Kinguios com manchas pretas


Recommended Posts

Tenho 2 Kinguios que já estam comigo á cerca de 4 semanas, durante esta 4 semanas eles ja estiveram doentes com ictio que entretanto ja lhes passou mas agora um dos meus kinguios tem manchas pretas grandes nas barbatanas (diferentes da da doença Black spot visto serem manchas e não pontos). Não encontro nada sobre isto em livros a não ser tuberculose de peixes mas não acredito que seja isso, mas também já li que isto pode ser provocado variadissimas razões na net. Que podem ser parasitas, evenenamento por amônia, stress, etc. Apesar de não ter comprado os meus kinguios no el corte ingles reparei que o kinguios dos mesmo estão cobertos delas...Alguem me pode ajudar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquário 20 L

2 Peixes: 1 cauda-de-cometa e um ryukin.

O aquário possui uma planta natural mas não sei a espécie.

Temperatura: 22ºC

P.H. - entre 7.4 a 7.6

Ammonia (NH3/NH4) - 0.6 mg/l. o NH3 está na tabela verde entre 0.02 e 0.03.

Nitritos (NO2) - 0.3 mg/l

Nitratos (NO3) - 20 a 50 mg/l

Fosfatos (PO4) - 0 mg/l

Dureza geral (GH) - 100 mg/l ou ligeiramente dura

Dureza carbonatada (KH) - entre 30 a 40 mg/l

 

Disseram-me hoje que as manchas não são sinal de doença mas provavelmente de stress ou mudança de cor. Quanto a água verde os fosfatos e os nitratos estão dentro de controle, portanto só pode ser da luz solar, certo? É que o aquário tem apanhado luz solar embora pouca. A água está realmente muito verde, está turva...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A água com a qual vou fazer a troca de água possui um valor de GH diferente da água do aquário (100 mg/l) , sendo que deixei 2 garrafões de 5 l cada, "ao ar" e cada um deste possui um valor diferente de GH, de 40 mg/l e de 80 mg/l. Isto faz muita diferença em cada um dos casos para os peixes? Sendo que num dos casos a água ja é macia e não ligeiramente dura como a do aquário, ou mesmo a diferença entre os 2 níveis de água ligeiramente dura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia,

Quanto ao problema em si não te posso ajudar muito, e não sendo nenhum expert na metéria, queria fazer apenas referencia a dois pontos:

1º - Aqua de 20 lts

2º - Temperatura a 22 graus

 

 

Os kinguios são peixes de água fria, logo, 22 graus é uma temperatura elevada para os mesmos, e 20 lts.... se pesquisares um pouco no forum vais ver que a litragem é terrivelmente pequena...n sei que tamanho têm os kinguios mas a essa temperatura o seu metabolismo é mais rápido e vão crescer mais rapidamente atingindo tamanhos até 30 cm ou mais.. normalmente utiliza-se a regra de 100 (ou 120lts) para o primeiro kinguio e 40lts para os proximos.

 

Acredito que os teus peixes possam ser pequenos agora mas irão com toda a certeza crescer e seria um "crime" deixá-los nessa litragem.

Para te dar um exemplo tinha um pequeno lago de 100lts com algumas plantas e um filtro e 2 kinguios... em pouco mais de 2 meses cresceram de tal maneira que tive que optar por fazer um lago maior..fiz um lago com cerca de 5000/6000 lts e em pouco mais de 4 meses já se reproduzirm :confused4: tenho quase 25 kinguios pequenos :smile2:..... não tenho qualquer controle amonia nitratos e nitritos.... já não tenho filtro mecanico apenas plantas, e eles lá andam todos contentes a passear de um lado para o outro....

 

Sei q nem toda gente pode ter um lago, mas um aqua maior (150 a 200lt se não adicionares mais peixes) iria fazer toda a diferença e coloca a água à temperatura ambiente...

 

Cumpts

Carlos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pus o termostato pois disseram-m que seria aconselhado porcausa das mudança de temperatura durante o Inverno. Bem sei que estes peixes vão crescer imenso, tenciono por isso comprar-lhes um aquário á volta de 200 l daqui a um mês ou dois. Já tirei o aquário de opé da janela. Quanto á água contínua verdíssima e já a mudei 2 vezes, mas contínua tão verde que quando os peixes estão no fundo do aquário nem os vejo. Devo mudá-la várias vezes esta semana para que volte a ser incolor? ou devo ir mudando uma vez por semana?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aproveito a conversa tambem para tirar uma duvida e esclarecer a tua é o seguinte eu tenho dois peixes desses,,um era amarelo..mas começou a ter manchas pretas...mas ja estão a começar a desaparecer....eu presumo que era derivado ao stress. pois movimentos bruscos d minha parte a frente do aquario stressa a tal ponto que os gajos fugiam por tudo o que era sitio..da mesma forma quando ligo a luz eles fogem...o peixes veremlho nao apresenta manchas...mas o que tou a ver agora é que as escamas ou certas escamas..parece que lhe faltam algumas...ou outras estao a ficar prata ou cinzas alguem me pode esclarecer isso?? de resto eles comem bem andam normalmente..so estas 3 semanas tem sido terriveis para eles ..pk começei isto a pouco tempo e tou smp a cometer erros e a tirar los do aquario etc...mas agora ta tudo sobre controlo espero que nao tenho doença nenhuma...alguem me pode ajudar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Patrícia...

 

Ainda bem que ja tinhas tomado a decisão de um aqua maior..vai ser melhor para os teus peixes e melhor para ti, porque quanto maior a litragem menor a preocupação com a manutenção.

 

Naturalmente essa agua verde, como já foi dito, não é nada normal, segue o conselho do Ismenio em relação à lavagem total do aqua. Apenas queria fazer uma alteração, espero que o Ismenio concorde... retira os peixes para um recipiente para lavares o aqua e no recipiente poe metade da agua do aqua e a a outra metade agua nova, mantêm os peixes lá por uns dia e porquê??? Para fazeres o ciclo do Azoto novamente...ou seja..em vez de(depois de limpares o aqua todo) colocares metade da agua do aqua novo mais agua nova, colocas apenas agua nova e fazes de novo o ciclo. Os teus peixes já estão super stressados com todas essas "experiencias" que tens estado a fazer, e acho muito sinceramente que essas manchas são derivadas do stress(n tendo eles mais nenhum sintoma) e se continuares com experiencias não vai ajudar muito por isso...cortas o mal pela raiz e voltas à estaca zero. depois de teres o ciclo feito e os peixes lá muda 25% de agua de 5 em 5 dias até veres se as manchas estão a desaparecer. Ismenio concordas??

 

Já agora.... Qual a quantidade de comida que dás por dia?? Num aqua tão pequeno se colocares comida mais q uma vez por dia ou todos os dias tudo o que eles não comerem transforma-se em amonia(???). Os kinguios não precisam de comer todos os dias são peixes muito resistentes, se deres comida dia sim dia não penso q seja o suficiente.

 

 

 

 

Angel

 

O teu problema, penso que não seja nada mais nada menos que uma mudança de cor dos teus peixes...penso já ter lido um post no forum que dizia que os peixes com uma certa idade mudam de cor e podem voltar à sua cor de origem....todos os kinguios pequenos que tenho são todos escuros, tipo castanho escuro ou algo assim parecido :)

 

tenta fazer uma pesquisa neste sub-forum sobre este tema, irás ficar bem elucidado.

 

 

Cumpts

Carlos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sobre a água verde encontrei isto http://www.guitarfish.org/algae#greenwater. Em relação ao que disseste Bill acho díficil pois não outro recipiente para os por para além deste. Eu limpo o aquário uma vez por semana e mudo 20% da água de uma vez. Dou de comer aos peixes 3 vezes por dia. Também tenho medo de mudar tanta água de uma vez (50%), devido ás mudanças de GH e KH entre a água que está a ser usada e a nova. A marca do filtro é BOYU, é um submersible filter SP-601E.

 

Secalhar o melhor será fazer o que dizem no guitarfish a respeito de deixar o aqário sem luz durante cinco dias. O que acham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

peço desculpa a patricia me ter introduzido neste topico..ma como ninguem me responde no meu que lancei e como a conversa estava a ser interessante e sobre aquilo que tambem me está acontecer, patricio so para dizer as manchas pretas desapareceram quase na totalidade isto depois de 2 semanas..por isso aguarda tambem mais ou menos esse tempo caso nao se piora a situaçao..pois nao vais começar ai a meter remedias sem saber o que é...embora que custa saber se o peixe ta bem ou mal..tambem me acontece o mesmo...enquanto ha agua turva faz o que os outros membors te dizeram..eu tenho os peixes ha 3 semanas e a agua esta cristalina... ´faz uma pesquisa na net sobre a situaçao das manchas...ou +e mudança de cor ou é stress. o que é o mais provavel..tanto para ti como para mim...

 

enquanto ao membro que agradeço desde ja me ter respondido os peixes nao sao velhos adquirios ha 3 semanas..tem cerca de 7cm e 4 cm sem contar o rabo lol......o que aporei das escamas foi que podem perder algumas, ou que mudam de cor...existe uma doença onde eles começam a esfregar se no fundo ou contra pedras, outro caso foi que se a agua é muito alcalina eles tambem perdem as escamas..pois nao tenho como fazer testes do PH neste momento ,..meramente sao algumas escamas que desapareceram dos peixes....eles comem bem e tem comportamento normal...por isso vo aguardar uns dias ver 2 semanas para ver o que acontece..agradeço no entanto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pode resultar em relação á agu verde mas n resulta em relação aos peixes e não t esqueças do que eles dizem na nota:

 

Notes:

* In addition to the cures, make sure to identify and eliminate the source of the problem, or it may return.

 

Tás a fazer isso sem saber o porquê de ter ficado a água verde, dias depois irás ter o mesmo problema...daí ter dado a sugestão de "cortar o mal pela raiz".

 

Quanto ao Ryukin não posso ajudar mas o Cometa posso ficar com ele no meu lago até teres esse problema resolvido...se conseguires arranjar um recipiente ou alguem que te aguente o Ryukin por alguns dias seria optimo e resolvias o teu problema....

 

Ja tiraste o termostato??

 

Não dês 3 vezes de comida por dia, é muito :puppydogeyes: eles nunca comem tudo e o que n comerem vai para o fundo do aqua.

 

esse filtro se não estou em erro faz 150 lts/hora(????) o q é suficiente para o teu aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

enquanto a luz patricia eu os meus nem tem luz...alias nao a ligo, derivado aos sustos que eles apanham quando a ligo, tem meramente a luz do dia ou a noite a luz da sala....porque esses peixes nao prescisam de luz..meramente natural tipo lagos etc..a luz so serve para observamos e ficamos encantados com o brilho do peixes...o meu irmao tem estes peixes ha 4 anos e nunca ligou a luz do aquario...e tao super de saudade...a tal ponto que vamos ter que muda los para um tanque ou lago ....e de facto a luz favorece as algas...lava isso tudo bem...caso possas e interompem se tiver enganado compra umas ambularias sao caraçoies que comem as algas todas....equipa de limpeza comem os restos da comida etc..2 chegam...camaroes nao aconselho ainda nao testei isso mas ainda sao comidos lol enquanto a comida eu deito 2 vezes ao dia...de manha 6 bolinhas da JBL e a noite alguns flocos, ontem esprementei a dar cenoura...mas pelos vistos nao comem la muito daquilo ....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

[meti a resposta mais encima enganei me a responder leio sff..obrigado

 

enquanto ao filtro eu tenho 300l/h num aquario de 15 litros eu sei eu sei..é pouco para os peixes um aquario destes eu vou mudar para um lago no mes de agosto por isso aguentam se bem ate la....de resto eu nao tenho termoestato,,,a minha casa nao é fria e a gua ta smp numa temperatura boa tamebm ainda nao comprei para medir isso...mas imagino que um lago esteja amis frio que o interior de uam casa por isso...lava tudo isso patricia ...metes o peixe na banheira durante 2 dias ou 3 dias isto se qiveres banheira ou metes num tanque ou outra coisa sao 5 dias ele na vai morrer...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois o problema é que eu não vivo sozinha e as pessoas em minha casa tomam todas banho, lol. Eu pensei em desligar as luzes Bill, visto que todos os valores do aqua estão normais, a única coisa de anormal era a luz solar que eles apanhavam. A luz que eu tenho neste momento é para a para a minha planta, não para os peixes e eles já não apanham luz solar que já tratei disso. No guitarfish também falavam em fazer pequenas mudanças de água entre 5 a 10 % por dia até a agua ficar boa. Não é estranho o facto de o aqua ter apanhado luz durante 3 semanas e só na 4 a água ficar verde?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois o problema é que eu não vivo sozinha e as pessoas em minha casa tomam todas banho, lol. Eu pensei em desligar as luzes Bill, visto que todos os valores do aqua estão normais, a única coisa de anormal era a luz solar que eles apanhavam. A luz que eu tenho neste momento é para a para a minha planta, não para os peixes e eles já não apanham luz solar que já tratei disso. No guitarfish também falavam em fazer pequenas mudanças de água entre 5 a 10 % por dia até a agua ficar boa. Não é estranho o facto de o aqua ter apanhado luz durante 3 semanas e só na 4 a água ficar verde?

 

Sim, parece-me um pouco estranho...o meu lago, nos tres primeiros dias ficou logo com as peredes verdes.....mas também foi em pleno verão... :D o que também não é mau pois cria equilibrio biológico e por aí fora que também ainda não percebo muito disso :D e tendo em conta que não tem estado tanto sol assim nas ultima semanas mais estranho é....

Espero não estar a dizer uma grande asneira mas penso que os raios uv do sol são filtrados pelos vidros da janela (acho eu) daí o impacto não ser tão grande, e o facto de dares comida 3 vezes ao dia também ajuda bastante...muito sinceramente n sei qual a causa da tua agua estar verde ou dos teus peixes estarem com essas manchas pretas pode ser de uma coisa ou de outra ou ambas em conjunto...daí..e volto a repetir...corta o mal pela raiz..... os valores podem estar normais porque n te esqueças q o filtro filtra a agua mas essas "algas" n são filtradas, apenas com um filtro Uv resolvias a questão, as algas morriam e a bomba depois limpava....mas num aqua tão pequeno nem me atrevo a dar dicas sobre isso até pq n percebo muito de Uv's...

 

Penso que aqui a questão maior é tentar saber o porquê dessas manchas pretas nos peixes e daí tentares fazer tudo de inicio para ver se resulta e se desaparecem as manchas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

patricia tira tudo do aquario como a foi dito, limpa tudo bem se possivel mete a planta numa caixa tipo vodafone e metes a luz ai..limpa bem o areaio varias vezes e ferve de novo..porque mesmo tendo algas la dentro no aquario nao sao os TPA que vao resolver..tens mesmo que tirar tudo..a agua na torneira metes tipo um produto que constumo meter aquasafe...senao deixa isso nos garafoes 24h metes so areiao e o filtro e o peixe lava o filtro bem...eu ja tive que mudar toda a agua do aquario matando todas as bacterias e os peixes nao morreram ficaram parados mas dps começaram de novo a nadar..e nao metas luz no aquario por enquanto mete tipo num lugar iluminado ate pode ser um pouco sombrio repara eles em lagos ou na agua nao tem luz meramente natural.. por isso..faz lhe so um esconderigo caso queiras os meus metem se debaixo do filro e tenho la uma canas de bambu que tenho que sempre meter la na terra.. mas os gajos tiram as sempre de la, e quando as meto na agua os gajos pensam que é comida e vao la morder..tou axar um carinho especial para os peixes e percebo que tejas preocupada com os teus...mas faz o que ja te dizeram aqui no forum...e depois tens que esperar como sabes a aquariofilia exige pacienca....e tens que esperar varios dias para melhoramentos do mesmo...tambem sou novo nisto....aguardo novidades tuas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bill as manchas podem ser stress ou mudança de cor..eu meu tava a ficar com uma mancha enorme na cabeça..pensei logo este já se foi...e era todo amarelo..fui a loja onde comprei e eles dizeram que podia ser stress ou mudanaça de cor..mas doença nao era...prontos aguardei varios dias isto ja vai para a 4 semana e as manchas estao a desaparecer...mas refiro..eu nao percebia nada de aquariofilia...meti os peixex num aquario que tinha aqui em casa dps de lavado, mas nao fiz ciclo de azoto..foi comprar e tocaa meter para dentro..eles surviveram foi uam sorte..despois de 4 dias a agua fica turva nao sabia porque foi entao que encontrei este forum que desde ja tem sido de grande utilidade, bem tinha montado o filtro de fundo mal ...areao e dps as placas do fundo e mais uma vez areao encima das placas resultado a agua nao circulava bem..os peixes nao se mexiam nem comiam..bem desmontei aquilo tudo e fui comprar um filtro que tem uma esponja resultado optimo embora quea esponja meti depois uma da loiça porque a outra tinha furos a mais lol a agua ficou cristalina os peixes melhoraram e comem bem ...a semana passada tive a mudar o layout tudo meti umas pedrinhas e areao de basalto com canas de bambu um espectaculo mas a gua ficou toda turva nao sabia se era daspedras ou da areiao..porque apesar de o ter lavado varias vezes e fervido penso que turbou a agua toda resumindo tirei toda a agua e meti agua nova metendo os peixes la para dentro...nao meti as pedras estao na agua para estas proximas semanas para depois comprar uma caixa para medir PH..os peixes estao bem comem bem etc..meramente noto que faltam escamas...enfim vou ter que aguardar durante uns tempos ver se aquilo piora ou se continua na mesma...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem me parecia que tinha lido algo sobre eles comerem 2 a 3 vezes por dias. O problema é k eu nao tenho sitio para os deixar enquanto reinicio o ciclo de azoto, arrisco-me a po-lus num sitio sem filtro e improprio para os ter, tipo uma saladeira. A não ser que alguém aqui podesse tomar conta deles por um mês. E que tal mudar 5 a 10% da água por dia?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Naturalmente opiniões divergem e eu continuo a achar que 3 vezes ao dia é muita comida para dar..este tipo de peixes quando mais lhes dás mais eles querem...e quanto mais comem...mais fazem porcaria:) tenho os meus que lhes dou de comida dia sim dia não, tento sempre variar, pond sticks flocos ervilhas cenoura...... e digo mais.... já fui de ferias durante 5 dias e quando cheguei tavam todos normais como se nada se passasse a passearem de um lado para o outro e nem ligaram quando lhes dei de comer passado dois ou tres minuos é q foram comer (a partir daí é que comecei a dar de comida dia sim dia não, porque devo confessar que também dava de comer 3 vezes por dia ;) )

 

Como já te disse posso ficar com o Cometa agora o outro, nem quero arriscar a colocá-lo no lago, pois as temperaturas de noite vão abaixo dos 15 graus com toda a certeza. Se n arranjares ninguem para o Ryukin...sei lá tenta comprar um alguidar para aí de 10 a 15 lts n deve ser muito caro e ele aguenta-se lá durante 3 ou 4 semana com tpa's de 10 a 15% de dois em dois dias!!!

 

Se alguém tiver ideias melhores que se chegue à frente, pois todos estamos aprender!!! ;)

Editado por Bill_Clinton
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem realmente este topico ta a ser interessante..ontem tambem dei cenoura ao meu cozi as cenouras e depois parti aos bocados tipo cubinhos de 2 mm, mas nao comeram tudo..e fica muito lixo..ja agora alguem tem o ph test da marca sera?? pois comprei aquilo hoje para ver se as escamas caiam por causa da agua ser muito alcalina, mas o teste é assim mais a olho ...mas o meu ph é 6.5 a 7.5 complicado ver a cor correcta..mas varia eentre esses valores mas presumo que seja 7.0...enquanto a patricia so mesmo mundado tudo é que se resolve o problema.. olha ja agora fui ao continente e vi la uma coisa para desaparecimentos de algas no departamento dos peixes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso da decoraçao é interessante, eu tenho areiao de fundo brita de basalto de 0/7mm como é natural a brita nao é rolada tem pontas "afiadas"..embora que ele metem aquilo na boca e deitam depois fora..será que tenho que tirar isso?? nao os vejo a esfregarem.se la ..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

[

 

bem nao sabia....bem este topico tou a gostar..lol,,a patricia deve estar furiosa lol.... bigsmile lol pois eu amanha ja tiro as pedras e so meto os bambus pk é a unica vegetaçao que tenho neste momento e era mais para esconder o filtro..mas aquilo ta sempre a boiar...mas meto aquilo num canto..mas eu li que eles so metem os ovos em nas raizes de plantas flutuantes...por isso duvido que haja ovos por ali....pois mas de facto ja vi um deles andar a traz do outro mas pensei que era na brincadeira..bem pensei que o mais elegante era o macho lo mas pelos vistos é a femea porque ela foge..ou é o macho que foge da femea lol...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E diga-me lá porque hei-de estar furiosa então? A única coisa que possuo no aqua são a planta e o areão onde a planta está enterrada, nada de muita decoração acho eu... Quanto aos peixes vou continuar a dar-lhes de comer 3 vezes ao dia visto que é isso que diz para se fazer no meu livro sobre peixes de água fria. Neste momento tou a pensar em esperimentar o método do "Blackout", bem sei que não é o que aqui recomendam mas é o mais viável para. Se não resultar terei então que tentar outra coisa... Não vejo se porque se quase todos os aquários têm areão o meu também não pode ter... Tanto os valores de nitratos, amônia, nitritos estão dentro do normal para mais os fosfatos estão a zero, não vejo como o aréao ou a comida podem ser o problema, se me poderem esplicar melhor agradeço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais