Ajuda no diagnóstico de Hidrópsia!


z3r0_

Recommended Posts

Olá,

 

suspeito que tenho as corys e o betta com hidrópsia, e queria que algum perito me ajudasse no diagnóstico.

 

Setup do Aquário:

 

Aquário com 70 Litros brutos

Filto: Aquael AQ-300 300L/h

Aquecedor: Scuba 100

Iluminação: T5 15w

Areão: Normal em pedra como se pode ver nas fotos

 

Fauna:

 

4 Corydora aeneus

2 Corydora paleatus

1 Betta splendens crowntail

1 Comedor de Algas Chinês

1 Pangio kuhlii

10 Camarões Red Cherry

 

Flora::

4 pés Feto de Java

Área de 5cm2 de Musgo Christmas

 

Outos Aspectos:

Alimentação: Betta - Sera Larvas vermelhas e Sera Battagran / Corys - Sera Vitformo

TPA - 10% Semanais com Tetra Aquasafe

Condições da Água:

NO3 - 10 mg/L

NO2 - 0 mg/L

GH - <3ºd

KH - 3ºd

pH - 6.7

 

 

Explicação: Os peixes andam bem e comem sempre que dou comida, isto é, uma pequena porção todos os dias. Para o Betta alterno todos os dias entre a larva vermelha e o bettagran, que estão todos dentro da validade. Quanto às corys, por vezes elas estõ assim inchadas, mas costuma passar depois de umas horas, ainda não morreu nenhuma, apenas dou 1 pastilha de viformo por dia e elas são 6, fora o CAE e a kuhlii.

A minha pergunta é se os meus peixes têm hidrópsia, pois noto que especialmente o Betta está inchado no ventre. Não noto nada de anormal no comportamento e ele come normalmente.

 

Material: Para possível tratamento tenho uma "caixa" vodafone com cerca de 5 litros. Tenho flagyl caso seja necessário. Não tenho é outra forma de aquecer a água, caso o tratamento precise de ser fora do aquário!

 

Seguem as fotos:

 

DSC03219.jpg

 

DSC03210.jpg

 

DSC03205.jpg

 

DSC03199.jpg

 

 

 

Será que alguém me pode ajudar? Será isto hidrópsia ou apenas os gajos a engordar?

 

Obrigado!

Editado por z3r0_
groundz3r0_.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

hoje para ver se conseguia melhorar a qualidade da água presente no aquário, fiz o seguinte. Limpei a esponja do filtro com água do aquário para não destruir a colónia, e tirei o carvão activado porque coloquei bionitrivec. Agora como só tinha o carvão activado e a esponja dentro do filtro ele tá com uma potência bastante alta. Só coloco o carvão activado amanhã de manhã para deixar a colónia de bactérias fazer uma instalação em condições. Fiz também uma TPA de 40 litros com água à temperatura do aquário e com adição de aquasafe. Finalmente subi a temperatura do aquário para cerca dos 29~30 graus ºC.

Espero que este procedimento tenha sido correcto. Se alguém achar que deva fazer algo diferente ou se devo já entrar com o flagyl ou outro medicamento que se manifeste por favor. O que eu não quero é que os peixitos morram... :thumbdown2:bigsmile:coffee:

 

Tenho a referir que os peixes não apresentam comportamentos de doença, estão muito activos!

 

Agradeço ajuda!

 

Cumprimentos

groundz3r0_.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não me parece Hidropsia!!

 

Um dos sintomas são as escamas levantadas!!!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O cory parece-me bem, com um bocadinho de barriga.

Tenho vários assim, principalmente as fêmeas.

29-30ºC é um bocado demais para Cory aeneus, ficava melhor pelos 25, 27 por causa do betta.

 

De bettas não percebo mas não parece hidropisia, parece mais um problema digestivo porque é só na barriga.

 

( eu não uso carvão normalmente, só as esponjas, cerâmicas e lã)

 

Cumps,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As fezes dos peixes como é que são? - se forem brancas inicia flagyl

Alguma vez reparaste se eles s coçam no areão ou plantas com frequência? - se sm Sera Costapur e ectopur (usa metade da dose do ectopur por causa das corys)

E por fim: não lhe tens dado comida a mais? - se sim reduz a mesma.

 

As cory aguentam essas temperaturas por períodos curtos, mas a verdade é que a elevação da temperatura estimula a imunidade, por isso a minha opinião é deixa estar uns dois dias e vê como as coisas se desenvolvem.

 

Se for hidrópsia li algures (não sei onde) que a furosemida (Lasix) ajudou bastante.

 

Boa sorte,

 

Marisa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

obrigado pela ajuda. Hoje, ainda está tudo vivo, e acho que o inchaço do betta era mesmo comida amais. Está um pouco menos inchado, mas vivaço como sempre e a comer larvas na boa mesmo. Ontem não fui eu que dei comida, foi a minha namorada, talvez tenha dado um cadito a mais... Também li aqui no fórum algures que a comida em "bolinha" é que os faz inchar. Acho que foram brasileiros a dizer isso. Será que era tipo o sera bettagran?

 

Cumprimentos!

groundz3r0_.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais