Fertilização


PM12

Recommended Posts

Boas tardes pessoal...

 

Para quem quiser ver a descrisão do aqua:

Tópico Green Hope

 

Hoje sábado, dia ideal para fazer testes e testes na água...

Antes da TPA...

Os resultados são os seguintes:

 

pH: 6.5

gH: 2º

KH: 3º

NH4: 0.5 mg/l

NH3: 0.5 mg/l

NO2: 0

NO3: 0

PO4: 0.1 mg/l

Fe: 0

 

ahh

O CO2 fiz o teste a partir do pH e do KH... o resultado pareceu-me ser bom, não me lembro é qual foi o valor confused4.png

 

Agora já está na hora de começar a fertilizar... Os produtos que tenho são:

 

Seachem Flourish Trace

Seachem Flourish Iron

Seachem Flourish Excel

Seachem Flourish Potassium

Seachem Flourish Nitrogen

Seachem Flourish Phosphorus

 

Parece-me bem...

Amanha é dia de novos testes... para saber em que parametros tenho a água depois da TPA...

Se quiserem comentar formas de fertilização possíveis tendo em conta os fertilizantes e os dados obtidos com os testes, força nisso que fico muito mais esclarecido...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites pessoal...

 

Como disse que ia aqui colocar os valores depois da TPA, aqui vai:

 

pH: 6

gH: 5º

KH: 3º

NH4: 0 mg/l

NH3: -------

NO2: 0

NO3: 0

PO4: 0.1 mg/l

Fe: 0

 

É provavel que os resultados não estejam completamente certos, devem ter um erro mínimo.

Porém, hoje fui ao site da Seachem para saber o que eles dizem em termos de quantidades de fertilização, e deparo-me com o seguinte texto no que diz respeito ao fertilizante Seachem Flourish Nitrogen:

 

"BEGINNER: Use 2.5 mL (half a cap) for each 160 L (40 gallons*) twice a week or as needed in response to signs of nitrogen deficiency (e.g. stunted growth, chlorosis). For smaller doses, please note that each cap thread is approximately 1 mL. EXPERT: The beginner dose raises nitrogen by the same degree that 1 mg/L nitrate would. This dose is sufficient to provide approximately 4 g of growth (dry) or about 20 g (hydrated) over a 1 month period (assuming all other necessary nutrients are provided). For increased growth use proportionately more. To target a specific nitrogen increase, dose according to the following formula: 0.25vn=m, where v= volume of tank in gallons*, n=desired nitrogen increase (if using a “nitrate equivalent” value for “n” then use a factor of 0.05 instead of 0.25 in the formula) and m=volume of product to use in mL. For example to raise 20 gallons* by 0.20 mg/L nitrogen you would use: 0.25*20*0.20=1 mL."

 

o que retiro daqui é o seguinte e considerando que o resultado de NO3 é realmente 0:

pegando na formula:

 

0,25xVxN=M

 

onde:

 

V= volume em galões (200 litros = 52)

N= quantidade desejada de nitrogénio

M= volume de fertilizante a usar em ml

 

então e segundo a minha interpretação do dados, e no meu caso a formula seria usada assim:

 

0,25x52x10

 

onde 52 é o volume em litros e 10 a quantidade desejada do nutriente em questão!

estou correcto ou nem por isso!?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá ;) !!

A meu ver estás a ir muito bem!!! Arranjas-te todos os nutrientes em separado o que é sem duvida a melhor opção quando falamos de macros. Sim estás a pensar bem mas as quantidades recomendadas por eles nunca são para seguir a letra porque como sabes cada aquario e um caso e cada planta tem as suas necessidades a nivel nutricional.

Tenta ir por ai e se vires que te tras problemas a nivel das algas ou de carências (esta ultima não acredito) ajustas os valores tentado manter sempre o P a 1 ppm o N a 10 ppm e o potassio diz-se que se deve manter a 20 ppm mas como não há testes tem que ser a olho mesmo. Depois acompanha sempre com o ferro e traços para não notares carências.

 

Abraço

Rui Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais