Iniciação


Joao_pm

Recommended Posts

Olá a todos.

 

Ofereci-me para remodelar o aquário da minha escola, deve ter uns 80cm ou 100cm. Ainda não vi bem isso, pois não é isso que me importa.

No entanto, gostava de contar com a vossa ajuda para a remodelação dele, nomeadamente com opiniões.

Ainda não sei bem como vai ser a fauna e a flora do aquário por isso, peço ajuda e conselhos a todos vocês.

O pH da água julgo que ronda os 7; 7 e picos.

Vou oferecer um saco de Akadama de 15L para subtracto, pois aquele areão já está muito feio e a Akadama é melhor até no ponto de vista estético, A iluminação será pouca, pelo menos a curto prazo. Com o avanço do projecto e à medida que forem vendo que fica bom consigo arranjar mais umas verbas para meter uma melhor iluminação.

Mas por enquanto, precisava de ideias para as plantas.

Estou a pensar em meter umas anubias anãs, e uns fetos de java, umas cabombas de podas que eu faça no meu aquário e ainda umas de egeria densa.

Quanto aos vivos. Esses é que tou com mais dificuldades em fazer uma selecção por causa das combinações.

Alguem me ajuda neste aspecto?

Embora seja eu a fazer a manutenção, no Verão não a poderei fazer normalmente e portanto gostava de peixes resistentes.

Se alguem tiver alguns vivos para oferecer agradecia ; ) Sempre se poupava uns trocos à escola.

 

Obrigado e espero opiniões!

Editado por Joao_pm
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João,

Se calhar no verão o melhor mesmo era levares os peixes contigo... se a escola ficar fechada!

Não vou ajudar muito mas acho indispensável um cardume de Corydoras, talvez 6 Aeneus Bronze, que pena já não ter para te oferecer, mas conta com 3 Ampulárias amarelas e alguns pés de Fetos de Java, manda MP com uma morada que eu envio-tas pelo correio.

Podias pedir a alguém musgo de Java (eu tenho só um bocadinho) e arranjavas uns Red Cherrys (se até lá tiver criação dou-te alguns), num aquário escolar conseguias diversidade de espécies com pouco esforço, tantas pessoas têm criação de Guppies, pode ser que alguém te dê uns quantos.

Uma das imagens que me ficaram da preparatória foram precisamente os aquários, na escola Nuno Gonçalves, ao pé da porta dos campos havia uma série deles em fila... com uns banquinhos à frente, era ali que nos juntavamos para conversar nos intervalos ou se não havia aulas, na altura eu não sabia os nomes deles, mas hoje reconheço Neons, Rásboras Arlequins e Guppys nas minhas memórias, acho muito importante os aquários nas escolas, todas as pessoas gostam de ter animais de estimação ou mascotes, os peixes são excelentes e como vês... nunca nos esquecemos dos bons momentos que nos proporcionam, acho que estás a fazer muito bem, parabéns!

 

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo apoio Luísa! (já vi o teu nome em vários posts!)

Vou seguir esses conselhos!

Quanto ao levar os peixes comigo, acho que vai ser isso que vai ter mesmo de acontecer, não vou deixar os peixes lá e depois não existir quem cuide deles :S

E quanto à diversidade, realmente queria ter uma boa diversidade para cada um poder apreciar aqueles que mais gostam!

Os guppys, esses já existem lá no aquário!

So que gostava de meter também la uns maiorzinhos, atraiem mais gente, enchem mais os olhos neh ... lol

Amanha vou imprimir a carta que fiz para entregar ao conselho executivo.

Vai de certeza ser aceite.

A minha professora de Biologia ficou radiante com a ideia, portanto vai ser fácil.

Já agora, aquilo tem uma estrutura em ferro penso eu à volta do aquário, isto é, além do silicone tem uma estrutura em ferro à volta, pintada de prateado, so que a pintura, está uma porcaria, e ainda por cima aquela cor não favorece em nada a cor dos peixes e das plantas, se alguém me aconselhar um tipo de tinta e como pintar para aquilo ficar o melhor possivel agradecia :?;-

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devias ver se na escola não há uma pessoa encarregue de pequenos reparos, pinturas e por aí, só vendo em que estado está a estrutura é que te posso dizer o melhor para aplicares, se tiver ferrugem, salitre, a descascar, etc.

Deve haver alguém que possa fazer isso, a tinta que já lá está decerto é solúvel em diluente, logo a que colocares agora não convém ser à base de água.

Claro que eu escolhia a cor preta, é mais discreto e fica mais bonito.

 

depois põe umas fotos para vermos como vai indo

 

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok.

Irei falar lá com o Conselho Executivo para me indicarem alguém lá da escola.

Pelos vistos o vice-presidente lá da escola adora aquários. O que é bom! Amanha ou depois tiro as fotos!

Editado por João Teixeira
Quote desnecessário - JT
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu ia te dizer escalares masacho pequeno e como é na escola nao aconselho

 

 

eu na minha escola temos um aquario com kribensis (da minha criaçao hehe) e uns guppys e aquilo ta girinho os kribs nao precisam de grasndes cuidados e sao ciclideos de facil criaçao que acho que era giro verem la os pequenotes a passear pelo aquario com uns guppys mais em cima

 

 

e sao baratos e ha muita gente com criaçao deles por isso sao faceis de arranjar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por vezes a variedade não é a melhor opção.Tens que ter cuidado em escolher espécies compatíveis e tens que ver a litragem ao certo para saberes até onde podes ir na colocação de peixes,assim como o filtro.É preferível poucos mas com saúde :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas disse isso João porque dizes que queres apostar na diversidade.Muitas espécies são de cardume o que te vai fazer reduzir a tal diversidade que falas.Mas uns bons cardumes fica bonito,mesmo sendo 2 ou 3 espécies e assim agradas a todos na mesma ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.