muito, podes ver esta no endereco sobre o "Reef do Brett"

 

http://www.brettsreef.com/index.php/my-ree...nence-schedule/

 

Como podes verificar comeca logo pelo controlo diario do nivel da agua. Se conseguirem automatizar este procedimento consegues uma independecia de "n" dias dependendo do tamanho do deposito de reposicao que utilizares. Ele indica mais 4 procedimentos diarios mas se, 1 ou 2 vezes por ano, ficarem uma semana ou duas sem serem executados penso que nao sera grave.

 

Depois ha os procedimentos semanais, mensais e anuais. Se o teu ingles for bom podes verificar facilmente naquele endereco. Nao quer dizer que seja o melhor e obrigatorio seguir mas do que tenho visto foi o texto mais objectivo e especificamente sobre o tema.

 

Quanto a uma forma resumida de iniciar um aquario de Recife tambem podes ver o endereco

 

http://www.brettsreef.com/index.php/how-to...-reef-aquarium/

 

Quanto a adicao de produtos diarios, nao sei mas ou sera em muito pequenas quantidades ou podem estar a intoxicar o aquario. Claro que o ideal seria mesmo doses muito reduzidas e diarias mas a pratica sera um pouco mais de quantidade e aplicada menos dias por mes. Tambem ha doseadores especificos para isso. Caros mas penso que eficientes. Como por exemplo estas da Aquamedic

http://www.aqua-medic.de/seawater/en/15/reefdoser/

 

Uma pratica boa podera ser o uso de carvao activado substituido regularmente. Materia discutivel com defensores e quem nao goste porque "absorve" o bom e o mau. Ou seja podes estar a adicionar alguns elementos quimicos necessarios que podem ser retirados quando mudas o carvao. Com certos corais moles eu acho ser uma boa pratica a sua utilizacao para minimizar na agua alguns efeitos da "guerra quimica" entre certos corais. E tambem retira da agua outros "produtos" alguns resultantes de um certo desleixo do aquariofilista. Outra resina muito aconselhada sera o Chemi-Pure da Seachem que podes ver aqui http://www.georgemgouveia.com/index.php?jump=carvoes.

 

Penso que sera possivel que alguem esteja diariamente a adicionar produtos mas nao conheco ninguem ou se conheco nunca falamos sobre isso e nao sei que o faz.

Existe um Metodo que se comecou a utilizar recentemente em Portugal e que eu nao conheco pelo que sera possivel que quem o adopte tenha de proceder a esse controlo e adicao diaria. Do pouco ou nada que sei, penso que requere muitas mudas de agua e uma adicao muito controlada de quimicos pelo que so sera recomendavel a aquariofilista experientes e/ou com muito bons conhecimentos de quimica. Estou a falar do Método BALLING sobre o qual ja um Membro apresentou algumas explicacoes aqui

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=118907

que remete para a aqui

http://reefkeeping.com/issues/2006-02/rhf/index.php

http://reefkeeping.com/issues/2006-07/rhf/index.php

http://reefdreams.de/lang_eng/info_3_eng.html

 

mas para saber mais teras de falar com o Hugo que utiliza o descrito nos dois enderecos do "reefkeeping".

 

Cumprimentos

Rolim

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