Problema


CPicoto

Recommended Posts

Estou com um "pequeno" problema.

 

O meu aquário já ciclou, os testes estão em ordem (nitritos e nitratos, para saber se houve alguma alteração).

 

O problema é que os primeiros peixes que lá meti de início (2 guppies e 2 néons) estão muito bem. Mas dos outros 5 néons que eu tentei pôr apenas um sobreviveu, e os outros 2 guppies que coloquei, morreram (um deles parece ter sido hoje, possivelmente durante a noite).

 

Alguém me poderá ajudar?

 

 

Não consigo perceber mesmo qual problema será, já que os peixes que lá estão desde o início estão bem...

Editado por CPicoto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E os guppies? Não aguentam com pH entre 7 e 7.5 (acho que está mais perto dos 7)

 

Eu não consigo baixar mais o pH.

 

Mas mesmo assim, porque os outros 3 néons (2 deles colocados quase no início) e os dois guppies (tbm colocados de início) estão bem.

 

(Esquecime de dizer que também tenho um ancistro colocado no início do ciclo)

 

 

 

Alguém me sabe ajudar a baixar o pH? (os peixes que estão bem não poderão se ressentir com a descida?)

Editado por CPicoto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes perfeitamente baixar o ph com os peixes la dentro, vais a uma loja e compras acido ph mesmo para esse fim, baixar o ph do teu aquario , eu fiz o mesmo com os meus peixes estando lá. ;D

 

espero nao estar enganado, mas se estiver aparece algum pro a corrigir me ;) abraços

Editado por João Teixeira
Quote desnecessário - JT
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

provavel mente sim é isso

 

 

se isso serve pa baixar o ph podes perfeitamente usar com os peixes la dentro

 

sim do tipo o ph é acido ,neutro ou alcalino , certo?

Editado por João Teixeira
Quote desnecessário - JT
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, mas eu já uso. A água sai da torneira quase nos 8 (parece que às vezes varia ;) então eu estou constantemente a controlá-lo.)

 

Mas mesmo com o produto não consigo baixar mais!

 

Não há alguma coisa que ajude?

Editado por CPicoto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao usem quimicos pahh

Com uma Tpa o valor de ph volta a mesma...

usem turfa no filtro ou troncos...

isso bixa o ph lentamente e estabiliza-o...

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, mas eu já uso. A água sai da torneira quase nos 8 (parece que às vezes varia ;) então eu estou constantemente a controlá-lo.)

 

Mas mesmo com o produto não consigo baixar mais!

 

Não há alguma coisa que ajude?

 

 

isso é muito estranho ...

 

ao pores o produto para baixar o ph ele vai com certeza baixar o ph , conforme a quantidade que puseres , mas claro nao é imediato, tens de esperar um pouco.

 

vai fazendo o teste dp ph ao teu aquario e vai pondo o producto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Desculpa aproveitar o teu topico mas estou com o mesmo problema, mas so com os alevins e ainda ano consegui perceber qual a razao de eles estarem a morrer nasceram prai 25 dentro da maternidade e aos poucos foram morrendo e agora so restam 5. Os outros peixes que tenho no aqua estao todos bem.

 

Alguem sabe quais as razoes provaveis para isto acontecer?

 

Obrigado e boa aquariofilia

Comentem

Comunitário 96L

Nano 20L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou experimentar colocar mais produto no garrafão da água que eu uso para as TPAs e mais tarde meço a ver se baixou ou não. (Eu antes de ter os peixes tentei baixar pondo mais produto e não consegui, mas vou tentar de novo).

 

Se não der, vou arranjar um tronco como o viper recomendou.

 

Viper, se a água que usar na tpa já tiver o valor do pH certo, não volta tudo à mesma, certo?. (espero não estar a dizer asneira)

Editado por CPicoto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pH ainda não baixou o suficiente, mas já noto que os néons estão com as cores mais vivas :popcorn: (o pH está no 7)

 

Tenho algumas dúvidas:

Qual o pH "ideal" para os peixes que tenho (néons, guppies, e um ancistru)?

Os guppies precisam de ser no minímo 5 como os néons?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou ver se compro um tronco ainda hoje (e também mais 2 néons).

 

Acabei de ler a ficha técnica do guppy (deste fórum) e lá diz que o pH para eles é entre os 7 e os 8.5

O pH mais baixo para os néons não os vai afectar?

 

E pergunto mais uma vez, qual o pH que me aconselham ter? 6.7 - 6.8?

Editado por CPicoto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Más notícias...

 

Estava eu toda feliz a pensar que o pH estava finalmente a baixar, mas agora parece ter voltado tudo ao mesmo. (entre os 7 e os 7.5) ;)

 

Fui há umas horas comprar mais dois néons e dois guppies (a pensar que o pH estava a ficar em ordem, claro.) e também comprei um tronco, como foi recomendado por alguns membros.

 

Como se não basta-se o pH ter voltado ao mesmo (tive que colocar os peixes novos lá na mesma... agora é só ver se eles se aguentam! :) ) como também apareceram uma data de algas (parecem fios acastanhados). As algas já lá estavam quando eu cheguei a casa.

 

Já fiz o teste aos nitratos e está em ordem...

 

O que será que está a causar as algas?

 

(Quanto ao pH começo a desconfiar do areão...)

 

 

O ancistru já está barrigudo de tanta alga comer. E um dos guppies (dos antigos) nem se fala... ainda não parou de as comer! Está com uma barriga que parece que vai rebentar!

 

 

(Eu editei, porque enganei-me e escrevi nitritos em vez de nitratos.)

Editado por CPicoto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Provavelmente nao passou aqui ninguem com vontade de te dar uma explicação mais completa. Vou Copiar o que escrevi noutro topico que tem mais informação do q precisas mas ja fico cansado de explicar muitas vezes a mesma coisa.

 

1º dependendo dos peixes, o pH até 6 é considerado optimo para as plantas.

2º O CO2 desce o pH, rochas calcárias sobe o pH (incluindo as conchas ou areia de coral) A rocha vulcânica não altera o pH. Troncos e turfa descem o pH.

3º A agitação na agua nao sobe nem desce o pH, simplesmente ajuda a dissipar o CO2 da água. Logo acaba por neutralizar o efeito do CO2 no pH. Ou seja, se o pH desceu por causa da adição de CO2, acaba por subir de novo. Mas se tiverem agua sem adição de CO2 e agitarem ou colocarem as bolhinhas a funcionar, o pH nao se altera significativamente.

4º a bomba de ar tem um efeito pior que a agitação provocada por um filtro na quantidade dissolvida de CO2 na agua. Se estao a adicionar CO2 e depois agitam a agua com uma bomba de ar, acabam por estar a desperdiçar CO2 pois dissipa-se imediatamente.

5º O CO2 só aumenta o desenvolvimento das plantas se o resto tambem estiver presente: Luz, Macronutrientes e micronutrientes. Nao vale de nada aumentar a quantidade de uma das partes se as outras se mantiverem iguais. Se houver desequilibrio so vão ajudar a proliferação de algas.

6º Adicionar akadama nao tem nada a ver com adicionar CO2 ou nao. Acadama fornece apenas alguns dos nutrientes necessários para o desenvolvimento das plantas e nao Carbono (presente no CO2 ou alguns fertilizantes recentes que tem carbono para plantas que ainda nao sei qual o composto)

7º Mais perigoso que o pH estar a 7,5 ou a 6 é andar a variar. Podem ter peixes que diz na ficha que são para pH 7 em aquarios com pH 6 mas se alterarem o pH de 6 para 7 num dia eles morrem. Igualmente o andarem a alterar a dureza da agua com rochas calcarias. Eu sou apologista que 1º estabilizamos o aquario com tudo lá dentro. Medimos os parametros e so depois é que se coloca a fauna o mais adequada para os valores que temos. POis se nao for assim passamos o tempo a acertar parametros com custos, quer de dinheiro, quer de peixes que acabam por morrer.

 

Alem disso tudo, a dureza da água é extremamente importante para as variações de pH. Ou seja, falaste de muita coisa mas nao vi referencia de como anda o gH ou o kH da agua que tas a colocar no aquario. Se esse valor for muito elevado, nao importa o que faças prai, vais sempre ter um pH elevado (Alcalino)

Mas o mais importante, volto a reforçar, é nao andares a variar o pH. Vais acabar por matar os peixes que ja existem no aquario. Tem é atenção, ao comprar os peixes, quais os parametros que tem na loja.

Só para exemplificar: Eu comprei um SAE numa loja e cheguei a casa, fiz o acondicionamento lento (mais de 4 horas) no dia a seguir o peixe estava morto. Fui à loja e pedi para ver os parametros da água. Estava quase a 8 de pH na loja. Eu em casa tenho +- 6. 2 graus de pH é muito, mesmo acondicionando lentamente é complicado o peixe aguentar. Comprei outro SAE noutra loja mas desta vez pedi para saber o pH 1º, estava a 7. Fiz o mesmo acondicionamento e o peixe está la todo contente e a vender saude.

So uma expilicação quimica do pH(considerar temperatura=25ºC). O pH é a concentração logaritmica (inversa) de iões H3O+ na aqua. ou seja do pH 7 (1x10^-7 M em H3O+) para pH6 há um aumento de 10x (sim 10 x) da concentração de H3O+. se for de um ph 8 para ph 6 já estamos a falar de um aumento de 100x. Como podem imaginar isso é muito complicado para um ser em que sobrevive dentro de agua. É o mesmo que subirem ao monte everest num dia e esperarem sobreviver la em cima. Precisam de ambientação.

Desculpem lá mais um testamento assinado por mim.

 

Nuno Pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.