Introdução de CO2 e Oxigenar a agua


Exabyte

Recommended Posts

Olá pessoal!

 

Introduzi agora há pouco tempo um sistema de CO2 caseiro e a minha preocupação é saber se os peixes têm oxigênio suficiente. Para que não haja dissipação de CO2 desliguei a mangueira que recolhe ar do sistema venturi e entretanto puxei um bocado o filtro para cima de forma a criar um certo movimento de água á superfície sem formação de bolhas de ar. Agora gostava de saber se consigo oxigenar um bocado a água desta forma e haver oxigenio que dê para os peixes. A minha população de peixes se calhar está um bocado acima do meu aqua de 60 ltrs.

 

Fauna:

 

Tenho 3 Tetra Bueno Aires, 5 Tetra Neons, 2 Platis, 6 Guppies, 1 Limpa Vidros, 1 Pleco e 2 Coridoras.

 

Flora:

 

1 Cabomba

Algumas Elodeas, ainda a crescer

Um tronco com Anubias Nana e com muitos Fetos de Java e musgo de Java.

Uma rocha plantada com Fetos de Java

Uma Valisnéria que já rebentou por 3 vezes

 

Sera que consigo manter os niveis de oxigenio razoaveis nestas condições sem ter que usar uma bomba de ar à noite?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Basta teres a agua sempre em movimento que não há problema....

 

Mas se tiveres dúvidas vê o comportamento dos peixes.........

 

Cumprimentos

Álvaro

Visite o meu aquario.....

 

500 lts para os meus Discus!!!!!

 

Clique aqui!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A melhor tecnica é observares o comportamento dos peixes. Mas fica descansado, ao adicionares CO2 na agua para as plantas vais provocar uma produção de oxigénio por parte dessas. Chama-se Fotossíntese. De noite é que pode surgir alguns problemas quando a luz se apaga pois as plantas deixam de fazer a fotossintese. Se vires que os peixes começam a andar muito à superfície podes ligar uma bomba de ar a um temporizador que se liga quando as luzes apagam.

Mas nao te preocupes pois nao deve haver problemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aí à tempos ouvi falar em osmose, se calhar não percebi bem, o Co2 faz a função contrária da oxigenação da água... ou seja, se tiver agitação à superficie não vale a pena estar a injectar Co2.

 

De qualquer forma, durante a noite puxa a pedra difusora até à superfície, o CO2 não faz efeito na superficie, de manhã voltas a baixar até ao fundo!

 

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa lá, mas nao percebi a relação da osmose com a adição ou nao de CO2.

Vou tentar explicar um pouco da teoria quimica da coisa.

- O CO2 e o O2 encontram-se dissolvidos na água.

- A capacidade de dissolução de qualquer um dos gases em causa está dependente sobretudo da presença de alguns sais, do PH e da temperatura (entre outros factores)

- Tanto o CO2 como o O2 passam da água para o ar e vice-versa.

- Para a manutenção e de algumas plantas (e o seu desenvolvimento) é aconselhavel a presença de uma concentração maior de CO2 do que aquela que se consegue obter por troca com o Ar. Por isso adicionamos CO2 na água. Esse CO2 rapidamente passa rapidamente para a atmosfera pois está "sobresaturado" na água. Pensa no CO2 presente na gasosa...se agitares sai mais depressa. Por isso é que se diz que a agitação da água aumenta a perda de CO2 para a atmosfera.

- O O2 que está presente na agua é mais que suficiente para os peixes respirarem, quando esse O2 é consuimido pelos peixes, o O2 presente na atmosfera acaba por passar para a água...a agitação na superficie é uma ajuda pois dissipa o O2 captado à superficie pelo resto da coluna de água.

Isto é uma analise puramente fisica/quimica. E mesmo assim é uma abordagem muito simples de todo o processo de trocas gasosas no aquario.

 

Espero nao ter dito nenhuma grande asneira.

Cumprimentos.

PS. A presença de CO2 nao impede a presença de O2 os gases dissolvidos na agua nao se "atrapalham" um ao outro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tens ai um peixe que daki a um tempo terás que mudar de aqua. Abraço;)

Pois eu sei que vai crescer. Penso depois dá-lo a alguem que tenho um aquario maior.

Mas há um que cresce pouco, agora não tou a ver qual é, mas tenho que pesquisar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já há 2h30 min que se desligaram as luzes e nenhum peixe a rerspirar perto da superfície. Tudo normal.

 

O meu tem funcionado toda a noite e ate agora nunca tive problemas

Visite o meu aquario.....

 

500 lts para os meus Discus!!!!!

 

Clique aqui!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.