Novo aquário, novo tópico


pedrogoncalves

Recommended Posts

Olá a todos, estou a iniciar o meu primeiro aqua (120x40x50) e tenho algumas dúvidas sobre compatibilidades de espécies. Ainda só introduzi 5 Similis com 1,5/2cm.

 

O que estou a pensar adicionar:

- um casal de Eretmodus (qualquer variante)

- um casal de Synodontis (qualquer variante)

- 5/7 Cyprichromis L. Utinta (ou outras)

- um casal de Neolamprologus Brichardi

- um casal de Julidochromis (espécie a definir)

 

1. Há alguma imcompatibilidade importante com esta fauna?

 

2. Só conheço Julidochromis por foto e as espécies que me parecem mais interessantes são a Regani e a Marlieri. Mas dada a restante fauna e a dimensão do aquário, serei obrigado a esquecer estas espécies e a optar pelo Transcriptus, por exemplo?

 

Um abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

a companhia para os teus similis os 5/7 Cyprichromis L. Utinta e um casal de Eretmodus (qualquer variante) ou um casal de Julidochromis

 

Concordo em parte... Acho que os cypris ficam bem melhor em maior número. Há quem diga que o minimo são 12!

Atenção que dos julies deves apenas pensar em colocar os transcryptus.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

 

 

Concordo em parte... Acho que os cypris ficam bem melhor em maior número. Há quem diga que o minimo são 12!

Atenção que dos julies deves apenas pensar em colocar os transcryptus.

 

Abraço,

Diogo

Já tive um casal de julies marlieri (enorme!!) num aquário dessas dimensões, que vivia e reproduzia sem qualquer problema. Não havendo outros peixes das rochas, os problemas serão ainda menores. Convém é ter um layout bem feito, para que eles escolham a sua toca. Depois disso, nem saem de lá.

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora eu tinha 6 Similis, agora introduzi 6 Brichardi e 5 Transcriptus porque já eram amigos noutro aquário :arrow: Por isso a questão dos Julies já não é agora importante para uma decisão.

 

No entanto, fica a curiosidade: qual é, na prática, a diferença entre introduzir Transcriptus ou Regani, por exemplo?

 

Como iniciado tenho muitas outras interrogações. Por exemplo, porque é que dois Similis se colocam, de vez em quando, lado a lado, em posição de 69 lol, por alguns instantes. Para medir forças, rituais de acasalamento, o que é?

 

Quanto às Cypris, se introduzir 5 juvenis por exemplo, elas crescem e reproduzem, o cardume vai aumentar, certo? Mas se introduzir 12, depois tenho que me desfazer de todos os filhotes, senão…

 

Um abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já entendi como é diferente reproduzir espécies onde nenhuma intervenção especial é necessária ou espécies onde temos que ter uma maternidade, etc. Daí se explique também a diferença de preços que por aqui tenho observado. Mas continuo com as restantes dúvidas:

 

1. Qual a diferença de comportamento entre Julidochromis Transcriptus e Regani ou Marlieri, por exemplo. Estamos a falar dos maiores e do mais pequeno, mas o que acontece de diferente em termos práticos?

 

2. Os Similis que tenho, de vez em quando “roçam-se” lado a lado e na posição 96, o que estão a fazer, a medir forças?

 

Desculpem lá a insistência, mas as dúvidas na calha vão aparecendo e se não me despacham estas… cabecadura

Editado por pedrogoncalves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais