Níveis adequados para um áqua...


Audrey

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Depois de uma pesquisa intensa, para descobrir quais os níveis adequados para um aqua comunitário, fiquei um pouco baralhada pois uns dizem uma coisa e outros outra. Então cheguei a uma tabela final, não completa, que gostaria que corrigissem e completassem (os mais sabidos), pois não tenho certezas se são esses os níveis adequados e também não quero estar a fazer asneira no meu aqua. Como esses níveis são ainda alguns, estou a fazer uma folha de cálculo no excel para saber de imediato quais os níveis que tenho a alterar. Dai eu querer saber ao certo se está completa a tabela ou não e se está dentro dos níveis recomendados.

 

NH3/NH4- 0

NO2 - 0

NO3 - 5-30ppm

GH - ?

KH - ?

PH - 7.0

CO2- 25-30ppm

PO4-1.0-3.0ppm

Fe-0.2-05ppm

K-10-30ppm

 

 

Obrigada a todos.

 

:medieval_mace:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Depois de uma pesquisa intensa, para descobrir quais os níveis adequados para um aqua comunitário, fiquei um pouco baralhada pois uns dizem uma coisa e outros outra. Então cheguei a uma tabela final, não completa, que gostaria que corrigissem e completassem (os mais sabidos), pois não tenho certezas se são esses os níveis adequados e também não quero estar a fazer asneira no meu aqua. Como esses níveis são ainda alguns, estou a fazer uma folha de cálculo no excel para saber de imediato quais os níveis que tenho a alterar. Dai eu querer saber ao certo se está completa a tabela ou não e se está dentro dos níveis recomendados.

 

NH3/NH4- 0

NO2 - 0

NO3 - 5-30ppm

GH - ?

KH - ?

PH - 7.0

CO2- 25-30ppm

PO4-1.0-3.0ppm

Fe-0.2-05ppm

K-10-30ppm

 

 

Obrigada a todos.

 

bigsmile

 

 

 

Boas,

nao sou de forma alguma um entendido sobre se esses teores sao ou nao correctos,

mas acho q falta uma indicaçao importante logo á partida : que fauna e flora temos ?

a partir dessa resposta deveremos entao é q deveremos adequar os parametros da agua ás necessidades dessa fauna e flora.

pois as oscilacoes dos parametros sao muito elevadas,

por exemplo há peixes para ph 5 e outros para ph 8, ha plantas q necessitam de muitos nitritos outras nao ...

enfim um aqua tenta ser a simulacao de um certo tipo de biotopo, mas tipos de biotopos ha uma infinidade deles ou nao fosse a natureza tao rica em biodiversidade .

mts cumprimentos,

jamartins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

nao sou de forma alguma um entendido sobre se esses teores sao ou nao correctos,

mas acho q falta uma indicaçao importante logo á partida : que fauna e flora temos ?

a partir dessa resposta deveremos entao é q deveremos adequar os parametros da agua ás necessidades dessa fauna e flora.

pois as oscilacoes dos parametros sao muito elevadas,

por exemplo há peixes para ph 5 e outros para ph 8, ha plantas q necessitam de muitos nitritos outras nao ...

enfim um aqua tenta ser a simulacao de um certo tipo de biotopo, mas tipos de biotopos ha uma infinidade deles ou nao fosse a natureza tao rica em biodiversidade .

 

 

Ora bem, a fauna que tenho é 2 escalares, um casal de espadinhas, 2 coridoras, 1 octocinclus e 1 kuhlie. De flora temos musgo de java, fetos de java, rotala anã, valisnéria americana, cryptocoryne mendii "green", anúbia anã.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Para o PH, KH e GH, não há valores de referência. Depende obviamente dos peixes / biotopo que pretendes ter.

Quando tens um PH baixo, normalmente também tens o GH e KH baixos e vice-versa.

 

Julgo que os valores ideais de Nitratos, variam de aquário para aquário, mas devem estar preferencialmente entre os 5 e os 20 ppm.

Os Fosfatos devem acompanhar os Nitratos numa proporção de 1:10 ou seja entre os 0.5 e os 2 ppm conforme o valor dos nitratos.

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais